Submarino

CANAL DA PREFEITURA DE FEIRA NO ZAP

domingo, 26 de novembro de 2017

Iniciadas oficinas para elaborar Plano Municipal de Saneamento Básico

Oficinas
 As oficinas de diagnóstico cujos resultados servirão como base para a elaboração do PMSB (Plano Municipal de Saneamento Básico) de Feira de Santana, nos setores de abastecimento de água e sanitário, foram iniciadas neste sábado, 25, à tarde, no distrito de Governador João Durval Carneiro, definido como Zona de Mobilização 12.

O PMSB é o principal instrumento de planejamento do saneamento municipal, que é o conjunto de serviços, infraestrutura e instalações operacionais de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.
 
“O PMBS vai oferecer ao município as informações necessárias e precisas sobre intervenções futuras neste setor. Tudo será organizado e planejado”, afirmou o diretor da Agência Reguladora de Feira de Santana, Manoel Cordeiro, que esteve presente à oficina. “Ele vai mostrar o problema e apresentar a solução. Vamos saber com rapidez e precisão o que deverá ser feito”.
Técnicos da Fundação Escola Politécnica da UFBA e moradores da sede do distrito e dos povoados discutiram o que foi levantado numa pesquisa de campo nestes locais – foi feita em outubro. “A nossa equipe de engenharia esteve nestes locais e conversou com seus moradores”, afirmou a gestora ambiental Renata Baptista, da FEP. Nestes encontros as equipes apresentarão os dados iniciais coletados e a identificação das condições de saneamento e saúde.
 
Ela disse que as oficinas serão realizadas para que os moradores se sensibilizem. As etapas seguintes às reuniões serão a formatação de um relatório, prognóstico e a realização de uma audiência pública. Pronto, o plano será encaminhado à Câmara de Vereadores no próximo mês, para que seja analisado. Dezembro é o prazo indicado pelo Governo Federal para que os municípios apresentem seus planos.
O município foi dividido pela equipe em 13 zonas de mobilização – cinco na sede e oito nos distritos. Neste domingo, 26, pela manhã, a oficina será realizada em Bonfim de Feira. Dia 27, Humildes, manhã, e Tuquaruçu, tarde, dia 28, Jaíba, manhã, e Jaguara, à tarde. No dia 29 será a vez dos moradores da Matinha, manhã, e da região da Cidade Nova, à tarde, no CSU.
 
No dia 7 de dezembro, os encontros acontecerão em Maria Quitéria, de manhã, e no Tomba (Sesc), à tarde, dia 8, o evento está marcado para o Feira X, pela manhã, e à tarde na Mangabeira (Centro Comunitário São Braz). No dia 9 a oficina será realizada no Campo Limpo, pela manhã.
 
Fotos: Valdenir Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário