Órgão municipal alerta a população em preservar os mananciais
As comemorações pelo Dia Nacional do Rio - esta quinta-feira (24) - tiveram início ontem em Feira de Santana com a coleta de amostra de água do Rio Subaé que será submetida a análise físico-químico e bacteriológica. O material será encaminhado para o Lacen.
Ainda dentro da programação, a equipe do Departamento de Educação Ambiental recolheu uma grande quantidade de lixo em alguns pontos do Rio Jacuípe, na comunidade Mergulho, em Governador João Durval Carneiro (Ipuaçu).
O material foi descartado pela população nos riachos do Feira X, do Tanque do Urubu e Cipriano Barbosa, na Rua Nova, que são afluentes da Bacia do Jacuípe. Esta ação terá continuidade hoje.
O diretor do Departamento de Educação Ambiental, João Dias, pontua que o município possui 10 rios, sendo os principais Jacuípe, Pojuca e Subaé.
"Ainda temos os rios do Peixe e Calandro, em Jaguara, os rios Cavaco e Aguilhada, em Ipuaçu, além do rio Salgado, na Matinha", pontua. Outros localizados nos distritos de Humildes e Maria Quitéria sofreram agressões ambientais - o primeiro já não existe.
João Dias aponta que os principais problemas são decorrentes da falta de conservação da mata ciliar provocada pelo desmatamento e poluição das águas devido o uso de agrotóxicos.
"Este é um dia de alertarmos a população sobre a importância em cuidarmos dos nossos mananciais. Os rios nos fornece oxigênio, proporciona o lazer e oportunidades de acampar e pescar, além de nos fornecer água doce. Temos todos os motivos para preservar os rios", enfatiza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário