Submarino

CANAL DA PREFEITURA DE FEIRA NO ZAP

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Universidade do Meio Ambiente ensina uso de minhocas para produção de biofertilizante

Curso
 O uso de minhocas para transformar material orgânico em húmus – composto que pode ser usado como biofertilizante em hortas e jardins – foi tema de mais um curso promovido pela Universidade Aberta do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Unamacs), nesta terça-feira, 31.

De acordo com o criador de minhocas, Heber Morais, esta é uma técnica simples e prática para a destinação adequada de resíduos orgânicos transformando-os em adubo natural de excelente qualidade. “Além de darmos uma finalidade útil para o material que é produzido em casa, protegemos o meio-ambiente”, disse.  O período médio para a produção do húmus é de 45 dias.
Na oportunidade ele ensinou a montar um minhocário. Para isso, recomendou o uso de três baldes de 15 litros, cada, mais 50 g de minhocas e material orgânico – restos de frutas e verduras, bem como folhas secas – em quantidade equivalente a um balde. “As minhocas se reproduzem  e dobram em quantidade a cada três meses, o que permite também a sua comercialização”, defende.
 
Cursos gratuitos
 
Os cursos da Unamacs são promovidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam). A sua sede está localizada no Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho, onde as aulas teóricas e práticas são ministradas. As atividades são gratuitas e abertas à comunidade.
Esta é a primeira Universidade Aberta do Meio Ambiente da Bahia e do Norte e Nordeste neste formato, para capacitação de cursos e de educação informal, a terceira do Brasil, acompanhada da UMAPAZ (em São Paulo) e a Unilivre (em Curitiba) e a sétima no mundo.
Mais informações sobre a programação da Unamacs podem ser obtidas através do número (75) 3322-9318, do Departamento de Educação Ambiental, ou enviando um email para deameioambiente@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário