Equipe multidisciplinar do Núcleo de Mediação, Conciliação e Apoio à Cidadania da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev) de Feira de Santana participa de curso, em Salvador, visando manter a constante qualificação de profissionais para mediar conflitos judiciais e promover a Cultura da Paz e não violência. Durante 10 dias, quatro profissionais do Município participaram da Capacitação de Facilitadores para a Justiça Restaurativa, Mediação Penal, Prevenção da Violência e Direitos Humanos, promovida pelo Núcleo de Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça da Bahia.
A capacitação, realizada no período de 15 a 24 deste mês, contou com a participação das assistentes sociais Jamile Araújo de Oliveira Almeida e Junassigleide de Oliveira, a psicóloga Eduarda Lima e a pedagoga Ana Maria Oliveira.
Conexão entre as partes de forma igualitária
A assistente social Jamile Araújo ressalta a importância da iniciativa para agregar mais conhecimento e otimizar os serviços prestados pela Seprev aos cidadãos feirenses. “A prática da Justiça Restaurativa e o Círculo de Construção de Paz busca uma conexão entre as partes de forma igualitária, em um espaço seguro e respeitoso. Diferente do que acontece na mediação, o método circular modifica a forma como lidar com os conflitos pautada na escuta, no diálogo e na busca consensual de uma resolução para os conflitos”, ressaltou.
O objetivo do curso é capacitar Facilitadores para atuar na resolução dos conflitos. “Com o objetivo de prevenção a violência, essa prática restaurativa pode ser aplicada nas relações familiares, no ambiente escolar, no ambiente de trabalho, nas comunidades, em fortalecimento de vínculos, na construção de valores”, frisou Jamile Araújo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário