Submarino

COMBATE A DENGUE

terça-feira, 10 de setembro de 2024

Alunos da Escola Edelvira Oliveira visitam o Casarão Olhos D'Água para conhecer a história de Feira

 

Na manhã desta terça-feira (10), os alunos do 7º e 8º ano da Escola Municipal Professora Edelvira de Oliveira visitaram o Casarão dos Olhos D'Água, em Feira de Santana, para conhecer mais sobre a história e a cultura local.

Durante a visita, os estudantes puderam apreciar exposições de fotos e pinturas sobre Feira de Santana, criadas por diversos artistas, além de aprender sobre a importância histórica do Casarão e conhecer a heroína Maria Quitéria.

A coordenadora da escola, Marta Melo, ressaltou que atividades práticas como essa são fundamentais para a formação dos alunos, permitindo-lhes explorar além dos limites da escola e do bairro onde moram. “Esse passeio é um momento importante para que eles possam contextualizar e aprender mais sobre a cidade onde residem. Muitos de nossos alunos não costumam sair do bairro, então até o trajeto da escola para o Casarão é uma oportunidade de vivenciar algo novo. Trazer essas experiências para a sala de aula enriquece o aprendizado e desperta o pensamento crítico”, explicou a coordenadora.

Para a professora de arte, Tatiane Alves, oferecer experiências culturais aos alunos é essencial para complementar o aprendizado teórico em sala de aula. “O conhecimento não está apenas na sala de aula. Muitos alunos têm muito a ensinar, e nós, professores, aprendemos todos os dias com essa troca. Estar em um espaço fora da sala de aula proporciona vivências coletivas, permite experimentar além dos livros e quadros e incentiva a partilha de conhecimentos”, destacou a professora.

A estudante Raissa Freitas, de 14 anos, agradeceu à escola pela oportunidade de visitar o Casarão pela primeira vez e contou o quanto aprendeu sobre Maria Quitéria e a história da cidade. “É um privilégio estar aqui hoje. Gostei muito e aprendi sobre Maria Quitéria, sobre Feira e o Casarão. É muito legal, vi várias fotografias e desenhos, e amei”, disse Raissa.

Também em sua primeira visita à exposição de arte, o estudante Guilherme Lima Santos, de 13 anos, elogiou a beleza das obras apresentadas, destacando a que retrata Maria Quitéria. “Amei todas as obras de arte. A que mais gostei foi a de uma mulher guerreira, chamada Maria Quitéria, que tem honrado a nossa Bahia”, comentou Guilherme.

O Casarão Olhos D’Água, gerido pela Fundação Municipal de Tecnologia da Informação, Telecomunicação e Cultura Egberto Tavares Costa (Funtitec), é um espaço dedicado à preservação da história de Feira de Santana. No local, funcionam o Instituto Histórico Geográfico, a Academia de Letras e Artes, o Memorial de Maria Quitéria e um auditório para exposições e palestras.

O espaço é aberto ao público, mas visitas em grupo precisam ser agendadas previamente. Os agendamentos podem ser realizados por e-mail (casaraoolhosdagua@gmail.com) ou pelo telefone (75) 3617-1918. O Casarão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário