Submarino

AQUI TEM TRABALHO

sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Combate às fake news é tema de formação para professores de Língua Portuguesa


Explorar o conceito de letramento midiático alinhado ao combate às fake news. Foi este o ponto central da participação de Andréia Araújo, professora mestra do curso de Jornalismo da Faculdade Anísio Teixeira, durante o encontro de formação da área de Língua Portuguesa realizado na sede da Secretaria Municipal de Educação, esta quarta-feira, 14. O encontro integra o calendário de Atividades Complementares Formativas.
Andréia explicou que letramento diz respeito ao domínio dos estudantes em habilidades como leitura, escrita, interpretação de diferentes gêneros e tipos textuais e seus contextos de uso. O letramento midiático, por sua vez, tem relação direta com o desenvolvimento dessas habilidades no que concerne à apreensão, principalmente, de textos veiculados em redes sociais e em veículos de comunicação.
A professora também chamou atenção para o fenômeno da pós-verdade, esse que, segundo ela, tem ligação direta com as notícias falsas. “Este fenômeno acontece quando o fato tem menos importância para uma pessoa do que suas próprias convicções; do que as tendências pessoais dos indivíduos. As fake news são produzidas ao gosto do freguês, sem preocupação com a veracidade do que é noticiado”, explicou a formadora.
Ela complementa seu raciocínio lembrando Machado de Assis, criador do narrador não confiável. “Hoje nós precisamos de um leitor desconfiado, que não aceite de pronto o texto tal qual chega. Mas alguém que questione a produção, origem e veracidade dessas informações. Por isso, os professores precisam propor atividades que exercitem a leitura crítica de seus alunos”, recomenda a professora.
O letramento midiático é uma característica destacada pela Base Nacional Comum Curricular como essencial para o desenvolvimento dos alunos. A BNCC é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário