Submarino

AQUI TEM TRABALHO

sábado, 27 de abril de 2019

Pérola Negra: resistência e cultura na Micareta 2019


“É um orgulho. Esse espaço serve para valorizar os negros, inclusive nós, da Rua Nova, berço da cultura negra de Feira de Santana”. Essa é a opinião de Dete Lima, sócia-fundadora da Escola de Samba Brasil Meu Samba, primeira a desfilar no Espaço Pérola Negra, na noite desta sexta-feira, 26, na Micareta 2019.
O local é símbolo de resistência e representatividade, sendo um dos mais tradicionais da festa, antes denominado Espaço Quilombola. De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento de Comunidades Negras e Indígenas, Lourdes Santana, a expectativa é que 1800 pessoas frequentem o espaço em cada dia de desfile.
Neste ano, as instituições participaram do Edital Pérola Negra, criado especificamente para a ocasião. Presidente da Associação Cultural Moviafro, Val Conceição se sente otimista com as mudanças. “Vemos com bons olhos, é uma ressignificação para nossas entidades. Alguns ajustes precisam ser feitos, mas com a mudança do nome e a visibilidade que a Secretaria de Cultura está nos dando, só tende a melhorar”, afirmou.
Doze grupos se apresentam no primeiro dia de desfile, espalhando pelo circuito diversidade, cultura, identidade e fé.


Nenhum comentário:

Postar um comentário