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Das dez escolas classificadas nas primeiras posições no ranking do Ideb 2015 em Feira de Santana, avaliando o Ensino Fundamental I (5º ano), oito são da Rede Municipal de Ensino. Quando o índice considera também o Ensino Fundamental II (9º ano), as quatro primeiras são da Rede Municipal. O Ideb é um indicador de qualidade educacional, utilizado pelo Ministério da Educação para avaliar o desempenho das escolas brasileiras.
Outra análise bastante positiva é que por primeira vez a Rede Municipal registrou um aumento significativo do índice, que subiu de 3.4 para 4.0 (5º ano); e de 3.1 para 3.5 (9º ano). O avanço de 0.6 e 0.4, respectivamente, mostra que as escolas não apenas avançaram como deixaram para trás a estagnação registrada nas cinco edições anteriores da avaliação - de 2005 a 2013. Isto sem falar que a projeção de crescimento do próprio Ideb para cada análise é de 0.3 pontos.
O Centro de Educação Básica da UEFS, que é do município, ocupa o 1º lugar no ranking, com a nota 7.0, acima da meta prevista que era 6.4.
Para a secretária de Educação, Jayana Ribeiro, o resultado alcançado deixa claro a responsabilidade e compromisso e representa os primeiros frutos do investimento sério no setor. “O crescimento da Rede foi bastante significativo, demonstra um grande avanço para as nossas escolas. É claro que a gente precisa melhorar cada vez mais, no entanto, é também prova de que superamos muitos problemas", comemora a secretária.
Nos exames anteriores, as escolas municipais demonstravam um crescimento tímido, chegando a registrar estagnação ou mesmo retrocesso. Entre os exames de 2009 e 2011, por exemplo, o crescimento foi de apenas um ou dois décimo, de acordo com o nível do ensino; e na avaliação de 2013, o Ideb da Rede Municipal regrediu 0.1 no Fundamental I e 0.2 no Fundamental II.
MELHORES RESULTADOS
Das 85 escolas do Ensino Fundamental I consideradas no último exame, 26 obtiveram índice acima da meta prevista pelo Ministério da Educação; 57 melhoram seus índices, apesar de não atingir a meta; três unidades de ensino mantiveram a mesma nota e 12 retrocederam.
As escolas que obtiveram melhores resultados são: o Centro de Educação Básica da UEFS, com notas 7,0 (muito acima da meta prevista, 6,4) e 5,7, no 5º e 9º ano respectivamente; Maria Antonia da Costa (Santa Mônica) que saiu de 4.5 e alcançou 5,9; João Paulo II (Queimadinha) que da nota anterior, 4.4 em 2013, alcançou 5.5 em 2015; e Adenil da Costa Falcão (Brasília) que saltou de 4.0 a 5.0.
Dentre as 15 escolas de Ensino Fundamental II avaliadas, nove melhoraram os índices enquanto quatro registraram retrocesso. Dentre as que obtiveram melhor classificação estão novamente o Centro de Educação Básica da UEFS, Maria Antonia da Costa (Santa Mônica); logo, José Tavares Carneiro, Crispiniano Ferreira da Silva (ambas situadas no distrito de Maria Quitéria); Comendador Jonathas Teles de Carvalho (Conceição); Faustino Dias Lima (Humildes); Dr. Colbert Martins da Silva (Jaguara); Rosa Maria Espiridião Leite (Matinha) e Centro Integrado de Educação Joselito Falcão de Amorim.
De acordo com a professora Jayana Ribeiro, o planejamento de gestão da Seduc aposta em estratégias para continuar avançando na avaliação, dentre as quais, formação continuada dos profissionais de educação, redução da defasagem idade e ano e alfabetização das crianças na idade certa.
O Ideb é um indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho em exames padronizados (Prova Brasil ou Saeb) – obtido pelos estudantes ao final das etapas de ensino (4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio) – com informações sobre rendimento escolar (aprovação).
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