A secular procissão dedicada à Senhora Santana, padroeira de Feira de Santana, acontece na tarde desta quinta-feira, 26, dia dedicado pelos católicos à avó de Jesus Cristo. Todos os anos, milhares de fiéis, muitos pagando promessas e graças alcançadas, percorrem as ruas centrais da cidade carregando nos ombros imagens dos santos de devoção. Também é padroeira dos professores.
Durante a caminhada, que passa pelas avenidas Presidente Dutra, Senhor dos Passos e Getúlio Vargas, mais a rua Conselheiro Franco, os fiéis carregam nos ombros andores e imagens. E aproveitam o momento para agradecer e fazer novos pedidos.
A procissão de Santana é um dos eventos católicos mais importantes do nordeste. Centenas de caravanas de cidades da região e áreas mais distantes tem como destino Feira, neste dia. A devoção à santa data de meados do século XVIII, quando Domingos Barbosa de Araújo e Ana Brandão doaram as terras para a construção da capela em honra a São Domingos e a Senhora Sant’Ana, seus santos de devoção.
Tradicionalmente, dezenas de imagens de santos de cidades da região são trazidas para Feira para participar da procissão e são recebidos com reverência pelos católicos, que se concentram à saída da Matriz para ver o início da procissão. Os devotos demonstram muita fé na santa quando participam da evento religioso.
A santa também é padroeira de Catu, Serrinha, Caetité e Cansanção. Em Feira de Santana o 26 de julho é feriado municipal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário