Ator e produtor teatral de destaque no cenário feirense, Lion Guimarães ingressou na arte cênica através do Programa Arte de Viver, iniciativa da Prefeitura de Feira de Santana, através da Fundação Egberto Costa. Há 14 anos, ele integrou uma das primeiras oficinas de teatro do projeto. Hoje apresenta seu talento para o público através de eventos promovidos pela própria Funtitec.
Atualmente Lion integra seis grupos de teatro. Atua, produz e dirige diversas peças teatrais, como a que foi apresentada na noite da última terça-feira (30) no distrito de Maria Quitéria: “Ciranda: Uma aventura folclórica”, dentro da programação de aniversário de 14 anos da Fundação Egberto Costa.
Para Lion, além do aprendizado, o Programa Arte de Viver também foi responsável por muitas oportunidades profissionais. “A partir da vivência nas aulas de teatro, no Maestro Miro, pude conhecer muita gente bacana da cultura feirense. E foi lá também que fui convidado á participar de uma peça profissional” declara Lion.
“Ciranda: Uma aventura folclórica” encantou o público dae Mria Quitéria
No enredo do autor e diretor Ângelo Máximo, a participação de personagens como a Cuca, o Curupira e o Lobisomem trouxeram a importância das brincadeiras antigas, como amarelinha, ciranda e trava línguas. O maculelê e parlendas também foram resgatadas no espetáculo.
O diretor Ângelo Máximo descreve o folclore como uma parte importante da cultura popular. “O folclore é a nossa cultura. Passado de geração em geração. E não pode ser esquecido. É isso que queremos trazer para o público”, afirma. “Fizemos muitas pesquisas, foram estudos que tiveram como base histórias que ouvimos quando crianças”, completa.
O público, em sua maior parte infantil, interagiu com o espetáculo. João Gabriel Silva, de 6 anos, acompanhado de sua mãe Jordana Silva, participou das brincadeiras feitas no palco e contou que se divertiu muito. "Nunca pensei que poderia brincar e assistir uma peça ao mesmo tempo", disse o garoto, ainda animado com a apresentação.
A Fundação Egberto Costa é uma instituição descentralizada, mantida pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, que fomenta cultura em espaços como escolas, praças, teatros, museus, bibliotecas e de incentivo à artistas feirenses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário