Submarino

AQUI TEM TRABALHO

segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Encerramento do Setembro Amarelo reúne palestras e atividades de conscientização no MAP

 

Feira de Santana oferece atendimento gratuito para quem enfrenta problemas emocionais através dos CAPS

Na manhã desta segunda-feira (30), o Mercado de Arte em Feira de Santana foi palco do encerramento do Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio. A equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) promoveu uma intensa panfletagem para conscientizar o público, além de uma mesa de escuta conduzida por psicólogos, que ofereceu apoio e orientação a quem se aproximou. Durante o evento, uma palestra destacou o contexto histórico da campanha e forneceu dicas sobre como prevenir o suicídio.

A vendedora Maria dos Santos, que passava pelo local, aproveitou a oportunidade para cuidar da sua saúde mental. “É tão importante falarmos sobre isso! Eventos como este ajudam a quebrar o tabu e mostram que podemos buscar apoio. Ninguém precisa enfrentar seus desafios sozinho", relatou.

A coordenadora da Rede de Saúde Mental, Regicelia Silva, enfatizou a importância do evento. "Este momento é crucial para desmistificar o tema da saúde mental e incentivar as pessoas a buscarem ajuda. A prevenção do suicídio é uma responsabilidade coletiva. Estamos aqui para oferecer apoio e acolhimento, mostrando que sempre há uma saída e que cada um de nós pode fazer a diferença na vida do outro”.

Durante todo o mês, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), intensificou esforços para combater o suicídio e promover a saúde mental. As ações também foram realizadas nas unidades de saúde, visando alcançar o maior número possível de pessoas e incentivar a busca por ajuda.

Feira de Santana oferece atendimento gratuito para quem enfrenta problemas emocionais através dos CAPS, com uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, fonoaudiólogos e psiquiatras. 

Os endereços dos CAPS são:

CAPS II Silvio Marques: Rua Alcântara, nº 100, bairro Mangabeira.

CAPS II Oscar Marques: Rua Comandante Almiro, nº 1170, bairro Serraria Brasil.

CAPS III João Carlos Lopes Cavalcante: Rua Alameda das Pedras, S/N, bairro Olhos D'água.

CAPS Osvaldo Brasileiro Franco (CAPS Infantil): Rua Alameda das Pedras, S/N, Olhos D'água (Próximo à Arena Senador).

CAPS Álcool e Drogas Dr. Gutemberg Almeida (CAPS AD): Rua Paris, nº 41, Santa Mônica.



Aberta a Semana da Pessoa Idosa em Feira de Santana

 

Evento promove valorização e bem-estar da pessoa idosa com diversas atividades culturais e informativas

A Prefeitura de Feira de Santana, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), abriu nesta segunda-feira (30) Semana da Pessoa Idosa. A programação segue até a próxima quarta-feira (2). As atividades visam ao bem-estar, respeito e valorização dos idosos na sociedade, em alusão ao Dia Nacional do Idoso.

Comemorado no Brasil no dia 1º de outubro, o Dia Nacional do Idoso é uma oportunidade para refletir sobre os desafios e conquistas dessa parcela da população. Com o aumento da expectativa de vida — de 50 para 77 anos entre 1950 e 2023 —, a população idosa tem crescido significativamente. A data reforça a importância de políticas públicas que garantam um envelhecimento saudável e digno.

A abertura das atividades aconteceu na manhã desta segunda-feira (30), na praça Eduardo Fróes da Mota, com uma apresentação de dança de um grupo de idosos atendidos pelo Centro de Convivência Dona Zazinha Cerqueira. Ao longo do dia, a programação seguiu com apresentações de dança, violão, cantigas de roda e música, realizadas por outras associações e centros de convivência.

Na terça-feira (1º), a programação continua na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), onde serão realizadas palestras e rodas de conversa com assistentes sociais, advogados e psicólogos. Na quarta-feira (2), o encerramento da programação contará com um baile dançante no SESC do bairro Tomba, às 14h.

A coordenadora do Centro de Convivência para Idosos Dona Zazinha Cerqueira, Tilda Brasileiro, destacou os serviços que serão oferecidos durante a semana.

"Teremos diversos serviços, como a distribuição da carteira do idoso, brindes, sorteios e atividades recreativas. Na terça-feira, continuaremos com uma palestra na OAB, seguida de mais sorteios e brincadeiras. Já na quarta-feira, o ponto alto será o grande baile no SESC, às 14h, com a presença de idosos de todas as instituições de Feira de Santana", explicou.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 13% da população de Feira de Santana tem mais de 60 anos. O objetivo da Semana da Pessoa Idosa é conscientizar a sociedade sobre a importância do envelhecimento, da proteção e do cuidado com os idosos, como afirma a presidente do CMDPI, Jaqueline Fontoura Jatobá.

"Queremos sensibilizar a sociedade para a questão do envelhecimento e da proteção dos idosos. O que observamos hoje é muita negligência em relação a eles. As pessoas parecem não perceber que, em algum momento, todos nós também envelheceremos. O futuro, inevitavelmente, é se tornar idoso. Precisamos refletir sobre isso desde já", afirmou.

Dona Neuza Rosa, de 74 anos, frequentadora do Centro de Convivência Dona Zazinha Cerqueira, compartilhou sua empolgação para a Semana do Idoso.

"Estou muito animada para a Semana do Idoso e pretendo participar de todas as atividades. Com 74 anos, sei que momentos como esses são preciosos. Estou ansiosa para acompanhar as palestras, rodas de conversa e as apresentações das minhas colegas de outras associações", disse entusiasmada.

Inscrições para cursos gratuitos de capacitação no setor agropecuário continuam

 

A oferta gratuita desses cursos permite que os jovens tenham acesso a uma educação de qualidade em áreas fundamentais para a economia regional

Seguem abertas as inscrições para cursos gratuitos de qualificação profissional para jovens em Feira de Santana. A iniciativa visa capacitar a juventude nas áreas de agropecuária, administração rural e inclusão digital no setor agropecuário, consideradas estratégicas para o crescimento local e para a geração de novas oportunidades de trabalho e empreendedorismo. São 600 vagas no total, sendo 200 por curso - as inscrições continuam até o preenchimento das vagas.

Os cursos são oferecidos pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal Extraordinária de Juventude, em parceria com o Senar Bahia (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). 

Interessados podem se inscrever pelo formulário CLIQUE AQUI. Para efetuar o cadastro, é necessário realizar antes uma inscrição no site do Senar AQUI. Os cursos são totalmente GRATUITOS e têm como objetivo atender jovens de diferentes regiões do município, promovendo inclusão e desenvolvimento. As aulas são 100% online.

Os cursos oferecidos em parceria com o Senar Bahia vão preparar os jovens para enfrentar os desafios do campo, utilizando técnicas modernas de manejo e gestão de propriedades rurais, além de promover a inclusão de novas tecnologias no dia a dia do agronegócio. A oferta gratuita desses cursos permite que os jovens tenham acesso a uma educação de qualidade em áreas fundamentais para a economia regional.

"A qualificação no setor agropecuário, com foco na inclusão digital e administração rural, é uma necessidade crescente. Estamos felizes com essa parceria que fomentará a formação dos jovens que desejam ingressar no setor rural e contribuir com o desenvolvimento do agro", destacou a secretária da Juventude, Suelen Moreira.


CURSOS E ATUAÇÃO

Entre os cursos disponíveis, destacam-se:

  • Técnicas de Agropecuária: Focado nas práticas mais modernas de manejo de rebanho, cultivo de plantas e sustentabilidade.
  • Administração Rural: Capacitação voltada para a gestão de pequenas e grandes propriedades, com foco em planejamento financeiro e logístico.
  • Inclusão Digital no Agro: Formação sobre o uso de tecnologias digitais no campo, desde automação agrícola até marketing digital para produtos rurais.

PARCERIA

O Senar Bahia, reconhecido pela excelência em educação no campo, traz a expertise necessária para qualificar os jovens de Feira de Santana em setores que demandam inovação e produtividade. 

Clique e confira a apresentação de cada curso:

Técnicas de Agropecuária (auxiliar agropecuário)

Administração Rural

Inclusão Digital no Agro

Guarda Municipal participa de curso avançado de segurança pública

 

Capacitação aborda temas como gerenciamento de crises, defesa pessoal e segurança no entorno escolar

A Guarda Municipal de Feira de Santana está investindo na capacitação de seus agentes ao participar do Curso Avançado Interfederativo em Segurança Pública, promovido pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia. O curso, iniciado na segunda-feira (23), reúne efetivos de 31 municípios baianos e está sendo realizado no auditório Capitão PM Matheus Grec.

Com o objetivo de fortalecer a integração entre as forças de segurança no combate ao crime, o treinamento visa preparar os guardas civis para atuar de maneira mais eficaz e coordenada.

Os temas abordados no curso incluem: Cadeia de Custódia de Vestígios, Sobrevivência em Situações de Risco, Estratégias de Abordagem a Veículos, Tiro Prático, Fundamentos de Inteligência, Gerenciamento de Crises, Operações Integradas, Defesa Pessoal para Indivíduos Não-Colaborativos, Atendimento Pré-Hospitalar Tático, Trânsito no Município e Segurança no Entorno Escolar.

InveInvestimentos na Educação abrangem tecnologia, construção e reforma de 71 escolas municipais

 

As melhorias refletem o compromisso do governo municipal com a educação pública para mais de 55 alunos matriculados

A Prefeitura de Feira de Santana investiu na infraestrutura de 71 escolas municipais desde o início da gestão - sendo 35 construídas e 36 reformadas - e na construção de 21 quadras esportivas nas unidades escolares. As melhorias refletem o compromisso do governo municipal com a educação pública para mais de 55 alunos matriculados. Os dados foram apresentados durante coletiva de imprensa virtual nesta segunda-feira (30).

De acordo com o prefeito Colbert Martins Filho, as obras seguem novo modelo arquitetônico padrão adotado com investimentos igualitários nas zonas urbana e rural. "O investimento no conhecimento das crianças agora reflete no futuro da nova geração", pontuou.

A estrutura das unidades escolares conta com 185 laboratórios implantados, sendo 164 de ciências e matemática e 21 de robótica. Os investimentos em tecnologia foram reforçados com a aquisição de 17.500 chromebooks e 2.276 computadores e notebooks para uso administrativo e de professores.

A secretária de Educação, Anaci Paim, enfatiza que os índices são recorde e destaca que entre as 71 escolas, falta entregar três unidades além do Centro de Formação Continuada e a sede administrativa da Secretaria Municipal de Educação.

"Nunca na história da Secretaria de Educação houve um investimento tão elevado com o número de escolas reformadas, reconstruídas e ampliadas. Isso traz uma contribuição para qualificar a ação pedagógica. Importante destacar que a escola se qualifica e o ambiente se qualifica a partir dos investimentos na estrutura física e melhorias no conforto e segurança dos alunos", pontuou. 

Entre as unidades recém reformadas está a Escola Municipal Diva Matos Portela, no bairro Jardim Cruzeiro, citada como a única com piscina olímpica na Bahia. A unidade também é sustentável pois possui sistema de captação de água da chuva "importante para a manutenção da jardinagem e a sustentabilidade", explicou o coordenador do setor de Obras e Engenharia da Seduc, Kim Sampaio.

A Escola Municipal Cívico Militar Quinze de Novembro, em Jaíba, teve um investimento de R$ 17 milhões com capacidade para 1.050 alunos. "A estrutura dispõe de quadra poliesportiva e auditório, com destaque para o tratamento de esgoto dentro da própria escola", afirmou Kim Sampaio.

O prefeito Colbert Filho reforçou o compromisso com a preservação do modelo cívico-militar.

"É uma escola selecionada para ser implantada devido baixo índice do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Há uma expectativa de acabar com o modelo escolar cívico-militar no país, contudo assumimos esse compromisso e estamos mantendo pois tem um modelo voltado para a disciplina e melhora dos índices. A fila de espera é grande, aprovada por mães e pais", destacou.

TRANSPORTE ESCOLAR
 
Outros importantes números foram apresentados durante a coletiva como o transporte escolar, importante para permanência dos alunos nas escolas. São 14 mil alunos cadastrados, sendo 4 mil da rede estadual. A frota é composta por 163 veículos. 
 
"Estamos cada vez mais investindo na zona rural. O Município tem assumido a responsabilidade, com recursos próprios, e transporta estudantes da rede pública na zona rural. Muitos dos alunos, se não tivesse a garantia da mobilidade, não estariam estudando", observa Anaci Paim.
ATUALIZADA ÀS 11H01


Campanha do Outubro Rosa terá programação ampliada neste ano

 

Programação inclui consultas e exames gratuitos, além de ações de conscientização sobre a detecção precoce do câncer de mama

A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Fundação Hospitalar, promoverá uma vasta programação para a campanha do Outubro Rosa, com a oferta ampliada de mais de 3 mil consultas e exames. O Outubro Rosa é um movimento de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. A abertura da campanha ocorrerá no dia 5 de outubro, no CMPC e CMDI II, localizados na Baraúnas. As marcações serão presenciais, com pré-agendamentos nas unidades de referência da autarquia municipal nos dias 1º, 2 e 3 de outubro, destinadas a mulheres feirenses com 50 anos ou mais. É necessário apresentar um documento com foto e o cartão do SUS.

Durante o mês, diversas ações serão realizadas para sensibilizar e informar sobre a importância da detecção precoce da doença. A programação inclui consultas com especialistas em mastologia, ginecologia e clínica geral, além de exames de imagem de alta precisão, fundamentais para identificar o câncer de mama em estágio inicial, realizados no Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem II, na Rua José de Freitas, esquina com a Rua Pojuca, no bairro Baraúnas.

De acordo com Gilberte Lucas, diretora-presidente da Fundação Hospitalar, a oferta de consultas e exames para a campanha Outubro Rosa 2024 continuará enquanto houver demanda. Somente na campanha do ano passado, foram realizados 6.346 atendimentos.

“A nossa intenção é cuidar da saúde da mulher e superar os atendimentos da campanha de 2023. Estamos preparados para atender à demanda e, se necessário, agendaremos para os meses subsequentes, até que todas as feirenses façam a prevenção do câncer de mama”, ressaltou Gilberte Lucas.

Durante todo o ano, o Centro Municipal de Prevenção ao Câncer - Romilda Maltês oferece 26 tipos de atendimentos especializados, entre consultas e exames. Em 2023, o CMPC alcançou a marca de 57.583 atendimentos. De janeiro a agosto de 2024, já foram realizados 39.191 atendimentos, superando os números do mesmo período do ano anterior. No CMPC, são oferecidas consultas com ginecologistas/obstetras, urologistas, oncologistas clínicos, mastologistas, ortopedistas, cardiologistas, gastroenterologistas, endocrinologistas, proctologistas, cirurgiões, clínicos gerais, além de serviços de assistência social e psicologia. Entre os exames realizados na unidade, estão: ECG (eletrocardiograma), biópsia, punção da mama, eletrocauterização, preventivos com coleta de material, colposcopia, citopatológico, retossigmoidoscopia, ultrassonografia, e inserção e retirada de DIU.

O impacto da campanha Outubro Rosa reflete positivamente também no Centro Municipal Diagnóstico por Imagem - Dr. Eugênio Laurine, que oferece serviços voltados para a saúde e bem-estar das mulheres em Feira de Santana. Em 2023, o CMDI registrou um marco histórico, com 98.294 exames de mamografia realizados no ano, representando um aumento significativo de 50,85% em relação a 2022 e de 30,89% em relação a 2021. Durante a campanha Outubro Rosa, foram realizadas 1.534 mamografias, destacando-se como um recorde para o período.

Gilberte Lucas, diretora-presidente da Fundação Hospitalar, que administra as unidades de referência, CMDI e CMPC, ressalta que, em 2024, outros dois equipamentos públicos, o Ambulatório de Saúde da Mulher e o CMDI II do bairro Baraúnas, recentemente inaugurados pela prefeitura, contribuirão para ampliar os serviços e a cobertura na prevenção do câncer de mama.

“A confiança da população nos serviços oferecidos na campanha do Outubro Rosa vem crescendo a cada ano, e os dados revelam nossos esforços em oferecer o melhor. Em 2022, foram realizadas 66.309 mamografias, resultando em 74 casos positivos de câncer. Já em 2023, com o reforço da campanha, o número de mamografias aumentou para 98.294, com 63 casos positivos registrados”, finalizou.

Projeto da Lei Orçamentária para 2025 é entregue na Câmara Municipal

 

Documento prevê as receitas e fixa as despenas para o exercício financeiro do próximo ano

O projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício 2025 foi encaminhado para apreciação da Câmara Municipal na manhã desta segunda-feira, 30. O documento foi entregue pelo assessor da Seplan, Luiz Ivan. 

O orçamento previsto para o próximo ano é de mais de R$ 2 bi (R$ 2.567.056.032). Luiz Ivan ressalta que o documento tem grande importância por causa da sua atribuição, que é a de prevê as receitas e fixar as despesas para o exercício financeiro do próximo ano. 

Ainda segundo Ivan, as secretarias que mais recebem receita são as de Saúde (SMS) e Educação (Seduc), que, juntas, contemplam mais de 50% dos gastos municipais.

“Esse documento é fundamental para o município, como é para o Estado e para a União. No Brasil os documentos do Círculo Orçamentário, que compõem o Plano Plurianual, a Lei Diretriz Orçamentária, a Lei Orçamentária, são o coração da administração porque sem ele não se pode efetuar nem a arrecadação, nem os gastos públicos”, afirmou Luiz Ivan.



Feira de Santana registra queda de 92,5% nos casos de dengue após uso de motos fumacê

 

Além do uso das motos fumacê, a Prefeitura tem intensificado outras medidas de controle da dengue

Feira de Santana registrou uma significativa redução de 92,5% nos casos de dengue no município desde o início da operação das motos fumacê, implantadas em julho deste ano pela Prefeitura. Os dados da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Viep - SMS) revelam que, em julho, foram confirmados 348 casos de dengue, enquanto, até o momento, em setembro, apenas 26 casos foram registrados.

As motocicletas, pela sua capacidade de acessar becos, vielas e ruas estreitas, tornam-se essenciais para alcançar locais onde veículos maiores não conseguem chegar. Desde o início da operação, as motos fumacê já percorreram mais de 1.600 ruas, realizando a aplicação de inseticida nessas áreas de difícil acesso, o que tem mostrado resultados positivos no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

A coordenadora da Viep, Carlita Correia, destacou o impacto positivo da estratégia no controle da doença. “A introdução das motos fumacê foi um divisor de águas no combate à dengue, especialmente em regiões de difícil acesso, onde antes a pulverização era limitada. Com essa ação, conseguimos não só ampliar nossa cobertura, mas também agilizar o processo, reduzindo significativamente os focos do mosquito. A queda nos casos de dengue é um reflexo direto desse esforço combinado, que inclui o trabalho incansável dos agentes de endemias”.

Além do uso das motos fumacê, a Prefeitura tem intensificado outras medidas de controle da dengue. Mais de 12.200 capas de proteção foram distribuídas para cobrir caixas d'água, uma das principais fontes de proliferação do mosquito. Os agentes de endemias realizaram mais de 816 mil visitas domiciliares, atuando tanto na orientação da população quanto no bloqueio da cadeia de transmissão do mosquito. O trabalho inclui ainda a aplicação de larvicida em pontos de água parada, conhecido como trabalho perifocal.

Outro fator importante no combate à dengue é a vacinação. Mais de 25 mil jovens, entre 10 e 14 anos, já foram vacinados contra a doença, reforçando a proteção em uma faixa etária vulnerável.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população para que, ao identificar sintomas como dor no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar e febre, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima. Em casos graves, é recomendado buscar atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou nas Policlínicas Municipais.

Os exames para diagnóstico da dengue são oferecidos gratuitamente no Ambulatório Municipal de Infectologia e no Centro de Saúde Especializada Dr. Leone Coelho Lêda (CSE), de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h, por demanda espontânea, sem necessidade de agendamento.

Agricultores de Tiquaruçu e vaqueiros de Jaguara em festa no final de semana

 

Missa, cortejo e baita de feijão marcaram os eventos na zona rural de Feira

Dois tradicionais eventos movimentaram os distritos de Jaguara e Tiquaruçu neste final de semana. Com apresentação de shows, desfile de vaqueiros encourados e celebração de missa, moradores de Jaguara participaram da 37ª edição da Festa de Vaqueiros neste sábado (28) e domingo (29).

O evento atraiu um bom público de Feira de Santana e região e foi aberto no sábado à noite com shows musicais. Na manhã de ontem (29) vaqueiros encourados seguiram em cortejo, acompanhados da rainha e duas princesas, até a igreja católica onde foi celebrada uma missa.

Uma das representantes da comissão organizadora da festa, Joelma Oliveira, destacou o número expressivo de vaqueiros que participou da festa, demonstrando a valorização da cultura sertaneja. Os participantes receberam o suporte de um veículo de apoio com distribuição de água mineral e café com leite.

“Nossa festa foi linda. Muito bem organizada e com grande participação de pessoas. Entre os vaqueiros presentes, o senhor José Ribeiro dos Santos, que é um dos mais velhos da região. Tem 86 anos de idade”, destacou.

FESTA DA COLHEITA

Já em Tiquaruçu, esse domingo foi de render agradecimentos com a Festa da Colheita. Uma missa na igreja de São Vicente foi celebrada em Ação de Graças, reunindo agricultores da localidade. Com orações e cânticos os participantes louvaram a Deus pelos resultados obtidos ao longo do ano. Após a missa se deslocaram à praça para a tradicional baita do feijão.

Boicred é a equipe campeã da 3ª edição do Hackathon Agro

 

Participantes da competição desenvolveram soluções tecnológicas voltadas ao agronegócio

A Boicred foi a equipe vencedora da terceira edição do Hackathon Agro, que teve como tema Gastão da Pecuária de Corte. A equipe campeã foi conhecida na noite deste sábado (28), após 12 horas de competição intensa realizada no Sesi. 

A equipe campeã criou uma solução, a "fintech", que auxilia e organiza a documentação do produtor rural para ter crédito aprovado em bancos.
 
Já o 2º colocado na competição foi o grupo "Bom de Corte", que criou um chat -  assistente virtual para auxiliar o produtor rural a tirar dúvidas técnicas, e na  3ª colocação a "Conecta Agro", que desenvolveu  uma plataforma para conectar recém formados e prestadores de serviço em áreas agro com o produtor rural.

Os três primeiros colocados na competição receberam como premiações notebooks e a participação em cursos pela Empretec e Sebrae. 

Ao todo 10 grupos participaram da competição voltada para desenvolver soluções tecnológicas para transformar a gestão e produção agrícola.
 
Na abertura do evento, o prefeito Colbert Filho destacou a importância desse evento. 
 
"Um dos primeiros Hackathons que nós fizemos foi com relação à segurança pública. E hoje nós estamos aqui discutindo e pensando soluções inovadoras para o agronegócio. Temos que pensar também nos desafios a serem enfrentados com as mudanças climáticas, e nesse momento, alternativas do ponto de vista tecnológico com relação à pecuária de corte".
 
Foram 186 inscritos para o Hackathon. Os interessados passaram por seleção - conforme requisitos publicados em edital. Desse quantitativo foram formadas 10 equipes com seis componentes cada. Foram estudantes e profissionais que já atuam na área de startups.
 
As equipes receberam o suporte de especialistas e mentores renomados desenvolvendo atividades interativas para aprimorar suas propostas. 
 
O Hackathon Agro foi uma iniciativa da Prefeitura de Feira - por meio das secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico e da Extraordinária da Juventude - através de convênio com o Sebrae Bahia, e o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e o Instituto Pensar Feira.


sexta-feira, 27 de setembro de 2024

SAMU celebra 20 anos de atendimento à população feirense

 

Para marcar a data, foi promovido um almoço para os funcionários com pratos típicos da Bahia

Nesta sexta-feira (27), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) comemora 20 anos de atuação em Feira de Santana. Para marcar a data, foi promovido um almoço para os funcionários com pratos típicos da Bahia, a exemplo do vatapá, caruru, frango cozido, farofa de dendê e moqueca.

A enfermeira Mary Ellen Argolo, que faz parte da equipe desde 2004, expressou seu sentimento de realização: “Quando soube da chegada do SAMU, fiquei empolgada. Esses vinte anos foram de muito aprendizado; cada dia é único e exige amor pelo que fazemos”, pontuou.

Karine Nascimento, coordenadora médica do SAMU,  que chegou ao serviço há pouco mais de dois anos, compartilha sua motivação.

“O SAMU representa um sonho de estudante realizado. Simboliza o amor ao próximo em momentos críticos que o atendimento no tempo mínimo necessário pode mudar vidas”, enfatiza Karine.

A secretária municipal de Saúde, Cristiane Campos, destacou os avanços do serviço, que já realizou mais de 19 mil atendimentos desde janeiro até o início deste mês .“Descentralizamos o atendimento com novas bases, incluindo a do Shopping Popular, e ampliamos a frota para 20 ambulâncias em operação”, pontua.

A coordenadora-geral do SAMU, Maiza Macedo, enfatizou a importância do serviço em sua trajetória. “Salvamos muitas vidas e ajudamos a evitar sequelas permanentes por meio de um atendimento ágil e oportuno”, disse emocionada.

Maiza ainda ressaltou a integração com outras unidades de saúde, destacando que o SAMU atende emergências 24 horas por dia, pelo número 192.



Mil pratos de caruru são servidos no Restaurante Popular no Dia de São Cosme e Damião

 

Tradicional refeição de São Cosme e Damião é oferecida por R$ 2 no Centro de Abastecimento

Nesta sexta-feira (27), em celebração ao Dia de São Cosme e Damião, o Restaurante Popular de Feira de Santana, localizado no Centro de Abastecimento, ofereceu mil pratos de caruru aos frequentadores. O tradicional prato, acompanhado de arroz, feijão, farofa e frango, além de um copo de suco, foi servido a um preço simbólico de R$ 2,00.

O Restaurante Popular, mantido pela Prefeitura de Feira de Santana por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, é voltado especialmente para trabalhadores que atuam na região do Centro de Abastecimento. O local funciona diariamente das 11h às 14h, com o objetivo de garantir refeições de qualidade a preços acessíveis, reforçando a segurança alimentar na cidade.

O secretário de Desenvolvimento Social, Denilton Brito, destacou a importância do Restaurante Popular para a população. "Esse tipo de iniciativa não só ajuda as pessoas a terem acesso a uma refeição nutritiva e a baixo custo, mas também fortalece o vínculo comunitário, especialmente em datas importantes como hoje", salientou. 

Ampliada e reformada, Prefeitura entrega Escola Municipal Ester da Silva Santana

 

Com investimento de R$ 4 milhões, unidade reformada oferece novos laboratórios e acessibilidade para 480 alunos

Na manhã desta sexta-feira (27), os moradores do bairro Mangabeira celebraram a reinauguração da Escola Municipal Ester da Silva Santana, que passou por ampliação e reforma. A unidade, que atenderá 480 estudantes dos anos iniciais e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), recebeu um investimento de R$ 4 milhões.

O evento contou com a presença do prefeito Colbert Martins Filho, da secretária de Educação Anaci Paim, e de outros secretários municipais, além de membros da comunidade e da imprensa.

A escola, totalmente revitalizada, agora conta com oito salas de aula equipadas com ar-condicionado, auditório, pátio coberto, sala de recursos, laboratórios de robótica, matemática e ciências, biblioteca, nova cozinha, banheiros adaptados e espaços acessíveis. Para reforçar a segurança, foram instalados sistemas de alarme contra incêndio e câmeras de vigilância.

Além da nova estrutura, os estudantes receberam kits de material escolar e chromebooks para uso exclusivo na escola. O prefeito Colbert Filho também entregou um quebra-cabeça institucional, que será utilizado em sala de aula para contar a história de Feira de Santana.

A secretária Anaci Paim destacou os esforços para equipar as escolas da rede municipal, visando atender às necessidades da educação infantil e dos anos iniciais e finais do ensino fundamental. "Estamos qualificando a infraestrutura para atender à demanda da educação, incluindo a educação inclusiva, com investimentos em acessibilidade para garantir que todos os alunos tenham as condições adequadas de aprendizado", afirmou.

Paim também ressaltou que a Escola Ester da Silva Santana está preparada para oferecer uma educação de alta qualidade. "Com laboratórios de robótica, ciências e matemática, além de uma estrutura completa para atender pessoas com deficiência, essa escola reflete o perfil de uma unidade integrada ao projeto político-pedagógico. Não há nada na rede privada que supere o que estamos oferecendo na rede pública, e isso nos enche de orgulho", afirmou a secretária.

O prefeito Colbert Martins Filho, por sua vez, enfatizou os avanços na infraestrutura da rede municipal de ensino, destacando que o investimento de R$ 4 milhões permitirá atender até 550 alunos. "Encerramos o ano com 77 escolas reformadas ou inauguradas. Nosso objetivo é oferecer as melhores condições para que as crianças aprendam mais, com um ambiente adequado, professores qualificados e alimentação de qualidade, formando cidadãos mais preparados", destacou. O prefeito também ressaltou a expansão dos laboratórios de robótica, que já somam 23 na rede municipal, com a expectativa de chegar a 50 no próximo ano.

Durante a cerimônia, o estudante do 5º ano, Miguel Henrique Gomes Cabral, leu uma carta em nome dos alunos. "Estamos muito felizes com os novos espaços de robótica e informática, que vão enriquecer nosso aprendizado e nos permitir desenvolver novas habilidades. Apesar de este ser meu último ano na escola, sei que meus colegas aproveitarão ao máximo esses ambientes incríveis", disse o aluno, emocionando os presentes.

A escola também é referência no atendimento a alunos com necessidades especiais. O prefeito Colbert Filho garantiu que a instituição prestará toda a assistência necessária para que essas crianças tenham as mesmas oportunidades de aprendizado e desenvolvimento que os demais. O ambiente foi adaptado para acolhê-los com conforto e segurança.



Duas empresas avançam para a próxima fase da licitação da Zona Azul em Feira de Santana

 

As empresas habilitadas agora seguem para as próximas fases do processo licitatório

A Prefeitura de Feira de Santana divulgou o resultado da análise do Envelope 1 da concorrência pública nº 61-2024-CP, destinada à concessão do sistema de estacionamento rotativo pago, conhecido como Zona Azul. Após a verificação dos documentos, duas empresas foram habilitadas para a próxima fase do processo: EParking Estacionamento Ltda e o Consórcio ZAD Feira de Santana. O leilão da licitação é realizado na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), conforme cronograma estabelecido no edital.

O projeto visa à implantação, exploração, operação, manutenção e gerenciamento do sistema de estacionamento rotativo em vias e áreas públicas da cidade. O sistema prevê a criação de 8.085 vagas, sendo 6.398 para veículos e 1.687 para motocicletas. O número de vagas é superior ao de outras cidades brasileiras que já contam com sistemas de Zona Azul, como São José dos Campos (SP), com 5.130 vagas, e Sorocaba (SP), com 4.028 vagas.

As empresas habilitadas agora seguem para as próximas fases do processo licitatório, que inclui o julgamento das propostas financeiras. O critério de seleção será baseado no maior índice percentual de retorno ao município, com um valor mínimo estipulado em 25% da receita bruta mensal auferida pela operação do sistema. A empresa vencedora também deverá pagar uma outorga fixa de R$ 4,28 milhões até 30 dias após a assinatura do contrato.

O prazo de concessão do serviço é de 20 anos, com previsão de retorno sobre o investimento (payback) estimado em até oito anos. A expectativa é gerar uma receita anual de cerca de R$ 15 milhões para o Município.

A expectativa é que o novo sistema de Zona Azul melhore significativamente o fluxo de veículos no centro da cidade e em áreas de grande movimentação, promovendo uma melhor organização do trânsito. Com a fiscalização automatizada e constante, a circulação nas áreas rotativas será monitorada com rigor, o que deve contribuir para a redução de infrações e facilitar a rotatividade de vagas, beneficiando tanto motoristas quanto pedestres.