Submarino

AQUI TEM TRABALHO

quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Estudantes das escolas municipais vivenciam clima contagiante do Natal

 

Atividades lúdicas e tradicionais marcaram a programação

O clima do Natal levou mais pureza, esperança e união às escolas municipais nesta semana.  O encanto da época mais mágica do ano é o tema de fundo das atividades pedagógicas, iluminando as salas de aula e corredores. Muita música, contação de histórias, decoração temática, gestos de solidariedade e até árvore de desejos podem ser encontrados nas unidades de ensino.

Na Escola Municipal Olhos d'Águas das Moças, no distrito de Matinha, os estudantes participaram de uma cantata natalina. Foram várias apresentações com a temática "Um rei diferente: o nascimento do menino Jesus". Pais, familiares e a equipe da escola se emocionaram com o musical.

Árvore dos desejos

Já na Escola Municipal Doutor Antônio de Freitas Borja, no distrito de Maria Quitéria, foi liberado o sonhar. Estudantes e professores da escola montaram uma árvore dos desejos. A área externa da escola e um pé de cajueiro, que é um velho conhecido de todos, foram suficientes para se tornarem o local perfeito para fazer alguns pedidos.


O processo de criação começou com a escuta atenta sobre a história da "árvore dos desejos". Logo após, cada estudante escreveu seu pedido para o Natal e o Ano Novo, embalou em forma de bolinhas decorativas com cores vibrantes e depois pendurou na árvore. O objetivo da ação foi despertar o verdadeiro espírito natalino entre os estudantes.

A pequena Analu Bernardes, do grupo 4, amou o momento. Ela chegou cheia de felicidade em casa contando cada etapa da produção da árvore para a mãe, Luana Bernardes.

Um amigo secreto diferente

Os estudantes da Escola Municipal Pequena Tammy, que fica no bairro Jardim Cruzeiro, participaram de um amigo secreto. Até aí tudo bem, mas os presentes foram muito especiais. As próprias crianças produziram os cartões que serão presenteados aos colegas.



As produções são cheias de cores e significados. Resultado da programação que a escola montou para este mês. Foram muitas atividades, como a contação da história "Pinheirinho de Natal", cujo desfecho foi guiado pelas ilustrações criativas.

Gestos que marcam vidas

O clima natalino não inspira apenas a produção das escolas, o desejo dos estudantes e a vontade de sonhar. Ele também toca as pessoas. Nesta época, gestos de solidariedade podem marcar para a vida toda a história de uma criança. Foi o que aconteceu no Centro Municipal de Educação Infantil Eduarda Oliveira França, que recebeu centenas de presentes da campanha Natal do Bem, da TV Subaé, afiliada da Rede Bahia. A campanha está em sua 4ª edição.

Os 234 alunos da unidade de ensino foram beneficiados pela primeira vez com a campanha, que recolheu presentes para reforçar o espírito solidário do Natal, em meio às adversidades da pandemia.

A diretora da escola, Ivanira Rosana Moreira Teixeira Ramos, contou que este pode ser o único presente de alguns estudantes. Então, a ação teve um significado muito importante para todos, pois pode influenciar a vida de uma criança para sempre. Ela ainda reforçou que foi um momento de muita expectativa e felicidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário