Submarino

AQUI TEM TRABALHO

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Fundação Egberto Costa assume Casarão Olhos D`água e anuncia licitação

foto
Uma das primeiras propriedades de Feira de Santana, o Casarão Olhos D’água é um patrimônio histórico cultural do município. E como forma de preservar a cultura da nossa cidade e de ampliar o acesso da população a esse espaço, que a Fundação Cultural Egberto Tavares Costa passará a administrar o espaço.

Segundo alguns historiadores, o imóvel teria sido a primeira habitação erguida no município pelos fundadores da cidade, o casal Domingos Barbosa de Araújo e Ana Brandão. Para outros, o local era um ponto de encontro de tropeiros que vinham fazer negócios na região. O que é comum para todos é o reconhecimento da importância da localidade para a história de Feira de Santana.

Tombada em 12 de julho de 2016, a propriedade pertencente à Fundação Pedra passou também a ser responsabilidade do município. Esta semana por orientação do prefeito José Ronaldo de Carvalho, a Fundação de Tecnologia da Informação, Telecomunicação e Cultura Egberto Costa - FUNTITEC firmou um termo de convênio com a Fundação Alfredo da Costa e Almeida Pedra e passará a administrar a propriedade e irá transformá-la em um novo museu.
foto
“A Fundação Pedra era quem cuidava do espaço, a partir de agora a FUNTITEC passa a assumir a administração do Casarão e irá realizar as intervenções necessárias para tornar o ambiente um memorial da nossa cultura. O nosso objetivo é transformar esse patrimônio no Museu do Vaqueiro, outro símbolo da nossa cidade”, afirmou o presidente da Fundação Egberto Costa, Antonio Carlos Coelho.

Ainda de acordo ao presidente será aberta uma licitação para a transformação do espaço nos próximos dias. “Não temos a data ainda definida, mas nos próximos dias estaremos abrindo uma licitação para transformar aquele prédio histórico no Museu do Vaqueiro, personagem de grande importância para a economia e cultura da nossa cidade”.

Antonio Carlos falou ainda da importância do convênio que tem validade de 15 anos. “Com esse acordo estaremos dando ao Casarão uma importância ainda maior no que diz respeito a preservação cultural e histórica da nossa cidade, o município poderá fazer as intervenções necessárias através da Fundação Egberto Costa, além de inaugurar um novo espaço de conhecimento e entretenimento cultural para o nosso município”.

O Casarão está localizado na Rua Dr. Araújo Pinho, 1331 - Olhos D'água, Feira de Santana.

Mais de 500 disputam corrida que abre campanha de combate ao câncer

foto
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) entregou na manhã desta sexta-feira, 28, os kits aos participantes da I Corrida Pink and Blue, que será realizada no próximo domingo, 1º de outubro. A iniciativa vai marcar a abertura das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, de combate aos cânceres de mama e próstata, respectivamente.

Mais de 500 pessoas confirmaram presença no evento. As inscrições foram efetuadas mediante a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão doados pela SMS a instituições carentes que atuam na assistência aos portadores de câncer no município.
foto
Mesmo quem não realizou a inscrição poderá participar da corrida, que será realizada na avenida Nóide Cerqueira. A concentração está prevista para as 7h, em frente ao Colégio Asas. Antes da largada, que terá um percurso de cinco quilômetros, o público será aquecido com uma aula de zumba.

Durante o trajeto, de ida e volta, uma ambulância convencional dará suporte aos participantes, bem como haverá pontos de hidratação com a entrega de copinhos de água mineral. Já no final da corrida vão ser servidas frutas. Enquanto isso, um Dj vai animar o público presente.
foto
A enfermeira técnica em Saúde da Mulher, Alessandra Magalhães, afirma que “o objetivo da corrida é para chamar a atenção da sociedade para a importância da realização de exames de prevenção dos cânceres de mama e próstata. Portanto, todos podem participar e são bem-vindos”.

Em cada kit entregue, os participantes ganharam uma camisa, viseira, uma garrafinha plástica, além de um saquinho com pó colorido (zim color), que foram distribuídos nas cores rosa ou azul.

Educador ambiental não recomenda consumo diário de água mineral

foto
A água mineral não deve ser consumida diariamente, por ser “extremamente ácida”. Quem afirma é o educador do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam), João Dias. Ele palestrou sobre o tema “Os Recursos Hídricos de Feira de Santana” durante seminário sobre Meio Ambiente e Saneamento Básico para moradores do bairro Aviário.

De acordo com Dias, a melhor água para ser consumida é a da Embasa, cujo PH é corrigido. O evento, realizado na praça do CEU do conjunto Paulo Souto, no bairro Aviário, quinta e sexta-feira, (dias 28 e 29), foi promovido através de parceria entre o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), órgão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, e a Embasa.
foto
O objetivo do seminário, conforme os organizadores, é despertar a comunidade para a importância de preservar o meio ambiente, como forma de garantir melhor qualidade de vida e os benefícios da acessibilidade ao saneamento básico.

A assistente social Ana Emília Lima de Santana, que esteve representando a Embasa, ressaltou a importância do seminário para uma "conscientização das mudanças de hábitos na população". A coordenadora do CRAS, Cibele Alves, ao afirmar que “os participantes do seminário aprendem a amar o meio ambiente, preservando a natureza, e a amar ao próximo, não descartando resíduos em vias públicas”.

Abertas inscrições para cursos de ensino técnico à distância

foto
Estão abertas, na Casa do Trabalhador, as inscrições para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), através de Educação à Distância (EAD), oferecendo cursos com duração média de 3 a 5 meses.

O período de pré-matrículas se estenderá até o dia 22 de outubro. Até o dia 10 de outubro, o sistema de gerenciamento de vagas (Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica- Sistec), estará aberto somente para a inclusão do público prioritário do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), que são os inscritos no Cadastro Único, em especial os beneficiários do Programa Bolsa Família.
foto
As vagas são ofertadas pelo Ministério da Educação em cursos de qualificação profissional na modalidade Formação Inicial Continuada (FIC) de Ensino à Distância.

A qualificação profissional é parte de um dos eixos do Plano Progredir, um conjunto de ações coordenadas pelo MDS para gerar emprego e renda e promover a autonomia das pessoas inscritas no Cadastro Único e os beneficiários do Bolsa Família.

"Magia" abre o 10º Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana


A programação se estenderá até o dia 12 de outubro
 foto
Com a apresentação do espetáculo “Magia”, da Turma do Biribinha (AL), no Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), o 10º Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana será aberto neste domingo, 1, às 10h30. Às 16h, a Cia. Pé de Chinelo (SP), se apresenta neste mesmo espaço com o espetáculo “SUNANAB”.

A programação se estenderá até o dia 12 de outubro. No dia 2, a peça “As Semeadoras Cômicas” será encenada, às 10h, no palco do Mercado de Arte Popular (MAP).

No dia 4, às 19h30, no Centro de Cultura Amélio Amorim, o Coletivo Teatral COOXIA apresenta o espetáculo “Avesso”; o Grupo Dona Zefinha (CE), com a peça “Chafurdo”, se apresenta no dia 5, às 15h, no Teatro de Arena do CUCA, onde também será encenada, às 19h30, a peça “Na Granja”, do Grupo Amarelo Cia de Teatro (SP).

Já no dia 7, o Grupo Dona Zefinha apresenta “Chafurdo” , às 10h30, no palco do MAP. Ainda no dia 7, o espetáculo “Circo Poeira”, companhia teatral de São Paulo, se apresenta às 16h30, no Centro de Cultura Amélio Amorim.
foto
No dia 10, às 14h30, a Cia Crias da Casa (RJ), levará ao palco do Amélio Amorim a peça “Sakurá”. Fechando o Festival, no dia 12, Dia das Crianças, o espetáculo "Grãocirco", do Núcleo Circense da Cia. Cuca de Teatro (Ba), se apresentará no Teatro do CUCA.


O Festival Nacional de Teatro Infantil será lançado num café da manhã, segunda-feira, 2, das 8h às 9h, no Teatro CUCA. A iniciativa é do governo do Estado com o apoio do Departmento de Turismo da Secretaria do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETTDEC).

Projeto Rua Viva retorna e movimenta a Getúlio Vargas no domingo

foto
Após um breve intervalo por conta do período chuvoso em Feira de Santana, o projeto Rua Viva retorna neste domingo, 1º, na avenida Getúlio Vargas, com novidades para quem busca por diversão, saúde e bem estar.

Sempre das 8h às 12h, o espaço reservado é seguro, arborizado, agradável e amplo para a realização de práticas esportivas. A programação está repleta de novidades e diversas atrações preencherão a programação dominical do feirense com bons momentos entre amigos e familiares.

A partir das 9h da manhã haverá aula de alongamento ministrada pelos professores Afonso e Jorge. Logo após o aquecimento, o professor Luciano Melo promete muita agitação com sua famosa aula de swing baiano.
foto
Os participantes também poderão contar, às 10h, com programação musical abrilhantada pela presença do músico Dan Silveira. Às 11h, aulas de ginástica funcional encerrarão as atividades do dia.

Atividades especiais
Além disso, o Núcleo de Educação para o Trânsito da SMT promove atividades especiais, a exemplo de uma oficina de noções básicas de trânsito voltada ao público infantil.

“Usaremos minisemáforos, faixas de pedestres e de sinalização”, explica Maurício Carvalho, superintendente municipal de Trânsito.

Durante a abertura da Semana Nacional do Trânsito, ocorrida no dia 19 de setembro, o prefeito José Ronaldo ressaltou, em seu discurso, sobre a importância de as crianças serem multiplicadoras, junto às famílias, de atitudes que preservam o cumprimento das obrigações e respeito às regras de trânsito.
foto
“Existe uma mudança ocorrendo na sociedade a partir da influência dos filhos [neste caso, crianças] quanto ao papel e consciência do adulto no trânsito”, pontuou o prefeito, sugerindo na oportunidade que todos os responsáveis por órgãos de fiscalização fossem ao máximo de escolas orientarem o público infantil.

Já a animação da criançada ficará a cargo do querido Palhaço Albertão. Ainda, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibilizará serviços de aferição de pressão e testes de glicemia aos pais e à população em geral.

Segurança
O circuito será totalmente isolado por prepostos da SMT e a segurança do espaço monitorada por agentes da Guarda Municipal e da Polícia Militar.
foto
O fechamento da avenida, inicialmente, ocorre em um lado da Getúlio Vargas - no sentido viaduto da Avenida Eduardo Fróes da Mota. A área de interdição é entre as ruas Paris e Saracura, e o fechamento desse trecho da Getúlio não provocará impacto no trânsito local.

Os condutores de veículos e motocicletas poderão optar por vias alternativas, a exemplo da Rua Marechal Castelo Branco, no bairro Capuchinhos, com entrada pela rua Luís Bahia. Outra opção de retorno pode ser via Rua Nova York.

“A população está convidada a participar de mais esta iniciativa da Prefeitura e da SMT. Procuramos proporcionar o encontro da população feirense com a cidade, em ambiente seguro e agradável”, afirma Carvalho.

A superintendência também está mobilizando o público em campanha de divulgação nas redes sociais (Facebook e Instagram) através da hashtag #ruavivafsa.

Encontro aprimora atendimento para infância e adolescência em Feira

foto
Equipamentos da rede pública municipal voltados para o atendimento especializado às crianças e adolescentes estão dando mais um passo importante visando aprimorar os serviços para garantia de direitos, de forma mais eficaz e ágil. Na manhã desta quinta-feira, 28, teve início ao Encontro Formativo de Grupo de Trabalho Infância e Adolescência, no Abrigo Raul Freire. 

O evento está sendo programado para ocorrer duas vezes por mês, até dezembro deste ano. Visa o estudo, discussão e debate de várias temáticas relacionadas às crianças e adolescentes, onde, no final, será elaborado um plano de trabalho intersetorial para o exercício de 2018, além de instrumento para levantamento e análise de dados de demandas relacionadas às crianças, adolescentes e suas famílias.

Nesta primeira edição, o encontro tem como tema “As relações interpessoais podem interferir na eficiência e eficácia do sistema de garantia dos direitos de crianças e adolescentes?”. Tem como apresentadora a psicóloga Georgina Kruschewsky e como coordenadora Liliane Carvalho, dirigente do Abrigo Raul Freire.
foto
Durante a apresentação, a psicóloga Georgina Kruschewsky ressaltou a preocupação em buscar o aprimoramento dos serviços, sanando demandas. O autoconhecimento também é uma das estratégias para a contínua melhoria dos serviços.


Participam do encontro os conselheiros tutelares e demais atores da rede, como coordenadores e equipes do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS) e outros equipamentos.

Orientação nutricional e limpeza de pele, sábado, na academia do Parque da Lagoa

foto
Utilizada diariamente por quem pratica atividade física ao ar livre, num ambiente agradável e acolhedor, a Academia da Saúde Professor Nelson Nascimento, instalada no Parque da Lagoa Radialista Erivaldo Cerqueira, na avenida José Falcão da Silva, completou três anos no dia 15 de setembro. Neste sábado, 30, haverá uma programação no local para comemorar a sua implantação, das 8h às 11h, com aulas de zumba, swing baiano, limpeza de pele, além de orientações nutricionais.

A enfermeira Jamiley Dias, referência técnica da Academia da Saúde, destaca o número expressivo de pessoas que utiliza o equipamento público, com frequência quase diária, para promover a sua saúde.
foto
“Toda aquela comunidade que mora no entorno, a exemplo dos bairros Baraúnas, Centenário, Milton Gomes e Sobradinho, costumam utilizar o espaço para realizar atividades físicas e promover a sua saúde”, observa.

No local são disponibilizados alguns aparelhos de ginástica ao ar livre, além de contar com um educador físico, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h, que promove aulas e presta orientações. Ainda conta com os serviços da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), formada por nutricionista, educador físico, psicólogo, assistente social e também fisioterapeuta.

Eleição de gestores das escolas municipais é nesta sexta

foto
Expectativa da Comissão Eleitoral é que resultados sejam divulgados em no máximo, 15 dias
 
Está tudo pronto para a eleição de gestores e vice-gestores das escolas que compõe a Rede Municipal de Ensino. O pleito acontece nesta sexta-feira, 29, das 8h às 17h, nas escolas que funcionam nos turnos matutino e vespertino; e até as 21h, naquelas com atividades no noturno.

Para que as eleições aconteçam, a Seduc enviou para as escolas urnas eleitorais, atas para as eleições, além de formulários para a lista de eleitores. Todo o material de apoio à eleição foi entregue à junta eleitoral de cada escola, formada por dois professores e/ou especialistas, um servidor efetivo e um aluno. 

Após o pleito e a apuração dos votos em cada unidade de ensino, a junta eleitoral trará para a sede da Seduc todo o material que será entregue à Comissão Eleitoral Central, que coordena a eleição.

Processo democrático 
Ao todo, 131 escolas realizam o processo democrático para a escolha dos novos dirigentes. "A eleição acontece nas escolas onde foram inscritas chapas. Conforme o professor Marcos da Silva Rosa, membro da Comissão Eleitoral Central, que coordena o pleito, tem direito a voto um representante por segmento da comunidade escolar: dos alunos por classe do ensino fundamental I; dos alunos por classe do ensino fundamental II; dos pais por classe; professores e demais servidores efetivos lotados nas respectivas escolas onde acontece o pleito.

Concorrem aos cargos, professores e especialistas em educação que sejam efetivos da Rede Municipal e com experiência no magistério de, no mínimo, três anos. Além disso, os candidatos devem ter formação em pedagogia ou em licenciatura, desde que tenha especialização em gestão escolar.


A chapa eleita ficará no cargo por quatro anos. Cada diretor e vice-diretor pode se reeleger para o período subsequente apenas uma vez, conforme orienta a lei municipal nº 3.392, de 20 de junho de 2013. A expectativa da Comissão Eleitoral Central é que os resultados sejam divulgados no prazo de, no máximo, 15 dias após a eleição. “Esperamos que seja um processo tranquilo, que as juntas eleitorais cumpram o seu papel de apoiar e coordenar o pleito em cada escola. E que todos os eleitores escolham com responsabilidade os futuros dirigentes das escolas municipais”, ressalta Marcos Rosa.

Novo telhado vai ventilar mais e reduzir gastos de energia no Feiraguai

foto
Divididas em quatro etapas, as obras de reforma do telhado do Feiraguai, um dos mais requisitados centros de comércio popular de todo o Estado, serão iniciadas na próxima segunda-feira, 2, com o deslocamento de 120 proprietários de boxes para ruas próximas do entreposto comercial.

De acordo com o cronograma apresentado pela construtora vencedora da licitação pública, com vistas a proporcionar maior conforto aos comerciantes e consumidores do Feiraguai, o espaço  será coberto com telhas termo acústicas (tipo sanduíche).

Consta da reforma do telhado a instalação de uma claraboia se estendendo por todo o corredor central. Além de impactar em economia no consumo de energia elétrica, o investimento vai deixar os corredores mais ventilados e mais bem iluminados com o aproveitamento da luz natural.
foto
O projeto foi concebido dentro de um moderno conceito estético, de modo a não permitir que o espaço interno seja atingido com as águas da chuva, sendo que a primeira etapa será entregue até o dia 15 de novembro.

Segundo Sandro Santana, vice-presidente da Associação dos Vendedores Ambulantes de Feira de Santana (AVAMFS), “os comerciantes deslocados nesta primeira fase retornarão aos sete corredores reformados, sendo que as obras serão interrompidas até dezembro, em vistas do período natalino”.

Outlet center à céu aberto
As três etapas seguintes, paulatinamente, serão reiniciadas a partir de janeiro, sempre obedecendo o deslocamento dos comerciantes dos corredores atingidos pelas obras para as ruas próximas, “onde foi criada a estrutura de um outlet center, com demarcação de boxes, iluminação adequada, e  piso coberto com paletes para dar mais conforto aos consumidores”, assegurou Santana.
foto
As obras consumirão recursos da ordem de R$ 1,5 milhão. Deste total, R$ 1.050 milhão provém de emenda parlamentar do então senador João Durval Carneiro, através do suplente de deputado Zé Chico. 
Os R$ 450 mil restantes correspondem a contrapartida de 40% da Prefeitura Municipal, que intermediou o recurso através das secretarias de Gestão e Convênios, e Turismo, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SETTDEC).

Professor e aluno da rede municipal têm 100 mil de bônus na Feira do Livro

foto
“O acesso aos livros é um dos primeiros passos para oportunizar às crianças uma viagem indescritível pelo mundo da leitura”. A fala é da professora Renata Carmezin, coordenadora pedagógica do Centro Municipal de Educação Infantil Eduarda Oliveira França, que levou pela primeira vez as crianças dos grupos 4 e 5 à Feira do Livro de Feira de Santana. O CMEI, que fica no bairro Conceição, é uma das dezenas de escolas municipais que visitam o Festival Literário até sexta-feira, 29.

A Feira do Livro é promovida pela Universidade Estadual de Feira de Santana, com o apoio de algumas instituições, dentre as quais, as secretarias municipais de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. O evento segue até o próximo dia 1º de outubro.

As crianças matriculadas nas creches estão começando a estudar as letras, mas já trazem o gosto pelas histórias e também pela leitura, a exemplo de Natália de Araújo Lima, do grupo 5, que com 6 anos, adora os contos de fadas: “Eu não sei ler, mas, toda noite, minha mãe lê histórias para mim. Eu gosto muito de ouvir e de ver os desenhos”. Através do vale-livro fornecido pela Seduc, Natália levou para casa uma coleção de clássicos das princesas.
foto
A coordenadora pedagógica Renata Carmezin observou a Feira como uma forma de dar início a um projeto de leitura na creche: “No terceiro trimestre faremos um projeto de leitura intitulado “Lendo e Aprendendo”; então, esta visita ao Festival é a primeira ação do projeto. Nele, os alunos aprenderão sobre cantigas de roda, clássicos da literatura e poemas”, enumera.

O incentivo à leitura deve ser uma atividade cotidiana nas escolas, defende a secretária de Educação, Jayana Ribeiro: “Todos os anos, através da Prefeitura de Feira de Santana, investimos uma quantia significativa da ordem de R$ 100 mil que promove a aquisição de vales-livro, dos quais R$ 75 mil são direcionados aos estudantes, e R$ 25 mil, aos professores. É uma forma de valorização dos profissionais e dos alunos, além de proporcionar o acesso aos livros. É uma iniciativa que a Seduc abraça e faz questão de apoiar”, ressalta Jayana.

A Feira também é o momento de apresentar um grande evento literário aos estudantes das escolas públicas, a exemplo do aluno Nilton dos Anjos Sacramento, que cursa o 5º ano na Associação Feirense de Assistência Social (AFAS), escola conveniada à Rede Municipal de Ensino: “Eu não morava na cidade de Feira de Santana e me mudei recentemente. É a minha primeira Feira do Livro e estou feliz de poder comprar meus livros de aventura e emoção, que são os que mais gosto de ler”, conta Nilton.
foto
Mais de 2.600 alunos serão beneficiados pelos vales-livros no valor de R$ 28,00. E aproximadamente 500 professores recebem o vale no valor de R$ 50,00.

A Feira do Livro, que começou na última terça-feira, 26, acontece na Praça João Barbosa de Carvalho, a Praça do Fórum, até o dia 1º de outubro.

Tecnologia da lousa digital é atração em estande na Feira do Livro

foto
A Feira do Livro - Festival Literário e Cultural de Feira de Santana - é um espaço para compartilhar conhecimento, cultura e novidades. Pensando em reforçar estes valores, a Secretaria Municipal de Educação, uma das parceiras do evento, oferece atividades lúdico-pedagógicas em estande montado especialmente para o evento, que segue até o dia 1º de outubro, na Praça João Barbosa de Carvalho, a Praça do Fórum.

Aberto ao público, o estande está recebendo um público significativo e animado, oferecendo às crianças atividades lúdicas da lousa digital, um recurso já acessível nas salas de aula das escolas municipais. As atividades são monitoradas e coordenadas pelo Núcleo de Tecnologia Aplicada à Educação – NUTEC, da Seduc, em parceria com o Instituto Paramitas, que desenvolve estratégias para aliar a tecnologia à Educação.
foto
Quem chega à feira tem a chance de conhecer e também testar a lousa digital. “As lousas têm o objetivo de aliar a tecnologia ao aprendizado. Nelas, podem ser executadas aulas interativas, desenhos, contas, atividades colaborativas e diversos jogos educativos”, explica Ludmilla Moreira Bezerra, do NUTEC.


“A tecnologia traz para os alunos outras possibilidades de interação, criatividade e autonomia no momento da aprendizagem”, defende Edivone Bispo dos Santos, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Dr. Nilton Bellas Vieiras, do Parque Getúlio Vargas. “Os estudantes hoje em dia têm muito contato com o espaço virtual, é uma linguagem que eles já conhecem”, afirma.
foto

Técnicos iniciam trabalho do programa Criança Feliz

foto
Técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso) já estão desenvolvendo em Feira de Santana as ações visando o fortalecimento de vínculos entre cuidadores e crianças de até 3 ou 6 anos, respectivamente beneficiárias do programa Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC). A iniciativa está sendo possível através do programa Primeira Infância - Criança Feliz, sendo que os profissionais receberam o fardamento na manhã de quarta-feira, 27.

O material, básico para identificação do profissional durante o exercício da atividade, foi entregue pelo secretário da Sedeso, Ildes Ferreira, na sede da Sedeso, no bairro Kalilândia. Os cinco supervisores e 25 visitadores receberam, cada um, duas camisas, dois bonés e mais uma mochila padronizados.
foto
Ao entregar o material, Ildes Ferreira enfatizou sobre a importância do programa visando o fortalecimento de vínculos. Observou que de imediato os técnicos deverão atender em média a 2.500 famílias de baixo poder aquisitivo, contempladas com o programa Bolsa Família. E lembrou que mulheres gestantes que também recebem o benefício social são incluídas no programa.

Os visitadores já estão desenvolvendo os trabalhos de fortalecimento de vínculos familiares nas próprias residências das famílias beneficiárias do programa social. Eles orientam como os familiares ou cuidadores devem criar as crianças em melhores condições. Promovendo um desenvolvimento saudável da sociedade.

Capacitação para servidores que atuam em licitação pública

foto
O Sistema de Registro de Preços em licitação pública, recurso utilizado pelo poder público para aferição de bens e de serviços, foi o tema de um curso intensivo oferecido na segunda e terça-feira aos servidores municipais pela Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria de Administração, no auditório do Hotel Acalanto.

“A capacitação torna os servidores ainda mais eficientes”, afirmou o consultor José Carlos Barone, experiente facilitador do curso. O conhecimento, diz, maximiza os recursos públicos e beneficia a população, dentro dos conceitos primazes da transparência e economicidade, que norteiam as licitações.
foto
Dezenas de servidores participaram do evento e cerca de 70% deles compõem as quatro comissões permanentes de licitações do município – uma na Fundação Hospitalar de Feira de Santana, outra na Secretaria de Saúde e duas na Prefeitura. Os outros 30% atuam na área de cotação de preços.

Os conhecimentos, diz a diretora do Departamento de Licitação, Josilene da Silva Araújo, vai facilitar o processo de aquisição de bens por parte do município. “E vai acontecer à medida destes novos saberes serem implantados à rotina”.
foto
Cursos neste setor são oferecidos pela Secretaria de Administração aos servidores que desenvolvem atividades nestas comissões. Ao contrário dos anos anteriores, quando os servidores participavam de cursos desse tipo em outras cidades, neste o município, por economicidade, trouxe o consultor José Carlos Barone para Feira de Santana. O que resultou em maior número de participantes e economia para os cofres municipais.

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Feira do Livro: crianças viajam no universo da leitura

Feira vai sediar encontro nacional de motociclistas de 1º a 5 de novembro


O 8º Encontro Nacional de Motociclistas de Feira de Santana, o Mega Feira 2017, vai acontecer entre os dias 1º e 5 de novembro, no Parque de Exposição João Martins da Silva. O lançamento do evento, e a campanha publicitária, aconteceu nesta terça-feira, 26, numa casa de eventos.

Até o ano passado o encontro foi realizado na praça do Fórum. Mas as novas dimensões obrigaram à mudança para o Parque de Exposição. Em 2016 o evento foi realizado em três dias, contra cinco em novembro. No novo espaço os participantes terão área de camping, praça de alimentação, parque infantil.

No evento também estará garantido muito rock, gênero mundialmente preferido pelos motociclistas, com a quarta edição do Festival November´s Rock, que anualmente acontece na cidade com o apoio da Prefeitura, vai acontecer no Parque de Exposição, com bandas locais e regionais.

E as expectativas de público são as melhores. “Esperamos que entre 30 e 40 mil pessoas busquem lazer no Parque de Exposição nestes cinco dias”, disse o vice-presidente da Associação dos Motociclistas de Feira, Cleber Rubem. No ano passado foram seis mil, estima-se.

Para o secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Júnior, que representou o prefeito José Ronaldo de Carvalho, o Mega Feira vai colocar o município em evidência em todos o país. “Os motociclistas serão os embaixadores de Feira”.
  

O presidente da AME Feira, Luiz Santana, disse que está extremamente confiante no sucesso do Mega Feira. “Com certeza mais uma vez teremos as presenças de motociclistas de várias partes do país e de alguns países vizinhos”.

O apoio da Prefeitura de Feira será por meio das secretarias de Saúde, de Serviços Públicos, Agricultura, Transporte e Trânsito, Prevenção à Violência e Comunicação Social, mais a SMT (Superintendência Municipal de Trânsito).


Em Feira de Santana existem 25 grupos de motociclistas, com a participação de centenas de pessoas. A cidade tem uma longa tradição neste setor. O Bode do Asfalto, o maior do país, com mais de 9,5 mil associados, foi fundado no município.

Capacitação para servidores que atuam em licitação pública

foto
O Sistema de Registro de Preços em licitação pública, recurso utilizado pelo poder público para aferição de bens e de serviços, foi o tema de um curso intensivo oferecido na segunda e terça-feira aos servidores municipais pela Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria de Administração, no auditório do Hotel Acalanto.

“A capacitação torna os servidores ainda mais eficientes”, afirmou o consultor José Carlos Barone, experiente facilitador do curso. O conhecimento, diz, maximiza os recursos públicos e beneficia a população, dentro dos conceitos primazes da transparência e economicidade, que norteiam as licitações.

Dezenas de servidores participaram do evento e cerca de 70% deles compõem as quatro comissões permanentes de licitações do município – uma na Fundação Hospitalar de Feira de Santana, outra na Secretaria de Saúde e duas na Prefeitura. Os outros 30% atuam na área de cotação de preços.

Os conhecimentos, diz a diretora do Departamento de Licitação, Josilene da Silva Araújo, vai facilitar o processo de aquisição de bens por parte do município. “E vai acontecer à medida destes novos saberes serem implantados à rotina”.


Cursos neste setor são oferecidos pela Secretaria de Administração aos servidores que desenvolvem atividades nestas comissões. Ao contrário dos anos anteriores, quando os servidores participavam de cursos desse tipo em outras cidades, neste o município, por economicidade, trouxe o consultor José Carlos Barone para Feira de Santana. O que resultou em maior número de participantes e economia para os cofres municipais.

Traço da doença falciforme, presente em um a cada 17 nascidos na Bahia, requer atenção

foto
Para cada 17 pessoas que nascem na Bahia, uma delas tem o traço da doença falciforme – ou seja, possui um dos genes responsável pela doença, que é caracterizada pela alteração genética da hemoglobina.  E para cada 650 nascidos, um tem a doença, que provoca dores pelo corpo, ulceras de difícil cicatrização, alteração no baço e pode levar a um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

“O traço da doença falciforme é muito frequente. Por isso, não podemos negligenciar a atenção e o cuidado com essas pessoas com relação à orientação genética”, afirmou a enfermeira Lorena Marques, durante atualização sobre a doença falciforme, na nesta terça-feira, 26.  O encontro, no auditório Dr. João Batista de Cerqueira, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foi destinado para médicos e enfermeiros da rede municipal – UBS e USF.

Na ocasião, a enfermeira convidada pela SMS explicou que o traço da doença não significa que a pessoa tenha anemia falciforme. “Mas, caso ela se relacione com outra que também seja portador de traço, a probabilidade do filho nascer com a doença falciforme é de 25%”, explicou reforçando a importância do diagnóstico, que é obtido através do Teste do Pezinho ou de exame laboratorial (eletroforese da hemoglobina).
foto
Lorena Marques citou algumas características da doença falciforme que podem ser identificadas pelo profissional no primeiro contato com o paciente, a exemplo de feridas crônicas, pessoas que sofrem dores pelo corpo, possuem histórico na família e icterícia. Essa é uma doença hereditária que não tem cura.

“Os profissionais das Unidades Básicas de Saúde (USB) e das Unidades de Saúde da Família (USF) junto com os agentes comunitários de saúde devem fazer a busca ativa para trazer o portador da doença falciforme para a unidade de saúde, onde será acolhido por uma equipe multidisciplinar, proporcionando a ele uma melhor qualidade de vida”, afirmou.

A coordenadora do Centro Municipal de Referência à Pessoa com Doença Falciforme, Luciana Brito, destacou que esse é o quarto treinamento destinado aos profissionais da rede municipal, cujo objetivo é “assegurar aos portadores da doença o acesso aos serviços de saúde desde a atenção primária”. 


O Município oferta o serviço especializado, que é gratuito, aos portadores de doença falciforme na Unidade Básica de Saúde (UBS) do CSU, no bairro Cidade Nova. O atendimento é assegurado por uma equipe multidisciplinar, que é composta por hematologista, neuropediatra, clínico, nutricionista, equipe de enfermagem, serviço social e fisioterapeuta.

Leitura, cultura regional, filmes e atividades lúdicas marcam a 10ª Feira do Livro

foto
Leitura, cultura regional, exibição de filmes, oficinas, atividades lúdicas, música e apresentações culturais marcaram o primeiro dia da 10ª edição da Feira do Livro - Festival Literário e Cultural de Feira de Santana, nesta terça-feira, 26. O evento, que acontece na Praça João Barbosa de Carvalho, a Praça do Fórum, segue até o dia 1º de outubro. A Feira do Livro é realizada pela Universidade Estadual de Feira de Santana.

As escolas da Rede Municipal de Ensino participam ativamente da feira, na visitação aos diversos stands e também apresentações artístico-culturais. Alunos e professores foram beneficiados com vales-livros de R$ 28,00 e R$ 50,00, respectivamente, somando um investimento feito pela Secretaria Municipal de Educação no valor de R$ 100 mil. A Prefeitura apoia o evento.

Para as apresentações, foram selecionadas 18 escolas municipais, que trazem para o público dramatizações, danças, práticas circenses, recitações de cordeis e poesias, canções e outras atividades, todas com foco na leitura e literatura.
foto
A aluna Fabiana Rabelo de Jesus, do 4º ano da Escola da Associação Feirense Minhas Crianças, do Parque Ipê, gosta de escrever e faz questão de visitar a feira anualmente. “Este já é meu terceiro ano. Adoro escrever músicas e, por isso, gosto de estar sempre lendo. Poder comprar livros aqui é um incentivo para que eu continue me desenvolvendo na leitura e na escrita”, acredita a menina.

A Orquestra Sinfônica Infantojuvenil Princesa do Sertão, composta por alunos do Programa Música na Escola, brindou o público na solenidade de abertura da Feira do Livro, com um repertório que mescla música erudita e música popular brasileira.

A solenidade contou com a presença do reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana, Evandro do Nascimento Silva; do vice-prefeito Colbert Martins, que representou o prefeito José Ronaldo; dos secretários Jayana Ribeiro, de Educação; e Edson Borges, de Cultura Esporte e Lazer; arcebispo metropolitano de Feira de Santana, Dom Zanoni Demettino Castro, entre outras autoridades ligadas à educação e à cultura.

“A prefeitura colabora com a Feira do Livro desde o seu primeiro ano e tem total intenção de continuar investindo em algo tão importante para o desenvolvimento da sociedade feirense”, defendeu o vice-prefeito Colbert Martins.
foto
A professora Jayana Ribeiro prestou homenagem à ex-secretária de Educação, Ana Rita de Almeida Neves, que recebeu nesta edição uma arena com seu nome. “A Feira do Livro é um evento de suma importância para a cidade e principalmente para a educação. Estudantes e professores têm aqui a oportunidade de aceder à cultura em diversas expressões; o Festival é também importante por que incentiva a leitura entre as crianças e jovens”, argumenta Jayana.

Apresentaram-se nos palcos do festival nesta terça-feira, 26, as escolas municipais Ambrósio Bispo de Araújo, Normando Alves Barreto (Apae), Centro Integrado de Educação Municipal Professor Joselito Falcão de Amorim e Luís Alberto da Associação União e Força.
foto
Diversas instituições apoiam o Festival Literário, dentre as quais, a Prefeitura de Feira de Santana, através das secretarias municipais de Cultura, Esporte e Lazer, Educação, Fundação Municipal Egberto Costa; Arquidiocese de Feira de Santana; Serviço Social do Comércio; e o Governo do Estado.

terça-feira, 26 de setembro de 2017

Governo Municipal renova por mais quatro anos Programa AABB


Convenio
 O prefeito José Ronaldo de Carvalho participou, nesta terça-feira, 26, na sede da Associação Atlética Banco do Brasil, da solenidade de renovação do Programa Integração AABB Comunidade, iniciativa que há 17 anos vem beneficiando alunos da Rede Municipal de Ensino residentes nos bairros Jardim Cruzeiro, Feira IX, Rua Nova, Gabriela I e II.

O programa social oferece aos alunos inscritos aulas de dança, letramento, esportes e atividades recreativas, iniciação à linguagem artística e noções na área de saúde, contribuindo para o desenvolvimento socioeducativo.
Celebrado por mais quatro anos entre a Secretaria de Educação e a Associação Atlética Banco do Brasil, o evento é coordenado pela professora Liliane Santos Sande, tendo como característica relevante a promoção do resgate de crianças que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
 
Não às drogas
O prefeito José Ronaldo, recepcionado com uma apresentação de dança por um grupo de alunos, elogiou os resultados obtidos pelo programa, ao tempo em que aconselhou os estudantes a se afastarem das drogas e das más companhias, “dedicando o seu tempo aos estudos e a prática de hábitos saudáveis”.
Também prestigiaram a solenidade o vice-prefeito Colbert Martins, a secretaria de Educação, Jayana Ribeiro, o presidente da Associação Atlética Banco do Brasil, Amilton Vasconcelos, diretoras das escolas envolvidas, além dos familiares dos alunos.

Ginásio de Esporte do Municipal vai passar por ampla reforma


Ginásio de Esportes
 Parte integrante da reforma e ampliação do Ginásio Municipal Joselito Amorim, o Ginásio de Esportes do tradicional educandário também vai passar por uma ampla reforma, cujas obras estão orçadas em R$ 116 mil, e serão concluídas nos próximos sessenta dias.

Consta da reforma a recuperação dos banheiros e vestiários, revisão de toda a parte elétrica, recuperação do alambrado, colocação de um novo piso, colocação de janelas, pintura geral e implantação de um novo passeio.
 
O prefeito José Ronaldo de Carvalho, após dar a ordem de serviço para a execução da reforma do equipamento esportivo, na manhã desta terça-feira, 26, também visitou as obras do Ginásio Municipal, previstas para serem concluídas em fevereiro do próximo ano.
Contando com cerca de 1.300 alunos matriculados e um grande número de professores e funcionários, o Municipal vai ganhar um moderno anfiteatro que será utilizado como espaço de convivência e atende ao Programa Mais Educação, onde serão realizadas oficinas de dança e música; um refeitório, um teatro coberto e uma sala de leitura. O padrão da fachada também será reformado.
 
Este novo equipamento, erguido na área de recreação do educandário, será composto de um Jardim Sensorial com vistas a ajudar as crianças no desenvolvimento dos sentidos. Em 2003, o Ginásio Municipal matriculou os primeiros alunos surdos e cegos nas turmas de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental.
 
O prefeito José Ronaldo, que em 2001 promoveu intervenções necessárias à estrutura física do educandário, ressaltou que esta reforma contemplará, ainda, a construção de duas baterias de sanitários e a reforma de todo o telhado.
Histórico
Criado em 26 de abril de 1961 através da Lei Municipal de nº 325, e passando a funcionar no dia 17 de abril de 1963, depois de ser inaugurado pelo então prefeito Francisco Pinto, o Ginásio Municipal Joselito Amorim é uma das mais tradicionais instituições de ensino de Feira de Santana.
 
O prefeito José Ronaldo esteve acompanhado do vice-prefeito Colbert Martins, do secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Edson Borges, os vereadores João Bililiu, Luiz da Feira, Luiz Augusto de Jesus, Cadimiel Pereira, Edvaldo Lima, e o diretor de Obras da Secretaria do Desenvolvimento Urbano, José Braga Neto.