Submarino

CANAL DA PREFEITURA DE FEIRA NO ZAP

quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher comemorado com caminhada


Mulheres em todas as partes do  mundo se mobilizam nesta quinta-feira (8), Dia internacional da Mulher, para comemorar as conquistas e reivindicar mais respeito e valorização. Em Feira de Santana os festejos ao 8 de março tiveram início com a Caminhada “Março Mulher. Mulher em foco: Conquistas e Desafios”, promovida pelo Centro  de Referência Maria Quitéria (CRMQ).
O evento reuniu dezenas de mulheres de várias idades e classes sociais, que saíram do Espaço de Cultura, Arte e Lazer Marcus Moraes e percorreram a avenida Getúlio Vargas até o estacionamento em frente ao Paço Municipal Maria Quitéria, onde está sendo realizado o Dia de Ação Social.  

A ação social conta com a participação das secretarias municipais de Desenvolvimento Social (Sedeso) e Saúde, com teste de glicemia, tipagem sanguínea e orientação sobre a saúde da mulher; Procon, Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), Vara da Violência Doméstica e Familiar e Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam). 

As visitantes também receberão orientação nutricional com alunos da Faculdade Nobre (FAN) e orientações sobre escovação dentária com da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). A coordenadora do CRMQ, Maria Luiza da Silva Coelho destaca que este é um dia para lembras as principais vitórias conquistas pela classe feminina.

“Conquistamos muitos direitos e vitórias ao longo destes anos e devemos continuar nessa batalha em busca de mais garantias. Não devemos nos curvar as dificuldades e adversidades. O nosso ideal é conquistar a igualdade de direito entre os cidadãos”, afirma. O orgulho de ser mulher foi destacado pela secretaria municipal de Desenvolvimento Social, Gerusa Sampaio.

“Mulher é símbolo de amor e vida. Esta caminhada é mais uma forma de celebrarmos o Dia da Mulher com muita honra e felicidade de ser mulher. O oito de março é um dia de grande relevância na história das mulheres e precisa ser registrado de forma expressiva”, destaca.

Maria Fátima Souza, integrante do Movimento de Organização das Mulheres em Defesa da Cidadania (Momdec), pontuou algumas conquistas. “Hoje é um dia de protestos. Estamos na luta desde 1985 e desde então conseguimos a instalação da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), Vara da Violência Doméstica e Familiar, o Centro de Referência Maria Quitéria e agora mais uma vitória a aprovação da Casa Abrigo. Estas conquistas nos deixam felizes, mas ainda falta muito”, pontua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário