Submarino

AQUI TEM TRABALHO

sexta-feira, 28 de julho de 2017

Feira de saúde, palestras e "Hora do Mamaço", na Semana de Aleitamento Materno

foto
Ações educativas (palestras e dinâmicas), feira de saúde, brindes, sessões de cinema e a “Hora do Mamaço”, fazem parte da programação da XXVI edição da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), promovida pelo Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher), através do Banco de Leite Humano da unidade, no período de 1º a 7 de agosto. ‘Amamentar. Ninguém pode fazer por você. Todos podem fazer junto com você!’, é o tema da campanha deste ano. As ações serão realizadas no próprio hospital e em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, com objetivo de conscientizar a população acerca da importância do aleitamento.

A vasta programação prevê, no primeiro dia, nas enfermarias do HIPS, entrega de brindes a puérperas e homenagens ao primeiro e segundo recém-nascidos do dia. As atividades comemorativas seguem na quarta-feira, 2, a partir das 14h, com apresentação de palestra gestantes e puérperas sobre o tema Aleitamento Materno, na UBS do bairro Jardim Cruzeiro. No auditório do Banco de Leite Humano, no dia 3, mães internas na Casa da Puérpera (aquelas que pela natureza dos agravos apresentados e/ou pela distância do local de residência não podem retornar ao domicílio no momento de pré-alta) e em assistência pelo Método Canguru (mulheres com bebês internados na UTI Neonatal) assistem a sessões de cinema.
foto
O ciclo de palestras sobre aleitamento materno, programação científica da SMAM, começa no dia 4, no auditório Dr. João Batista de Cerqueira, na Secretaria Municipal de Saúde. O público alvo das apresentações são estudantes e profissionais da área de saúde. As inscrições, limitadas a 150 vagas, podem ser feitas mediante a doação de 1kg de alimento não perecível e um frasco de vidro com tampa plástica (maionese ou de café solúvel) através no Banco de Leite do Hospital da Mulher: Rua Barra, nº 705, bairro Jardim Cruzeiro, ou pelo tel.: 75 3602-7156.

A Hora do Mamaço, iniciativa da equipe do Banco de Leite Humano, acontece no dia 5, no Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), é um evento nacional que tem por objetivo a promoção da prática do aleitamento materno, livre de preconceito. À noite, funcionários do BLH/HIPS marcam presença em uma Feira de Saúde, no mesmo local.

AGENDA DE PALESTRAS
O dia 4 está reservado para um ciclo de palestras no auditório Dr. João Batista de Cerqueira, na Secretaria Municipal de Saúde.  No turno da manhã estão previstas quatro palestras: às 8h30, A Importância da Orientação durante o Pré-natal sobre o Aleitamento Materno - com a diretora médica do Complexo Materno Infantil, Márcia Suely D’Amaral; às 9h30, Aleitamento Sustentável: uma contribuição social (enfermeira Doutora Rita de Cássia R. Moreira); às 10h30, Manejo da Amamentação (enfermeira Doutora Suelly Pinto Teixeira de Moraes), e a advogada Beatriz Lisboa Pereira aborda, às 11h30, o tema Amamentar e Trabalhar é Possível.
foto
À tarde, a partir das 14h,  Orientações sobre Amamentação, com Drª Tatiana de Oliveira Vieira; 15h, Drª Graciete Oliveira Vieira debate a temática Infecções e Aleitamento Materno; às 16h a nutricionista Geralda Rodrigues trata sobre Composição Nutricional e Imunológica do Leite Humano. O encerramento do ciclo será feito, às 17h, pela Mestra Camilla da Cruz Martins com a discussão do tema Colostroterapia: ajudando a salvar vidas.

VISITA DOMICILIAR
Os últimos dias da SMAM 2017 são reservados para visitas em domicílio de mães doadoras de leite materno. Equipes da Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS) reproduzem orientações e distribuem panfletos explicativos com dicas e procedimentos para uma boa amamentação. Uma ação especial com entrega de fitas contendo mensagens sobre amamentação será realizada, no dia 6, no centro da cidade. 

Enfermeiras, biólogas, nutricionistas e técnicas de enfermagem do projeto de extensão Encontrinho de Aleitamento Materno reúnem, no último dia (7), adolescentes da Escola Pestalozzi, do bairro Jardim Cruzeiro. A atividade é desenvolvida pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão em Saúde da UEFS, sob a coordenação da professora Doutora Graciete Vieira, e participação da responsável-técnica do BLH, a enfermeira Camila da Cruz Martins.

Secretaria de Saúde realiza testes rápidos para diagnóstico da hepatite, nesta sexta

foto
Em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, que acontece nesta sexta-feira, 28, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove uma campanha educativa com o intuito de conscientizar a população sobre a importância da prevenção da doença e a realização de exame específico para o diagnóstico precoce. O evento começa às 8h no estacionamento da Prefeitura, na avenida Getúlio Vargas. Além da distribuição de preservativos, haverá vacinação e testes rápidos para as hepatites B e C.

O participante com idade abaixo de 16 anos poderá realizar o teste desde que esteja acompanhado de um responsável legal. O resultado dos exames sai em torno de 20 minutos. Quem desejar receber o imunizante é importante apresentar o cartão de vacina. 

A coordenadora do programa municipal, Telma Nandiara, ressalta que a hepatite é a inflamação no fígado, uma doença silenciosa e, por isso, nem sempre apresenta sintomas. “O diagnóstico, através de exames específicos, é importante para o início imediato do tratamento”, pontua.
foto
Por ser considerada uma doença grave,  a SMS orienta a população a adotar alguns cuidados, como utilizar preservativos nas relações sexuais e não compartilhar objetos de uso pessoal – como lâminas de barbear e alicates de unha.

AÇÕES CONTINUAM NO MÊS DE AGOSTO
No próximo dia 14 de agosto será promovida uma palestra de conscientização para manicures e proprietários de salão de beleza, no auditório Dr. João Batista Cerqueira, a partir das 14h, na SMS.
Tanto as manicures quanto os usuários dos serviços podem se contaminar com as hepatites B e C, através de pequenos sangramentos provocados pela retirada de cutículas. 
foto
A palestra visa alertar esses profissionais para que adotem medidas simples, porém importantes, para a prevenção da hepatite

Obras do Centro Comercial Popular em ritmo acelerado

Filhas cumprem fidelidade dos pais a Senhora Santana

foto
A procissão de Senhora Santana, realizada na quarta-feira, 26, foi diferente para a cabeleireira Edileuza de Souza. Pegar uma das alças da imagem de Santo Antônio pela primeira vez foi uma emocionada homenagem ao pai, Antonio Souza, falecido há 4 meses e que enquanto vivo era presença certa carregando o andor.

Edileuza lembra, sem conseguir conter as lágrimas, que Antônio participou durante décadas das homenagens à Senhora Santana. “Desde criança eu vinha com meu pai e toda a família. Ajudar a carregar o andor de Santo Antônio, o santo do qual ele era devoto, é uma homenagem que vou levar até o fim de minha vida”, destaca.

Lídia Maria Marques de Cerqueira também teve motivo a mais para prestigiar a procissão de Senhora Santana. “Perdi meu pai há 4 anos. Comparecer à procissão é relembrar dele, que por muitas décadas participou ativamente da festa”, recorda.
foto
A dona de casa Edineide Nascimento é presença certa na procissão desde sua juventude. Há 3 anos também tem um motivo a mais para render suas homenagens à santa. “Me curei de um câncer de mama e participar da procissão é uma das formas de agradecer”, explica.

Edileuza, Lídia e Edineide têm histórias diferentes, mas juntas carregam grande dose de emoção. Elas estavam entre os milhares de devotos que enfrentaram a tarde fria e chuvosa para participar da procissão de Senhora Santana, ponto alto das homenagens à padroeira dos feirenses católicos.

MISSA

A procissão conta com a participação dos representantes das Paróquias da Arquidiocese e as imagens dos seus respectivos padroeiros. A concentração acontece na praça Monsenhor Galvão (Matriz) e o cortejo segue por ruas do centro da cidade até retornar ao ponto de partida. O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Superintendência Municipal de Trânsito, Secretaria de Serviços Públicos, Secretaria de Prevenção à Violência e Secretaria de Saúde.
foto
As comemorações pelo dia da padroeira começaram com uma alvorada, às 5h, seguida de missa, às 7h, na Catedral Metropolitana (Igreja da Matriz). Às 10h, o arcebispo Dom Zanoni Demettino Castro presidiu solene celebração eucarística, que contou a presença do prefeito José Ronaldo, dentre outras autoridades. A procissão teve início às 16h e terminou às 18h30.

quinta-feira, 27 de julho de 2017

Oito alunos do Pré-Vestibular Cidadão conquistam vagas na UEFS

foto
Mais oito alunos do programa Pré-Vestibular Cidadão, desenvolvido pelo Governo Municipal através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedeso), conquistam vagas em cursos da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Eles foram aprovados no vestibular 2017.2 e ingressam no ensino superior ainda neste semestre.

Foram aprovados para o curso de Educação Física os alunos Jaqueline da Silva, Thaila Dias Pires e Thainara Evangelista Ferreira, enquanto para o curso de Administração foi aprovado Cleiton Silva Nunes. Já para o curso de Matemática foi aprovado Alesson Santos Freitas, enquanto para o curso de Enfermagem foi aprovada Jamile de Jesus Rodrigues.
foto
Dentre os alunos que passaram pelo curso Pré-Vestibular Cidadão também foram aprovados Gabrielle Galisa Alves para História e José Nilson da Silva Dias em Biologia.

O secretário de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira, comemora o resultado observando que o programa promovido pelo Governo Municipal tem cumprido seu papel de inclusão de jovens oriundos de famílias de baixa renda em universidades públicas.

Conselho Municipal deve monitorar políticas publicas da educação

foto
Acompanhar a execução dos Planos de Educação, bem como a aplicação e monitoramento de políticas públicas para o setor, nos municípios. Essa fiscalização é papel fundamental dos Conselhos Municipais de Educação, conforme a coordenadora da União Nacional de Conselhos Municipais de Educação (UNCME-Bahia), a professora Vitória Maria Brandão. Ela proferiu palestra no Seminário de Formação de Conselheiros Municipais de Educação, realizado nesta cidade e encerrado na terça-feira, 25.

“Eventos como este seminário são importantes, pois promovem o empoderamento dos conselhos municipais, que se dá justamente através de debates e formações”, disse ela. E é esse "empoderamento", segundo Vitória, que propicia aos conselheiros uma atuação mais vigilante. Mais de 300 conselheiros de educação e gestores da rede pública de 58 municípios da região circunvizinha estiveram em Feira de Santana, participando deste encontro.
foto
Para a professora doutora Alda Muniz Pepe, representante do projeto Saber Melhor, iniciativa do Ministério Público, o seminário contribui para que os conselheiros reconheçam o seu papel. Estes encontros, assinala, servem para que se inteirem de suas atribuições e aprendam sobre a quem devem recorrer a fim de garantir as políticas públicas, a exemplo do Ministério Público, Tribunal de Contas e da própria comunidade escolar.

A presidente do Conselho Municipal de Educação de Feira de Santana, Rosana Falcão, avaliou o seminário: “O evento teve saldo positivo, superou as nossas expectativas. Aqui, estabelecemos diálogo com os diversos seguimentos da Educação de Feira de Santana e também de diversos outros municípios. São iniciativas que somam, como a do Ministério Público que nos trouxe questões legais e jurídicas que reforçam o quanto é importante o nosso trabalho”.

Em Feira não é obrigatório secretário de Educação presidir Conselho

foto
Diferentemente de outras grandes cidades, em Feira de Santana a presidência do Conselho Municipal de Educação não é exercida, por obrigatoriedade, a pessoa que estiver ocupando a titularidade da secretaria da área educacional. "Estou ocupando o cargo de secretária de Educação do município, mas no conselho, sou membro como qualquer outro do colegiado", disse a professora Jayana Ribeiro, durante o Seminário de Formação de Conselheiros Municipais de Educação, realizado nesta cidade, nos dois primeiros dias da semana.

Segundo a secretária, esta é uma forma de garantir autonomia no Conselho, inclusive nos processos de fiscalização, que são atribuições do órgão. Ao saudar os participantes do evento, ela relembrou a trajetória do Conselho Municipal de Educação de Feira de Santana. Disse que logo no início de sua primeira gestão - ela está na função desde o governo anterior do prefeito José Ronaldo - retirou a obrigatoriedade da presidência do conselho ser ocupada pelo titular do cargo de secretário de Educação. “O processo de fortalecimento do nosso conselho é muito importante para a Seduc", afirmou.
foto
Mais de 300 conselheiros de Educação, gestores e coordenadores da rede pública de 58 municípios da região circunvizinha a Feira de Santana participaram do encontro. O evento foi promovido pela União Nacional de Conselhos Municipais de Educação (UNCME) e pelo Ministério Público da Bahia, com apoio da Secretaria Municipal de Educação. O seminário discutiu diversos aspectos relacionados às políticas públicas para o setor educacional em torno do tema central “O papel dos conselheiros municipais de educação no monitoramento, implementação e fiscalização das políticas educacionais”.

No último dia, além da mesa redonda "Planos Municipais de Educação e Orçamento Municipal", houve  orientação sobre as Conferências Municipal e Estadual de Educação – etapas da CONAE (Conferência Nacional de Educação) 2018. À tarde, aconteceu a apresentação dos instrumentos para monitoramento e avaliação dos Planos Municipais e a definição de plano de trabalho para o monitoramento dos Planos Municipais de Educação.

Na FIEB, José Ronaldo e comitiva solicitam melhorias para a indústria feirense

foto
A possibilidade de trazer para Feira de Santana a extensão de alguns cursos oferecidos através do Campos Integrado de Manufatura e Tecnologia – SENAI CIMATEC, nas áreas de tecnológica e Engenharia, foram algumas demandas apresentadas pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho ao presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Ricardo Alban, em recente visita à sede da entidade classista, na capital baiana.

As solicitações elencadas pelo chefe do Executivo feirense, junto ao presidente da FIEB visam, basicamente, “a geração de uma mão de obra mais qualificada e que dialogue com as principais linhas de montagem da industrial internacional, o que agregaria avanços qualitativo e competitivo aos produtos manufaturados nas linhas de montagem de nossas unidades industriais”, ponderou.
foto
José Ronaldo esteve acompanhado do vice-prefeito Colbert Martins, o secretário do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Júnior, Edson Nogueira, vice-presidente da FIEB e o empresário João Batista Ferreira, diretor da instituição.

Estudantes montam peça teatral sobre funções do Conselho de Educação

foto
Os mais de 320 conselheiros e gestores escolares que participaram, em Feira de Santana, do Seminário de Formação de Conselheiros Municipais de Educação, encerrado na terça-feira, 25, foram surpreendidos com a apresentação de um espetáculo teatral preparado especialmente para a ocasião.

O mais interessante é que a peça, tendo como tema as atribuições dos conselheiros municipais de educação, foi desenvolvida por um grupo de alunos da  da Escola Maria Antônia da Costa, pertencente a Prefeitura de Feira de Santana. A apresentação aconteceu no palco do Teatro Ângela Oliveira, no Centro de Cultura Maestro Miro, local que sediou o seminário.

Além da peça teatral, apresentações musicais marcaram o evento. Os alunos do Programa Música na Escola, da Escola João Paulo II, apresentaram um número com flautas doces. No repertório, clássicos da Música Popular Brasileira.

O seminário foi promovido pela União Nacional de Conselhos Municipais de Educação - UNCME-Bahia e pelo Ministério Público Estadual, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, tendo como tema central “O papel dos conselheiros municipais de educação no monitoramento, implementação e fiscalização das políticas educacionais”.

Respeito às diferenças desde a Educação Infantil, orienta especialista

foto
Nunca é cedo para aprender e ensinar o respeito à diversidade. Por isso, 31 professores que atuam nos centros de Educação Infantil e creches da Rede Municipal voltaram à sala de aula nesta terça-feira, 25. Durante todo o dia, eles participam de um encontro de formação sobre relações étnico-raciais dirigida exclusivamente à Educação Infantil.

Estudos comprovam: o racismo começa ainda na Educação Infantil. A advertência é da pedagoga Darlene Sampaio, técnica da Divisão de Educação Infantil da Secretaria de Educação de Feira de Santana. Ela participou, nesta terça-feira, 25, na Seduc, de um encontro de formação sobre relações étnicorraciais dirigida exclusivamente à Educação Infantil, envolvendo um grupo de 31 professores que atuam nos centros de Educação Infantil e creches da Rede Municipal.

O encontro, organizado pela Divisão de Educação Infantil e Coordenação de Educação para Relações Etnicorraciais do grupo de Currículo – GCEF, da Secretaria Municipal de Educação, é dirigido a professores, gestores e coordenadores pedagógicos, promovendo uma roda de diálogo sobre as experiências vividas em sala de aula e a realidade nas escolas, a partir da convivência com alunos e familiares.
foto
O debate traz à tona, também, conceitos básicos e fundamentais para uma revisão do currículo, oportunizando aos educadores subsídios para a elaboração da Proposta Pedagógica de Educação Infantil dos CMEIs, com ênfase nas Relações Etnicorraciais. Para a pedagoga Darlene Sampaio, é importante que se ensine a estes alunos sobre respeito às diferenças e a valorização da diversidade, para que a formação de crianças, adolescentes e adultos conscientes.

“Todos nós, professores, precisamos trabalhar a diversidade sem discriminação, independentemente das nossas crenças e vivências. Além dos conhecimentos próprios do currículo escolar, pretendemos também aprender sobre respeito, para assim estarmos preparados para compartilhar com nossos alunos”, acredita Jane Cleide Aragão, professora do CMEI Paulino Martins dos Santos, do distrito de Maria Quitéria.

A professora Maria Cristina Sampaio, técnica do Núcleo de Estudos para as Relações Etnicorraciais e Educação Quilombola - NerEEQ, da Seduc, reforçou a importância dos professores serem multiplicadores do tema com a comunidade escolar. “A escola precisa se abrir para o estudo da diversidade, não apenas no tocante às Relações Etnicorraciais, mas às diferenças de gênero, religiosas e culturais. O diálogo precisa ser proposto com toda a escola”.

Ultrapassagens e hipertensão, vilões dos caminhoneiros nas estradas

foto
O caminhoneiro Givanildo Pereira estava com a pressão arterial alta. A aferição foi feita na manhã dessa terça-feira, 25, no posto da Polícia Rodoviária Federal, na BR 116 Sul, e constatou 15/10. “Não tomei medicação hoje, por isso aumentou”, avalia.

Givanildo é um dos muitos profissionais do volante que sofrem de hipertensão, uma doença silenciosa e perigosa. Segundo Verena Liberal, coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), o risco é grande nas rodovias. “Muitos caminhoneiros nem sabem que são hipertensos e representam um risco nas estradas, porque estão passivos de sofrerem um mal súbito ao volante e provocarem acidentes com mortes”, destaca.

Um dos fatores que contribuem para provocar o elevado índice de hipertensão verificado nas estradas é o consumo de inibidores de sono, os conhecidos “arrebites”, por conterem taxa alta de cafeína.
foto
O Projeto Check-up na Estrada é promovido, todos os anos, pelo Cerest - órgão da Secretaria Municipal de Saúde - em parceria com a Polícia Rodoviária Federal. A ação é em comemoração ao Dia do Motorista, transcorrido nessa terça-feira.

“É uma boa oportunidade para nós, motoristas, cuidarmos da saúde aqui mesmo na estrada. Ir a uma consulta médica é quase impossível nessa correria do dia a dia”, diz o caminhoneiro Davi Andrade.

ULTRAPASSAGENS

Na atividade são oferecidos os serviços de aferição de pressão arterial, testes de glicemia, de acuidade visual e teste rápido de DSTs, além de aplicação de vacinas, orientações diversas e distribuição de preservativos.
foto
Para a PRF, o foco principal é orientar sobre as ultrapassagens arriscadas. “Aqui nós fazemos a parte educativa, com exibição de vídeos e palestras. Abordamos com mais ênfase a questão das ultrapassagens porque resultam nos acidentes mais graves”, explica a inspetora da PRF, Michele Alencar.

Sobre a hipertensão, é definida como a pressão arterial acima de 14/9 e é considerada grave quando a pressão está acima de 18/12. Em geral, a pressão arterial elevada não tem sintomas. É um inimigo silencioso. Ao longo do tempo, se não for tratada, pode causar problemas de saúde, como doenças cardíacas e acidente vascular cerebral (AVC).

Adotar uma dieta saudável com menos sal, praticar exercícios físicos regularmente e tomar medicamentos pode ajudar a baixar a pressão arterial.

Pavimentação chega para ruas do povoado de Mantiba

foto
Dentro de cinco meses os moradores do povoado da Mantiba, no distrito de Jaíba, estarão com as principais vias de acesso desta localidade completamente pavimentadas a paralelepípedo. O prazo foi estipulado pela construtora responsável pela obra, na manhã desta terça-feira, 25.

Serão implantados cerca de cinco mil metros quadrados de pavimentação, além de dois mil metros lineares de meio fio. Os trechos contemplados são a Entrada Principal (ainda sem nome), as ruas Ozenita e Vila Pan, e a Entrada da Vila Pan (também sem nome).
foto
Ao dar a ordem de serviço cercado de populares e lideranças comunitárias, o prefeito José Ronaldo de Carvalho lembrou que “estamos cumprindo a palavra que foi empenhada com esta comunidade, no ano passado, de tirar os moradores destas ruas enlameadas”.


O ato contou com as presenças de José Neto Braga, diretor de Obras da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, os vereadores José Carneiro, João Bibiliu e Luiz Augusto de Jesus. 

segunda-feira, 24 de julho de 2017

Em jogo emocionante, Flu de Feira fica no empate com a Juazeirense

Jogo do Flu
 Foi com emoção. Jogo para quem tem coração forte. O Fluminense de Feira ficou no empate em 3x3 com a Juazeirense na tarde desse domingo, 23, partida de ida válida pelas oitavas-de-final do Campeonato Brasileiro da Série D.

Desde o começo da partida o Fluminense tomou a iniciativa. Jogou no campo do adversário, mas foi surpreendido com um contra-ataque aos 15min. O centroavante Robert, ex-atleta do tricolor, abriu o placar em falha da defesa do Fluminense.
 
A pressão do time feirense, que já era grande, aumentou. O tricolor buscava o empate e a Juzeirense na retranca. Após perder algumas boas oportunidades, o Flu chegou ao empate com o centroavante Jonatas Obina, aos 25min. Placar mantido até o final do primeiro tempo.
 
Na segunda etapa o Fluminense seguiu apertando o adversário, mas viu a Juazeirense marcar o segundo gol, aos 35min, através de Salatiel.
Aí a torcida do Touro fez a diferença. Mais uma vez compareceu em bom número ao estádio Jóia da Princesa. Gritou, incentivou e viu de novo Jonatas Obina empatar a partida, aos 36min.
 
Dois minutos depois, aos 38min, o meia Rafael Granja fez o gol da virada. Emoção no estádio. Placar que garantia vantagem do empate na partida de volta, no próximo sábado à tarde, em Juazeiro, e vaga nas quartas-de-final da competição.
 
Mas aos 42min um balde de água fria na torcida feirense. Após a expulsão do zagueiro Breno, por falta violenta, a Juazeirense chegou ao empate com o terceiro gol, do zagueiro Emílio, em mais uma falha da defesa tricolor. Placar final: Fluminense 3x3 Juazeirense.
 
A arrecadação foi de R$ 55.220, para um público pagante de 5.278. 586 pessoas não pagaram ingresso. A partida de volta será no próximo sábado, 29, à tarde, no estádio Adauto Moraes. Empate em 0x0, 1x1 ou 2x2 dá a vaga à Juazeirense. Com novo 3x3 a decisão vai para os pênaltis. Um 4x4 em diante, vaga do Flu. Quem vencer vai para as quartas-de-final.

Centro do Idoso de Feira, já em obras, será um dos maiores do Nordeste

Autorização
 Até abril do próximo ano, os idosos de Feira de Santana ganharão um espaço de convivência que vai atender plenamente as suas necessidades de lazer, cultura e esportes. Nesta sexta-feira, 21, o Governo Municipal deu início a construção do Centro de Atenção à Pessoa da Terceira Idade, que começou a ser erguido no bairro Muchila, ao lado do Centro de Cultura Maestro Miro.

Batizado de Centro do Idoso, o equipamento vai ocupar 800 metros quadrados de área construída e está orçado em R$ 1 milhão. O projeto, elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, contempla dois consultórios, uma academia, salão de dança, salas de massagem e de jogos,um auditório conversível para cinema, refeitório, sala de artesanato, piscina e estacionamento. O espaço abrigará o Centro de Convivência Dona Zazinha Cerqueira, uma instituição mantida pela Prefeitura Municipal, e que vem funcionando numa casa alugada.
Recepcionado festivamente no ato público por um grupo de senhoras idosas do Centro de Conivência Dona Zazinha, o prefeito José Ronaldo disse que o equipamento vai atender a um grande número de pessoas de toda a cidade. “Será, sem dúvida, um projeto grandioso e o Poder Público não gastou um centavo pela aquisição deste terreno. Estava doado a Associação dos Enfermeiros, que teve sensibilidade e como não conseguiu construir aqui, entregou de volta ao Município”.
 
O futuro Centro de Convivência vai definitivamente colocar Feira de Santana entre os poucos municípios brasileiros que têm os idosos como prioridade, comemorou o secretário de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira.
A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Cassilda Miranda Silva, considerou a iniciativa “um conjunto de esforços e do trabalho do Conselho junto à gestão municipal em definir um espaço onde a política pública para o bem estar da Terceira Idade seja contemplado, e Feira de Santana já conta com uma população com 60 anos ou mais que nos permite ter um Centro para atendê-los”.
 
O ato contou com as presenças dos secretários José Pinheiro (Desenvolvimento Urbano), Valdomiro Silva (Comunicação), os vereadores Isaias de Diogo, Cadimiel Pereira, Roberto Tourinho, Carlito do Peixe, Gilmar Amorim, João Bililiu e Gerusa Sampaio.

Segunda pista da Avenida Fernando Pinto de Queirós fica pronta em 30 dias

Obras no local
 Dentro dos próximos trinta dias serão concluídas as obras de pavimentação asfáltica da segunda pista da avenida Fernando Pinto de Queirós, que faz confluência com a Avenida Artêmia Pires, importante via de acesso a avenida Nóide Cerqueira e o centro da cidade.

A intervenção tem como objetivo facilitar o acesso dos moradores destas localidades ao centro da cidade. Na confluência da Artêmia Pires com a Fernando Pinto de Queirós, será implantada uma sinaleira com vistas a ordenar o trânsito de veículos na área, e evitar acidentes.
O prefeito José Ronaldo e o secretário José Pinheiro, de Desenvolvimento Urbano, acompanharam  na manhã desta sexta-feira, 21, o início da pavimentação.
 

Operação da SMT retira sucatas de veículos de vias públicas e notifica proprietários

Operação SMT
 Vários veículos abandonados ao longo da avenida Transnordestina e em vários bairros da cidade foram recolhidos nesta sexta-feira, 21, pela equipe da Secretaria de Serviços Públicos (SESP). O órgão municipal está realizando uma operação para recolhimento de sucata ferrosa, especialmente veículos que se encontram abandonados em área  pública.
O material será destinado à Cooperativa dos Badameiros de Feira de Santana (COOBAFS), atendendo a um Acordo de Cooperação, que visa à preservação do meio ambiente, o aperfeiçoamento da coleta seletiva solidária e o fomento aos catadores de materiais recicláveis e de resíduos sólidos.
 
Ao longo da avenida Transnordestina foi reciohido um carro abandonado. No bairro Campo Limpo, mais um automóvel recolhido, mesmo número nos bairros Aviário, Calumbi e Parque Ipê. Neste último, a SESP recolheu um carro, dois foram coletados pelos próprios proprietários e mais dois estão com prazo estabelecido pelos fiscais da Secretaria para serem retirados da via pública.
Na Transnordestina, três proprietários foram notificados com prazo estabelecido para retirada dos veículos. Uma quarta notificação foi feita no Calumbi.
 
A coleta de veículos em desuso conta com o apoio da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) e da Guarda Municipal de Feira de Santana. A fiscalização da SESP e o serviço de coleta ocorrerão toda semana.
 
"Desde que iniciamos esse trabalho, na última terça-feira, já conseguimos notificar alguns proprietários e recolher uma quantidade significativa de carros abandonados em áreas púbicas, expostos às intempéries há muito tempo, situação que incomoda a vizinhança e traz risco à saúde pública", diz o secretário Justiniano França. Sucatas a céu aberto permitem, entre outras coisas, o acúmulo de sujeira e de água, favorecendo assim a proliferação do Aedes aegypti. A operação será intensificada em toda a cidade.
As denúncias relacionadas a carros abandonados em áreas públicas podem ser feitas diretamente na Secretaria Municipal de Serviços Públicos, localizada na rua dos Tupinambás, 275, bairro São João, ou por meio dos telefones 3602-8118 e 3602-8101.

Quase 650 cirurgias ortopédicas realizadas em 2016 através da Prefeitura

Cirurgia
 Embora enfrentando déficit no volume de recursos repassados pela União, a Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Saude, realizou, em 2016, 646 cirurgias ortopédicas, nas diversas unidades prestadoras do serviço mediante convênio com o Município. A informação é do diretor do Departamento de Atenção à Saúde, Luiz Falcão.
As cirurgias da competência do Município são de fraturas fechadas normais, com uso de placa, pino, etc. As de alta complexidade, que utilizam artroscópio, arco em C, artrosplastia, entre outros, somente o Hospital Estadual da Criança é credenciado a realizar.
 
A rede de ortopedia em Feira de Santana é composta por seis hospitais e clínicas, sendo eles Casa de Saúde Santana, Cliort (Clínica Ortopédica e Traumatologia); HTO (Hospital de Traumato e Ortopedia); HORT (Clínica de Fisioterapia, Ortopedia e Traumatologia); Hospital Dom Pedro de Alcântara e o Hospital Geral Clériston Andrade.
Diante das dificuldades relativas a liberação de recursos especificamente para as cirurgias de ortopedia, Falcão diz que esse número é expressivo. “Não faz sentido dizer que a Prefeitura de Feira de Santana não está realizando esse tipo de cirurgia”, diz ele, reagindo a especulações lançadas de maneira política sobre o tema. 
 
Segundo ele, a Secretaria Municipal de Saúde tem cumprido a sua responsabilidade junto a população de Feira de Santana, no que diz respeito a realização de cirurgias ortopédicas de média complexidade. No entanto, o valor do recurso repassado pela União (R$ 94 mil mensais) está bem distante de cobrir as despesas com o total dos procedimentos cirúrgicos realizados na rede pública. Informa que o déficit entre o valor repassado e o que foi efetivamente gasto com cirurgias no ano passado é de R$ 4.328,180,82.
 
De acordo com Luís Falcão, buscando dar resolutividade as cirurgias ortopédicas que são de competência do Município, foi solicitado ao Hospital Geral Clériston Andrade a relação dos pacientes que aguardam pelo procedimento. Oficio foi encaminhado ao HGCA em 14 de maio deste ano, mas até o momento a Secretaria de Saúde ainda não obteve resposta. “Por estar sob gestão estadual, não temos como interferir na regulação desses pacientes. Esta informação é importante para dar prosseguimento às marcações de cirurgias realizadas através da SMS”, diz o representante do Governo Municipal.
Ele explica que a Prefeitura possui um Termo de Cooperação Entre Entes Públicos com Hospital Clériston Andrade para consultas e procedimentos diversos, além de ortopedia, como porta de entrada para cirurgias eletivas a serem realizadas: “Um número expressivo dos pacientes submetidos à cirurgia ortopédica no hospital são geradas pela emergência – vítimas de acidentes. Como qualquer instituição que tem autorização para internação, o hospital tem que concluir o procedimento com o paciente, e não somente realizando cirurgias com fraturas expostas, como vem ocorrendo”.
 
O hospital, esclarece o Diretor da Divisão de Atenção à Saúde, firma com o paciente internado um contrato hospitalar. Com isso, assume a obrigação em fornecer serviços médicos e tratamento adequado, ficando responsável, caso não seja possível total assistência ao paciente, em encaminhá-lo para outra unidade referência. Por fim, ele acrescenta que reconhece a importância da realização dos mutirões para cirurgias ortopédicas, conforme estão previstos, e que já vem sendo realizados em outras cidades baianas.

quinta-feira, 20 de julho de 2017

Vândalos destroem mais de 2 mil lâmpadas por ano em Feira de Santana

foto
Cerca de 2.300 lâmpadas são destruídas anualmente pelos vândalos, em Feira de Santana, tendo que ser substituídas, onerando o contribuinte. Números apresentados pelo Departamento de Iluminação Pública, órgão da Secretaria de Serviços Públicos, apontam que as lâmpadas são danificadas por pedradas e, não muito raro, são atingidas por disparo de arma de fogo.

Em alguns locais, as lâmpadas são quebradas duas semanas após a troca. Os bairros com maior incidência do problema são o Aviário, Queimadinha e Rocinha, em pontos tidos como de incidência de tráfico de drogas.

O diretor do Departamento de Iluminação Pública, José Wilton, diz que em grande parte as substituições não se restringem às lâmpadas. Os acessórios geralmente são danificados também e não são recuperáveis. Daí a necessidade de se trocar o relê, a luminária e o bocal.
foto
Segundo Wilton, é perigoso o trabalho de recuperação e troca de lâmpadas nestes locais. “Não raro os trabalhadores são obrigados a descer dos postes, sob ameaças”. Mas o trabalho é realizado. “Buscamos o apoio de lideranças comunitárias”.

O Departamento de Iluminação mantém cinco equipes, apenas para a troca de lâmpadas – três na zona urbana e duas para atender a zona rural. Solicitações para este serviço podem ser feitas pelos telefones 3602.8110/8115/8117 ou pelo 156.

Biblioteca Arnold Silva digitaliza edições antigas de jornais feirenses

foto
Os jornais de circulação local, que fazem parte do acervo da Biblioteca Municipal Arnold Silva, estão sendo digitalizados. São edições do extinto Feira Hoje, Folha do Norte, o mais antigo da Bahia, Tribuna Feirense, entre outros. São jornais que deixaram de ser impressos, mas continuam sendo importantes fontes de pesquisa da cidade.

Inicialmente, diz a diretora da biblioteca, Telma Freitas, os arquivos serão disponibilizados aos leitores que frequentam o espaço. Depois – ainda sem prazo definido, serão colocados na internet.
foto
É um trabalho quase artesanal, que exige paciência e não tem prazo para terminar. Os jornais são desencadernados e cuidadosamente colocados numa mesa de fundo branco, onde são fotografados.

Milhares de páginas passarão pelo mesmo processo. A etapa seguinte é a correção da imagem, para torna-la legível, com o uso de software. As páginas que estão com partes deterioradas não estão sendo restauradas.
foto
As edições são importantes fontes de pesquisa sobre Feira de Santana, que abrange décadas do dia a dia da cidade, principalmente porque algumas edições existem apenas na biblioteca.

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Centro de Educação Infantil no Irmã Dulce deve ficar pronto em setembro

Centro de Educação
 Tem previsão de entrega em setembro, a construção do Centro de Educação Infantil (CEMEI) que vai contemplar a população do bairro Irmã Dulce e adjacências. Classificado como “padrão B Pró-Infância”, o educandário conta com 10 salas de aula, uma brinquedoteca, sala multiuso, cozinha e refeitório, um anfiteatro para as manifestações lúdicas e culturais, além de um setor administrativo.

O prefeito José Ronaldo, que visitou o equipamento na manhã desta quinta-feira, 19, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, diz que o Município seguirá investindo prioritariamente em educação.
“Estes espaços, no sentido amplo, respondem às necessidades do desenvolvimento infantil nos primeiros anos de vida, complementando os cuidados com a criança fornecidos pela família, e atendendo às necessidades dos pais que trabalham fora de casa”, comenta.

Inscrição para venda de comida e bebida na Expofeira começa dia 31

Expofeira
 Começa dia 31 o período para inscrição de comerciantes interessados em vender comida e bebida durante a Exposição Agropecuária de Feira de Santana (Expofeira), que acontece de 3 a 10 de setembro no Parque de Exposição João Martins da Silva. O prazo vai até 31 de agosto. Quase 150 espaços comerciais serão montados no Parque.

De acordo com o secretário de Agricultura, Joedilson Freitas, 98 desses espaços serão ocupados mediante licitação pública que será realizada pela Prefeitura e as 48 restantes serão destinadas às barracas de jogos e pontos avulsos. Neste roteiro não entram os espaços destinados aos estandes nem aqueles localizados no Caminho da Roça.
Terão prioridade os comerciantes que apresentarem o DAM (Documento de Arrecadação Municipal), devidamente quitado. As inscrições apenas serão feitas até o preenchimentos das vagas oferecidas. Serão excluídos aqueles que por qualquer motivo desrespeitaram as normas da coordenação ou feriram a integridade do evento.
 
“A atividade econômica durante a Expofeira é intensa e atinge altas cifras, dada a quantidade de pessoas que para o Parque de Exposição de dirige em busca de diversão e lazer”, diz o secretário.