Submarino

AQUI TEM TRABALHO

segunda-feira, 30 de abril de 2018

ospital da Mulher comemora Dia do Trabalho com atividades voltadas a funcionários


Homenagear os funcionários e comemorar o Dia do Trabalho com oficinas práticas. Essa é a proposta do evento “Dia do Trabalhador no HIPS” que ocorre nesta quarta, 2, a partir das 9h, no auditório do Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher. Desenvolvido pelos colaboradores da unidade hospitalar, o evento faz parte do Projeto Vida Leve e, na oportunidade, ofertará oficinas destinadas à saúde dos servidores cooperados e efetivos do HIPS.

Realizado pelo setor de recursos humanos, em parceria com outros setores (Nutrição, Psicologia, Educação Continuada, Setor Pessoal e Diretoria) o Projeto Vida Leve promove a saúde, qualidade de vida em uma perspectiva ‘biopsicossocioespiritual’, bem como a sensibilização e reflexão sobre uma vida leve na perspectiva de uma alimentação saudável, de cuidado com corpo, com o psíquico, o emocional, a produtividade e relacionamento no contexto laboral (trabalho).

Com ampla programação, as atividades contemplam, às 9h, ‘Ginástica Laboral’ proposta pela educadora física Anna Verena, compondo o tema “Leve a Vida Equilibrada”. Às 09h30min, a psicóloga organizacional Mila Leão realiza uma oficina lúdica intitulada “Leve a Vida Produtiva”.
A atividade, voltada ao contexto laboral (trabalho), envolve temáticas comportamentais, relacionamento e comunicação de forma lúdica. “Será abordada a história da Madrasta da Branca de Neve, a Bruxa. A escolha do tema será surpresa”, explica a psicóloga.
Ás 10h, com a temática “Leve a Vida Criativa”, a maquiadora Paloma Trindade proporciona um momento de beleza para as participantes com dicas de maquiagem. Já às 10h30min, a coordenadora de nutrição Isadora Lobo assume o “Leve a Vida Saudável”, realizando avaliação de bioimpedância, exame que analisa a composição corporal do ser humano, como quantidade de massa magra, de água corporal e de gordura no corpo.

Pela tarde, às 13h30min, o tema “Leve a Vida Criativa” fica por conta da artesã Ana Medeiros. E para finalizar o dia de atividades, às 15h, com a temática “Leve a Vida Equilibrada”, a terapeuta metafísica Yzi Bezerra oferece aos participantes técnicas de relaxamento.

"Sempre acreditar nos sonhos", lema de atleta nas Olimpíadas das Apaes


Entre quarta e sábado, cerca de 500 atletas portadores de necessidades especiais, oriundos de 14 municípios baianos, deram muitos exemplos de superação e lições de vida, durante a  X Olimpíadas Especiais das Apaes da Bahia, realizada em Feira de Santana. Entre todos eles, um lema em comum: “acreditar nos sonhos, mesmo com as limitações”. Foi exatamente essa frase dita pelo conquistense Rafael Ribeiro de Souza (foto), 20 anos. 
Ele é cadeirante desde os 16, quando sofreu um acidente de motocicleta. Encontrou na capoeira uma nova motivação para a vida. E pretende chegar em breve ao grau de instrutor deste esporte. “A gente não pode se entregar”, diz. 
Crescimento grande para todos eles
“Vai, Mateus, vai”. Com as mãos agitadas segurando o alambrado, a presidente da Apae de Vitória da Conquista, Elza Santos (foto), incentivou atletas do time do município a buscar o triunfo. “A participação em uma competição como esta significa um crescimento grande para todos eles”.
Nem sempre se ganha
Mãe de Ariane Souza, que ficou em terceiro lugar na corrida, Marlene Conceição (foto) diz que a competição é oportunidade para mostrar aos atletas que nem sempre se ganha. “Eles entenderão que nem sempre a gente ganha na vida”. A filha levou ouro no ano passado. “O importante é participar. Ganhar é consequência”.
O coordenador técnico da competição, Deraldo Azevedo (foto) analisa que o nível técnico dos atletas está muito bom e que a participação é fundamental para que a Olimpíada acontecesse. É classificatória para o mundial de Canoas (RS) neste ano.
O presidente das Associações das Apaes na Bahia, Narcísio Batista (foto), disse que os atletas esperam ansiosamente o momento para participar da competição. “São três dias de superação. Uma grande festa”. Agradeceu ao apoio da Prefeitura de Feira de Santana, que considera indispensável, bem como ao patrocinador, a Aplub Capitalização.

sábado, 28 de abril de 2018

Prefeitura vai distribuir sementes para safra de inverno na próxima semana


As 75 toneladas de sementes de feijão e milho, compradas pela Prefeitura de Feira de Santana para serem distribuídas entre os pequenos agricultores, beneficiarão 15.158 famílias. O produto já está nas associações comunitárias e deverá ser entregue até a próxima semana.

Neste ano foram compradas 60 toneladas de sementes feijão e 25 toneladas de sementes de milho. O distrito de Maria Quitéria, com 3.532 famílias, será o maior beneficiado (leia lista completa no final do texto). As chuvas que caíram na região nas últimas semanas animam os plantadores, em termos de resultados nas colheitas.


Todos os beneficiados foram previamente cadastrados pelas associações comunitárias. O período agrícola é iniciado em abril e se estende até meados de julho. E as expectativas são as melhores. Inclusive de que a safra deste ano seja melhor do que a do ano passado.
Neste ano, cada uma das famílias receberão quatro litros de feijão e dois de milho, quantidade suficiente para plantar os terrenos das suas propriedades – média de uma tarefa.


Ressaca da Micareta anima folião neste sábado, no MAP


Os cantores Djalma Ferreira, Márcia Freire e Mano Gavazza comandarão, neste sábado, a “Ressaca da Micareta”, a partir do meio-dia, no MAP (Mercado de Arte Popular). Será a despedida dos bailes micaretescos, realizados no local desde fevereiro.
O projeto “Ensaios de Micareta”, um dos mais bem sucedidos dos últimos anos, em termos de animação e participação popular, levou milhares de pessoas aos bailes realizados aos sábados. Primou pela valorização dos artistas locais e convidados.
A promoção da Fundação Cultural Egberto Costa ofereceu lazer e boa música para os foliões. No repertório, nada de modernidade. O som foi o mesmo dos bailes dos anos 50, as antigas marchinhas de carnaval, até os anos 2000, com a advento da axé music.
E neste sábado, promete o presidente da Fundação Cultural, Antônio Carlos Coelho, a festa, animação, não será diferente. “Será mais uma tarde música de qualidade para que todos relembrem seus passados e celebrem o presente”. A entrada é franca.

Campo Limpo receberá ações intensivas de combate a leishmaniose nos próximos dois anos


Nos próximos dois anos, o bairro Campo Limpo será alvo de ações intensivas em combate a vetores como a leishmaniose. No último dia 10 foi registrado o óbito de uma pessoa que havia contraído a doença. Nesta quinta-feira, 26, foi iniciado o trabalho intensivo pela equipe da Vigilância Epidemiológica.    
Neste primeiro dia, os agentes de endemias realizaram a borrifação em cerca de 30 imóveis. O veneno é aplicado nas paredes das casas, lugar onde o flebótomo (mosquito transmissor da leishmaniose) costuma se esconder. 
Segundo o supervisor de endemias, Ronaldo Lima, esses insetos se aproveitam do local, principalmente se tiverem buracos ou brechas. “O veneno vai proteger durante 90 dias e se o mosquito retornar a parede ele vai morrer”, explica.
Vítima demorou a procurar atendimento
A pessoa que foi a óbito no bairro Campo Limpo possuía a doença há seis meses, além de outras patologias como anemia e doença no fígado, o que pode ter agravado o caso. A procura por atendimento na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Hospital Geral Clériston Andrade só se deu um mês antes do óbito, onde não foi diagnosticado. No dia 9, ele foi levado por familiares a UPA da Mangabeira, com estágio avançado, mas teve o pedido de regulação estadual negado. Ele faleceu no dia seguinte.
Abalada pela perda, a irmã Lílian Cerqueira (foto) informa que a vítima não procurou atendimento antes por não suspeitar da doença. “Sentimos muita falta dele. Os primeiros sintomas foram muita febre, mesmo no calor ele sentia frio. Nós não suspeitávamos que fosse essa doença, não sabíamos o que era a leishmaniose”, relata.
Febre persistente por mais de sete dias é um dos sintomas
A referência técnica em leishmaniose, Taís Peixoto (foto), ressalta que a comunidade deve ficar atenta aos sintomas de febre imune a remédios e persistente por mais de sete dias, sangramento e barriga d’água, procurando de imediato atendimento numa unidade de saúde. “Tivemos cinco casos confirmados durante esse ano, desses, os dois que evoluíram a óbito tiveram diagnóstico tardio. Quanto mais cedo a pessoa procura atendimento médico, maiores são as chances de cura”, informa.
Segundo Taís Peixoto, o vetor da leishmaniose é muito parecido com a dengue, porém com uma letalidade maior. “O mosquito pode picar qualquer pessoa, mas as chances maiores do desenvolvimento da doença estão naquelas com a imunidade baixa”, afirma.
Dicas para prevenir a doença
A transmissão da leishmaniose acontece através do flebótomo (também conhecido como mosquito palha). Tanto homens, como animais estão suscetíveis a doença. Para afastar o mosquito transmissor da sua residência, mantenha seu quintal limpo: remova materiais orgânicos como folhas, restos de comida, frutos e fezes de animais. Também mantenha a vacina dos seus cães em dia.

quinta-feira, 26 de abril de 2018

UPA da Queimadinha já atendeu mais de 1.700 pessoas em 20 dias


Recém-inaugurada, a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA), localizada no bairro Queimadinha, já atendeu 1.748 pessoas, em apenas 20 dias. O equipamento foi entregue pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, no último dia 4.
A UPA conta com quatro médicos clínicos e um pediatra. A estrutura de 1,7 mil metros quadrados, comporta sala de raio x, eletrocardiograma, laboratório para exames diagnósticos e ultrassonografia, além de estacionamento e área exclusiva para embarque e desembarque de ambulâncias. Para manutenção do equipamento, estima-se um investimento mensal de cerca de um milhão de reais pelo Governo Municipal.
Moradora destaca excelência no atendimento
Mesmo funcionando há tão pouco tempo, a unidade já conquistou a confiança da população da região. É o caso de Márcia Maria, cozinheira, que mora nas adjacências da UPA. Ela destaca que o atendimento é excelente e não hesita em procurar quando necessário.
“Eu gostei muito da unidade, cheguei aqui desesperada com minha filha de 3 anos que estava tendo crise asmática, após ser atendida e tratada, ela está tendo alta. Também tive aqui outra vez com minha sobrinha. O atendimento é excelente”, relata.

Testes rápidos durante Micareta identificaram seis casos de sífilis


Durante a Micareta, a Secretaria Municipal de Saúde intensificou o diagnóstico e prevenção das Infecções sexualmente transmissíveis (IST’s), através do anexo de Vigilância em Saúde.
Foram realizados 548 exames, sendo seis positivos para sífilis e um positivo para hepatite B, uma taxa de positividade de 1,27%.
Os casos positivos tiveram o tratamento iniciado de imediato, com aplicação de medicação no Posto de Saúde montado no circuito da festa. Estes darão continuidade ao tratamento no Centro de Referência Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis.
Além dos testes rápidos, este ano foi feito um atendimento PEP (Profilaxia Pós Exposição). A medida é uma forma de prevenção a infecção ao HIV, com aplicação de medicamento em até 72 horas após a pessoa passar por uma situação de risco em contato com o vírus.
24 mil preservativos distribuídos durante a festa
Os dados reforçam a importância da distribuição do preservativo e do trabalho de educação em saúde em eventos de massa. “Distribuímos 24 mil camisinhas no circuito da festa e mesmo com o fim da Micareta, os serviços continuam e as pessoas podem ter acesso tanto a camisinha, como aos testes rápidos, é só comparecer ao Programa Municipal”, informa a supervisora Joice Azevedo.
Teste rápido pode ser feito sem agendamento prévio
Para realizar o teste rápido no Centro de Referência, basta ter em mãos apenas o documento de identidade com foto. O atendimento é demanda espontânea. “Pessoas que suspeitam ter tido contato com a doença ou sofreram violência sexual, assim como moradores de rua, gestantes e privados de liberdade podem procurar nossa unidade sem nenhum agendamento prévio. O resultado será entregue em até 15 minutos”, ressalta Joice Azevedo (foto).


Professores dos programas Se Liga e Acelera iniciam formações


Professores regentes e da reserva que irão atuar nos programas de correção de fluxo escolar em 2018 participam entre esta terça-feira, 24 e a sexta-feira, 27, de formação voltada para orientação sobre os programas Se Liga e Acelera Brasil. A iniciativa, parceria entre o Instituto Ayrton Senna e a Secretaria Municipal de Educação, visa à diminuição da distorção idade-ano e a garantia da alfabetização dos alunos da Rede Municipal de Ensino.
Participaram do encontro 35 profissionais que, neste ano, irão atender em média 700 alunos da rede. A formação possui carga horária de 16h.
“Discutimos a importância de observar os aspectos socioemocionais dos alunos para promover um bom desenvolvimento da aprendizagem. São pontos necessários para o andamento do ensino”, relata Lisandra Sampaio, formadora do instituto e coordenadora dos programas de correção de fluxo escolar.
Simultaneamente com os programas, em 2018 o Instituto Ayrton Senna irá realizar uma pesquisa nas escolas municipais sobre os principais dos motivos da infrequência escolar dos estudantes, e tem como objetivo a análise dos dados para promover ações de prevenção e diminuição da infrequência.

Ambulantes da Sales Barbosa e da Marechal visitam as obras do Centro Comercial Popular


Acompanhados do empresário Elias Tergilene, que preside o Consórcio Feira Comercial Popular, responsável pela implantação do Projeto do Centro Comercial Popular, ambulantes das ruas Marechal Deodoro e da Sales Barbosa visitaram as obras do equipamento, na tarde desta terça-feira,24.
A visita, que também contou com as presenças de membros do governo municipal e da Câmara de Vereadores, destinou-se a oferecer aos camelôs que atuam no Centro Comercial de Feira de Santana, e que serão realizados para o Centro Comercial Popular, esclarecimentos e informações técnicas de como funcionará o equipamento.
Neste encontro, os comerciantes conheceram  toda a infraestrutura onde  serão dispostos os 1800 boxes que serão ocupados por eles, bem como o estacionamento com capacidade para 600 veículos, construído no patamar superior, numa área de 23 mil metros quadrados.
O Centro Comercial Popular é uma Parceria Público-Privada (PPP), entre a Prefeitura Municipal e o Consórcio Feira Comercial Popular, previsto para ser inaugurado em setembro, de acordo com Elias Tergilene.


Perdeu documentos na Micareta? Podem estar na Seprev


Documentos extraviados no circuito da Micareta de Feira de Santana, no período de 19 a 22 deste mês, podem estar na Central de Achados e Perdidos da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev). Para verificar, basta acessar o link https://goo.gl/RvZeAK ou se dirigir à sede da secretaria, à rua Castro Alves, 1.038, Centro, as 8h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira.
O secretário da Seprev, Pablo Roberto, considera satisfatório o resultado na recepção dos documentos perdidos durante a Micareta neste primeiro ano de funcionamento da Central. E destaca que é mais um serviço de cunho social oferecido pelo Governo Municipal visando sistematizar a busca de documentos achados e perdidos que chegam à Seprev. 
74 documentos estão no setor
O coordenador da Central de Achados e Perdidos, Cristiano Queiroz, informa que este ano foram encontrados e encaminhados ao órgão 74 documentos. Dentre eles, 32 RGs, 18 cartões de bancos e mais 13 cartões do SUS.
Deste total de documentos, 26 foram encontrados com carteira, quatro em porta documento de plástico e três já foram recuperados pelos seus donos. Foram recuperados também R$ 100,25 sendo que falta entregar R$ 50,00 encontrado junto com um dos documentos.
Durante a Micareta, a Central de Achados e Perdidos funcionou na Base Móvel da Guarda Municipal 24hs por dia, todos os dias da festa momesca. “Funcionamos apenas com a equipe de recebimento de documentos e contribuição dos cidadãos, da Guarda Municipal que atuou intensamente na festa e também apoio da Polícia Militar e Civil”, frisou Cristiano Queiroz.

Equipamentos e produtos apreendidos durante Micareta são devolvidos ao donos pela Settdec


Equipamentos e produtos apreendidos no Circuito Maneca Ferreira durante a Micareta estão sendo desenvolvidos aos donos pela Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico. A entrega foi iniciada na manhã desta terça-feira, 24, no Joia da Princesa.
São carrinhos de mão, pranchões – carrinhos com capacidade de transportar mais de dois isopores, que somaram mais de 230 unidades, espetinho, garrafas de vidro, fogareiros e bebidas – mais de quatro mil latinhas de cerveja e refrigerante. Todos os lotes foram devidamente etiquetados e lacrados.
Os produtos ficarão sob a responsabilidade da Settdec durante 30 dias. Os perecíveis serão descartados e as outras apreensões serão doadas ou levadas a leilão, segundo o chefe da Divisão de Mercados e Feiras Livres, Cristiano Gonçalves, que coordena as entregas.
Fiscalização baseada na lei
“Foram apreendidos os carrinhos que estavam circulando no Circuito Maneca Ferreira, mercadorias de outras marcas que não do patrocinador da festa. Nos preocupamos com a segurança dos foliões”, disse Cristiano Gonçalves (foto - ao fundo), ressaltando que as ações dos fiscais foram amparadas por leis municipais.
No ato da entrega, o dono da mercadoria ou equipamento deve apresentar documento emitido no momento da apreensão – cujo número consta na etiqueta, bem como o local onde aconteceu a ação. “Não fizemos apenas apreensão, mas realizamos um trabalho de conscientização destes comerciantes”.


domingo, 22 de abril de 2018

Feirenses animam o público do domingo


Os cantores feirenses Paulo Bindá e Sara Reis foram atrações da última noite da Micareta de Feira de Santana. Levando bom público atrás de seus trios, eles apostaram em diversos estilos para animar os foliões.
Paulo Bindá (foto) passou primeiro pelo circuito Maneca Ferreira. Pagode, axé e arrocha faziam parte de seu repertório.
Sara Reis (foto) veio logo em seguida. A cantora apostou no Pop, porém, com um toque baiano. Outros ritmos também foram adotados.

Pablo arrasta a maior pipoca do domingo de Micareta

Pablo
 Sem a chuva para atrapalhar e com muito romance, o cantor Pablo arrastou uma multidão de apaixonados, no último dia da Micareta de Feira de Santana. Arrochar muito era a lei no circuito Maneca Ferreira neste domingo, 22.

Levando a maior pipoca do dia e embalando o mar de gente com seus grandes sucessos como, “Bilu Bilu”, “Volta Amor” e “Jura Me”, ficar parado era quase impossivel. “Eu só tenho a agradecer em ver varias músicas do Pablo na boca do povo”, expressou o cantor em agradecimento ao seus fãs feirenses.
Marcando presença vip no trio do cantor, as realezas da Micareta 2018 mostravam muito carisma e ritmo ao som do astro. O Rei Momo Ânderson Correia dos Santos, a rainha Nayele Oliveira de Jesus e as princesas Taynara Rodrigues dos Santos e Karolaine Lopes de Lima Freire, esbanjavam simpatia.
Fotos: Valdenir Lima

A 100 por hora, Claudia Leitte anima sua pipoca da paz

 Cláudia Leitte tem um carinho especial por Feira de Santana. E sua alegria em tocar no maior carnaval fora de época do país é notória. A “100 km/hora”, a musa do axé colocou sua pipoca para sair do chão durante o desfile no circuito Maneca Ferreira.

A cada sucesso cantado ela pedia a seus fãs: “tira o pé do chão!”. E o pedido era prontamente atendido. 
 “Minha pipoca é linda. Eles estão aqui para se divertir com muito amor e muita paz no coração”, disse a cantora, agradecendo por estar em Feira de Santana.
Fotos: Washigton Neri

Com look colorido, Solange leva alegria a pipoca

Solange Almeida
 Um look colorido e uma alegria no rosto. Ela já está acostumada com a Micareta de Feira de Santana. Desde que iniciou sua carreira solo, essa é a sua segunda apresentação na festa. A cantora Solange Almeida comandou uma legião de fãs na noite deste domingo, 22, último dia da festa.

Desde o começo de seu percurso que Solange mesclou forró, romantismo, arrocha, pop e axé. Quando cantou o sucesso “K.O”, de Pablo Vittar, o mar de gente saiu do chão.
A cantora agradeceu por participar da festa por mais um ano. “Obrigado a prefeitura de Feira de Santana por me trazer para animar a pipoca”.

Quixabeira da Matinha coloca o samba de roda na avenida

Quixabeira da Matinha
 O samba de roda também tem espaço na Micareta de Feira de Santana. Na avenida também dá para sambar. E o bloco da Quixabeira da Matinha provou isso. Sempre com seu público fiel e também com seguidores na pipoca, a banda que dá nome ao bloco desfilou neste domingo, 22, último dia de festa.

Guda, cantor e líder da Quixabeira da Matinha, estava alegre, sambando e cantando. Ele é umas das referências do samba feirense.
Também uma das referências do ritmo, a cantora Marizélia estava no trio. Sempre cantando junto com a Quixabeira. Mais cedo, ela desfilou com o Unidos do Samba.
 
A Micareta vai chegando ao fim, mas a animação dos foliões não acaba. E está sendo com muito samba no pé.
Fotos: Washigton Neri

Os homens sem coração consolidam o arrocha na Micareta

Naldinho e Léo Rios
 Os homens sem coração, Naldinho e Léo Rios, entraram no circuito Maneca Ferreira para consolidar e mostrar para os descrentes que o arrocha romântico faz parte sim da Micareta de Feira de Santana. É asofrência arrastando sempre uma multidão de foliões pipoca, desde o primeiro dia da festa.

A dupla feirense fez sucesso com suas canções “Book Rosa”, “Agora Chora Malandro”, “Se eu não fosse fiel”, levando multidão ao delírio.
O carinho especial pela cidade fez a dupla proporcionar um show a altura da pipoca feirense. “Nós gastamos dinheiro para oferecer ao povo, um show de qualidade”, disse o cantor Léo Rios, que ganhou a vibração da multidão que seguia o trio.
Fotos: Valdenir Lima

Ricardo Chaves reestreia na Micareta

Ricardo Chaves
 Considerado o maior puxador de trio do Brasil nos anos 90 e 2000, Ricardo Chaves reestreou na Micareta de Feira de Santana neste último dia de folia momesca. Ele foi a segunda grande atração da noite deste domingo, 22.

Com um trio estilizado, o cantor baiano desfilou no circuito Maneca Ferreira cantando os sucessos que fizeram história nos carnavais. Aproveitou também para lançar novos hits.
Fotos: Sara Silva

Cerest fiscaliza 500 trabalhadores por dia na Micareta

Cerest fiscaliza
 Atuando atentamente na fiscalização dos funcionários de blocos e camarotes, o Centro de Referência a Saúde do Trabalhador (CEREST) tem realizado uma média de 500 inspeções/dia durante a Micareta. As principais inflações encontradas são a presença de trabalhadores sem equipamentos de proteção individual, como luvas, sapatos fechados e protetores auriculares, assim como o trabalho com extensão de horas no circuito sem alimentação.

Todas as notificações de irregularidades feitas antes, durante e após a festa, são encaminhadas para o Ministério Público do Trabalho, o órgão é o responsável por definir as infrações devidas para os casos.
 
“Percebemos que o fluxo muda, os trabalhadores mudam e a gente precisa fazer essas ações. Além disso, o número de camarotes aumentaram significativamente o que impacta também no número de fiscalizações”, relata a coordenadora do Cerest, Verena Liberal.
Mesmo com algumas irregularidades ainda encontradas, a coordenadora aponta que o trabalho constante do órgão trouxe resultados positivos. “Houve uma redução significativa de trabalhadores idosos, gestantes e crianças. Isso é resultado das ações que tem sido feitas desde 2009”, relata.
 
Este ano, o órgão atuou apenas um acidente de trabalho, onde a ocorrência envolveu uma fratura exposta da mão. “Podem ter outros acidentes que não chegaram ao nosso conhecimento. E por isso pedimos que os trabalhadores nos acionem em qualquer momento, tanto para tirar dúvidas sobre os seus direitos, como também no caso de alguma irregularidade”, ressalta.
 
Fotos: Sara Silva

Irreverente, bloco Tracajá levou fanfarra e samba de roda à avenida

Bloco Tracajá
 Pelo 15º ano, o irreverente Bloco Tracajá, resultado de uma mistura de tudo, mas com um profundo traço cultural, passou animadamente pelo Circuito Maneca Ferreira, com seus fieis e animados foliões.

São características marcantes dos “Tracajanos” a alegria, a disposição para se divertir e a capacidade de fazer humor sobre si mesmo. O diretor-presidente da agremiação, Reginaldo Pereira, costuma dizer que é o bloco do mundo.
Empurrados por uma fanfarra e grupos culturais – olhe ela aí, de samba de roda, os foliões não se importam com as opiniões um tanto injustas. Neste ano a rainha foi a cantora Kareen Mendes. O rei é o radialista Silvério Silva, o eterno.
 
Os grupos culturais Sambandeiras de Irará e a Associação Cultural Sinfonia de Pandeiros, do povoado de Bento Simões, também de Irará, foram as atrações do Tracajá neste ano.
Foto: Sara Silva

Rigor da revista inibe tentativa de folião entrar no Circuito Armado

 “Nunca vi um pente fino como esse”, disse a dona de casa Cláudia, depois de passar pela revista pessoal feita pela Polícia Militar, no acesso da avenida Presidente Dutra.

E o rigor na revista foi regra aplicada em todos os acessos ao Circuito Maneca Ferreira. “Estão pegando todos os tipos de instrumento que podem ser usados como arma”.  
 
Ela explicou que a frase não foi em tom de reclamação. “Muito pelo contrário. Esse serviço é muito importante porque inibe que pessoas armadas e com más intenções entre no circuito”.
A mesma opinião tem o marido dela, Neto. “A polícia está fazendo um trabalho excelente. Quem não gosta é porque gostaria de vir armado”. O casal estava acompanhado por dois filhos.
 
A revista está sendo rigorosa. Os policiais usam detector de metal e fazem a verificação física e visual nas bolsas e mochilas, tanto de homens e de mulheres.
 
Os policiais estão atentos nos carrinhos onde os comerciantes colocam balas e doces outros, pipocas e brinquedos. Usam o detector de metal e vasculham todos os espaços.
Facas de mesa e estiletes – até um cortador de unha que pode ser usado como arma - foram apreendidos com comerciantes. Eles alegaram que usariam os instrumentos no trabalho.
 
Foto: Sara Silva