Submarino

AQUI TEM TRABALHO

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Jornada discute construção de proposta curricular para rede municipal

O prefeito José Ronaldo de Carvalho convocou, durante a Jornada Pedagógica, os professores da rede municipal para conjuntamente trabalhar para que as metas projetadas para este ano sejam alcançadas. “A nossa disposição é esta. Vamos abraçar estes objetivos porque temos a nobre missão de melhorar a qualidade do que é oferecido aos nossos alunos”.

A Jornada Pedagógica foi iniciada na manhã desta quarta-feira, 29, e vai ser encerrada na quinta-feira, 30, e tem como tema “Currículo escolar: saberes, sujeitos e práticas”. O professor-doutor da Universidade Federal de Minas Gerais, Miguel Gonzalez Arroyo, fez a palestra de abertura. Cerca de dois mil professores participaram do primeiro dia da jornada.

José Ronaldo disse que no ano passado a Prefeitura convocou e nomeou mais de 250 professores aprovados no concurso realizado em 2012 e que neste ano já empossou mais 76. “Estamos construindo mais de 20 modernas escolas e creches, e recuperando dezenas de outras unidades, para que se tornem mais atraentes para os alunos, bem como se tornem bons ambientes de trabalho para professores e servidores”.

A secretária de Educação, Jayana Ribeiro, convidou os professores para a caminhada que vai ser de grande valia, porque a educação é uma área que tem sede de novos valores. “Queremos construir uma educação rica e viva”. Elogiou a participação dos professores e disse esperar que os debates sejam profícuos. Para o presidente da APLB-Sindicato, Germano Barreto, o grande marco da atual administração será a requalificação da educação básica.

O tema central da jornada é a construção de uma proposta curricular para a rede municipal. Depois da conferência de abertura, houve debate entre os professores e Miguel Arroyo. A partir das 14h, educadores das áreas de linguagens, humanas e exatas debatem a construção do currículo com os professores da rede. Participam a professora-doutora Maria Helena da Rocha Besnosik, da UEFS, o professor-doutor Itamar Freitas, da UFS e a professora-mestra Maria de Lourdes Haywanon Santos Araújo, da UEFS.

No segundo dia de atividades a programação começa às 8h30, com a mesa-redonda com o tema “Currículo escolar e diversidade: desafios da inclusão escolar”, com a professora Eniceia Gonçalves Mendes, da UFSC; professora doutora Ludmila Cavalcante, UEFS e professora-doutora Tânia Dantas, da UNEB.


À tarde haverá palestras. Na área de Educação Infantil a abordagem vai ser feita pela professora mestra Maurícia Evangelista, da Secretaria de Educação de Salvador. Na área de Educação para as relações étnico-raciais, o convidado é o professor-doutor Henrique Cunha Júnior, da UFC. Haverá um debate, seguido da programação cultural ao som da Orquestra Sinfônica do Sisal. A orquestra é formada pelos integrantes do Projeto Santo Antônio, de Conceição do Coité, e da Filarmônica 30 de Junho, de Serrinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário