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quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Hortas cultivadas nas escolas promovem consciência socioambiental

 

O cultivo é parte importante do projeto de meio ambiente

O cuidado com o meio ambiente deve começar logo cedo, na infância. Nesta fase, as crianças têm a oportunidade de desenvolver o respeito pela natureza e adquirir hábitos de vida mais saudáveis. Exatamente para promover este contato com a natureza dezenas de escolas municipais cultivam em suas áreas hortas, plantas e, em alguns casos, árvores frutíferas.

Com atividades do ano letivo de 2022 ainda em curso – por conta do calendário especial de reposição de aulas – os estudantes e professores das escolas municipais Acioly Silva Araújo, no bairro Muchila, e Cívico-Militar Quinze de Novembro, no distrito de Jaíba, seguem cuidando das suas hortas que começaram a ser cultivadas há alguns meses.

O cultivo é parte importante do projeto de meio ambiente desenvolvido em parceria pela equipe pedagógica das unidades de ensino com o Departamento de Educação Ambiental, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Antes, porém, toda a comunidade participou de palestras e bate-papo sobre os temas do projeto.

Práticas saudáveis

Com as hortas, os alunos do Ensino Fundamental aprendem a plantar, a cuidar de cada etapa até a colheita dos alimentos e descobrem na prática como é possível ter acesso, mesmo em áreas pequenas, a hortaliças que podem ser cultivadas no quintal de casa.

“Eles têm a oportunidade de colocar a mão na massa, de vivenciar cada etapa no cultivo e no cuidado com a terra, aprendem a respeitar as áreas verdes e a importância de ter árvores no espaço onde vivem – seja em casa, na escola ou mesmo nas áreas de convivência”, destaca João Dias, diretor do departamento de Educação Ambiental.

Entre outros benefícios, estão o de poder levar para a merenda dos alunos alimentos que foram colhidos na horta escolar e também o fato de ganharem árvores frutíferas. “Optamos por umbuzeiro, pitangueira e cajazeira, que são menores e não oferecem riscos de acidente com as crianças ou para o prédio público”, ressalta Dias. Das hortaliças, há o coentro e a rúcula.

Os estudantes fizeram ainda hortas horizontais que também já estão crescendo. Na Acioly, mesmo com espaço disponível, essa alternativa é muito interessante para mostrar que há outras opções sustentáveis.

Já na Escola Quinze de Novembro, onde há carência de espaço, a construção dos canteiros mobilizou todas as turmas. A equipe aproveitou as paredes da escola e integrou os estudantes que recolheram resíduos e materiais reciclados.

As ações do departamento estão sendo desenvolvidas ainda em comunidades fora das escolas, como é o caso do bairro Lagoa Grande e do distrito de Ipuaçu, com a integração do Colégio Estadual Edivaldo Boaventura.

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