Submarino

AQUI TEM TRABALHO

quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Bahia registra nesta quarta (30/11) 1.565 casos de Covid-19 e mais 10 óbitos

 

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.565 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,09%), 977 recuperados (+0,06%) e 10 óbitos. Dos 1.719.357 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.682.451 já são considerados recuperados, 6.052 encontram-se ativos e 30.854 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações.

 

boletim epidemiológico desta quarta-feira (30/11) contabiliza ainda 2.060.096 casos descartados e 362.847 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas desta quarta-feira. Na Bahia, 69.535 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

 

Vacinação

Até o momento a Bahia contabiliza 11.735.329 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.890.150 com a segunda dose ou dose única, 7.550.972 com a dose de reforço e 2.693.852 com o segundo reforço. Do público de 5 a 11 anos,1.074.578 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 745.753 já tomaram também a segunda dose. Do grupo de 3 a 4 anos, 64.878 tomaram a primeira dose e 25.536 já tomaram a segunda dose. Do grupo de 6 meses a 2 anos, 1.052 tomaram a primeira dose.

Informações  da Ascom SESAB Foto Thiago Paixão 

Secretário Carlos Brito conhece em Barcelona práticas vitoriosas sobre cidades inteligentes

 

Comitiva brasileira visitou a Prefeitura de Barcelona

O secretário de Planejamento, Carlos Brito, representou o prefeito Colbert Martins Filho no Smart City World Congress, evento internacional que aconteceu em Barcelona, na Espanha, entre 14 e 18 deste mês. A programação foi articulada pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) com diversas atividades para conhecer práticas vitoriosas sobre cidades inteligentes.

Carlos Brito esteve acompanhado pelo empresário Edson Piaggio, presidente do Instituto Pensar Feira, também representante de Feira de Santana no evento. Além do Smart City World Congress, a programação também incluiu interlocuções sobre investimentos internacionais e o compartilhamento de experiências para o desenvolvimento de cidades mais inclusivas, sustentáveis e humanas.

O secretário Carlos Brito ressalta que a experiência foi bastante positiva e também serviu para evidenciar que Feira de Santana está no caminho certo dentro do conceito de cidade inteligente.

"Algumas coisas que foram mostradas lá, nós já estamos trabalhando em Feira. Como a implantação de luminárias com tecnologia 5G e câmeras com reconhecimento facial, projetos urbanísticos que buscam privilegiar os pedestres, implantação de HUBs de tecnologia visando fortalecer startups, bem como outras ações claras para empreendedorismo jovem", elencou. 


 Na oportunidade o secretário, juntamente com a comitiva brasileira, realizou uma visita á Prefeitura de Barcelona. "Pudemos conhecer toda a tecnologia gerencial e administrativa, bem como o sistema de mobilidade urbana", destacou Brito. 

Comitiva brasileira

A programação teve início na segunda-feira, 14, ocasião em que o prefeito de Ribeirão Preto-SP, Duarte Nogueira, secretário-geral da Frente, conduziu intervenções de outros governantes municipais, com o objetivo de apresentar a empresários catalães as vocações das cidades e atrair investimentos internacionais. Além de Duarte, participaram da agenda os prefeitos de São José dos Campos-SP, Anderson Farias; de São Vicente-SP, Kayo Amado; de Dourados-MS, Alan Guedes; de Rio Verde-GO, Paulo do Vale; e as vice-prefeitas de Salvador, Ana Paula Matos; e de Rio Branco-AC, Marfiza Galvão.



Feira aguarda novas doses contra covid para manter a vacinação; 3 unidades com estoque zerado

 

Outras unidades também podem sofrer com desabastecimento

Nesta quarta-feira (30), três unidades de saúde da atenção básica de Feira de Santana estão com estoque de vacinas contra a Covid-19 zerados. Dessa forma, a Secretaria Municipal de Saúde aguarda a chegada de novas doses para retomar a imunização nesses locais.

Entre as unidades que já não possuem nenhuma dose para aplicar estão: Cassa, Caseb e Dispensário Santana.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carlita Correia, outras unidades também podem sofrer com desabastecimento da vacina nas próximas horas. A previsão é que até esta quinta-feira (01), o município receba novos lotes dos imunizantes.

“Os locais que ainda não zeraram o estoque, tem poucas doses. A qualquer momento podem terminar. Estamos aguardando o recebimento desses imunos que serão enviados pelo governo do Estado, mas não há um horário previsto para essa chegada”, alertou a coordenadora.


Foto Jorge Magalhães- SECOM 

Mães de prematuros e a expectativa de ir para casa

 

Angelma é mãe de um casal de gêmeos prematuros

Cada nova grama acrescida ao peso é motivo de comemoração e de renovação de esperança pela alta médica e a tão desejada ida para casa. Este sentimento é compartilhado por cada uma das mães de bebês prematuros internados no Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher. Na unidade hospitalar, mães e bebês contam com toda assistência e atenção necessária. Durante este mês, quando é realizada a campanha Novembro Roxo, a Fundação Hospitalar de Feira de Santana está chamando a atenção para a importância da gestação planejada e do pré-natal completo, o que minimiza os riscos da prematuridade.  

Quando estava na 34ª semana de gestação, Angelma Pereira teve que ser submetida a um parto de emergência. Ela foi diagnosticada com restrição de placenta, o que foi agravado por se tratar de uma gestação de gêmeos. Aos 35 anos de idade, e após 15 anos do segundo filho, a professora deu à luz a Artur e Valentina, durante a madrugada após horas de monitoramento. 

Os gémeos prematuros nasceram pesando pouco mais de 1.5Kg cada, e foram imediatamente encaminhados para o berçário do Hospital da Mulher. Eles estão há mais de 15 dias na unidade hospitalar, assistidos na Unidade de Cuidados Intermediários(UCINca), sob o Método Cangurú, afim de adquirir o peso necessário para a alta médica. 
 
“Eu tive duas surpresas: o parto ser antes da data prevista, pela diferença de peso dos bebês, e por serem gêmeos. Eu era mãe de dois filhos, agora sou mãe de três meninos e uma menina. Estou muito feliz”, declarou Angelma. Otimista com a possibilidade de alta dos bebês e poder assistir os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Catar no conforto de sua casa, ela ressalta que os motivos da família para comemorar vão além do futebol. “Tive sorte por ter sido diagnosticada a tempo de salvar meus bebês aqui no Hospital da Mulher. Agora só quero me juntar ao resto da família”, acrescentou. 


Expectativa para segurar o filho pela primeira vez

A principal expectativa de toda mãe após o parto é poder segurar seu filho. Um gesto natural e bastante representativo. Entretanto, para algumas mães de bebês prematuros, esse simples ato não pode acontecer de imediato. A vendedora autônoma, Ione da Silva Vieira, 44 anos, passou por essa experiência. Foram 12 dias de angústia, acompanhando o pequeno Ítalo Rian na UTI-Neonatal. Somente após a ida do bebê para o berçário, a mãe segurou o filho nos braços pela primeira vez, após o parto.  

“Eu ia todos os dias acompanhá-lo, tirar o leite para ele e para os outros bebês internados que precisavam. Era angustiante não poder segurar meu filho, sentir o cheirinho dele. Vou levar essa experiência para a minha vida, e tudo que aprendi de lição aqui, no acolhimento, com as outras mães. Sei que vou permanecer por mais alguns dias, mas não vejo a hora de ir para casa”, declarou. 


 Acompanhamento após a alta

As crianças que nascem prematuras no Hospital da Mulher continuam recebendo o acompanhamento pela unidade mesmo após a alta médica. O pequeno Heitor Dourado, hoje com cinco meses de vida, nasceu com 32 semanas. Passou vários dias na UTI-Neonatal. Situação que resultou em momentos de muita tensão e angústia para a família. 

“Esses dias foram difíceis e frustrantes. Em alguns momentos ele estava bem e só estávamos esperando que ganhasse peso o suficiente para receber alta, em outros ficávamos tensos devido ao quadro de dificuldades respiratórias”, lembrou a mãe Luana Dourado. 

“O dia em que ele foi liberado foi o mais feliz do ano. Meu marido, Heitor e eu fomos recebidos com festa. A família toda estava ansiosa para conhecê-lo e muito feliz por ele ter vencido todo o processo, até estar em casa”, narrou.  

Mesmo já tendo alcançado o desenvolvimento motor adequado para a idade, Heitor ainda precisa fazer a estimulação precoce. Realiza fisioterapia uma vez por semana, consultas com o pediatra e o cardiologista no ambulatório do Hospital da Mulher. Esse atendimento é garantido pelo município para os recém-nascidos no Hospital da Mulher até completarem um ano de vida. Após esse período, se necessário, serão encaminhados à outras unidades de saúde especializadas.  

Novembro Roxo

A presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas, ressalta que o principal aspecto da campanha Novembro Roxo é a conscientização quanto a importância de medidas que previnem os riscos da prematuridade. “Conseguimos sensibilizar muitas mães quanto a necessidade do contato pele a pele desde o momento do nascimento. Durante a campanha orientamos e alertamos para os riscos de uma gestação não planejada e à importância do pré-natal completo, para um parto saudável”, destaca. 


Colbert Filho representou FNP em evento internacional sobre tecnologia 5G

 

Prefeito participou de uma conferência online nesta terça-feira

O prefeito Colbert Martins Filho representou a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) no Mobile 360 Latin America, evento realizado no México, que teve como um dos temas a implementação da tecnologia 5G no território brasileiro. O gestor feirense é vice-presidente de infraestrutura da FNP e participou do encontro através de uma live. 

O evento reúne as agências de telecomunicações e as associações de empresas de telefonia móvel de países latinos como Chile, Bolívia e Brasil. A conferência desta terça-feira (29) que teve como objetivo abordar os avanços na implementação de infraestrutura de telecomunicações na América Latina e o impacto da tecnologia nas atividades econômicas e sociais. 

Colbert destacou a expecatativa com a chegada da nova tecnologia e a sua importância especialmente para cidades situadas no interior brasileiro. "A tecnologia 5G tem o potencial de levar a inclusão digital e social. Segundo estimativa do Nic.br em 2021, cerca de 19% dos domicílios brasileiros ainda não possuem acesso aos meios digitais", destacou.  

Ele observou ainda que a FNP acompanhou o leilão das bandas de 5G e o cronograma da abertura do sinal nas capitais brasileiras. "Em parceria com diversos atores, inclusive o setor de telefonia, reunimos técnicos municipais para juntos discutirmos melhorias na legislação local para instalação de antenas", ressaltou Colbert. 

Feira lidera ranking Cidades Amigas do 5G na Bahia

Feira de Santana lidera no estado da Bahia o Ranking Cidades Amigas do 5G. A metodologia avalia dentre os 155 maiores municípios brasileiros, aqueles que mais estimulam a oferta de serviços de telecomunicações no Brasil, por meio da elaboração de políticas e ações públicas que incentivem e facilitem a instalação de infraestrutura necessária à expansão destes serviços. A divulgação do novo ranking ocorreu no último dia 08 de novembro, durante o Painel Telebrasil Talks. 

No Brasil, Feira ocupa a 39ª posição. A frente de todas as demais cidades baianas, como Juazeiro, na posição 64, Salvador na 73ª, Itabuna na 83ª, Camaçari na 129ª posição, Lauro de Freitas aparece em 132º lugar, e Vitória da Conquista na 142ª posição. 

O prefeito Colbert Filho observa que "uma melhor posição no ranking significa que o Município está melhorando o acesso do cidadão à internet e trazendo novos investimentos".    


Moderna iluminação realça arquitetura do Paço Municipal

 

A arquitetura do Paço Municipal Maria Quitéria, sede da Prefeitura de Feira de Santana, ganhou mais destaque com a iluminação especial. Nesta terça-feira (29), o prefeito Colbert Martins Filho acompanhou o acendimento das luminárias.

Foram instaladas barras de LED (RGBW) que mudam de cor conforme a programação. São 105 no total, acesas dentro das comemorações de final de ano. A iniciativa faz parte do Projeto Luz da Gente, que abrange a implantação de iluminação especial visando a valorização e o embelezamento de monumentos e espaços públicos e urbanos.

De acordo com o prefeito, a moderna implantação dá destaque para a estrutura do prédio que possui estilo arquitetônico eclético.

“Esta iniciativa é importante para a revitalização dos centros históricos da cidade e das principais áreas de construção arquitetônica que possuem, em sua maioria, características europeias. A iluminação dá mais destaque para o que é bonito na arquitetura”, considera.

O prefeito anunciou ainda que a Igreja dos Capuchinhos também será contemplada. “Estamos com o projeto para a implantação da iluminação especial na igreja dos Capuchinhos. Será uma grande intervenção em uma igreja que é muito bonita e fica logo no trecho de entrada do município”, destacou Colbert Martins.

A moderna iluminação faz parte do projeto especial que já contemplou igrejas e monumentos do município, como as igrejas Senhor dos Passos, no Centro da cidade, Nossa Senhora dos Humildes e São José, ambas localizadas nos distritos. O monumento ao Caminhoneiro, na avenida Presidente Dutra, é outro equipamento que está mais iluminado.

Acompanharam o acendimento das luminárias os secretários municipais Eli Ribeiro (Serviços Públicos), Carlos Brito (Planejamento), Renata Maia (Comunicação), além do chefe de gabinete do prefeito, Fanael Ribeiro, o diretor de Limpeza Pública, João Marcelo, e representantes da Conecta Feira.



Uso de máscaras em ambientes fechados volta a ser obrigatório em Feira de Santana

 

Medida em decorrência do crescimento de casos de Covid-19

Em decorrência do preocupante crescimento de novos casos da Covid-19 em Feira de Santana, o prefeito Colbert Martins Filho determinou o uso obrigatório de máscaras em ambientes fechados, onde circulam várias pessoas. A medida foi publicada em decreto na edição desta quarta-feira (30) do Diário Oficial Eletrônico do Município. 

Conforme o decreto, "fica obrigado o uso de máscaras de proteção em Feira de Santana nos seguintes locais: hospitais e demais unidades de saúde, transportes públicos, salões de beleza e centros de estética; bares, restaurantes, lanchonetes e demais estabelecimentos similares; templos para atos religiosos e litúrgicos; escolas e universidades; em ambientes fechados, a exemplo de teatros, cinemas, museus, parques de exposições e espaços congêneres".


A publicação determina ainda que "fica suspensa a visitação social aos hospitais e demais unidades de saúde. Ao acompanhante de pacientes em unidade de saúde ficará o acesso condicionado à utilização de máscara de proteção e a comprovação da vacinação".

Permanecem autorizados os eventos e atividades com a presença de público, tais como: cerimônias de casamento, eventos urbanos e rurais em logradouros públicos ou privados, eventos exclusivamente científicos e profissionais, circos, parques de exposições, solenidades de formatura, feiras, passeatas, parques de diversões, espaços culturais, teatros, cinemas, museus, espaços congêneres e afins, templos para atos religiosos litúrgicos e os eventos esportivos coletivos, profissionais ou amadores.


A vacinação deverá ser comprovada, mediante apresentação do documento fornecido no momento da imunização ou do Certificado Covid, obtido através do aplicativo “Conect SUS” do Ministério da Saúde, que contenha a confirmação de: duas doses da vacina ou dose única, para o público geral; uma dose da vacina para crianças e adolescentes alcançados pela Campanha de Imunização contra a Covid-19, observado o prazo de agendamento para segunda dose; doses de reforço subsequentes da vacina para o público alcançado por esta etapa da Campanha de Imunização contra a Covid.

O acesso a quaisquer prédios públicos, nos quais se situem órgãos, entidades e unidades administrativas, fica condicionado à obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção.



terça-feira, 29 de novembro de 2022

Idosa de 84 anos com pneumonia aguarda regulação; outros 35 pacientes na fila

 

Na policlínica do Tomba, são dois pacientes aguardando regulação

Em Feira de Santana, 36 pessoas aguardam por transferência para uma unidade hospitalar até esta terça-feira (29). As vagas são disponibilizadas pelo Sistema de Regulação do Governo do Estado. Os pacientes estão distribuídos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e policlínicas municipais.

Na policlínica do Tomba, são dois pacientes aguardando regulação. Uma idosa de 84 anos, que está há dois dias esperando transferência para tratar de uma pneumonia e um senhor de 72 anos, que deu entrada na unidade com apendicite.

Além disso, 17 pacientes aguardam regulação na UPA Queimadinha, 10 na UPA Mangabeira e outros 7 distribuídos nas policlínicas municipais: Feira X (3), George Américo (1), Parque Ipê (1) e Rua Nova (2).

REGULAÇÃO ESTADUAL

O Sistema de Regulação Estadual é uma ferramenta do Governo do Estado que disponibiliza vagas em unidades públicas hospitalares conforme critério de gravidade e não proximidade, visando a democratização do acesso.

Para isso, o paciente atendido em uma unidade de urgência e emergência é avaliado e submetido a exames laboratoriais ou de imagem, de acordo com as condições clínicas.

Se comprovada a necessidade de assistência hospitalar, os profissionais da unidade solicitam a regulação no sistema para que o paciente tenha a assistência adequada.


Informações e foto Thiago Paixão da Ascom -SMS

Aprovado projeto que solicita autorização de crédito de mais de R$ 9 milhões para Serviços Públicos

 

Após muitas discussões e, inclusive, realização de sessão extraordinária para votação dos projetos de suplementação orçamentária enviados pela Prefeitura Municipal, os a Secretaria de Serviços Públicos (SESP) vai receber crédito no valor de R$9.863.169,00 para manutenção do sistema de iluminação pública, preservação e revitalização da arborização urbana, e recolhimento e tratamento do lixo. O projeto que trata do tema – nº 84/2022 – foi aprovado nesta terça-feira (29) na Câmara Municipal. 

 
Os recursos disponíveis para atender às despesas decorrentes do referido crédito suplementar serão divididos, segundo a propositura, em serviços de terceiros (pessoa jurídica) e despesas de pessoal decorrentes de contratos de terceirização. Vale ressaltar que a votação e aprovação dos projetos hoje respeitou o prazo de 5 (cinco) dias determinado em lei. 

Informações da ASCOM-CMFS e Foto: Mario Neto

População pode se vacinar contra Covid à noite, nas unidades do Programa Saúde na Hora

 

Assegurar a proteção daqueles que trabalham em horário comercial

Os feirenses que possuem diversos afazeres durante o dia podem se vacinar contra a Covid-19 no período da noite. O serviço de vacinação é disponibilizado nas Unidades de Saúde da Família, vinculadas ao Programa Saúde na Hora, que possuem o horário de funcionamento ampliado de 8h às 21h (confira os endereços no final da matéria).

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carlita Correia, a vacinação nesses locais ocorre até as 20h30. O objetivo da estratégia é assegurar a proteção daqueles que trabalham em horário comercial.

“O horário diferenciado dessas unidades é, justamente, pensando naqueles que têm uma vida corrida ou trabalham o dia todo. Quem deseja ser imunizado contra a covid de forma rápida, deve comparecer. Temos vacinas disponíveis, mas a procura lá tem sido baixa”, destacou a coordenadora.  

Nessa segunda-feira (28), o município registrou 250 novos casos da covid.  Conforme o boletim epidemiológico, há nove pacientes internados. Até ontem, Feira de Santana contabilizou 1900 casos da doença no mês de novembro.

Endereço das Unidades de Saúde da Família Saúde na Hora:
 
USF Campo Limpo I, V e VI: Rua Hosita Serafim, S/N, bairro Campo Limpo.
 
USF Liberdade I, II e III: Rua El Salvador, S/N, bairro Feira VII.
 
USF Queimadinha I, II e III: Rua Pernambuco, S/N, bairro Queimadinha.
 
USF Parque Ipê I, II e III: Rua Ilha do Retiro, S/N, bairro Parque Ipê.
 
USF Videiras I, II e III: Rua Iguatemi, S/N, bairro Mangabeira.
 
USF Rua Nova II, III e Barroquinha: Rua Juvêncio Erudilho, 35, bairro Rua Nova.

Informações e foto Thiago Paixão SMS

Reunião do Conselho de Cultura nesta quarta (30/11)

 

Plano Municipal de Cultura é um dos assuntos da pauta

Membros do Conselho Municipal de Cultura se reúnem nesta quarta-feira (30), no Teatro Municipal Margarida Ribeiro, das 8h ao meio-dia, onde vão discutir sobre o Plano Municipal de Cultura e a lei que rege o conselho.

O secretário da pasta e presidente do conselho, Jairo Carneiro Filho, enfatiza a importância da participação de todos.

“Neste ano tivemos dificuldade em discutir alguns assuntos diante da falta de quórum nas reuniões. Portanto, convidados a sociedade civil e os vereadores que fazem parte para estarem presentes”, diz.

Jairo Filho ressalta que entre os assuntos a serem discutidos, a aplicação dos recursos federais das leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc para o próximo ano.

“Precisamos de um conselho ativo, eficiente e que traga resultados para a cultura de Feira de Santana”.



Renovação de matrícula na rede estadual de ensino segue até sexta-feira (02/12)

 

Foto: Feijão Almei

 A renovação de matrícula na rede estadual de ensino segue até a próxima sexta-feira (02/12) e o processo deve ser realizado na própria unidade escolar em que o estudante vai concluir o ano letivo de 2022.

O estudante com 16 anos de idade ou mais pode fazer a sua própria renovação. Já para o estudante menor de 16 anos, a renovação deverá ser feita pelos pais ou responsáveis. No momento da renovação é feita uma triagem de documentos e, caso não exista pendência de algum documento, o estudante assina o Termo de Renovação e a renovação é validada no sistema pelo atendente.
 
O superintendente de Políticas para a Educação Básica, Manoel Calazans, ressaltou a importância da atualização dos dados dos estudantes. “Durante a renovação da matrícula, é importante que os estudantes apresentem o comprovante de residência atualizado ou, até mesmo, sinalizem se houve mudança de telefone de contato da família. A atualização cadastral, durante a renovação da matrícula, é fundamental por conta dos diversos programas de assistência estudantil que a Secretaria da Educação do Estado (SEC) oferece, como, por exemplo, o Bolsa Presença, que é um benefício que exige constantes atualizações cadastrais”.
 
O aluno que desejar mudar de turno ficará condicionado à existência de vaga no turno pretendido.  E, caso não renove a matrícula até o dia 2 de dezembro, a solicitação de uma nova vaga só poderá ser feita em janeiro de 2023, de acordo com calendário a ser divulgado pela SEC.
 
Informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria da Educação do Estado da Bahia e Foto: Feijão Almeida/SECBA

MAPA prorroga vacinação contra a Febre Aftosa em todo o país

 

Vacinação

 Por meio do Ofício Circular nº 90, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) informou na manhã desta segunda-feira (28/11), a prorrogação da vacinação do rebanho em todo o país até 17 de Dezembro de 2022. De acordo com o ofício a medida visa o atendimento às solicitações de algumas unidades da federação (UFs) “motivadas, em parte, pela a aprovação e liberação tardia de lotes de partidas de vacina, alcançando o terço final do período previsto da etapa de vacinação”. 

Para o diretor geral da Adab, Lázaro Pinha, a decisão “visa evitar transtornos ao produtor e evitar prejuízos à cobertura vacinal no Brasil, no que a Bahia atenderá, prontamente, à recomendação”. O prazo para a declaração de vacinação na Bahia será até 02 de Janeiro de 2023. 
 
Em todo o estado 12.407.167 cabeças devem ser vacinadas nesta 2º etapa. Na última campanha, foram imunizados 94,70% do rebanho. “Temos, aproximadamente, 300 mil propriedades com exploração pecuária, que precisam estar georreferenciadas no sistema de defesa da Adab”, lembra o diretor de Sanidade Animal da Adab, Carlos Augusto Spínola. “Por isso, é importante que, na hora de declarar a vacinação dos animais, o produtor também leve a coordenada geográfica de sua fazenda”, finaliza. 

Informações e foto Ascom Adab 28.11.2022 

Decreto estadual reestabelece situações com obrigatoriedade do uso de máscaras na Bahia

 

Será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), na edição desta terça-feira (29/11), decreto estadual que determina as circunstâncias nas quais estará reestabelecida a obrigatoriedade do uso de máscaras. A medida, autorizada pelo governador Rui Costa, entra em vigor nesta terça em todo o território baiano e tem objetivo de conter a disseminação do coronavírus após o aumento dos casos de Covid-19.

O uso de máscaras voltará a ser obrigatório em transportes públicos, tais como trens, metrô, ônibus, lanchas e ferry boat, e seus respectivos locais de acesso, como estações de embarque; em salões de beleza e centros de estética; em bares, restaurantes, lanchonetes e demais estabelecimentos similares; em templos para atos religiosos litúrgicos; em escolas e universidades; em ambientes fechados, tais como teatros, cinemas, museus, parques de exposições e espaços congêneres.
 
Eventos de diversas modalidades seguem com realização autorizada. No entanto, volta a ser exigido o uso de máscara e comprovação de vacina naqueles em que haja controle de acesso e venda de ingressos. A comprovação de vacinação, em todos os casos em que é solicitada, será feita mediante apresentação do documento fornecido no momento da imunização ou do Certificado Covid, obtido por meio do aplicativo “CONECT SUS”.
A necessidade da demonstração de vacinação será obrigatória também para o acesso a quaisquer prédios públicos, nos quais se situem órgãos, entidades e unidades administrativas. Os atendimentos presenciais no Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) e no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) ficam condicionados à comprovação da vacinação e à obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção.
 
De acordo com a secretária da Saúde do Estado, Adélia Pinheiro, as medidas contidas no decreto visam reduzir o avanço da Covid-19 no estado. “Essas ações, que poderão ser juntadas a outras a depender da evolução da pandemia, são importantes para que a população esteja melhor protegida e para que possamos deixar todos assistidos”, afirma.
 
Informações SECOM-BA e fotos de Jorge Magalhães 

Bahia registra 2.258 casos de Covid-19 e mais 8 óbitos nas últimas 72 horas

 


RT-PCR

 Na Bahia, nas últimas 72 horas, foram registrados 2.258 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,13%), 1.564 recuperados (+0,09) e 8 óbitos. Dos 1.716.905 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.680.599 já são considerados recuperados, 5.472 encontram-se ativos e 30.834 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações.

A partir desta segunda-feira, os boletins epidemiológicos de Covid-19 voltam a ser divulgados de segunda a sexta-feira.
 
O boletim epidemiológico desta segunda-feira (28/11) contabiliza ainda 2.059.780 casos descartados e 362.031 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas desta segunda-feira. Na Bahia, 69.400 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. 
 
Vacinação
Até o momento a Bahia contabiliza 11.733.518 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.888.548 com a segunda dose ou dose única, 7.546.046 com a dose de reforço e 2.658.788 com o segundo reforço. Do público de 5 a 11 anos,1.073.444 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 739.995 já tomaram também a segunda dose. Do grupo de 3 e 4 anos, 63.905 tomaram a primeira dose e 24.897 já tomaram a segunda dose.
 
Informações da Ascom –SESAB e foto de Jorge Magalhães  

segunda-feira, 28 de novembro de 2022

II Feira de Saúde Interprofissional será realizada nesta quinta (01/12)

 

Vacinação contra covid estará disponível no evento

Moradores dos bairros Feira VI, Papagaio e Santa Quitéria serão beneficiados com serviços de saúde e socioassistenciais durante a 2ª edição da Feira de Saúde Interprofissional que será realizada nesta quinta-feira (01). Os atendimentos estarão disponíveis na Praça Principal da Rua A, de 08h às 14h. 

A enfermeira-chefe da Unidade de Saúde da Família, Naluse Coutinho, destaca que a iniciativa da Prefeitura em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) conta com uma equipe multidisciplinar e tem por objetivo aproximar a comunidade do poder público.

“Teremos  a participação de vários setores da Secretaria de Saúde e de outros órgãos levando informações tanto sociais como de saúde. Vai ser uma feira para a comunidade em geral, porque abrange da criança ao idoso”, ressaltou.

Quem precisa atualizar o quadro vacinal também pode aproveitar o momento. Estarão disponíveis imunizantes contra covid, influenza, hepatite e antitetânica. Para receber a dose, é necessário apresentar documento de identidade, cartão SUS e caderneta de vacinação.

Além disso, será ofertado consulta médica com clínico geral; aferição de pressão arterial e glicemia; testes rápidos para detecção de HIV, sífilis, hepatite B e C; corte de cabelo; orientações nutricionais e referentes ao Auxílio Brasil. 

No local, haverá palestra com equipes da Ronda Maria da Penha e Corpo de Bombeiros, atração musical e aulão com educador físico. A diversão das crianças será garantida no espaço infantil que vai dispor de brincadeiras e pinturas.

Foto Roberta Costa ASCOM-SMS

Vacinação contra a Covid de crianças de 3 e 4 anos é retomada

 

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu 2.570 doses da vacina CoronaVac e retomou a vacinação para crianças de 3 a 4 anos, para serem aplicadas como primeira e segunda doses neste público.

O município estava com o armazenamento zerado e aguardava o abastecimento por parte do Ministério da Saúde. Porém, o quantitativo recebido é insuficiente para atender todo o público e a vacinação vai ocorrer até durar o estoque.

Para facilitar a imunização, as crianças de 3 a 4 anos serão vacinadas na Unidade de Saúde da Família Rua Nova II, III e Barroquinha, vinculada ao programa Saúde na Hora, com funcionamento ampliado das 8h às 21h. O posto de saúde está localizado na Rua Juvêncio Erudilho, 35, bairro Rua Nova.

As unidades de saúde que estão localizadas nos distritos vão fazer a busca ativa das crianças de 3 a 4 anos, e de imediato fazer a imunização. 

OUTROS GRUPOS DO PÚBLICO INFANTIL 


A vacinação de crianças de 5 a 11 anos, continua normalmente, uma vez que utiliza a vacina de outra farmacêutica. O imunizante é aplicado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs), de segunda a sexta-feira.

Vale lembrar que crianças de seis meses a dois anos 11 meses e 29 dias com comorbidades ou imunossuprimidas podem ser vacinadas contra a Covid com a vacina Pfizer Baby.

A aplicação da vacina nestas crianças será realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Cassa, Subaé, Caseb 1, Mangabeira, Dispensário Santana, Serraria Brasil, Irmã Dulce. O horário é das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Para receber a dose, a criança deve estar acompanhada dos pais ou de um adulto responsável, com os documentos de identidade e cartão SUS, além da caderneta de vacinação. Para aqueles com comorbidade, é preciso apresentar relatório médico.

Fotos Thiago Paixão-SMS

Plano de ações para combater enchentes será discutido na próxima quinta (01/12)

 

Estudo

 A Prefeitura de Feira realiza na próxima quinta-feira (1º de dezembro), das 9h às 11h, o seminário final para elaboração do Plano Diretor de Drenagem e Manejo das Águas Pluviais Urbanas. O seminário será realizado de forma virtual e transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da Prefeitura de Feira.

O plano é um instrumento que norteará ações de prevenção e redução dos prejuízos causados pelas chuvas em áreas críticas na cidade, além de orientar o crescimento sustentável dos assentamentos urbanos.

A população feirense poderá contribuir através do formulário online a ser disponibilizado durante o seminário. Desta forma, o município atende as diretrizes nacionais de saneamento e gestão urbana através da Fundação Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (FEP/UFBA).

Os trabalhos vem sendo acompanhados pela Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan). O documento vai resolver os constantes problemas enfrentados nos últimos anos relacionados às inundações provocadas pelas chuvas.

 Foto: Jorge Magalhães

Concurso de vídeos educativos promovido pela SEC tem votação popular até 5 de dezembro

 

Projeto de vídeo;

 A Secretaria da Educação do Estado (SEC) realiza, até o dia 5 de dezembro, a etapa "Votação Popular" do Concurso de Vídeos Educativos Saúde na Escola 2022. Para a escolha, os interessados devem acessar o endereço votacaopopular.educacao.ba.gov.br, se cadastrar na plataforma, assistir aos vídeos e votar no seu favorito. Será aceito um voto por e-mail cadastrado. Para mais informações sobre como votar, baixe o tutorial no endereço https://bit.ly/3gpc0MR.

Acesse aqui a página oficial do concurso : www.educacao.ba.gov.br/concursodevideos
   
Neste ano, o concurso tem como tema "O protagonismo estudantil promovendo a prevenção, o autocuidado, a empatia e melhor qualidade de vida para todes". A iniciativa é destinada a estudantes da rede estadual de ensino com o objetivo de promover a reflexão sobre a temática entre os estudantes e professores, além de estimular ações de promoção à saúde na escola.
 
Cada estudante-autor e professor-orientador dos oito vídeos - um de cada subtema - com maior número de votos obtidos na plataforma receberão como premiação um notebook. O resultado final será divulgado no Portal da Educação, até o dia 21 de dezembro.
 
Assessoria de Comunicação Secretaria da Educação do Estado da Bahia
 
Imagem: Projeto de vídeo; Biologia

Prefeitura pode pagar juros por atrasar pagamento do PASEP

 


A Prefeitura de Feira de Santana pode pagar juros e correção monetária por atraso no pagamento do PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público). O valor do imposto totaliza R$ 1.256.241,89. O Governo Municipal tem dinheiro em caixa suficiente para o pagamento, mas não tem dotação orçamentária e precisa, agora, da autorização da Câmara de Vereadores.

O projeto foi encaminhado para o Legislativo de Feira de Santana em agosto, mas ainda não foi votado pelos vereadores. De acordo com o secretário da Fazenda, Expedito Eloy, o imposto não recolhido no prazo determinado estará sujeito a acréscimos moratórios por dia de atraso. O valor diário corresponde a R$ 4.145,60. “O imposto recolhido fora do prazo de vencimento fica, ainda, sujeito a juros equivalentes. E na virada do mês, mais R$ 12.562,42 a título de SELIC”, explica Expedito.

O PASEP é um abono salarial que foi criado pelo Governo Federal em 1970. Servidores públicos cadastrados no PASEP há pelo menos cinco anos e que tiveram uma renda máxima de dois salários mínimos no ano-base têm direito ao abono salarial.


Meningite meningocócica pode levar à morte em 24 horas, alerta infectologista

Doença pode ser prevenida por meio da vacinação

Quando não tratada, a meningite, inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, pode levar o infectado à morte em questão de dias. As crianças são as mais afetadas com essa doença, causada por vírus e bactérias.

Conforme a infectologista referência da Secretaria Municipal de Saúde, Melissa Falcão, o tipo mais preocupante é a meningocócica, originada pela bactéria meningococos. Pois, caso não seja diagnosticada em tempo hábil, a pessoa infectada tem grandes chances de evoluir para óbito entre 24 e 48 horas.

“Se a criança tem febre, dor de cabeça forte e vômito, deve ser levada imediatamente a uma unidade de saúde. Não só para investigar meningite, mas para pensar nas outras doenças de diagnóstico diferencial”, alertou a médica.

Vírus como HPV, dengue, herpes e outras viroses que circulam também podem influenciar no surgimento da meningite. Para a especialista, a vacina é a única forma de se proteger contra todos os tipos da doença.

“A meningite por meningococo e a meningite por Haemophilus influenzae são as duas maiores preocupações a nível de saúde pública porque se adquire passando de uma pessoa para outra, mas a vacina que está disponível na rede básica previne”, destacou.

Em Feira de Santana, o imunizante Meningo C segue disponível em todas as unidades de saúde para pessoas entre 1 e 19 anos de idade, além de trabalhadores da saúde com até 55 anos. Para receber a vacina, é necessário apresentar os documentos de identidade, cartão SUS e a caderneta de vacinação.


Foto ACM-SECOM