Situações-problemas envolvendo as quatro operações da matemática
A matemática está presente no cotidiano e até nas brincadeiras mais divertidas. Com dominó, quiz, cartas, trilhas, jogos de tabuleiro e muitas atividades divertidas aconteceu nesta semana os Jogos Matemáticos do Centro Integrado de Educação Municipal Professor Joselito Falcão de Amorim, no Centro. Mais de 600 estudantes do anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º) participaram da iniciativa.
O projeto, que alia diversão e aprendizado, faz parte do cronograma anual de atividades para o segmento dos anos finais. Os professores de matemática da escola, Jacqueline Lemos, Felipe Sacramento, Pedro Eliezer Suzart, Jonara Sampaio e Elisangela Assis, foram responsáveis por organizar a competição.
Mas quem colocou a “mão na massa” para criar e confeccionar os jogos foram os próprios estudantes. No primeiro dia de atividades, na terça-feira (1), os alunos do 6° e 7° ano fizeram a exposição de suas criações e a galera do 8º e 9º aproveitou para visitar os stands e brincar. Já na quinta-feira (3), os papéis das turmas se inverteram.
Para participar do projeto eles precisaram desenvolver e resolver situações-problemas envolvendo as quatro operações da matemática, assim elaboraram formas de resolução válidas no encontro das soluções através dos jogos.
“Os conteúdos trabalhados na disciplina matemática são convertidos em jogos fabricados pelos alunos, preferencialmente com material alternativo, cujo principal objetivo é desenvolver o raciocínio lógico matemático através do lúdico”, explica a diretora da unidade, a professora Daiane Aragão Araújo Andrade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário