Frio intenso
|
O casaco é o companheiro fiel dos feirenses nos primeiros dias do mês de julho. Na terça-feira, 4, os termômetros registraram 14 graus durante a madrugada, temperatura considerada uma das mais frias do ano, de acordo a Estação Climatológica da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Para quem precisa acordar cedo pra trabalhar o vento frio é um castigo.
Entretanto, essa não foi a temperatura mais baixa registrada na cidade. Em 2012, no mesmo período, a mínima foi de 12,6 graus. As temperaturas variam de acordo o local. “Existe diferença entre as temperaturas da zona rural e da zona urbana. As áreas rurais costumam ser mais frias”, explica Rosângela Leal, coordenadora da Estação Climatológica.
O frio tem se intensificado em Feira de Santana por conta de uma massa polar que está sobre o oceano e vem provocando a redução das temperaturas em todo o país.
Durante o dia, a temperatura média tem sido de 24 graus, com sensação térmica de 20 graus. Nos próximos dias a previsão de chuva continua. Na sexta-feira, 7, chove a qualquer hora. As madrugadas vão continuar geladas até o próximo dia 12. A temperatura mínima não vai passar de 16 graus, segundo Rosângela.
RISCOS PARA SAÚDE
O Ministério da Saúde alerta para os riscos de infecções respiratórias quando a umidade do ar está em entre 40% e 70%. Feira de Santana já registrou 78% de umidade. Nesse período, os casos de gripe, asma e renite aumentam consideravelmente, por conta da mudança de climáticas e falta de ventilação em locais públicos e privados.
Os profissionais de saúde recomendam que durante o inverno o cuidado seja redobrado. Para as pessoas que adoram lavar o cabelo à noite, péssima ideia. O cabelo deve ser lavado sempre pela manhã. “As pessoas precisam usar agasalhos, dormir de meias, fazer uma boa alimentação e beber bastante água”, esclareceu Daniela Lacerda, enfermeira do programa de asma e renite (PROAR).
Nenhum comentário:
Postar um comentário