Defensor de que a escola pública é de fato um bom
lugar para a educação infantojuvenil, o professor Miguel Arroyo, PhD em
Educação pela Stanford University da Califórnia e emérito da Universidade
Federal de Minas Gerais, abordou a construção de um currículo com a
participação de todos os membros da comunidade escolar. Arroyo falou para
aproximadamente dois mil professores da rede municipal durante a abertura da
Jornada Pedagógica 2014, na manhã dessa quarta-feira, 29, no Olimpo.
O conferencista defende que os professores devem
ser os principais ouvidos durante o processo de formação: "São eles que
estão em sala de aula, não são reprodutores do conhecimento, mas sim
construtores do saber. Os professores precisam se reconhecer como sujeitos da
construção desse currículo de que tanto falamos".
Questionado sobre a qualidade da educação, o PhD
afirma que a escola pública está muito boa. "Um dos direitos que hoje está
mais avançado em nosso país, para os setores populares, é a educação, a
educação pública. A escola é a instituição pública que mais valoriza o povo. O
professor é o profissional que mais valoriza o povo".
Segundo Arroyo, a realidade da escola pública deve
ser tratada com mais respeito e também valorizada. "Há vinte anos, apenas
80% das crianças chegavam às escolas. Hoje, este índice já chega a 100%. Antes
com 7 anos, hoje com 4. Esperamos ainda que cheguem com 3. Isso é um grande
avanço educacional", avalia.
Miguel Arroyo foi secretário de Educação de Belo
Horizonte por sete anos e é autor de vários livros da área. De acordo com o
professor, a escola pública possui ainda um ensino melhor que o da escola
particular: "A escola particular forma alunos para o vestibular, a pública
prepara para a vida." A programação do evento segue até amanhã, 30, no
Olimpo, e vai ser encerrada na sexta-feira, nas próprias escolas.
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