A formação está sendo oferecida em 34 escolas da Educação Municipal, para 64 turmas
“Pró, que dia tem aula de inglês? Está tudo certo? Não vejo a hora de aprender outra nova expressão”. Com essa empolgação, os estudantes da Escola Municipal Áureo de Oliveira Filho perguntam constantemente sobre o curso de inglês. A formação é oferecida pela Secretaria Municipal de Educação para os alunos do 5º ano.
A iniciativa do Governo Municipal visa integrar os estudantes do 5º ano das escolas municipais à aprendizagem de outro idioma, neste caso o inglês. O curso saiu da modalidade não presencial, oferecida no ano anterior, para a presencial desde que as atividades pedagógicas foram retomadas no formato híbrido.
Apesar de não ser matéria obrigatória, pois o currículo escolar preconiza o ensino de línguas estrangeiras a partir do 6º ano, a adesão dos estudantes tem sido satisfatória. As aulas são oferecidas no turno oposto – quem estuda pela manhã frequenta o curso à tarde e vice-versa.
“O desenvolvimento deles já é perceptível, as conversas giram em torno do curso, mesmo quando o assunto não tem nada a ver. É muito bom acompanhar isso, o quanto antes começarem a aprender mais domínio terão e estarão em ‘pé de igualdade’ com outras crianças da mesma faixa etária”, avalia a gestora.
Na Escola Municipal Adenil Falcão, no bairro Irmã Dulce, a sala de aula sempre está cheia e todo mundo fica ansioso aguardo o horário “de aprender inglês”, relata a professora Geruza Ferreira, diretora da unidade de ensino.
FOCO NA ORALIDADE
O foco do curso é a oralidade, mas também aborda outros três pilares fundamentais para a aprendizagem de línguas estrangeiras: ler, ouvir e escrever. Segundo Andrea Castiglioni, coordenadora de Língua Inglesa/Seduc, as crianças de 9 a 11 anos, público alvo da formação, têm facilidade em aprender outras línguas.
O curso está sendo oferecido em 34 escolas da Educação Municipal, para 64 turmas. Os estudantes têm aula de inglês uma vez por semana, com carga horária semanal de 4 horas. O ano letivo em curso segue até 31 de janeiro de 2022, de acordo com o calendário especial.
As aulas são ministradas por professores do Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia (CETEB). Por outro lado, a oferta do conteúdo em inglês segue as orientações da Secretaria Municipal de Educação e estão em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), estabelecidas pelo Ministério da Educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário