Vacinação
|
Dezenas de cães e gatos foram imunizados contra a raiva animal, neste sábado, 31. O imunizante foi oferecido no Centro de Controle de Zoonoses, até as 16h.
A vacina é a única forma de prevenção contra a raiva, que é letal e começa a fazer efeito a partir do 21º após a vacinação – o animal fica imunizado.
Ação semelhante aconteceu hoje no distrito de Humildes. A vacina está sendo oferecida pela Prefeitura de Feira de Santana porque neste ano não haverá campanha nacional.
A cadelinha Safira foi vacinada pela primeira vez. “É uma proteção das mais importantes”, afirmou a dona de casa Luciene de Jesus Santos, que a levou ao CCZ.
Neste caso, o animal deverá ser levado ao CCZ, dentro de um mês, para tomar a segunda dose. Depois, a vacinação passa a ser anual.
“O animal vacinado significa segurança para ele e para a gente”, disse Jane dos Santos, dona de Nininho, um gato de seis meses, que também tomou imunizante pela primeira vez.
A vacina é oferecida todos os dias pela CCZ. Cães e gatos devem toma-la a partir de três meses. Antes, o seu sistema imunológico não está pronto para receber a imunização.
Se tiver, o dono deve apresentar a caderneta de vacinação do bicho. Quem não tem, recebe uma atualizada.
Altamente contagiosa, a doença é transmissível para os seres humanos, principalmente por meio da saliva. Pode levar até dois meses para dar os primeiros sinais.
Foto: Valdenir Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário