Submarino

AQUI TEM TRABALHO

segunda-feira, 13 de junho de 2022

Aumenta demanda por atendimento em saúde mental depois da pandemia

 

CAPS realizaram 17 mil atendimentos entre janeiro e maio

Em Feira de Santana, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) oferecem atendimento especializados em saúde mental para os mais diversos tipos de transtornos, desde quadros graves e persistentes até aqueles devido ao uso de álcool e outras drogas. Somente este ano, 17 mil atendimentos foram realizados entre janeiro e maio.

A procura aumentou depois da pandemia. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, o CAPS AD (Álcool e Drogas) liderou a procura com crescimento de 57%. A unidade atende em média 425 pessoas por mês.

Dentre os principais problemas apresentados pelos pacientes que procuram a unidade, têm destaque o uso abusivo de substâncias psicoativas, principalmente o álcool e cigarro.


Outra unidade que se destaca pelo aumento na procura é o CAPS Infantil, com crescimento de 40%. Foram 3.220 atendimentos este ano – em média 820 por mês.

“Os principais problemas apresentados pelos pacientes cadastrados nesta unidade são o transtorno do espectro autista, automutilação, tentativa e ideação suicida”, explica a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial, Regicelia Silva.

No CAPS II Silvio Marques, a demanda de novos pacientes também é crescente. A unidade realiza em média 690 atendimentos por mês.

“Entre os transtornos mentais mais prevalentes, se destacam os de humor, depressão, ansiedade, bipolaridade e as esquizofrenias. Após a flexibilização das medidas de isolamento percebeu-se um aumento em cerca de 30%, o que pode estar relacionado com a Covid-19 e seu reflexo social”, avalia a coordenadora.

O CAPS II Oscar Marques tem registrado demanda maior para consultas com psiquiatras, psicólogos e oficinas terapêuticas. Atualmente, a média mensal é de 654 pacientes.  Já no CAPS III, que oferece atendimento 24 horas, o número saltou de 470 para 600 – o que representa aumento de 27%.

Pessoas com transtornos mentais leves devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs). Os casos moderados e graves são atendidos nos CAPS, que oferecem demanda espontânea ou agendada.

O atendimento é prestado por uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, fonoaudiólogos e psiquiatras. Em Feira de Santana, mais de 38 mil pessoas recebem atendimento psicológico nos CAPS.

Confira o endereço dos Centros de Atenção Psicossocial:

CAPS II Silvio Marques: Rua Alcântara nº 100, bairro Mangabeira, tel: 3626-1060

CAPS II Oscar Marques: Rua Comandante Almiro, nº 1170, bairro Serraria Brasil, tel: 3614-6595.

CAPS III João Carlos Lopes Cavalcante: Rua Francisco Martins da Silva, nº 239, bairro Ponto Central, tel: 3612-4555.

CAPS Osvaldo Brasileiro Franco (CAPS Infantil): Rua Alameda das Pedras S/N. Olhos D'água (Próximo a Arena Senador), tel: 3612-4556.

CAPS Álcool e Drogas Dr. Gutemberg Almeida (CAPS AD): Rua Paris número 41, Santa Mônica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário