O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do bairro Aviário está alertando a comunidade sobre a necessidade de adoção de hábitos alimentares saudáveis visando prevenir contra a obesidade. A ação foi desencadeada nesta quinta-feira, 26, após técnicos da unidade terem observado a incidência de sobrepeso ou obesidade na localidade.
A coordenadora do CRAS do Aviário, Cibeli Alves, observou que as pessoas com sobrepeso ou obesas representam entre 10 a 20% da comunidade assistida pelo órgão municipal. “São pessoas de idades variadas, entre crianças, jovens, adultos e até idosos”, observou.
A situação, conforme a psicóloga Suzani Leite Caribé, é decorrente de uma má alimentação, principalmente utilizando alimentos não saudáveis, dentre os quais os industrializados. Professora da disciplina de Psicologia Aplicada à Saúde, ela coordenou um trabalho realizado por estudantes universitários do curso de Nutrição da FUFS alertando sobre os riscos provocados pela má alimentação, comprometendo assim desde o coração, pulmões, pâncreas, vesícula e articulações.
A estudante Bianca Lopes explicou que uma alimentação saudável não quer dizer uma alimentação mais cara. “Os alimentos in natura são encontrados facilmente e com preços bem mais accessíveis nas feiras livres. Geralmente á alimentação mais cara é justamente a industrializada, que não é tão saudável”, alertou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário