Submarino

AQUI TEM TRABALHO

sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Professor Ildes Ferreira foi homenageado em lançamento de livros

 

A tarde da quinta-feira (03/11) foi de lançamento de livros e homenagens ao professor Ildes Ferreira na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). O evento, realizado no auditório 5, módulo 7, destacou a importância do docente nos ensinamentos acadêmicos, na realização de pesquisas, na atuação em movimentos sociais e como figura humana. Ex-alunos, orientandos, colegas professores, familiares e representantes da sociedade civil relembraram a trajetória profissional e as relações pessoais construídas por Ildes Ferreira, que faleceu em 2019.

Uma das obras lançadas, “Leituras sobre participação social e desenvolvimento econômico e sustentável: um tributo a Ildes Ferreira” (Editora CRV), teve organização dos professores Janio Santos e Acácia Dias. “Foi uma oportunidade de prestar homenagem ao professor Ildes organizando o resultado de um conjunto de trabalhos de orientandos dele”, explicou o professor Janio. Para a docente Acácia Dias, a experiência do homenageado nos movimentos sociais contribuiu com o Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial (Planterr), “tanto no desenvolvimento sustentável como na participação social ele teve vinculação forte com o território do Sisal”, afirmou.

Os ex-alunos, que são coautores do livro, fizeram depoimentos emocionados destacando a importância do professor Ildes na elaboração das pesquisas e no contato pessoal durante a orientação da dissertação. “O professor Ildes era mais do que um orientador. Era um parceiro. Uma das coisas mais marcantes é a leveza que ele tinha no jeito de tratar as pessoas. Se tem uma palavra que pode definir tudo que ele fez pela docência e pelos trabalhos nos movimentos sociais é amor”, disse Anderson Públio, professor e secretário executivo do Consórcio Alto Sertão, que foi orientando do homenageado.
 
A família do professor Ildes também esteve presente no evento. A esposa Laudeci e os filhos Jara, Eva, Pablo e Iany acompanharam os depoimentos. “A gente fica muito grato e honrado de ver essa homenagem ao legado dele. Nosso pai teve uma história de luta dentro e fora da universidade e poder reencontrar alguns pares dele é muito gratificante. A gente vê aqui a bandeira que ele sempre levantou, da universidade pública como um ambiente que produz senso crítico, ciência e conhecimento mesmo na adversidade”, destacou Eva Ferreira.
Os outros livros lançados nesta quinta-feira “A cidade pequena na interface urbano-rural: um olhar sobre o Território do Sisal” (Editora Consequência), organizado por Onildo Silva, que aborda questões como os conceitos, as realidades, as perspectivas e as relações dos moradores com cidades pequenas, e “Mobilidade em Feira de Santana: desafios para um novo projeto de cidade” (Editora CRV), de autoria de Janio Santos, Luiz Eduardo Santos e Ruy Reis, que trata de planejamento, transporte coletivo e desafios e perspectivas para a mobilidade urbana de Feira. As obras são iniciativas do Grupo de Pesquisa em Geografia e Movimentos Sociais (Geomov), do Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial (Nedet) e do Grupo Urbanização e Cidades da Bahia.
 
Participaram do evento o ex-reitor da Uefs, José Carlos Barreto, o diretor do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF), Magno Macambira, as coordenadoras do colegiados de Geografia, Vanessa Vieira, e de Psicologia, Gleice Cordeiro, a representante do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Feira de Santana, Maria da Conceição Bacelar, profissionais ligados ao Movimento de Organização Comunitária (Moc), além de amigos, ex-alunos, estudantes e servidores da Uefs.
 
*FOTOS: Bernardo Bezerra (Ascom/Uefs)

Nenhum comentário:

Postar um comentário