Treinamento aconteceu no auditório da SMS
Os cuidados durante o atendimento aos pacientes diabéticos com ferimentos foram tema de capacitação dos profissionais da rede municipal de saúde nesta quinta-feira (18), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O encontro faz parte das atividades em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro.
A capacitação foi ministrada por estomaterapeutas. A enfermeira especialista em tratamento de feridas, Áquila Chahinne Souza, apresentou aos profissionais como é o processo de identificação da gravidade dos ferimentos e como devem ser tratados.
“As lesões geralmente estão localizadas em áreas difíceis de adaptação do curativo. Entre as complicações mais comuns estão infecções ou problemas na circulação dos membros inferiores, provocando o surgimento de feridas que não cicatrizam, por exemplo nos pés. Essas feridas precisam ser tratadas o quanto antes, uma vez que podem evoluir e ocasionar a amputação”, explicou.
De acordo com a coordenadora do Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso (Cadh), Andreia Silva, o treinamento possibilita que os profissionais tenham facilidade para identificar e abordar pacientes diabéticos com ferimentos graves.
“O paciente diabético tem uma dificuldade maior na cicatrização dos ferimentos. Sendo assim, existe a necessidade dos profissionais de saúde que cuidam destas pessoas estarem sempre atualizados no tratamento das feridas”, destacou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário