O recadastramento do cartão “Passe Livre”,
benefício que garante a pessoas com deficiência e idosos acesso ao transporte
público gratuitamente, será iniciado no dia 10 de fevereiro, com encerramento
previsto para o dia 10 de maio. O procedimento é realizado na Secretaria Municipal
de Transportes e Trânsito – SMTT, situada na avenida Newton Vieira, bairro
Caseb, em frente ao Boulevard Shopping.
Devem comparecer para o recadastramento os idosos –
acima de 60 anos – que possuem o benefício e os deficientes físicos que não o
fizeram em 2013, visto que a validade do cartão neste caso é de três anos. O
cadastramento de novos usuários também estará sendo realizado durante o
período.
Diariamente, serão distribuídas 150 senhas,
obedecendo a ordem de chegada. O diretor de Planejamento e Estatísticas da
SMTT, José Carlos de Cerqueira Bacellar, informa que o prazo foi estendido
visando atender com conforto e tranquilidade todos os usuários. “Estamos
orientando as pessoas no sentido de que não há necessidade de grandes filas, de
tumultuo, pois há tempo hábil para atender a todos”, observa.
Atualmente, mais de seis mil pessoas são
contempladas com o benefício. Bacellar ressalta que a ampliação do prazo de
validade do cartão de portadores de deficiência permanente – cegueira,
amputação, surdez severa, paraplegia e tetraplegia irreversíveis – foi
estabelecida no ano passado. “É uma medida que visa facilitar a vida dessas
pessoas que, pelo grau de deficiência, possuem maiores dificuldades de
locomoção. Para esse público o recadastramento é feito a cada três anos”,
salienta.
Para o recadastramento são necessários: comprovante
de endereço atualizado e documentos pessoais - carteira de identidade e
CPF – para idosos. Os deficientes físicos devem apresentar, além da
documentação exigida, cópia do relatório médico atualizado emitido em Feira de
Santana com o número do Código Internacional de Doença – CID. Já aqueles que
estão se cadastrando pela primeira vez também devem levar duas fotos 3x4.
Nenhum comentário:
Postar um comentário