Tarcísio Pimenta
|
A Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia propôs 30 ações de impugnação de registro de candidatura no estado para as eleições de 2014 até a noite de terça-feira (15/07). Desse número, sete são referentes a candidatos a deputados federais e 23 a deputados estaduais. Todos eles se enquadravam na Lei da Ficha Limpa nº 135/201. No total, 982 pedidos de registro de candidatura foram analisados para cargos de deputados, senador, governador e vice.
Em Feira de Santana, o PRE/BA indeferiu a candidatura do ex-prefeito Tarcísio Suzart Pimenta Junior inscrito pelo Partido Humanista da Solidariedade (PHS), como candidato a deputado estadual, por reprovação no Tribunal de Conta dos Municípios e Osmar Rodrigues Torres, inscrito pelo Partido Trabalhista do Brasileiro (PTB), por reprovação no Tribunal de Contas da União.
O motivo mais recorrente das ações de impugnação da PRE/BA se refere à rejeição de contas pelos Tribunais de Contas da União, do Estado e dos Municípios. No âmbito federal, apenas dois candidatos tornaram-se inelegíveis após condenação pela prática de crime eleitoral e contra a administração pública. No âmbito estadual, três candidatos tiveram as candidaturas impugnadas por condenação por ilícito eleitoral, demissão e crime contra a administração pública.
Após as ações de impugnação, cabe à Justiça Eleitoral julgar os pedidos e decidir pelo deferimento ou não dos registros. Os candidatos com registros impugnados têm sete dias para contestar a impugnação. Confira aqui a relação dos candidatos impugnados.
Foto Guto Jads
Nenhum comentário:
Postar um comentário