Atividades físicas
|
O Dia Mundial do Diabetes é comemorado em 14 de novembro, mas em Feira de Santana foi antecipado para esta sexta-feira, 13. Com a presença da população, diversas atividades foram realizadas pelo Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso (Cadh) para conscientizar sobre os perigos da doença.
A manhã começou com aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar. Logo após verificar como anda a saúde, os participantes tiveram a oportunidade de assistir palestras com assistentes sociais e psicólogas.
A primeira palestra tratou dos direitos dos diabéticos, com o tema “Sou diabético, tenho direitos?”. As profissionais de psicologia abordaram a questão de saber viver com a doença: “Convivendo com a diabetes”.
Para alegrar o dia e ainda realizar atividades físicas foram ministradas aulas de dança. O dançarino Luciano Melo fez os participantes mexerem o esqueleto com muito axé. Max Fitness deu conta do recado com aulas de zumba.
Em parceria com o Hospital de Olhos de Feira de Santana (Clihon) foram realizados os exames de mapeamento de retina, mais conhecido como exame de fundo de olho. O procedimento foi destinado apenas para pacientes portadores de diabetes.
“Devemos conscientizar o paciente sobre o tratamento da doença. Em ser disciplinado para ter uma vida melhor. E também alertar a população sobre o risco de adquirir a diabetes. Fazer com que as pessoas tenham um hábito saudável”, destacou a coordenadora do Cadh, Andrea Silva.
No próximo dia 21 de novembro será realizado um mutirão de atendimento oftalmológico para diabéticos. A ação será promovida na Clihon com o apoio da Prefeitura de Feira, das 7h às 13h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário