Grande parte da “trilha de lajotas” que a Prefeitura de Feira de Santana está construindo no canteiro da avenida Getúlio Vargas será coberta pelas copas das árvores. E são árvores de várias alturas, copas de diferentes dimensões e muitas espécies. Mas todas com copas que favorecem o ideal sombreamento.
A pista fica entre o viaduto da avenida de Contorno e a estação de embarque e desembarque de passageiros do BRT, localizada no cruzamento com a rua Castro Alves. Em alguns pontos, as copas das árvores formam um belíssimo túnel verde, que favorece a brisa suave. O conjunto é um convite às caminhadas e corridas.
As árvores tornam o clima mais ameno – mesmo o do sertão. Sob as sombras, a temperatura ambiente cai alguns graus e torna o exercício agradável. E, como os raios do sol não incidirão sobre a pista com toda a intensidade, os exercícios poderão ser feitos em todas as horas do dia, sem muitos problemas.
A sombra vai favorecer as caminhadas durante o verão, principalmente. Para muitos, as árvores vão estimular ainda mais a redescoberta do prazer da caminhada. A avenida Getúlio Vargas é um espaço muito procurado pelos praticantes de caminhada, principalmente nas primeiras horas da manhã e no início da noite.
E caminhar por entre as árvores fará a atividade ainda mais prazerosa e segura, porque, ao contrário de agora, os pedestres ficarão mais distantes dos veículos. Para atingir os objetivos, basta colocar um tênis adequado, passar por avaliação médica – premissa para a prática de qualquer esporte, e ganhar a avenida.
Uma das vantagens da pista da Getúlio Vargas é que ela é plana em toda sua extensão, detalhe que deixa a caminhada prazerosa e indicada para iniciantes. Aliada à sombra generosa, durante a primavera os atletas poderão apreciar as flores. São muitas e variadas. Destaque para a colorida floração dos flamboyants.
Como bônus, o atleta poderá observar os pássaros que vivem nas árvores. E, se der sorte, pode encontrar um que esteja a fim de animar o dia com seu canto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário