Submarino

AQUI TEM TRABALHO

sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Saldo de empregos formais em 2019 em Feira foi positivo


A diferença entre admissões e demissões no mercado formal no ano passado em Feira de Santana gerou saldo positivo de 1.185, o sétimo melhor desempenho do estado, aponta Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).
Pelo segundo ano consecutivo, o município apresenta ganho de mais de mil novos postos de emprego, que é considerado avanço em se tratando num cenário econômico acinzentado.
No período foram realizadas 35.347 contratações e 34.347 desligamentos. Os setores que mais geraram empregos foram o de serviço e o comércio, ambos considerados fortes no município.
Feira de Santana ficou à frente de potências estaduais geradoras de empregos, como Camaçari. Lauro de Freitas apresentou perda de mais de três mil vagas, no ano passado.
“O importante é não ter empregos formais perdidos, pois estamos atravessando um período não muito favorável à sua geração”, afirmou o  secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Júnior.
Afirma que o Governo do prefeito Colbert Martins Filho faz a parte dele para trazer novas empresas para o município e destaca a força do setor de serviços. “Além de um forte setor da educação, temos a saúde como referência. A demanda de ambos é alta e a tendência que neste ano o crescimento continue”.
Salienta que com construções de prédios, reformas de escolas e pavimentação de ruas, tanto na sede como na zona rural, a Prefeitura contribuiu significativamente para a formação deste saldo positivo.
A Bahia registrou retração neste setor. No ano passado, o saldo positivo foi de 1.705 postos de emprego. Mas, neste, foram 1.374.

Escola, etnia e direitos humanos são abordados na mesa de abertura da Jornada Pedagógica


“Ainda vivemos as mesmas perspectivas do colonialismo. É preciso dialogar para sair do lugar comum e ir para o caminho da emancipação”. A declaração partiu da professora mestre Railda Borges Neves [foto abaixo], integrante da Rede Municipal de Educação, durante a abertura da Jornada Pedagógica 2020, nesta quinta-feira, 30. O evento promovido pela Prefeitura aborda como tema principal o “Pensamento decolonial e aspectos socioemocionais na escola: experiências e perspectivas curriculares”.
Neste primeiro momento, realizado no auditório Ernestina Silva Lima, da Faculdade Anísio Teixeira, a jornada foi dirigida aos gestores e coordenadores pedagógicos. Uma mesa-redonda sobre a temática “Escola, etnia e direitos humanos” abriu o evento.
“Precisamos aceitar que temos resquícios profundos do colonialismo na nossa educação, na nossa vida e nos nossos seres. Daí, o pensamento decolonial. Quando reconhecemos estes sinais, começamos a lutar contra eles e damos visibilidade a essas mazelas e nos tornamos outros sujeitos, mais livres”, explica Railda. “É necessário contemplar os sujeitos plurais, já que o currículo é de uma perspectiva monoreferencial, diferente da nossa realidade. A diversidade foi excluída pela monoreferência”, avalia. 
Para falar de gestor para gestor, o professor mestre Eduardo Brito Correia, diretor do Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho, trouxe a experiência pessoal para a discussão. 
“É preciso pensar em como podemos garantir os direitos humanos para a nossa comunidade, garantir que os nossos estudantes possam compreender como respeitar a diversidade. Nós, ‘enquanto escola’, precisamos dar voz àqueles que são socialmente silenciados, para prepará-los para o mundo”, afirma. 
A diversidade e o respeito às diferenças foram amplamente abordados durante a discussão. O secretário de Educação, Marcelo Neves, destacou a pluralidade da Rede Municipal de Feira de Santana, que conta com escolas do campo, quilombolas, aquelas situadas em espaços urbanos e também a cívico-militar, que acaba de ser implementada na Rede.
“Essa pluralidade de culturas, vivências e histórias afloram no dia a dia, principalmente quando estamos inseridos em uma sala de aula. São temas com os quais nos deparamos e precisamos saber trabalhar, pois é na escola que temos que discutir não só esses, mas todos os assuntos que têm impacto na rotina da educação”, acredita Marcelo. 
“Trabalhamos com o mundo individual de cada estudante, por isso esta é uma temática tão necessária”, ressalta Elaine Cristina Santos Machado, diretora da Escola Municipal Ana Maria Alves dos Santos. “É importante que tenhamos este momento inicial antes do ano letivo, para discutirmos o que precisamos melhorar e também compartilhar nossas experiências”.
Formação de cidadãos autônomos
Na parte da tarde, o rumo da discussão se voltou para a formação de cidadãos críticos e autônomos, que tenham o respeito como um valor já enraizado em sua vida. A conversa foi coordenada pelo GEEM, Grupo de Estudos em Educação Moral de Feira de Santana.
“A gente busca uma sociedade com pessoas mais autônomas moralmente; que não precisem de uma orientação externa para agir honestamente, respeitosamente. Os valores que fazem parte dos nossos estudos são os valores da democracia, da justiça e, principalmente, do respeito mútuo”, explicou Elvira Pimentel, mestra em Educação e membro do grupo.
Também integram o grupo as professoras Izabella Saback, pedagoga e orientadora educacional na Escola Despertar; Zélia Almeida de Oliveira, especialista em Política do Planejamento Pedagógico e professora da Rede Municipal; Leiva Maria Franco, diretora da Escola Municipal Doutor Nóide Cerqueira; e Ermillo Lima, capitão da Polícia Militar. Ainda durante a tarde, os professores foram brindados pela apresentação cultural de Naely Figueiredo, ex-aluna da Rede Municipal.
Os encontros com os demais profissionais da Rede Municipal – professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais, Educação de Jovens e Adultos, das Salas de Recursos Multifuncionais, do Centro Interprofissional de Atendimento Educacional Professora Marliete Santana Bastos, InterEduc e Intérpretes de Libras e finalmente dos monitores do programa Música na Escola – vão acontecer concomitantemente na próxima segunda-feira, 3 de fevereiro, em locais diferentes. Com exceção do encontro para docentes da EJA, que vai das 18:00 às 21:00, todos os demais acontecem das 8:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00.


Mais 61 professores tomam posse às vésperas da volta às aulas na Rede Municipal

Posse
 Difícil dizer se é tarde ou cedo demais para se correr atrás de um sonho. Tamiles Brandão e Josenita Almeida de Oliveira cabem bem nesse dilema. Uma tem 23 anos, a outra, 48; uma acabou de finalizar o curso de Pedagogia e a outra pôs fim a uma trajetória de 21 anos como agente de saúde para dar aulas. Em comum, elas celebram uma conquista: ambas foram empossadas como professoras da Rede Municipal de Educação, na manhã desta sexta-feira, 31. Na próxima quinta-feira, 6, cerca de 50 mil estudantes voltam às aulas nas 206 escolas municipais.

A cerimônia de posse de mais 61 professoras e professores aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. Muitos familiares estiveram presentes para acompanhar a solenidade. Os novos educadores da rede pública foram empossados pelo prefeito Colbert Martins da Silva Filho e secretários Marcelo Neves, de Educação, e Sebastião Cunha, da Administração. 
 
Do último concurso público, realizado em 2018, 919 professores foram convocados; e destes, cerca de 760 tomaram posse para o exercício da profissão.
Na época em que fez a prova para integrar a Rede Municipal, Tamiles Brandão não havia concluído ainda o curso. Trabalhava em uma clínica ginecológica, fazia faculdade e uma pós-graduação ao mesmo tempo. Ela já prestou concurso para dois segmentos fora de sua área de atuação antes de tentar a sala de aula. Na primeira vez que mirou a Educação, foi aprovada. “É a prova de que tudo acontece na hora certa”, acredita.
 
Já Josenita começou a atuar como agente comunitária de saúde no âmbito do município em 1998. Lá, ela teve uma longa trajetória em que conseguiu construir sua casa, mas o sonho que carregava dentro de si desde criança era o de lecionar. “Até mesmo as minhas brincadeiras tinham relação com a sala de aula”, relembra.
A ex-agente de saúde foi bolsista pela Escola de Negócios do Estado da Bahia, Eneb, e ali cursou a tão sonhada Pedagogia. Estudava sempre que podia, nos intervalos do trabalho, à noite. “Fui servidora por 21 anos na Secretaria de Saúde; agora vou dar meu melhor pela Educação da nossa cidade”.
 
Ao dar as boas-vindas aos novos servidores, o prefeito Colbert Martins ressaltou a importância do trabalho dos professores para melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que implica diretamente na qualidade de vida da população feirense.
O secretário de Educação, Marcelo Neves, parabenizou aos mais novos integrantes da Rede Municipal. “É um momento de grande felicidade para quem ingressa numa carreira pública. Desejo que todos tenhamos um ano de grandes conquistas na Educação e que os novos profissionais possam realizar-se na área que escolheram”, destacou.
 
Foto: Washington Nery

Vistoria do transporte escolar particular foi prorrogada até dia 7 de fevereiro

Vistoria
 A data para encerramento da vistoria anual dos veículos que fazem o transporte escolar particular urbano em Feira de Santana, prevista para esta sexta-feira, 31, foi prorrogada pela SMTT (Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito) para o dia 7 de fevereiro.

Os donos destes veículos ganharam mais uma semana para os levarem ao pátio da SMTT, no bairro São João (antigo Campo do Gado Velho), onde a fiscalização está acontecendo. Técnicos observam as condições gerais destes veículos.
 
A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito atendeu aos pedidos da categoria para que o prazo para a realização do serviço, que é obrigatório, fosse ampliado. A fiscalização foi iniciada no dia 25.
 
A fiscalização tem como objetivo garantir segurança na prestação deste serviço – são observadas as condições do cinto, tacógrafo, freios e a documentação do veículo e dos condutores. Mais aprimorar a qualidade na prestação deste serviço.
 
A segurança na condução dos estudantes é uma das preocupações do governo municipal. Para tanto, técnicos da SMTT orientam pais e responsáveis por estes alunos, que exijam dos motoristas a documentação que os autorizam a fazer este transporte.
 
Alguns colégios iniciaram o ano letivo na segunda-feira passada. Mas as aulas na grande maioria serão iniciadas no dia 3 de fevereiro. 

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

DH busca imagens de câmeras para identificação de autores de duplo homicídio no Aviário

Vitimas
 A Delegacia de Homicídios (DH) está investigando o duplo homicídio que ocorreu na noite de ontem (29/01) no bairro Aviário, em Feira de Santana. Foram assassinados por disparos de arma de fogo Jonathan Carlos Santos Souza, 26 anos, e Edmilson Pereira Junior, 22 anos. Os crime ocorreram no Condomínio Vida Nova I, em frente ao bloco J Quadra B, no bairro Aviário,

Segundo o delegado Gustavo Coutinho, que presidiu o levantamento cadavérico, a população está muito comovida e revoltada com o que aconteceu, já que os dois jovens eram trabalhadores.
 
“Eles estavam voltando do trabalho, passaram na padaria e pararam pra conversar com alguns amigos, quando apareceram dois homens em uma moto e efetuaram vários disparos de pistola calibre 380. Uma das vítimas recebeu cerca de três disparos no tórax, perna e mão. A outra vítima recebeu três disparos nas pernas e um na cabeça, então acreditamos que foi uma execução”, informou.
 
O delegado acredita que o crime pode ter envolvimento com o tráfico de drogas, mas destaca que as vítimas não tem passagem pela polícia por prática de crimes. Segundo ele, existe guerra de facções entre o Aviário e outras localidades de Feira de Santana, mas até o momento a polícia não tem informações concretas sobre a motivação do crime.
“As vítimas não tinham envolvimento com tráfico de drogas, eram trabalhadores. Acredito que os bandidos podem ter recebido a ordem para executar pessoas no bairro Aviário. Até o momento não temos uma motivação. Acredita-se que seja algo ligado ao tráfico de drogas, mas os trabalhos de investigação mais apurados já foram iniciados e a DH deve chegar o mais rápido possível a essa motivação e também a autoria”, destacou.
 
De acordo com a polícia, após o duplo homicídio, os homens que efetuaram os disparos fugiram em direção a uma localidade conhecida como Cidade de Deus, próximo ao Aviário. Outros disparos foram feitos atingindo cerca de três vítimas que foram socorridas para o hospital e serão ouvidas posteriormente. 
 
“Ainda não sabemos se foram os mesmos autores que tentaram contra a vida de outras pessoas, ou se foram ataques simultâneos com outros autores. Estamos investigando para esclarecer. Ainda é muito precoce para afirmar qualquer coisa”, destaca.
As informações são do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade 

Bairro do Tomba recebe Bota Fora nesta quinta e sexta-feira (31/01)

Bota Fora
 A programação de limpeza pública nos bairros, promovida pela Prefeitura através das secretarias de Saúde, Serviços Públicos, Desenvolvimento Social e Superintendência de Trânsito continua. Desta vez o bairro Tomba recebe a ação que segue nos dias 30 e 31 de janeiro.

