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quarta-feira, 6 de setembro de 2023

voltar Modelos anatômicos, esqueleto e microscópio facilitam aprendizado de ciências nas escolas

 

A previsão é que todas as unidades de Ensino Fundamental recebam os materiais

Cleitinho, nome dado ao esqueleto do Laboratório de Ciências, tem ajudado bastante os estudantes do 9º ano da Escola Municipal Maria Antônia da Costa, na Santa Mônica. Além dele, o microscópio, modelos anatômicos do corpo humano, que tem todos os órgãos em tamanho real, e demais ferramentas disponíveis no espaço facilitam as aulas da matéria. 

Os estudantes não perdem tempo quando chegam ao espaço, são mais de 300 itens para dar suporte às aulas de ciências e matemática em 61 escolas da Rede Municipal. A previsão é que todas as unidades de Ensino Fundamental recebam os materiais. 

E uma das estrelas do laboratório é o microscópio e suas dezenas de lâminas para visualizar mais de perto estruturas muito pequenas, geralmente invisíveis a olho nu, como células vegetais ou do sangue humano. Camille Menezes, de 14 anos, não perdeu tempo e foi logo visualizar a medula óssea. E a turma pode acompanhar com a reprodução do que era visto no aparelho na Smart TV. 

“Tenho aprendido bastante coisas, como a diferença entre as células.Tem muita diferença entre elas e ver isso de perto é incrível. Sinto que tô me saindo muito melhor na matéria de ciências e só tenho a melhorar”, afirmou a estudante. 

A professora de ciências do 8º e 9º ano da escola, Helena Boaventura Nogueira, disse que as aulas estão mais dinâmicas e engajadas com a utilização dos recursos para abordar, por exemplo, a anatomia e a fisiologia dos órgãos. Os alunos “podem ver no laboratório algumas coisas que eles só viam na imagem, no texto do livro e agora mudo está ao alcance das mãos, como uma célula ampliada na maquete ou a anatomia humana. São teoria e prática aliadas para um ensino ainda melhor”. 

Com isso, turmas como a do 9º ano se tornaram mais participativas. A docente criou até estratégias de monitoria. 

“Até os alunos que dão ‘mais trabalho’ ou são indisciplinados ficam interessados nas atividades práticas. Então faço desafios, escolho alguns monitores para me auxiliar, e tem dado certo”, destacou a professora. 

Em um desses desafios, Thiago Rodrigues, também do 9º ano, estava bastante curioso para aprender sobre os ossos do corpo humano. Foi aí que o esqueleto, o ‘Cleitinho’, lhe ajudou. 

“Aprendi que a coluna do corpo humano tem 33 ossos (vértebras) e que o maior deles é fêmur”, contou já compartilhando a nova informação com os colegas de classe, que aprovaram por unanimidade a implementação dos laboratórios.

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