O Conselho Municipal de Transportes deliberou em reunião nesta segunda-feira (12) por uma tarifa no valor de R$ 2,70 para o transporte coletivo urbano de Feira de Santana. Como o Conselho é apenas consultivo, a decisão de que vai prevalecer ou não o reajuste de pouco mais de 8% caberá ao Executivo.
O secretário Municipal de Transportes e Trânsito, Ebenezer Tuy, disse que o valor sugerido de R$ 2,70 foi definido com base em estudo da SMTT, que levou em conta a quilometragem real, isto é, efetivamente executada e não presumível ou teórica. “Isso dá mais clareza ao processo e permite analisar melhor os custos para se chegar a uma tarifa justa”, disse o secretário, lembrando que em 2013 e 2014 não houve realinhamento de tarifa.
Na mesma reunião a SMTT submeteu a apreciação do Conselho a proposta de criação do serviço “Corujão”, que foi aprovada por unanimidade. O assunto agora será levado ao prefeito José Ronaldo de Carvalho. Antes, os representantes da comunidade vão conhecer o projeto na reunião periódica com o secretário, quando também serão discutidas as linhas e roteiros que deverão ser contemplados a fim de que o serviço entre em fase experimental.
O “Corujão” visa proporcionar transporte para a comunidade além dos horários convencionais. Atualmente o último balão é feito às 00h00, e o objetivo é que esse horário seja estendido até às 3h da madrugada.
O secretário anunciou ainda a colocação de quatro equipes móveis de fiscalização que irão circular em todos os pontos de ônibus fazendo a verificação do cumprimento de horários pelas empresas. A população também ganhou o serviço de atendimento, através do número de telefone: 0800 284 7300. Através deste canal o usuário pode fazer reclamações e acionar uma das equipes para solução do problema de maneira mais rápida.
Participaram da reunião os secretários municipais de Planejamento, Carlos Brito, e de Desenvolvimento Urbano José Pinheiro; representantes do: Sindicato dos Rodoviários; Casa do Estudante; SINCOL; UEFS; Diretório Central dos Estudantes (DCE); e Marcelo Alexandrino Souza, presidente da Associação Comercial e Empresarial. O conselho Municipal de Transportes voltará a se reunir no próximo dia 23.
Nenhum comentário:
Postar um comentário