Feira de Santana apresentou uma redução de 59,2% dos casos da Covid. Entre os dias 25 e 31 de dezembro foram registrados 81 exames positivos, contra 33 nos primeiros sete dias de janeiro.
A redução vem após um registro de 3.842 casos da doença durante dezembro. Neste mês, foram detectados pacientes com sequenciamento genético das subvariantes da Ômicron – BQ.1, BQ1.1, BQ1.22 e BA.5.3.7.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carlita Correia, o registro destas subvariantes influenciaram no aumento de casos.
“O processo de contaminação destas subvariantes acontece mais rápido em comparação às outras, o que resultou no aumento de casos. A equipe fez o monitoramento dos pacientes infectados e todos evoluíram sem gravidade ou necessidade de internamento”, explicou a coordenadora.
LOCAIS DE TESTAGEM
O exame disponibilizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs) é o teste rápido de antígeno – feito por meio de amostra nasal e apresenta o resultado em menos de 20 minutos – realizado por ordem de chegada de segunda a sexta-feira.
Na UPA e policlínicas municipais são realizados o RT-PCR e o teste rápido de antígeno. O serviço é ofertado gratuitamente todos os dias, das 7h às 19h.
O critério para fazer o exame é ter ao menos um sintoma gripal ou se teve contato com pessoas que testaram positivo, mas está assintomático. Para fazê-lo, é necessário levar documento de identidade e cartão SUS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário