Submarino

AQUI TEM TRABALHO

sexta-feira, 26 de julho de 2019

Ditados populares ganham eco na memória das vovós


Os famosos ditados populares, que transmitem conhecimento e sabedoria de geração para geração, ganham eco nas memórias das vovós. Elas promovem o resgate cultural, demonstrando uma visão que ajuda os mais jovens a entenderem determinados comportamentos e acontecimentos, independente do local e do tempo em que estejam. 
Os adágios ou provérbios, como também são conhecidos, acumulados ao longo de toda uma vida, foram apresentados no Centro Municipal de Formação Profissional Juiz Walter Ribeiro Costa Júnior, equipamento do Governo do prefeito Colbert Martins Filho, mantido através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), coordenada pelo secretário Pablo Roberto Gonçalves, por idosas do bairro Aviário. 
Marcaram o Dia da Vovó, comemorado nesta sexta-feira, 26, dedicado às celebrações em louvor a Nossa Senhora Sant'Ana, avó de Jesus.
E a plateia mista, formada por crianças, jovens e adultos, interagiu ávida, com interesse em absorver os conhecimentos, geralmente de autores ignorados, mas sempre atuais pelas  mensagens que carregam. 
Em meio a brincadeiras, jogos de memória, apresentação de dança e teatro, atividades lúdicas como histórias, as vovós também apresentaram os ditados populares, passados verbalmente de geração para geração e que continuam a fascinar os mais jovens por estarem sempre relacionados à fatos da atualidade, do nosso cotidiano.
As atividades interativas, promovidas como incentivo ao resgate cultural dos ditados populares, conforme Andrea Rios,  coordenadora do Centro Juiz Walter, também reforçam os vínculos familiares e comunitários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário