Oferecer subsídios e formação para uma gestão escolar democrática e participativa. Esse foi um dos principais objetivos da Formação de Gestores Escolares, curso oferecido pela Secretaria Municipal de Educação a partir de convênio de cooperação técnica com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), que chega à fase final. Nesta terça-feira, 17, 162 gestores participaram do encerramento do curso na Fundação Senhor dos Passos, bairro Baraúnas.
A culminância da Formação de Gestores, que foi iniciada em setembro de 2014, contou com uma mostra dos projetos realizados para a conclusão do curso. Foram produzidos e apresentados pôsteres com os planos de trabalhos elaborados pelos participantes. Durante a manhã, os projetos foram expostos e pela tarde, os gestores receberam os certificados pela conclusão do curso.
“Essa foi uma formação muito proveitosa, principalmente por termos tido a oportunidade de trocar experiências com os nossos colegas gestores”, relata Ana Maria Souza Bezerra, diretora da Escola Municipal Antonio Albertino Carneiro. “Minha pós-graduação foi em Gestão Escolar, mas consegui aprender muito mais aqui, compartilhando com quem vive a mesma realidade”, conta.
Durante o curso, os professores discutiram a função do gestor nas dimensões pedagógicas, administrativas, financeiras e institucionais; estudaram a legislação nacional e local, bem como participaram do debate teórico e metodológico sobre as atribuições e responsabilidades do gestor escolar.
“Mesmo em pouco tempo, conseguimos produzir algo extremamente significativo”, acredita a professora Ana Cristina Silva de Oliveira Pereira, uma das coordenadoras do curso. “Essa formação foi especial, graças às produções dos gestores a partir da provocação durante as aulas. Repensar a gestão escolar é complicado, mas, apesar de qualquer coisa, conseguimos que os participantes assumissem uma posição positiva e diferenciada”, garante.
Para Josemeire Fontes, diretora da Escola Municipal Professora Maria Helena Queiroz, todo o esforço valeu a pena. “Precisei de uma injeção de ânimo das formadoras, pois não é fácil nos dividir entre o curso e o trabalho. Hoje, na conclusão, tive a certeza de que foi uma experiência muito válida”, avalia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário