Submarino

AQUI TEM TRABALHO

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Operação Portal do Sertão está atuando com 20 estudantes e professores em Maria Quitéria

 

Reunião realizada na manhã de sábado

Uma equipe formada por 16 estudantes universitários e 4 professores está atuando no distrito Maria Quitéria dentro da Operação Portal do Sertão, do Projeto Rondon. As atividades foram iniciadas no último sábado (28) e seguem até o dia 9 de fevereiro no distrito. Os docentes e discentes que atuam na localidade são oriundos  da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. 

Uma reunião realizada no sábado, na Escola Francisco Martins da Silva, entre a equipe do Projeto Rondom juntamente com representantes do Governo Municipal e lideranças comunitárias, foi ponta-pé inicial para o trabalho. Nos próximos dias a comunidade local será contenplada com uma ampla programação envolvendo oficinas e diversas atividades de ciência, jogos lúdicos, contação de histórias, artes e show de talentos.

O secretário municipal de Agricultura, Pedro Américo, observa que a Prefeitura está dando total apoio a iniciativa. "Um trabalho muito importante, com viés social, de atendimento e troca de experiências entre a comunidade e estudantes, que executam de forma prática aquilo que eles aprendem em sala de aula. Nossa população ganha com isso", salienta.

O coordenador adjunto da UFRS, André Carissimo, observa que "o principal produto é o impacto nas comunidades atendidas". Ele destaca a importância da vivência prática adquirida pelos estudantes através da iniciativa. "A gente traz os alunos, em final de curso, altamente capacitados, para virem nas comunidades e terem essas vivências", pontua. 

A estudante Greice Shneider destaca que a maior expectativa para o trabalho em campo é a troca de experiências. "A gente tem uma oficina de formação de professores que vamos fazer em conjunto com o cursinho popular daqui de Maria Quiteria, vamos estar em diálogo com a comuniade quilombola, fazendo oficina de horta, de farmácia viva, construindo os saberes populares, para deixar registro disso que a gente vai trocar com a comunidade", frisou. 

A professora do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Sheila Varela, reitera que a experiência prática é uma oportunidade inédita para a grande maioria dos alunos.

"Através do projeto Rondon os estudantes conseguem materializar todo o conhecimento que é visto em sala de aula e a oportunidade de praticar essa vivência nas comunidades. Então a gente vai associar a teoria da sala de aula com a prática", conclui. 

Também participaram da reunião o chefe de Gabinete do Prefeito, Fanael Ribeiro, e o secretário de Desenvolvimento Social, Antônio Carlos Borges Júnior, além do vereador Petrônio Lima. 

PROJETO RONDON

O nome do Projeto presta homenagem ao Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon (1865-1958), que foi um militar sertanista e engenheiro, famoso por sua exploração de Mato Grosso e da Bacia Amazônica Ocidental e por seu apoio às populações indígenas brasileiras.

Entre 2005 e 2022, o Projeto Rondon realizou 87 Operações, as quais levaram ações transformadoras a um total de 1.272 municípios, estando presente em quase todas Unidades da Federação. O projeto capacitou 24.128 rondonistas e formou mais de dois milhões de multiplicadores de conhecimento entre produtores, agentes públicos, professores e lideranças locais.

O estado da Bahia já recebeu o Projeto Rondon em seis oportunidades, nos anos de 2007, 2008 e 2013.



Nenhum comentário:

Postar um comentário