Submarino

AQUI TEM TRABALHO

terça-feira, 20 de agosto de 2019

Formação pela Escola: diretores recebem orientações para uso do PDDE


As escolas da Rede Municipal de Ensino recebem anualmente recurso do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Para orientar sobre a utilização e finalidade da verba, os gestores escolares participaram nesta sexta-feira, 16, da Formação pela Escola, iniciativa do Ministério da Educação em parceria com as secretarias de educação do município e do estado. Mais de 30 gestores estiveram presentes e foram recepcionados pelo secretário de Educação, Marcelo Neves, que ouviu as demandas e sugestões dos diretores.
O PDDE é fornecido pelo Governo Federal para as escolas públicas com o objetivo de prestar assistência financeira, de forma suplementar, visando contribuir para a manutenção e melhoria da infraestrutura física e também apoiar ações pedagógicas das unidades de ensino.
Desde o ano de 2018, estão sendo entregues às escolas cartões de débito, que substituem os talões de cheque antes utilizados na aplicação do recurso. Até o fim deste ano, todas as unidades de ensino devem ser contempladas pela troca.
“É importante orientar principalmente as diretoras que estão no cargo há menos tempo para que o recurso seja aplicado de forma consciente. Ele pode ser usado para custear pequenos reparos na estrutura física, na aquisição de material didático e pedagógico, compra de alguns materiais e equipamentos”, explica a professora Rejane Brito Barbosa, coordenadora dos programas federais no âmbito da Secretaria Municipal de Educação.
Têm acesso ao recurso do PDDE as escolas com matrícula a partir de 50 estudantes. O valor da verba varia de acordo com o porte da escola – R$ 3 mil reais para escolas cuja a matrícula é de 50 estudantes e R$ 15.300,00, para as unidades de ensino que atendem a mais de 700 alunos. A expectativa é que em setembro, mais 30 diretores participem da formação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário