Meta na assistência à saúde da mulher é positiva no primeiro trimestre deste ano
Exames preventivos e consultas ginecológicas foram os mais solicitados pela comunidade, sendo 8.656 procedimentos realizados no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltês (CMPC).
O balanço da Fundação Hospitalar de Feira de Santana atesta também mais 12.510 exames de ultrassom transvaginal, bem como punção de mama – procedimento importante no diagnóstico e investigação de possíveis lesões mamárias – realizados no Centro Municipal Diagnóstico por Imagem Dr. Eugênio Laurine (CMDI).
A assistência especializada foi intensificada durante a campanha do Março Lilás com a ampliação do horário de atendimento aos sábados, das 7h às 13h.
HOSPITAL DA MULHER
Somente de janeiro a março, o Hospital da Mulher atendeu 5.329 pacientes. Consultas com puérperas (82) e ainda 152 atendimentos especializados às mulheres que passam do período reprodutivo para o não reprodutivo, o chamado climatério.
Nesta fase, os profissionais da unidade hospitalar avaliam sintomas, rastreio de câncer, doenças crônicas metabólicas, degenerativas e prestam orientações sobre terapia hormonal.
Mais 698 mulheres foram submetidas ao pré-natal de alto risco e 187 ao conjunto de ações de planejamento para a chegada dos filhos por meio do Planejamento Familiar – somadas a fisioterapia pélvica (322) e 90 consultas com uroginecologista.
De acordo com Gilberte Lucas, diretora-presidente da Fundação, o resultado do balanço é positivo. “Isso mostra a confiança que a população tem nos serviços de saúde prestados pela saúde pública municipal, especialmente no Hospital da Mulher”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário