Submarino

AQUI TEM TRABALHO

quinta-feira, 6 de junho de 2019

Idosa atendida pelo Programa Consultória na Rua reencontra família após quase 50 anos


Um reencontro após quase cinco décadas. Uma história que parece roteiro de filme, mas aconteceu em Feira de Santana graças a intervenção da Prefeitutra de Feira de Santana, através do Programa Consultório de Rua e do Centro Pop, em parceria com o Ministério Público Estadual e Conselho do Idoso. Otília Maria de Melo, 76 anos, ex-moradora de rua, era assistida pelo Município desde 2015. No último domingo, 2, ela reencontrou os familiares que não via há quase 50 anos.
A equipe de saúde identificou a idosa morando nas ruas de Feira de Santana e durante o período em que ela foi acompanhada os profissionais se empenharam na busca por familiares. “Estivemos sempre fazendo o trabalho integrado entre o Ministério Público na busca por documentos há mais de um ano. Ficamos muito felizes por promover esse reencontro”, explica a enfermeira coordenadora do programa, Darlene Santos.
De acordo com o sobrinho da idosa, Milton Diniz, Otília desapareceu antes mesmo dele nascer. “Os relatos dos meus tios e parentes são de que ela morava em Recife com um primo e depois de um tempo ela desapareceu. Fizeram a busca por ela e não tiveram êxito. Ninguém sabe ao certo o motivo”, afirma.
Na última segunda-feira, 3, Otília viajou para o município de Carpina, em Pernambuco, para morar com sua irmã Maria José Diniz. “Estamos felizes de vê-la novamente, ela tem ficado emocionada e relata muitas lembranças de cada um de nós”, pontuou o sobrinho.
Histórico da paciente
Desde 2015 a idosa tem sido acompanhada para atendimentos de saúde pela Prefeitura de Feira de Santana, através do Programa Consultório na Rua. Por possuir confusão mental, a idosa foi conduzida para atendimento psiquiátrico no Hospital Especializado Lopes Rodrigues.
Em outubro de 2018 a equipe do programa conseguiu uma autorização do Ministério Público para encaminhar a paciente para um abrigo.
Sobre o Programa Consultório na Rua
O programa Consultório na Rua, mantido pelo Governo do prefeito Colbert Martins Filho, atua com médico, enfermeiros, técnico de enfermagem, assistente social e psicólogo. Através do serviço e em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, pessoas que vivem em condições de vulnerabilidade tem acesso a atendimento e encaminhamentos no âmbito de saúde e assistência social no município.


Nenhum comentário:

Postar um comentário