A iniciativa do Governo do prefeito Colbert Martins Filho é uma estratégia de prevenção e eliminação do mosquito Aedes Aegypti.
 
Móveis inutilizáveis, eletrodomésticos, vaso sanitário, entre outros materiais que são potenciais criadouros do mosquito podem ser descartados durante a ação do Governo do prefeito Colbert Martins Filho, que acontece até o final da tarde, a partir das 8h, iniciando do módulo policial na praça do tomba.
 
“Na última ação no bairro Cidade Nova encontramos cinco focos do mosquito apenas em uma residência. O apoio da população é essencial, seja colaborando deixando a chave na casa do vizinho para podermos trabalhar ou diariamente realizando a higiene do imóvel, retirando vasilhas da exposição da chuva”, relata Edilson Matos, coordenador do Centro de Referência em Endemias.
 
Os agentes de combate à endemias estarão realizando o trabalho focal e perifocal nos locais com maior notificação de casos suspeitos de dengue e chikungunya. "A bomba costal motorizada tipo fumacê também será utilizada", informa Edilson Matos.
 
Em breve será divulgada a data da ação nos bairros Eucaliptos, Brasília e Morrinhos. O bairro Serraria Brasil foi contemplado nos dias 17, 18 e 20 de janeiro e Cidade Nova nos dias 22, 23 e 24.
Materiais como sucatas e automóveis abandonados devem ser solicitados através do aplicativo Fala Feira 156.

Hanseníase: ação de saúde gratuita e aberta ao público nesta sexta (31/01)

CSE
 Marcando o encerramento da campanha de prevenção e combate a hanseníase, Janeiro Roxo, a Prefeitura de Feira de Santana através da Secretaria Municipal de Saúde estará ofertando atendimento de saúde gratuito e aberto ao público nesta sexta-feira, 31.

A ação acontece no antigo espaço Marcos Moraes, localizado na avenida Getúlio Vargas, das 8h às 16h. Consulta médica e de enfermagem estarão sendo disponibilizadas para pessoas com lesões ou manchas sugestivas de hanseníase, aferição de pressão arterial, atividades educativas e avaliação nutricional também fazem parte da programação.
 
Para ser atendido é necessário apresentar documentos de identidade e cartão SUS. “Mesmo na ausência do documento, a pessoa não deixará de ser atendida”, informa Kaline Mendes, enfermeira coordenadora do Programa de Referência em Hanseníase.
 
O prefeito Colbert Martins Filho, médico por formação, explica que a hanseníase, conhecida no passado como lepra, é uma doença crônica, infectocontagiosa e uma das enfermidades mais antigas da humanidade. "Em Feira de Santana, os portadores da doença recebem assistência nas unidades de saúde, onde é feito o diagnóstico e acompanhamento. Para casos específicos, o tratamento é disponibilizado no Centro de Saúde Especializado Dr. Leone Coelho Leda (CSE)", ressalta Colbert.
 
Sintomas
A hanseníase se caracteriza por manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas na pele, com perda ou alteração da sensibilidade térmica, dolorosa ou tátil no local. Possui lenta evolução e apresenta principalmente sinais e sintomas dermatoneurológicos nos nervos periféricos, como: mão, olhos e pés, podendo atingir pessoas em qualquer faixa etária, independente do sexo.
 
A transmissão ocorre através do contato prolongado e frequente com uma pessoa infectada, que não esteja em tratamento, através da tosse, espirro, saliva ou secreções nasais.
 
O tratamento é feito a base de comprimidos e a duração varia de seis a doze meses, dependendo da manifestação clínica de cada indivíduo.
 
Pessoas com sintomas semelhantes devem procurar a unidade de saúde a qual é cadastrado para receber orientações.
 

Exames de Raio-X estão sendo remarcados pelo CMDI após problema técnico em aparelho

Equipamento
 Em decorrência de problemas técnicos no aparelho, o CMDI (Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem) está fazendo a remarcação dos exames de Raio X para a segunda quinzena de fevereiro. De acordo com o diretor da unidade, Raimundo Melo, o equipamento foi danificado após uma queda de energia. “Como o aparelho está na garantia, foi acionada a assistência técnica da empresa responsável, sediada em Curitiba, para fazer o conserto”.

A Prefeitura, através da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, determinou que todas as providências fossem adotadas para garantir o atendimento ao público que já tinha agendamento para o exame de Raio X. “Os pacientes marcados para os dias 23 e 24 de janeiro, e todos os exames previstos para essa data, já foram reagendados”, garante Raimundo Melo.
 
De acordo a Gilberte Lucas, diretora presidente da Fundação Hospitalar, a estimativa é que no prazo de 10 dias as marcações sejam restabelecidas normalmente. ”As providências necessárias foram adotadas assim que houve os danos causados pela queda brusca da energia após as fortes chuvas que caíram na cidade no último dia 23. A empresa responsável informou que o aparelho será inspecionado pela equipe técnica para verificar os danos causados. Faremos o possível para não causar prejuízos para os nossos pacientes”, salienta Gilberte.
 
Para mais informações, os cidadãos podem entrar em contato através do telefone: 75 (3603-7335).

Maioria das diligências da Guarda Municipal em 2019 foi referente a escolta do SAMU


A Guarda Municipal de Feira de Santana fechou o ano de 2019 com 1.491 atendimentos diversos à população. As atividades da corporação, que vem se qualificando cada vez mais com a implementação de recursos por parte do Governo do prefeito Colbert Martins Filho, abrangem muitos setores da sociedade feirense.
O número maior de diligências foi referente a escolta do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), com 573 ocorrências. Os guardas são solicitados para acompanhar os atendimentos a pacientes psiquiátricos, lesões por arma de fogo e arma branca, e agressões.
Em segundo lugar, com 306 atendimentos, é o policiamento em eventos, nos festejos promovidos pelo Governo Municipal, tanto na sede, como nos distritos. A Guarda também realizou 126 acompanhamentos de ações para as outras secretarias municipais e 121 ocorrências da Operação Escola Mais Segura.
118 ocorrências de crimes ambientais foram registradas
Um número alarmante é o de ocorrências para crimes ambientais. Foram 118 entre maus tratos aos animais, exploração de areal irregular e crimes contra a fauna e a flora. Três acompanhamentos à delegacia foram realizados em relação a esses crimes.
Os equipamentos de saúde do município tiveram a presença da Guarda Municipal em 79 oportunidades. A população também pode solicitar a presença dos agentes, caso seja necessário. Neste setor, foram 76 chamados atendidos. Os guardas participaram 70 vezes da operação Feira Quer Silêncio.
O setor de Brigada de Emergência, que faz o trabalho nos jogos de futebol realizados no estádio Joia da Princesa, e também em eventos públicos, esteve em serviço 11 vezes. Foram conduzidos pela Guarda Municipal à Delegacia de Polícia oito pessoas no ano passado.

Jornada Pedagógica 2020 reúne gestores e coordenadores pedagógicos da Rede Municipal esta quinta


“Pensamento decolonial e aspectos socioemocionais na escola: experiências e perspectivas curriculares”. Este é o tema geral da Jornada Pedagógica de 2020, evento destinado aos professores da Rede Municipal de Educação. Este ano, a jornada acontecerá em dois dias.
O primeiro momento acontece já nesta quinta-feira, 30, no auditório Ernestina Silva Lima, da Faculdade Anísio Teixeira, e é reservado aos gestores e coordenadores pedagógicos. A abertura acontece a partir das 8h30min., com a participação do secretário de Educação, Marcelo Neves.
De acordo com a diretora do Departamento de Ensino da Seduc, Jozelia Araujo, este ano, o evento busca promover a discussão sobre o conceito de decolonialidade, articulando-o aos aspectos socioemocionais aflorados no contexto do trabalho pedagógico-curricular das escolas da Rede Municipal de Educação de Feira de Santana.
“Consideramos a importância de manter viva a ideia de rejeição a qualquer tipo de preconceito e discriminação. O currículo escolar, por vezes oculto ou silenciado, nos abre um leque de possibilidades de estabelecer relações de alteridade com o outro, consigo mesmo e com o mundo. O oculto e o silenciado podem e devem ser discutidos de forma dialógica em direção à função social da escola”, defende a professora.
Na parte da manhã, das 8:00 às 12:00, os gestores participarão de uma roda de conversa sob a temática “Escola, etnia e direitos humanos”. À tarde, haverá uma roda de conversa sobre “Questões emocionais na escola: experiências e perspectivas curriculares”. Para esta mesa, foram convidados Gileno dos Santos Cerqueira Junior, médico e capitão da Polícia Militar; Eduardo Brito Correia, mestre em Educação de Jovens e Adultos; e Railda Borges Neves, mestra em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas.
Na segunda parte do evento, das 14:00 às 17:00, será composta outra mesa com a temática “Questões Emocionais na Escola: experiências e perspectivas curriculares”. Para ela, foram convidadas as professoras Izabella Saback, pedagoga e orientadora educacional na Escola Despertar; Elvira Pimentel, mestra em Educação; Zélia Almeida de Oliveira, especialista em Política do Planejamento Pedagógico; e Ermillo Campos, capitão da Polícia Militar.
Os encontros com os demais profissionais da Rede Municipal – professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais, Educação de Jovens e Adultos, das Salas de Recursos Multifuncionais, do Centro Interprofissional de Atendimento Educacional Professora Marliete Santana Bastos, InterEduc e Intérpretes de Libras e finalmente dos monitores do programa Música na Escola – vão acontecer concomitantemente na próxima segunda-feira, 3 de fevereiro, em locais diferentes. Com exceção do encontro para docentes da EJA, que vai das 18:00 às 21:00, todos os demais acontecem das 8:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00.
Dia 30/01
Gestores e coordenadores pedagógicos
Auditório da FAT (Auditório Ernestina Silva Lima, Rua General João Costa, n 122, Ponto Central): das 8:00 às 12:00 e 14:00 às 17:00

Dia 03/02
Educação Infantil - Centro de Cultura Maestro Miro: das 8:00 às 12:00 e 14:00 às 17:00
Ensino Fundamental I - AUDITÓRIO DA FAT (Centro Cultural Professora Zorilda Moraes Lima. Rua General João Costa, nº 122, Ponto Central): das 8:00 às 12:00 e 14:00 às 17:00
Ensino Fundamental II - AUDITÓRIO DA FAT (Auditório Ernestina Silva Lima, Rua General João Costa, n 122, Ponto Central): das 8:00 às 12:00 e 14:00 às 17:00
Professores de SRM / INTEREDUC E INTÉRPRETES DE LIBRAS – Auditório da Secretaria Municipal de Saúde: (avenida João Durval Carneiro) das 8:00 às 12:00 e 14:00 às 17:00
Professores de EJA – Seduc: das 18:00 às 21:00
Monitores do Programa Música na Escola – Seduc: das 8:00 às 12:00 e 14:00 às 17:00.

Sebrae passa a atender MEI na Sala do Empreendedor


O Sebrae já está atendendo os microempreendedores individuais (MEI) na Sala do Empreendedor, no Galpão de Cereais do Centro de Abastecimento, visando facilitar a declaração junto ao Ministério da Economia. A iniciativa faz parte de parceria firmada entre a instituição e o Governo do prefeito Colbert Martins Filho, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec).
Coordenadora do projeto Sala do Empreendedor, do Sebrae, na região do Sertão, Simone Patrícia visitou o secretário da Settdec, Antônio Carlos Borges Júnior, na Sala do Empreendedor, juntamente com o novo preposto para atendimento na unidade implantada no Centro de Abastecimento,coordenado por Eduardo Xavier Júnior.
O técnico do Sebrae fará o atendimentos dos microempreendedores individuais visando facilitar suas declarações junto ao Ministério da Economia. Na Sala do Empreendedor também os interessados também poderão abrir sua nova inscrição de MEI.
Antônio Carlos Borges Júnior informa que em Feira de Santana existem aproximadamente 26 mil microempreendedores individuais cadastrados atuando em diversos setores. “Temos parceria setorial com o projeto Empreender, onde o setor de salão de beleza tem a condição de, na mesma unidade onde ela seja cadastrada, ter o segundo MEI no mesmo local para manicure. Isto foi um avanço, o prefeito Colbert Martins Filho possibilitou a esses empreendedores que se utilizem do mesmo espaço e trabalhem compartilhados”, frisou o secretário.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Técnicos da Sedeso e Defesa Civil monitoram áreas críticas afetadas pela chuva


As áreas em situações críticas por causa das intensas chuvas que têm caído em Feira de Santana, nos últimos dias, estão sendo monitoradas por técnicos do Governo Municipal. Equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedeso) é da Defesa Civil estão percorrendo bairros e mapeando áreas de risco, onde moradores estão enfrentando problemas por causa dos alagamentos.
Os técnicos estão cadastrando famílias cujas casas foram atingidas pelas chuvas, verificando as demandas e, em casos necessários, providenciando o auxílio moradia, medida temporária de até três meses para pagamento de aluguel residencial, viabilizando benefícios sociais ou encaminhando para o Complexo Poliesportivo Oyama Pinto para abrigo emergencial. 
A situação mais crítica de danos nas residências em função das chuvas foi verificadas nos bairros Baraúnas, Jardim Cruzeiro/Rua Nova, Omero Figueredo, Arco Íris, Campo Limpo, George Américo e José Ronaldo, dentre outros. Nestas localidades, o volume das águas da chuva atingiu indices tão altos que invadiu as casas e provocou prejuízos materiais. O caso mais grave foi no conjunto Feira X, onde o córrego transbordou e fez uma vítima fatal.

Casa dos Conselhos em novas instalações a partir desta sexta


A Casa dos Conselhos de Feira de Santana passa a funcionar em novas instalações, mais amplas e confortáveis, a partir desta sexta-feira, 31. O novo endereço é na rua Osvaldo Cruz, 167, bairro Kalilândia, próximo às antigas instalações, da rua Domingos Barbosa de Araújo. 
Para viabilizar a mudança, o prédio passou por reforma e adaptação visando garantia a acessibilidade de portadores de necessidades especiais e também atender às necessidades dos Conselhos.
O novo endereço é o mesmo onde já funcionou o Via Feira. Oferece espaço mais amplo e ambiente mais confortável para reuniões e eventos dos Conselhos municipais de direitos.
A mudança de endereço foi determinada pelo prefeito Colbert Martins Filho por entender a necessidade do público que frequenta os conselhos dispõem de um ambiente melgor estruturado.
O secretário de Desenvolvimento Social (Sedeso), Pablo Roberto Gonçalves,  ressaltou a importância de valorização dos Conselhos em função do importante papel que exercem na sociedade.
No local vai funcionar o Conselho de Assistência Social, o Conselho do Idoso, Conselho das Comunidades Negras e Indígenas, Conselho da Mulher, Conselho da Juventude, Conselho da Pessoa com Deficiência, Conselho da Criança e da Juventude e também o Conselho da Segurança Alimentar. 

Prefeitura apresenta plano de intervenções para o trânsito da região do Centro de Abastecimento


A Superintendência Municipal de Trânsito apresentou durante reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, na tarde de segunda-feira (27), o projeto das intervenções para o trânsito do centro da cidade, as quais devem ser iniciadas em fevereiro através da Superintendência Municipal de Trânsito- SMT, com o advento do Centro Comercial Popular, localizado em área próxima ao Centro de Abastecimento. Estiveram presentes na reunião, as instituições parceiras do projeto de requalificação do centro, como diversas autoridades e representantes de entidades de classe, além dos secretários municipais, do prefeito Colbert Martins Filhos e da imprensa. 
A apresentação feita pelo Superintendente Municipal de Trânsito, Mauricio Carvalho, demonstrou as intervenções que serão realizadas no entorno da Praça do Tropeiro e do Centro de Abastecimento, e como vão modificar todo o trânsito, solucionando os problemas do tráfego da região. Dentre as ações estão planejados o recapeamento asfáltico, alargamento de ruas, além de toda a sinalização horizontal e vertical das vias. Dentre as quais receberão asfalto, as Ruas Juvêncio Erudilho, Manoel Matias e Manoel da Costa Ferreira terão cobertura asfáltica realizada pela SMT através de recursos oriundo das infrações.
Será implementado o sentido único em todas as ruas ao redor da Praça do Tropeiro, sendo assim, a Rua Juvêncio Erudilho fará binário com a Rua Manoel da Costa Ferreira,  a Rua Manoel Matias fará binário com a Rua Porto velho, incluindo todas as suas transversais, que tomarão também formato de binário. 
Foram apresentadas também sugestões para ações futuras, como forma de colaborar com o ordenamento cada vez mais eficaz e seguro do trânsito no centro da cidade. O superintendente Maurício Carvalho mencionou a necessidade da implantação da Zona azul, possibilitando uma maior rotatividade das vagas de estacionamento no trecho, além da necessidade de uma intensa e rigorosa operação de fiscalização, no intuito de fazer com que a sinalização seja respeitada por parte dos condutores nas ruas do entorno do Centro Comercial Popular.

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

SMT realiza leilão de veículos no dia 10 de fevereiro


Diversos automóveis e motocicletas, oriundos de apreensões da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), que estavam no pátio, serão leiloados no próximo dia 10 de fevereiro, no Hotel Caju de Ouro, localizado na avenida Presidente Dutra, a partir das 9h. Serão 309 veículos disponíveis para arremate entre conservados, sucatas aproveitáveis e sucatas aproveitáveis com motor inservível.
O leilão visa arrematação dos lotes para o maior lance ofertado. Os lotes de veículos na condição conservado, que voltarem a circular em vias públicas, terão os débitos anteriores a data do leilão pagos ou desvinculados, o arrematante não arcará com os custos de débitos, exceto aos que vencerem após a data do leilão.
Os lotes de veículos na condição de sucata aproveitável terão baixa no sistema Renavan (Registro Nacional de Veículos Automotores), não podendo ser registrados ou licenciados, sendo absolutamente proibida a sua circulação em vias públicas, destinando-se exclusivamente para reaproveitamento comercial de suas peças e partes metálicas.
Também estarão disponíveis no leilão 253 veículos considerados sucatas inservíveis divididos em três lotes: Lote A, com 149 motocicletas, ciclomotores e CC50; Lote B, com 102 automóveis de passeio; e  Lote C, com 2 veículos pesados.
Neste caso é constituída dos veículos e materiais inservíveis de bens automotores abandonados, sem identificação ou sem possibilidade de qualquer recuperação e regularização junto ao Órgão Executivo Estadual de Trânsito, e serão destinados, exclusivamente, a reciclagem após o devido procedimento de descontaminação, descaracterização, e trituração a ser efetivado pelo arrematante, de acordo com as normalizações de saúde, ambientais e de segurança.
O edital com as regras para o leilão foi publicado na edição deste sábado, 25, do Diário Oficial Eletrônico (https://www.diariooficial.feiradesantana.ba.gov.br/atos/executivo/1F3VLU2412020.pdf) e pode ser conferido pelos interessados. Pela internet, também, os interessados podem verificar os lotes e ofertar lances, através do site: https://www.focoleiloes.com.br/.

CAPS II Dr. Silvio Marques está funcionando em sede própria


Desde o início de janeiro, o Centro de Atenção Psicossocial Dr. Silvio Luiz Santos Marques (CAPS II) atende em um novo espaço, localizado na rua Alcântara, loteamento modelo, bairro mangabeira. A mudança de endereço do equipamento da Prefeitura, mantido pela Secretaria Municipal de Saúde, foi motivada devido o fim das obras de construção da sede própria.
O CAPS II mantém o horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e conta com uma equipe multidisciplinar composta por: médico psiquiatra, assistente social, psicólogo, enfermeiro, técnico de enfermagem e psicopedagogo.
Pessoas acima de 18 anos de idade, com transtornos mentais graves e persistentes podem ser acompanhadas pela equipe, para isso, se faz necessário comparecer ao local portando cópia dos documentos pessoais com foto, cartão SUS e comprovante de residência.
“Essa pessoa será avaliada para verificar se enquadra nos critérios de matrícula, e então, se corresponder a esses critérios, ela será cadastrada e terá todo suporte assegurado de forma gratuita”, explica o coordenador do CAPS II Dr. Silvio Marques, Joadson Ferreira.
Ainda de acordo com o coordenador, somente neste equipamento, aproximadamente 4 mil usuários recebem atendimentos de saúde – estão matriculados 8.176 pessoas. Em toda a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) pouco mais de 30.495 pessoas são assistidas pelo município atualmente.
“A estrutura da sede própria foi preparada para receber a requalificação do Ministério da Saúde, onde em breve poderá realizar acolhimento noturno e observação, sendo requalificado como CAPS tipo III”, afirma Joadson Ferreira.
Para o prefeito Colbert Martins Filho a construção da sede própria fortalece as políticas públicas direcionadas à Rede de Atenção Psicossocial de Feira de Santana, proporcionando mais saúde para os feirenses.
A nova sede conta com seis consultório, posto de enfermagem, farmácia, salas de repouso e vestiário para profissionais de saúde, refeitório, COPA, espaço de convivência, sanitários adaptados para usuários e funcionários, leitos de acolhimento, salas de oficina, sala de coordenação, além de jardim e estacionamento.


Novo uniforme da Brigada de Emergência da Guarda Municipal é apresentado


A Brigada de Emergência da Guarda Municipal de Feira de Santana apresentou seu novo uniforme para a população feirense na tarde deste domingo, 26, durante a partida entre Fluminense de Feira e Vitória no estádio Joia da Princesa.
Foram entregues dois modelos de fardamento, na cor laranja, capacete laranja com o brasão da corporação na frente e também do lado esquerdo da vestimenta. Quepe laranja com o brasão na frente e as bandeiras do estado e do município. Calça azul marinho, coturnos alongados pretos e demais acessórios.
O novo uniforme representa o esforço do governo do prefeito Colbert Martins Filho em relação ao pronto emprego do trabalho da Brigada de Emergência em diversos eventos realizados e sediados no município, além de fazer parte do plano de investimentos na Guarda Municipal ainda neste ano.
“Esse é mais um investimento que nossa corporação vem recebendo. Agradecemos por essa atenção especial com a Guarda e aguardamos outro que ainda estão por acontecer nessa gestão”, destaca o comandante da Guarda Municipal, Antonio Élio dos Santos.
A partida entre Fluminense e Vitória foi válida pela segunda rodada do Campeonato Baiano de Futebol 2020. A presença da Brigada de Emergência no estádio proporciona maior segurança ao torcedor e à população, aliado a responsabilidade da Guarda Municipal na segurança dos torcedores, de acordo com o Estatuto do Torcedor.

Prefeitura decreta Situação de Emergência por conta das chuvas


O prefeito Colbert Martins Filho decretou Estado de Situação de Emergência no município de Feira de Santana em razão do elevado volume de chuvas entre os dias 23 e 26 de janeiro deste ano. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial Eletrônico desta terça-feira, 28.
A situação de anormalidade é válida apenas para os bairros que comprovadamente foram afetados pelas fortes chuvas, conforme prova documental estabelecida pelo Relatório Preliminar de Ocorrência da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.
Foram os bairros Campo Limpo, Baraunas, Gabriela, Pampalona, Cidade Nova, Parque Brasil, Ponto Central, Papagaio, Campo do Gado, Mangabeira, Alto do Papagaio, Queimadinha, Parque Ipê, Loteamento José Ronaldo, Feira X, Viveiros, George Américo, Jardim Cruzeiro, Parque Getúlio Vargas e Pedra do Descanso.

Com o decreto, o prefeito autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem nas ações de respostas necessárias a minimizar os efeitos causados pelas chuvas. E também às autoridades administrativas e aos agentes de Defesa Civil, diretamente responsáveis pelas ações de resposta, a usar de propriedade particular, no caso de iminente perigo público, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano, de acordo com o estabelecido no inciso XXV, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Desde que as chuvas começaram a cair no município, o prefeito Colbert Martins Filho vem adotando medidas para salvaguardar a população feirense dos perigos, inclusive, visitando os locais mais afetados para tomar providencias emergenciais. A Coordenadoria da Defesa Civil, junto com outros órgãos vem realizando um trabalho diariamente nas áreas afetadas.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Classificados para serviço de mototaxista são convocados para apresentação de documentação


Os 218 classificados às vagas para o credenciamento para o serviço de mototáxi em Feira de Santana, terão 45 dias para apresentar à SMTT (Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito) a documentação exigida publicada no edital. Quase metade dos futuros prestadores de serviço é formada por ex-mototaxista. 
Com a entrega da documentação, a Prefeitura informará a data de realização de pré-vistoria, prazo para padronização e vistoria dos veículos. O não cumprimento das exigências contidas no presente ato convocatório e na Lei Municipal nº 3815/2018 acarretará o descredenciamento do candidato.
Os selecionados deverão apresentar os seguintes documentos: Certificado de Registro e Licenciamento do veículo, no município de Feira de Santana, na categoria aluguel, expedido pelo DETRAN/BA, em nome do classificado, admitindo arrendamento mercantil, desde que figure como único arrendatário perante instituição financeira, constando ano de fabricação de no máximo cinco anos considerando o ano previsto para início de operação.
Mais apólice de seguro contra riscos para o condutor do veículo e para o passageiro em valor não inferior a R$ 10 mil reais por pessoa a ser realizado com seguradora que tenha autorização pela Superintendência de Seguros Privados–SUSEP, para operar este seguro no mercado brasileiro.
Duas fotografias de identificação recentes no tamanho 3x4, Certidões negativas criminais expedidas pelas Justiças Estadual e Federal atualizadas, comprovante de pagamento do preço público para realização de vistoria do veículo.
Serão aceitos, inicialmente, nota fiscal do veículo expedida em nome do interessado, ou Certificado de Registro de Veículos (CRV/DUT) assinado com firma reconhecida, figurando o interessado como comprador.
No entanto, para recebimento da AMM e o respectivo alvará, o candidato classificado deverá apresentar o documento exigido no ato da vistoria, após a padronização do veículo e classificação da placa para aluguel.

Prefeito Colbert Filho se reúne com agentes distritais e pede atenção redobrada com as chuvas na região


Preocupado com as eventuais consequências decorrentes das fortes chuvas que caem sobre a região, o prefeito Colbert Martins Filho se reuniu com agentes distritais, na manhã desta segunda-feira, 27, no Paço Maria Quitéria.
Como medidas de precaução, dentre as orientações passadas pelo gestor aos servidores municipais que atuam na Zona Rural, destaca-se a identificação de fatores de risco para evitar acidentes de graves proporções, em função das chuvas.
Colbert Filho também a entrega de seis máquinas patrols e duas pás carregadeiras, equipamentos que passam a integrar a frota de veículos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano.
O encontro contou com as participações do secretário Mário Borges (Agricultura), e Paulo Aquino (Chefe de Gabinete).


Atendimento de fisioterapia é oferecido para bebês prematuros nascidos no Hospital da Mulher


Atendimentos fisioterapêuticos gratuitos são oferecidos para crianças prematuras que nasceram no Hospital Inácia Pinto dos Santos, mais conhecido como Hospital da Mulher. O serviço, garantido pela Prefeitura de Feira de Santana, a através da Fundação Hospitalar, é realizado nos dois turnos, de segunda a sexta.
As sessões têm como objetivo a estimulação precoce das funções motoras dos pacientes, em um ambiente que os bebês sejam estimulados a perceber o próprio corpo, além de realizarem exercícios para o fortalecimento muscular.  A equipe é formada por profissionais e colaboradores do Hospital da Mulher.
Eles observam a quantidade da evolução dos pacientes bebês, que saem do Centro Obstétrico, se transferem para UTI Neonatal, para o berçário ou passam par o tratamento no Método Canguru, de acordo com as orientações médicas.
“As crianças que nasceram antes do tempo precisam dessa assistência para que não haja atraso no marco do crescimento. Dependendo do quadro, verificamos progressos rápidos. Há outros que levam mais tempo e a partir daí encaminhamos para um serviço mais especializado”, afirma a fisioterapeuta Priscila da Hora.
Ela afirma que são utilizados métodos e instrumentos para dar um retorno mais personalizado para cada paciente. “Chego a atender, em meus plantões, cerca de 200 crianças, com um tempo entre 20 a 30 minutos para cada uma delas. Muito embora, cada criança determina o seu tempo de acordo com a evolução”.
O prefeito Colbert Martins Filho, que é médico por formação, destaca a importância do serviço ofertado pelo Governo Municipal. “É necessário para as crianças prematuras, mas também para os familiares receberem orientações. A ideia é que as atividades sejam estendidas ao cotidiano da família, para que seja alcançado o melhor resultado possível após a alta médica”, afirma o prefeito.
Segundo Alícia Pereira da Silva, 21 anos, mãe de criança prematura nascida no Hospital da Mulher, a fisioterapia foi primordial para o filho. “Sem essa assistência e as orientações eu não teri noção de algumas coisas, inclusive a forma correta de fazê-lo engatinhar antes de andar. Meu filho não tinha firmeza no corpo e hoje, após nove meses de acompanhamento ele já fica de pé. Isso é um alivio para mim”.
“É um serviço que melhora a qualidade de vida desses bebes. É um serviço humanizado e realizdo com muita dedicação e responsbilidade”, ressalta a diretor-presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas.

Fundação Hospitalar apresenta números históricos de atendimentos nos últimos seis anos


Uma série histórica de atendimentos e procedimentos, entre 2013 e 2019, foi apresentada pela Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS). Os números, considerados satisfatórios, revelam um aumento na prestação de serviços nos equipamentos administrados pela autarquia da Prefeitura Municipal.
Referência no atendimento de parto humanizado e com assistência para 80 municípios pactuados, o Hospital Inácia Pinto dos Santos, mais conhecido como Hospital da Mulher, realizou 210.137 atendimentos e 64.175 internamentos de 2013 até 2019. Somente no ano passado, foram 18.385 atendimentos e 7.805 internamentos.
Já o Hospital Municipal da Criança José Eduacy Lins foi responsável pelo atendimento especializado em pediatria para 8.285 pacientes em 2019. Os dados apontaram também um aumento na realização de exames laboratoriais. Foram mais de 2 milhões de exames no Laboratório Municipal de Análises Clínicas em pacientes da rede de saúde em 2019. Em 2013 esse número era de 254.147 pacientes.
O relatório destaca a produtividade do Hospital da mulher na realização de exames de especialidades, a exemplo de imunologia, microbiologia e teste do pezinho, que chegaram a 395.340 exames em 2019.
Comparando os dados dos últimos seis anos, o total de procedimentos realizados no Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI), os atendimentos pularam de 79.984 com os procedimentos ofertados para 564.262. Somente em 2019 foram 83.743 exames de raio x, mamografia, densitometria, ultrassonografia, eletrocardiograma e punção de mama.
No Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez (CMPC), os procedimentos realizados em 2013 foram de 17.045 para 175.558 até 2019.
Os números ressaltam o investimento que o Governo Municipal vem fazendo nos últimos anos, tanto em aparelhos com tecnologia de ponta como em instrumentos médicos, além das mudanças nas estruturas físicas dos equipamentos públicos da FHFS.
O prefeito Colbert Martins Filho, que é médico por formação, comemorou a série histórica e reafirmou o compromisso com a saúde pública do município. “Podemos ver os avanços nos atendimentos ofertados pelo Hospital da Mulher e os outros equipamentos para a população feirense. Essa é a forma do governo trabalhar. Investindo muito mais na saúde do município e mostrando as pessoas os avanços na assistência da saúde”.
“Em 2019 fizemos inúmeras campanhas educativas, mutirões de atendimento, estendemos, inclusive, os atendimentos para os finais de semana. Investimos em projetos inovadores e na estrutura dos equipamentos que possibilitam atuar na prevenção do câncer, motivando e conscientizando homens e mulheres a se cuidarem”, destaca a diretor-presidente da FHFS, Gilberte Lucas.
O fato do prefeito ser médico é um dos principais pontos positivos para esse aumento na assistência, como destaca Gilberte Lucas. “Ele é um conhecedor nato da área de saúde. E através do prefeito vários serviços foram implantados”.

domingo, 26 de janeiro de 2020

Homem desaparece ao cair em canal de drenagem no Feira X após chuva forte

Córrego onde homem caiu e desapareceu, em Feira de Santana, neste domingo (26) — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros de Feira de Santana

Três homens caíram em um córrego na tarde deste domingo (26/01), no o Conjunto Feira X, em Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador. Dois dos homens conseguiram sair da água, mas um segue desaparecido. As informações são do Corpo de Bombeiros da cidade.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o caso ocorreu depois da forte chuva que atingiu a cidade. Os moradores contaram aos bombeiros que Marcos Carvalho, de 42 anos, foi arrastado quando estava quebrando a parede de um barraco para tentar tirar a água que tinha invadido o local.

O corpo de bombeiros fez buscas nas proximidades mas, por volta das 17h, ainda não havia conseguido localizar a vítima. Por causa da força da água, a parede da subestação da Embasa, na cidade, que fica ao lado do local onde as vitimas estavam, desabou.

De acordo com o Climatempo, a previsão para a cidade é de períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. A temperatura varia entre 19ºC e 29ºC.

Na última quinta-feira (23), muitos alagamentos foram registrados na cidade por conta da chuva forte. Segundo informações da Estação Climatológica da Universidade Federal de Feira de Santana (Uefs), choveu 53 mm entre 18h e 19h. O volume se aproximou do previsto para o ano inteiro, que é de 60 mm.

Informações do G1

Prefeito visita áreas de risco atingidas pelas chuvas


O prefeito Colbert Martins Filho visitou, neste domingo, 26, as áreas de risco atingidas pelas fortes chuvas que caíram em Feira de Santana nos últimos dias. Acompanhado de técnicos da Prefeitura e da Defesa Civil, determinou a adoção de medidas visando enfrentar a situação e garantir a assistência a quem estiver desabrigado. 
Os transtornos e prejuízos provocados pelas chuvas foram verificados pelo prefeito entre os bairros Rua Nova e Jardim Cruzeiro, a exemplo da 2° Travessa Barrolândia, onde a água da chuva invadiu casas e danificou móveis.
Já no Loteamento João Serafim, no bairro Campo Limpo, o volume de água das chuvas também invadiu inúmeras casas em ruas situadas em locais mais baixos. Nesta área, o prefeito Colbert Martins Filho determinou estudo técnico visando redimensionar a rede de drenagem de águas pluviais. Ele ouviu relatos de moradores da comunidade, como Aristides Maltês Júnior, e determinou a visita de técnicos da Prefeitura para fazer levantamento detalhado da situação e de intervenções necessárias que estejam ao alcance da administração municipal.
A inspeção, acompanhada do secretário de Prevenção à Violência (Seprev), Moacir Lima, e do chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedeso), Pedro Américo, prosseguiu pelos bairros Omero Figueredo e Arco-Íris, onde um canal de drenagem de um córrego e de águas pluviais transbordou, invadiu casas e destruiu móveis e eletrodomésticos de várias famílias.
Nesta região, uma escadaria de acesso à um pontilhão e o próprio pontilhão foram danificados pelas chuvas, que também derrubaram muro de uma casa e um muro de contenção. O prefeito Colbert Martins Filho determinou à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano o reparo emergencial.
Colbert Martins Filho também esteve no bairro Baraunas, onde os moradores de algumas ruas, como a Treavessa Oetronílio Pinto e e rua 12 de Outubro, também estão enfrentando problemas provocados pelas chuvas.

Prefeitura realiza ação preventiva e poda árvores da Marechal Deodoro


O Governo Municipal realizou uma operação preventiva para evitar acidentes com árvores ao longo da rua Marechal Deodoro, no Centro da cidade. Durante todo este domingo, 26, técnicos da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), podaram os galhos de árvores que ofereciam riscos de acidentes.
Coordenador da ação, o diretor do Departamento de Áreas Verdes da SESP, João Falcão, ressaltou a importância da medida para prevenir acidentes. Ele observou que é comum algumas árvores não resistirem às fortes chuvas e ventos comuns nesta época do ano e galhos partirem e cairem.
Ao longo da Marechal Deodoro existem árvores antigas, com.mais de 40 anos, das espécies Espatódeas, Flamboyants e Amendoeiras.
Para realizar a operação, os camelôs que trabalham no local e se instalam debaixo das copas das árvores foram avisados. O serviço foi realizado por 22 técnicos, utilizando dois caminhões conchas, dois caminhões abertos para transporte dos galhos, motosserras e cordas para baixar os galhos.

sábado, 25 de janeiro de 2020

Melhorada ventilação do Galpão de Carne do Centro de Abastecimento


O Galpão de Carnes do Centro de Abastecimento está ganhando mais ventilação natural. A medida está sendo adotada por determinação do prefeito Colbert Martins Filho, após ouvir a opinião dos comerciantes instalados no pavilhão.
Para viabilizar a melhoria, tornando o ambiente mais arejado e também com melhor  aproveitamento da luz natural, está sendo realizada a abertura da parte superior das paredes laterais.
As intervenções estão sendo supervisionadas pelo secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec), Antônio Carlos Borges Júnior. Ele destacou que a medida faz parte das intervenções promovidas pelo Governo Municipal visando modernizar o equipamento.