Submarino

AQUI TEM TRABALHO

terça-feira, 30 de abril de 2019

Caco Barcellos palestra em Feira de Santana no próximo dia 22 de maio

Caco Barcellos
 Com o tema “Fogo, Água, Terra e Ar: Todos pela Sustentabilidade do planeta”, a décima edição da Feira de Ideias e Negócios da UNEF promete ricas discussões acerca da preservação mundial como um todo.

A atração principal da X Feira de Ideias e Negócios da Faculdade UNEF já está definida: quem vem abrilhantar o evento é o jornalista e escritor Caco Barcellos. Com mais de 40 anos de carreira, Caco é diretor do programa Profissão Repórter – exibido na Rede Globo – desde 2006. Durante este tempo de atuação no programa, o jornalista já presenciou e apresentou os principais desastres ambientais que aconteceram em nosso país, dentre eles o rompimento da barragem de Bento Rodrigues; Brumadinho; o desastre de Mariana; os impactos da usina de Belo Monte em Altamira (PA); os incêndios nas áreas florestais do Mato Grosso, entre outros acontecimentos.
Como convidado especial da X FIN, o repórter vai compartilhar sua experiência com toda a comunidade acadêmica e, desta forma, discutir a Sustentabilidade do Planeta, tema do evento. A palestra do jornalista acontece no dia 22 de maio, às 19:30h, no Cajueiro Convenções. Os interessados em participar da X FIN podem se inscrever através do site www.feiradeideias.com.br. O ingresso que dá acesso aos três dias do evento custa R$55.

Sobre a FIN
A Feira de Ideias e Negócios da UNEF iniciou-se em um pequeno formato, com defesas de trabalhos e projetos acadêmicos. Hoje, o evento chega a sua décima edição com diversas outras atrações singulares, como apresentações culturais e artísticas, palestras, workshops, entre outras, que acontecem simultaneamente, durante os dias 22, 23 e 24 de maio.
Discutindo sustentabilidade, a X FIN objetiva mostrar como pequenas ações humanas podem se tornar catastróficas, além de fomentar reflexões acerca do papel de cada indivíduo na construção de um mundo melhor. A expectativa é de que a Feira de Ideias e Negócios receba aproximadamente 4.900 pessoas, entre estudantes, professores, funcionários e fornecedores.

Prefeitura convoca permissionário do STPAC para pré-vistoria

Os permissionários do STPAC (Sistema de Transporte Público Alternativo e Complementar) têm até o dia 7 de junho para levar os veículos à pré-vistoria e o cadastramento no serviço. Também receberão autorização para padronização.
Os veículos deverão ser levados para o pátio da SMTT (Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito), Divisão de Concessões e Permissões, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h, de segunda-feira à sexta-feira.
Por determinação do prefeito Colbert Martins Filho as 40 linhas atenderão os povoados de Jacu, Doutor-Fulô-Onça, Candeia Grossa, mais os distritos de Humildes e Matinha – satélites, e o bairro Humildes. A lista pode ser vista no site www.diariooficial.feiradesantana.ba.gov.br, edição do dia 26.
A lista corresponde à primeira etapa de operações, que está prevista para ser iniciada no dia 12 de junho.
Os permissionários deverão apresentar documentos do veículo, seus e dos respectivos operadores (condutor e cobrador) em fotocópias e originais, mais CRV (Certificado de Registro de Veículo); CRLV Atualizado (Certificado de Registro e Licenciamento de Veiculo/DPVAT).
Certificado de Inspeção do GNV (quando for o caso), Certificado de Inspeção do Tacógrafo; documento oficial com fotografia do permissionário, cobrador e condutor, Antecedentes Criminais do permissionário, condutor e cobrador, CNH categoria ”D” (Carteira Nacional de Habilitação do Condutor).
Certificado do Curso de Capacitação para Transporte Coletivo de passageiros (Condutor), Título Eleitoral do permissionário, condutor e cobrador, comprovante de residência atual do permissionário, condutor e cobrador.

Notícia de que São Pedro de Humildes terá 4 dias é falsa


O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Edson Borges, esclarece que a notícia de que o São Pedro de Humildes terá quatro dias de duração é falsa.
Forjaram uma conversa com o secretário, através de um aplicativo de mensagens para smartphones.
“Essa conversa nunca existiu, criaram um perfil falso meu e estão circulando esse print através de grupos de WhatsApp, isso não procede”, pontuou Edson.
O secretário reitera que o São Pedro de Humildes terá três dias de festejos, como nos anos anteriores.

Inscrições para o 5º Concurso de Poesia começa na quinta-feira


As inscrições para o 5º Concurso Municipal de Poesia - Prêmio Antonio Lopes, serão abertas nesta quinta-feira, 2, e seguirão até o dia 25 de junho. O edital está disponível no site: www.feiradesantana.ba.gov.br com todas as regras e informações necessárias para a inscrição. 
Os escritores podem fazer suas inscrições no Museu de Arte Contemporânea - MAC localizado na rua Geminiano Costa, 255, Centro, ao lado da Biblioteca Municipal, das 9h às 12h e das 14h às 17h de segunda à sexta-feira.
Todos os anos uma personalidade local é homenageada e este ano o escolhido a levar o nome do prêmio do concurso será o poeta feirense Antonio Lopes. Professor primário diplomado em 1935 pela Escola Normal Rural de Feira de Santana foi um apaixonado por sua profissão, por sua terra e pela arte de escrever.  
Também já foram homenageados os poetas Gastão Guimarães, que também foi médico e professor; Godofredo Filho; Eurico Alves Boaventura; e no ano passado, Georgina Erismann. 
O concurso é realizado pela Prefeitura Municipal através da Fundação Cultural Egberto Costa. Ano passado foram inscritos 86 poetas, sendo que os 17 classificados foram reunidos no livro “Antalogia Poética”. O objetivo do Governo do prefeito Colbert Martins Filho é incentivar os escritores e poetas locais.

Documentos perdidos durante a Micareta já estão disponíveis na Seprev


As pessoas que perderam documentos na Micareta 2019 poderão se dirigir à Central de Achados e Perdidos da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev), a partir desta terça-feira, 30, à tarde. A lista dos documentos encontrados encontra-se disponível para conferência.
Este ano foram encontrados 256 documentos, de 132 pessoas diferentes. Ainda durante a festa, 17 pessoas recuperaram 38 documentos. Dentre os mais perdidos estão RG, Cartão do SUS e Carteira de Habilitação. Dentre os objetos foram encontradas carteiras, porta objetos e chaves residenciais.
Para recuperar os documentos é muito simples. Primeiro basta dar uma conferida na lista, que está anexada no final dessa matéria. Caso o seu nome esteja nela é só se dirigir à sede da Seprev, que está localizada na avenida Senhor dos Passos, 212, Centro e fazer a retirada.
A Central de Achados e Perdidos trabalhou com equipes 24h durante os quatros dias da festa. A Base Móvel ficou instalada na entrada da avenida Adenil Falcão.

SMT conclui intervenção na Aloísio Resende nesta quarta


Após a conclusão da pavimentação asfáltica com o uso de recursos oriundos das multas, a Prefeitura Municipal de Feira de Santana através da Superintendência Municipal de Trânsito - SMT, concluirá a intervenção na rua Aloísio Resende,  nesta quarta feira (01), que passará a ser mão única sentido ao bairro Queimadinha, se tornando um  Binário com a  rua Barão do Cotegipe que tem fluxo sentido único para a Getúlio Vargas. 
Os detalhes finais já foram realizados como sinalização vertical e horizontal, restam ser finalizados os ajustes da sinalização semafórica, o que dependia da disposição das equipes de engenharia e de operações que estavam voltadas para a operação Micareta. A SMT vai desligar o semáforo da rua Geminano Costa com a Aloísio Resende, e transferi-lo para a quadra anterior da rua Castro Alves com a Geminiano Costa. 
A SMT vai disponibilizar equipes com Agentes no local para fazer as devidas orientações, e trabalho de educação no trânsito, e pede atenção redobrada aos motoristas, até a liberação efetiva do binário na quarta feira, primeiro de maio. 


Agência Reguladora arrecada com fiscalização da Embasa


A Agência Reguladora de Feira de Santana (Arfes) vai arrecadar e aplicar os recursos advindos da remuneração devida pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento S/A (Embasa) no Município de Feira de Santana, em contrapartida pela execução de atividades de regulação e de fiscalização exercidas de forma compartilhada com a Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa), através de Resolução conjunta.
A resolução se deu através dos representantes legais das duas agências, em sessão colegiada realizada em 23 de abril deste ano.
Antes, em 7 de fevereiro a assinatura do termo de compartilhamento - por prazo indeterminado - da regulação e fiscalização dos serviços púbicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário, com o objetivo de compartilhar as ações na área de saneamento básico, onde a agência estadual fica responsável pela regulação dos serviços de abastecimento de água e esgoto e a agência municipal fica responsável pela fiscalização desses serviços.
No referido termo de compartilhamento está previsto que as partes celebrantes repartiriam por igual a receita referente à remuneração regulatória devida pela Embasa.
Assim, a Agersa e a Arfes repartirão na razão de 50% - 50% a receita referente à remuneração regulatória em contrapartida pelas atividades de regulação e de fiscalização exercidas sobre os serviços por ela prestados no território do município de Feira de Santana, correspondente a 0,5% do total arrecadado dos respectivos usuários, deduzido o valor dos tributos incidentes sobre o faturamento, que serão depositadas pela Embasa em contas bancárias específicas indicadas.
O pagamento da remuneração será mensal, correspondendo cada parcela a 1/12 de seu valor anual. Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação, produzindo efeitos a partir de 7 de fevereiro deste ano.

Produtos apreendidos na Micareta serão liberados entre os dias 7 e 10 de maio


Os produtos apreendidos por agentes da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), no circuito da Micareta 2019, serão liberados entre os dias 7 e 10 de maio. Os interessados em recuperar suas mercadorias devem se dirigir ao Estádio Municipal Alberto Oliveira, o Joia da Princesa.
Este ano a fiscalização apreendeu 325 carrinhos de mão/pranchões, 12 fogareiros, dois balões, 270 garrafas de vidro vazias, mais 23 garrafas de vidro cheias, recolheu 12 facas, 23 espetinhos e ainda 25 isopores.
O secretário do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec), Antônio Carlos Borges Júnior, explica que os interessados em retirar qualquer produto e/ou equipamento apreendido deverão se dirigir ao Joia da Princesa dentro do prazo de 20 dias, a contar da data de publicação da Portaria 001, de 23 de abril de 2019, que estabelece normas para a realização da Micareta.
Durante a festa, a FPI também realizou campanha educativa sobre a proibição do trabalho infantil, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, orientou e organizou barraqueiros e ambulantes, assim como orientação quanto a utilização de som por eles e a fiscalização de seis blocos. O serviço contou com a estrutura de três caminhões, uma Kombi, três carros pequenos, 80 fiscais e um supervisor.
Através da portaria, estava proibido a comercialização de churrasquinhos no espeto, bebidas em garrafas de vidro e copos de vidro, além da circulação de carrinho de mão no circuito oficial.


segunda-feira, 29 de abril de 2019

Números apontam que Micareta 2019 foi a melhor dos últimos anos


Uma Micareta com grande participação popular, trios entrando cedo no circuito e os melhores índices de segurança pública dos últimos anos. Assim foi a festa momesca em 2019, iniciada na última quinta-feira, 25 e encerrada neste domingo, 28. O prefeito Colbert Martins Filho, acompanhado de secretários municipais e outros dirigentes da equipe de governo apresentou os resultados a imprensa na tarde desta segunda-feira, 29.
Na oportunidade, o prefeito Colbert Martins Filho anunciou que os preparativos para Micareta 2020 já serão iniciados neste mês de maio. E convocou os profissionais de imprensa para uma reunião no dia 29, quando serão anunciadas algumas novidades já para a festa momesca do próximo ano. “Com planejamento é que poderemos fazer em 2020 uma festa ainda melhor”, ressaltou. 
Uma das novidades para a Micareta do próximo ano foi anunciada pelo secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Edson Borges: o Circuito Pérola Negra vai migrar para o bairro Rua Nova. “Não vai ter a concorrência do trio elétrico e será uma mudança que vai garantir mais público”, acredita o secretário. O Cortejo Afro continuará acontecendo no Circuito Maneca Ferreira. 
Estrutura de mini hospital na avenida
A Secretaria Municipal de Saúde montou uma estrutura de um mini hospital na avenida, disponibilizando na equipe dois médicos e um buco-maxilo diariamente. A secretária Denise Mascarenhas informou que foi registrada uma redução de 6% no número de atendimentos este ano. 
Foram 902 ao todo, enquanto em 2018 foram contabilizados 960. Caiu em 71% as ocorrências de lesão por arma branca e pelo segundo ano consecutivo não houve registro de lesão por arma de fogo. Já as lesões por agressão física aumentaram em 4%, sendo atendidos 87 pacientes desta ocorrência. A intoxicação por álcool subiu expressivamente em 84%, sendo registrados 72 casos este ano e 39 em 2018.
A secretária também destacou o trabalho da Vigilância Sanitária, que atuou especialmente na apreensão de bebidas clandestinas dentro do circuito, como as que são conhecidas como “príncipe maluco” e “cravinho”.
Mercadorias apreendidas serão devolvidas no Joia da Princesa
Os vendedores que foram flagrados com mercadorias proibidas no circuito e tiveram o material apreendido, poderão reavê-los entre os dias 07 e 10 de maio, no Estádio Joia da Princesa. A informação foi dada pelo secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Junior, durante a coletiva. Ele também destacou a importância da Micareta para a economia local. “É o evento que mais potencializa geração de renda e ocupação no município”, salientou. 
Índices de acidentes de trânsito também reduziram
O superintendente municipal de Trânsito, Maurício Carvalho, informou que durante os quatro dias de festa foram registrados 8 acidentes, com nenhuma vítima fatal. Números bastante positivos considerando a dimensão da festa. “Não tivemos nenhum  acidente grave. O Plano de Operação montado funcionou muito bem”, destacou Maurício. 
Na oportunidade, o diretor da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Rodolfo Suzart, destacou o esquema de reforço no transporte coletivo urbano, quando foram disponibilizadas 20 veículos na frota extra. 
Melhoria na iluminação e menos lixo recolhido pela Sesp
Este ano o Circuito Maneca Ferreira contou com 264 refletores de LED substituindo mais de 800 refletores convencionais. O resultado foi uma iluminação mais eficiente e econômica. Este aspecto foi destacado pelo secretário de Serviços Públicos, Justiniano França. 
Um aspecto curioso foi em relação a quantidade de lixo recolhido, que diminuiu este ano graças ao trabalho de recicladores. Além das latinhas de alumínio, eles também recolheram plástico na avenida. Com isso o total de lixo recolhido pela Sesp ficou em torno de 36 toneladas – enquanto em 2018 foram recolhidas 56 toneladas. 
Guarda Municipal conduziu foragido da justiça à Polícia
A Guarda Civil Municipal atuou com um efetivo de 140 homens durante os quatro dias da festa. Foram realizadas 35 abordagens e duas pessoas foram conduzidas, dentre estas um homem foragido da Justiça. “Também foram apreendidas três armas brancas e recolhidas sete garrafas de vidro. São ações de prevenção a violência”, explicou o comandante da corporação, Elio Santos. 
Combate ao trabalho infantil foi realizado na avenida
A Secretaria de Desenvolvimento Social atuou fortemente no combate ao trabalho infantil, durante a Micareta. Seis casos foram flagrados e encaminhados para o Conselho Tutelar. Também foram flagradas três crianças fazendo uso de bebida alcoólica com consentimento dos pais, conforme revelou o chefe da Divisão da Juventude da Sedeso, Geovanny Ferreira. 
TV Bandeirantes fez 6 horas de transmissão ao vivo
A TV Bandeirantes realizou a transmissão ao vivo durante três dias da Micareta de Feira 2019. O Band Folia foi exibido para os estados da Bahia e Sergipe. O secretário de Comunicação Social, Valdomiro Silva, destacou a ampla cobertura que toda a imprensa deu a festa momesca, inclusive com a repercussão da Micareta em veículos do Rio de Janeiro e São Paulo. Este ano o Camarote da Imprensa homenageou o jornalista José Carlos Pedreira, o Zé Coió. O espaço abrigou cerca de 60 jornalistas, radialistas e fotógrafos.  
A Secretaria de Comunicação Social atuou na cobertura completa da festa com uma equipe composta por 40 jornalistas, realizando também a transmissão ao vivo da festa através do facebook. 


Vídeo que mostra guarda agredindo cidadão nada tem a ver com Feira de Santana


Um vídeo postado em redes sociais sobre agressão física por parte  de prováveis guardas municipais, contra um suposto feirante, não se refere a Feira de Santana, diferentemente do que vem sendo divulgado.
A situação acontece dentro de um mercado, mas não se sabe em qual cidade. "Esclarecemos porque algumas pessoas estão disseminando o vídeo na internet e relacionando o fato, por desinformação  ou mesmo maldade, à  Guarda Municipal de Feira", informa o secretário de Prevenção a Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev), Pablo Roberto.
"Não adotamos esse tipo de abordagem. Nossa Guarda é  treinada para respeitar as pessoas e jamais cometer  agressão  física. São servidores públicos orientados  a defender a sua integridade, é  claro, mas jamais agredir", diz o secretário.

Atendimentos do SAMU aumentaram em 44 por cento nesta Micareta


Em comparação a Micareta 2018, as ocorrências registradas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) aumentaram em 44% - foram atendidas 62 pessoas no Circuito Maneca Ferreira durante os quatro dias da festa. O maior registro do órgão foi de atendimentos clínicos que representam 55% da demanda recepcionada pelos profissionais.
Para a coordenadora do SAMU, Maiza Macedo, apesar do aumento de ocorrências, este ano a festa foi tranquila. “Não tivemos casos graves e todos os pacientes foram atendidos de forma imediata”, afirmou.
Ambulâncias do SAMU estiveram distribuídas em três pontos estratégicos – sendo uma delas dando suporte ao Corpo de Bombeiros, outra localizada no posto de saúde e mais uma próxima ao posto da Guarda Municipal.
“Esses pontos são definidos conforme as áreas que têm maior fluxo de pessoas, para que a equipe identifique rapidamente a necessidade do folião e possa agir de imediato”, ressalta Maiza Macedo.
Os atendimentos durante a festa foram realizados por demanda espontânea. Já os cidadãos que necessitaram de atendimento em suas residências tiveram a assistência assegurada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, através do número 192.


Atuação da Guarda Municipal é destaque na Micareta


Mais antiga instituição do gênero ativa no país, a Guarda Municipal de Feira de Santana teve atuação destacada dentre as forças de segurança que atuaram na Micareta 2019. “O Exército da Paz”, como também está sendo chamada, atuou principalmente de forma preventiva, coordenando ações e evitando conflitos.
Durante os quatro dias da Micareta, a Guarda Municipal se juntou às forças de segurança que atuaram durante a festa para garantir a segurança dos foliões, para que todos brincassem em paz. E o resultado inquestionável foi a festa mais tranquila de todos os tempos.
Ligada à Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev), a Guarda Municipal participou da Micareta juntamente com outros equipamentos do Governo Municipal, como a Defesa Civil. Juntas, também promoveram a campanha “Feira Pede Paz”, que ganhou eco durante a festa momesca.



Feirenses têm duas músicas dentre os hits da Micareta 2019

Djalma Ferreira
 Dois artistas feirenses estão com músicas cotadas na preferência dos foliões durante a Micareta de Feira de Santana 2019. Os ritmos contagiantes das músicas inéditas de Djalma Ferreira e Raylan caíram ao gosto de quem foi ao circuito da festa e foram tocadas por diversos outros cantores.

Na estrada há mais de três décadas, o feirense Djalma Ferreira estourou com o hit “Cutuca”, em alusão à febre das redes sociais e a necessidade dos internautas disputarem seguidores. Ele já é figura marcante em todas as edições da Micareta, tocando em trios e puxando blocos.
Já o cantor Raylan estreou na avenida este ano puxando o folião pipoca. No ano passado, ele veio animando o bloco infantil Zerinho. E este ano lançou a música “Estremece”, que fez o circuito da Micareta estremecer de tanta animação.
 
As músicas deles disputam a preferência com outros hits que fizeram sucesso durante o Carnaval de Salvador, como “Jeniffer. Mas se depender da torcida dos feirenses, a preferência vai ficar mesmo para a valorização da “prata da casa” que, sem falsa modéstia, veio arrasando este ano.
 
 
Fotos: ACM

Comprador de latinha estima recolhimento de mais de 30t

Comprador de latinha
 O trabalho realizado por centenas de catadores de latinha de alumínio e pouco mais de uma dezena de compradores deste produto movimentam este setor da reciclagem durante a Micareta.

Os compradores estimam que mais de 30 toneladas de latinhas são recolhidas do Circuito Maneca Ferreira nos quatro dias de festa. Projetam uma receita, apenas com a coleta, de aproximadamente R$ 150 mil.
 
Ceará da Reciclagem, que mora no distrito de Maria Quitéria, disse que espera comprar mais de quatro toneladas. “Já enviei quase 50 bags para Salvador e muitos outros estão num depósito perto daqui”.
A quantidade de vendedores às vezes era tanta que fazia fila. “Neste ano as compras estão boas devido ao fato de não haver uma cervejaria específica”. O dinheiro fica entre os seus dedos.
 
São necessárias mais de cinquenta latinha para conseguir um quilo. O quilo foi comprado por R$ 3 – e, de acordo com os compradores são revendidas por R$ 4. “O lucro compensa, mesmo mínimo”. Diz Pantaleão Filho. O R$ 1 representa um ganho de pouco mais de 30% com relação ao valor da compra.
 
Projeta que neste ano vai comprar duas toneladas – já teria colocado nas suas mochilas grandes mais de 1,5 tonelada. “Agora vou para outras festas e fazer novas compras”. A vida destes compradores é feita de festas. “Mas a gente não participa. Só trabalha”.
Quem cata as latinhas comemora a boas vendas e o faturamento. “Neste já ganhei mais de R$ 200”, afirmou Robson do Nascimento Silva, há seis anos na atividade. É um trabalho de formiguinha numa atividade que volume não significa grandes ganhos, devido ao peso da latinha.
 
 
Fotos: Vinicius Gomes

Koyote Luxúria leva arrochadeira para avenida

Koyote Luxúria
 A arrochadeira tomou conta do circuito Maneca Ferreira na noite deste domingo, 28, último dia do maior carnaval fora de época do país. A banda Koyote Luxúria passou animando a pipoca da Micareta de Feira de Santana com muita batida.

No repertório os hits do pagode e do funk que estão na boca do povo. Mesmo em um ritmo diferente, a pipoca foi até o chão com as músicas.
 
 
Foto: Gleidson Santos

Pipoca da Sofrência no circuito Maneca Ferreira

Gabriela Moraes
A sofrência também tem espaço na Micareta de Feira de Santana. E neste domingo, 28, último dia da folia, não foi diferente. Denominada “Pipoca da Sofrência”, o trio de Gabriela Moraes fez o público dançar coladinho na avenida.
 
A cantora feirense interpretou diversos sucessos do arrochanejo – uma mistura de sertanejo com arrocha. Inclusive apostando em sua música de trabalho, “Ou ela, ou eu”.
 
 
Foto: Gleidson Santos

Após 7 meses fora dos palcos, Luciana Alves retorna na Micareta

Luciana Alves
 Animação e swingueira, assim começou a noite de domingo, na Micareta de Feira 2019, com a cantora Luciana Alves. Uma artista da terra, que demonstrou no Circuito Maneca Ferreira toda sua alegria em retornar a Feira e principalmente para a Micareta. Ela passou 7 meses longe dos palcos.

Luciana trouxe a participação de Letícia Brasil, que também é uma artista feirense. Em seu repertório, trouxe sucessos do pagodão e uma em especial foi a música do Carnaval 2019, “Abaixa que é tiro", da banda Parangolé, que também é uma atração dessa noite. 
Foto: Abnner Kaique

Cláudia Leitte lembra que quase foi expulsa da escola em Feira de Santana

Cláudia Leitte
 Chegou Claudinha bagunceira. O trecho de uma música de Cláudia Leitte retrata bem o que foi a passagem da cantora neste domingo (28) na Micareta de Feira de Santana. Ela aproveitou para fazer uma pequena viagem no tempo, relembrando quando começou a carreira na cidade, cantando em barzinhos na avenida Getúlio Vargas.

Ao chegar em frente ao camarote da Secretaria Municipal de Comunicação, onde profissionais de imprensa de várias cidades trabalham contando com toda estrutura necessária, Cláudia falou de sua primeira vez em um trio elétrico. “Foi na Micareta, quando ainda era na avenida Getúlio Vargas. Fiz uma participação no trio Skulacho, com 13 anos de idade. Tenho carinho especial por Feira de Santana”, recorda.
Claudinha lembrou, também, que foi aluna de um colégio particular em Feira de Santana, na adolescência, e que aprontava tanto que a diretoria ameaçou várias vezes a expulsar. “Lembrança boa”.
 
Ao passar em frente ao camarote do prefeito Colbert Martins Filho, Cláudia Leitte brincou. “Prefeito Colbert, pode preparar mais micaretas maravilhosas como essa e me chama. Vamos fazer um contrato vitalício”, brincou.
A cantora comandou uma grande pipoca. Muitos jovens com coreografias que pareciam ter sido ensaiadas. Ao se despedir e seguir o circuito, Cláudia Leitte comentou que a família vai aumentar. “Estou grávida de uma menininha”, comemorou.
 
FOTOS: GLEIDSON SANTOS

Quixabeira da Matinha traz Samba de Roda e Força do Quilombo para Micareta 2019

Trinta anos de história e uma cultura que ultrapassa os limites do Quilombo Matinha dos Pretos. A Quixabeira da Matinha arrastou uma multidão no final desta tarde de domingo, 28, no Circuito Maneca Ferreira.
 
Além do lindo cenário, enriquecido pelo pôr-do-sol, durante a passagem o bloco prestou homenagens a sua matriarca, Dona Chica do Pandeiro. Para isso, Guda Moreno, vocalista e filho de Dona Chica, puxou uma canção que ressalta o símbolo de força e resistência, que ela representa para o samba de roda feirense.
O público estava alinhado, do pequeno ao mais velho, todos caíram no samba e mostraram que o ritmo, Patrimônio Imaterial da Humanidade, não tem faixa etária. Quem assistiu a atração pôde ver que a avenida se transformou numa roda de samba gigante, que contagiou não só quem estava dentro das cordas, mas também o folião pipoca.  Foi impossível ficar parado e calado, inclusive quando ao cantarem o refrão “tu não faz como o passarinho que fez o ninho e avoou”.
 
“É lindo ver toda galera representando a força do samba de roda, isso que é importante para a gente”, declarou Guda. Ele aproveitou a oportunidade para informar que toda verba arrecadada com o bloco será destinada aos projetos sociais da Associação Cultural Coleirinho da Bahia, que trabalha na formação de novos sambadores para Feira de Santana. 
 
Foto: Vinicius Gomes

Micareta: Festa para todas as idades atrai muitas crianças

 A Micareta de Feira de Santana 2019 ganhou destaque pela presença maciça de pessoas de todas as idades brincando atrás do trio e curtindo momentos inesquecíveis do maior Carnaval fora de época do país. Por todos os cantos, muitas crianças brincaram com total segurança durante a festa.

Elidiângeles Ribeiro Assis veio para o circuito da festa com amigas e a filha de apenas 1 ano e cinco meses. “A Micareta este ano está ainda mais tranquila com relação aos anos anteriores. E a gente pode transitar seguramente com as crianças por toda a avenida e se divertir à vontade”, afirmou.
A mesma animação é de Simone Rocha, que veio para o circuito com as filhas Beatriz e Isabela, de 8 e 1 ano, respectivamente, para curtir a tarde da festa. “Foi uma festa animada e inesquecível para todos nós”, comemorou a foliã.
 
Fotos: Washington Nery

domingo, 28 de abril de 2019

Documentos perdidos poderão ser recuperados na Seprev, a partir de terça-feira


Documentos perdidos durante a Micareta de Feira que não forem recuperados ainda durante a festa poderão ser encontrados na sede da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência (Seprev) já a partir desta terça-feira, 30. A Seprev fica localizada na Avenida Senhor dos Passos, nº 212, no Centro da cidade.
Até a tarde deste domingo, 28, último dia da Micareta 2019, mais de 100 documentos ainda poderiam ser reencontrados no Ônibus de Videmonitoramento da Seprev, localizado dentro do Circuito Maneca Ferreira, em frente ao trecho de início da Avenida Adenil Falcão, na esquina com a Presidente Dutra.
Há, na lista de itens deixados lá por foliões, carteiras de identidade (RG), carteiras nacionais de habilitação (CNH), títulos eleitorais, cartões de crédito, ou até mesmo as próprias carteiras, dentre outros documentos.
Integrante da equipe que atua no ônibus, Antonino Souza Santos, oficial de Gabinete da Seprev, diz que, neste domingo, um grande público é esperado, portanto, deve haver um aumento considerável no número de documentos perdidos.
“O número era maior, mas alguns já foram recuperados. Hoje, com o aumento do público, a gente só deve encerrar aqui por volta das seis horas da manhã”, enfatiza.
Antonino diz que as reações dos foliões ao reencontrarem seus pertences são gratificantes. “Teve um caminhoneiro aqui que vai viajar amanhã. Tinha perdido a carteira com todos os documentos e ficava se perguntando ‘Como é que eu ia viajar desse jeito?’. Eles só faltam ajoelhar!”, comenta.

Márcia Porto entoa grito de respeito às mulheres na Micareta 2019


“Respeita elas” foi a mensagem que Márcia Porto resolveu trazer para o maior carnaval fora de época do país neste domingo, 28, último dia de festas a Micareta de Feira de 2019. A hashtag estava espalhada por todo o trio e as mulheres lá de cima carregavam suas placas com mensagens semelhantes. Uma delas rejeitava de maneira bem enfática o título de princesa; preferia o de guerreira.
A artista feirense já carrega décadas de muito axé e muita música em sua bagagem histórica. Para o animar seu público, ela puxou hits consagrados da discografia brasileira como “Arerê”, de Ivete Sangalo, “País Tropical”, de Jorge Ben Jor, “Não quero dinheiro”, de Tim Maia e “Solte suas asas”, do grupo As Frenéticas.


Bloco Tracajá desfila na Micareta de Feira pela 16ª vez


São 16 anos de história na Micareta de Feira. O bloco Tracajá levou sua tradição para o Circuito Maneca Ferreira mais uma vez, na tarde deste domingo, 28, último dia de festas do maior carnaval fora de época do país. Sem fins lucrativos, a agremiação só busca trazer o bem. A camisa usada pelos foliões no desfile é adquirida em troca de alimentos.
Para curtir a festa do bloco não é necessário ter a camisa adornada; quem quiser, é só encostar. Neste ano, os grupos Rixô Elétrico – este, uma banda móvel, com tecladista, guitarrista, baterista, baixista e vocalista todos sentados em um minitrem –, Samba de Irará e uma fanfarra à frente de todos lideraram a folia.


Gratidão é o lema levado por Magary Lord para Micareta 2019


Com trio baixo, Magary Lord desfilou no Circuito Maneca Ferreira, na avenida Presidente Dutra, pertinho do público, na tarde deste domingo, 28. Falou da sua satisfação em retornar a Feira de Santana e não deixou de agradecer ao Governo Municipal. “Quero agradecer ao prefeito a oportunidade de estar aqui na Micareta de Feira”.
Dono de hits como “Inventando Moda”, e popular por compor sucessos como “Circulou”, música do Carnaval de 2012, Magary trouxe mais do que música para os foliões, trouxe muita cor, expressividade e uma banda alinhada que animou a galera. 


Pela primeira vez na Micareta, Grupo Revelação levou o público ao delírio


Estreante na Micareta, mas referência do pagode partido alto no Brasil, o Grupo Revelação arrepiou o público durante sua passagem no Circuito Maneca Ferreira, na tarde deste domingo, 28. Isso porque todos os sucessos da banda estavam na ponta da língua da pipoca, que se jogou de braços abertos e em bom tom, ao ritmo de todas as músicas.
Junto com a galera, os artistas entoaram à capela os refrãos de “Velocidade da Luz”, “Ai Meu Deus”, “Aventureiro”, “Trilha do Amor”, “Poder de Sedução” e muitas outras canções. O público mostrou muito “samba no pé” e nomes do samba feirense também estiveram no trio, a exemplo de Unidos pelo Samba e da cantora Maryzélia.
“Queremos levar muita alegria e amor durante todo o percurso”, disse o vocalista Jhonatan Alexandre, que declarou seu amor por Feira de Santana e aproveitou para anunciar o próximo show na cidade.
“Estávamos com saudade, há muito tempo não vínhamos a Feira, mas fomos recebidos com os braços abertos. Estaremos de volta em julho. Já, já serão divulgados os detalhes”, completou.
A banda Revelação entrou na grade de programação da Micareta 2019 substituindo o cantor Xande de Pilares, que inicialmente se apresentaria na festa, mas por motivo de logística não pôde vir.


Sofrência na Avenida para os apaixonados


Na tarde deste domingo, 28, o cantor Márcio Leite levou a sofrência para o Circuito Maneca Ferreira. Ele, que era um camelô em Barra da Estiva da Chapada, agora se destaca como cantor de arrocha durante todo estado da Bahia.
O ritmo, que é um gênero musical dançante, é de origem baiana e tem influência de outros ritmos, como seresta e o brega.
Os casais apaixonados e micaretescos não se limitaram, mostraram todo molejo ao som das músicas envolventes. Mas, os solteiros não fizeram diferente, se jogaram e curtiram do mesmo modo.


Lambassaia leva uma multidão para avenida na tarde deste domingo


Um dos maiores públicos da Micareta 2019 - até agora -compareceu para curtir o som da banda Lambassaia, na tarde deste domingo, 28. A multidão não se intimidou com o calor de mais de 30 graus e lotou ambos os lados da avenida Presidente Dutra.
E o público era mais do que variado. Teve o cadeirante que, ao avistar fotógrafos posicionados no Camarote da Secretaria Municipal de Comunicação, logo estendeu os braços pedindo um flash; até pediu licença a outros foliões para ter sua foto bem nítida.
Teve uma menininha bem sossegada, com o rosto colado nos ombros do provável pai. E não poderia faltar os fãs mais entusiasmados que se inspiram no visual de Léo Dumóve, líder da banda, o “Cafajeste da Lambada”. Esses o imitam nas vestes e o gingado.
A banda puxou várias músicas autorais mais famosas e também de outros artistas e o público correspondeu cantando e mostrando o rebolado típico da lambada.  “Baludo”, “Wi Piti Piti”, e até o hit “Parado no bailão”, dos funkeiros MC L da Vinte e MC Gury, entre outras.
Léo, o cantor da banda, se disse feliz por estar tocando na Micareta de Feira e mira uma trajetória de sucessos bem ousada. “Eu vim de Ibicuí, hoje moro em Feira de Santana e quando colonizarem Marte, eu vou tocar lá!,” disse de cima do trio, levando sua plateia ao delírio.