Submarino

AQUI TEM TRABALHO

sexta-feira, 31 de maio de 2019

Festividades locais são tema do "Feira Que Te Quero Ver" 2019


A quarta edição do “Feira Que Te Quero Ver” já tem tema definido – “Cultura popular: festividades locais”. Na tarde desta quarta-feira, 29, durante encontro realizado na sede da Secretaria Municipal de Educação, a escolha foi anunciada a representantes das 30 escolas municipais que vão participar do projeto este ano. Esta foi a primeira reunião para debater o regulamento do programa, além de apresentar as novidades pensadas para ele.
A culminância deve ocorrer em novembro. Até lá, os estudantes participarão de oficinas de produção de vídeos, de edição de imagens e de elaboração de e-books, para apropriação de técnicas básicas e produção posterior de seus materiais, os quais serão submetidos à votação e avaliação de jurados. As oficinas serão realizadas nas próprias escolas.
Com o novo tema, a equipe que coordena o programa busca aproximar a comunidade estudantil dos momentos festivos marcantes de Feira de Santana e de sua riqueza cultural, além de rememorar eventos que ficaram registrados na história do município. Cada escola pode inscrever até 40 estudantes de turmas diferentes; cada equipe deverá ter três coordenadores.
O “Feira Que Te Quero Ver” visa promover a difusão do patrimônio histórico-cultural do município a partir do estudo dirigido e da visitação de estudantes e professores aos bairros, distritos e entornos das escolas, além de incentivar o uso da tecnologia a favor da educação.
O número de escolas participantes neste ano é maior devido à municipalização de cinco escolas estaduais, as quais passam a integrar o projeto. Outra novidade será a realização das atividades – pesquisa e elaboração dos produtos – dentro da própria escola, o que deve potencializar o uso da tecnologia nas pesquisas.
"Neste ano, os estudantes dedicarão mais tempo à pesquisa, tanto em livros, quanto na Internet, o que se enquadra com a nossa proposta inicial, que é fazer dessas ferramentas tecnológicas um instrumento pedagógico”, destaca a professora Luíza Selis, chefe do Núcleo de Tecnologias da Seduc e uma das coordenadoras do programa. Ivamara Bastos, chefe da Divisão de Ensino Fundamental, e Geórgia Kaline Matos, do Grupo de Gestão e Mediação, também coordenam a iniciativa.
A professora Jozelia Araujo, diretora do Departamento de Ensino da Seduc, enfatizou a importância da iniciativa do Governo do Prefeito Colbert Martins Filho na vida dos estudantes e celebrou a longevidade que ela vem alcançando. “É um projeto que eu, particularmente, tenho orgulho. Ele cumpre um objetivo fundamental, que é tratar de fatos históricos locais com sua devida importância. Ele consegue o envolvimento desses estudantes, desperta sua curiosidade e também o interesse da comunidade ao redor. Então, ele vai além, extrapola nossas expectativas”, ressalta a diretora.

Prefeitura recapeia trecho da avenida João Durval Carneiro


Investimentos do Governo do prefeito Colbert Martins estão sendo aplicados na recuperação do piso asfáltico da avenida João Durval Carneiro. Camadas de CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado à Quente) já foram utilizadas em ambos os lados da via, no trecho entre o viaduto Engenheiro José Joaquim Lopes de Brito, na avenida Getúlio Vargas, sentido a avenida Ayrton Sena.
As obras vão melhorar o tráfego de veículos, principalmente do transporte coletivo urbano. Além de ser de grande fluxo de automóveis, a avenida João Durval Carneiro concentra importantes equipamentos do comércio, como o Shopping Boulevard, além de ligar as regiões Norte a Sul da cidade.
Recentemente a Prefeitura anunciou novo pacote de investimentos – Programa Nova Feira – no valor de R$ 60 milhões, para a primeira etapa, a serem aplicados na Saúde, Educação, Lazer e também no Trânsito.


Políticas públicas de desenvolvimento urbano são discutidas na construção do PPA

VLT
 A ampliação do metrô, a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), de Salvador até Simões Filho e a finalização da linha Vermelha (Avenida 29 de março). Essas três obras estruturantes foram detalhadas durante a mesa programática do Plano Plurianual Participativo (PPA-2020/2023) sobre “Desenvolvimento Urbano e Rede Cidades”, no auditório da Secretaria do Planejamento (Seplan), nesta quinta-feira (30).

Além desses três temas, outras políticas públicas também foram tratadas, como o acesso à moradia digna, assim como a habitação de interesse social e a consolidação dos consórcios intermunicipais. “Super importante esse encontro, pois é um processo de integração, e o Sistema Viário Oeste (SVO), com a construção da ponte entre Salvador e Itaparica, é um grande projeto que envolve diversos setores do governo, como a infraestrutura, o desenvolvimento urbano e o meio ambiente, por exemplo”, detalhou o assessor especial do Projeto SVO, da secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). 
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Sérgio Brito, o acompanhamento e a avaliação do que a pasta está colocando em prática são funções importantes na gestão. “E o nosso trabalho precisa estar muito bem alinhado com o PPA e com a Seplan, seguindo as diretrizes já estabelecidas pelo Governo. E encontros como o desta quinta, consolidam essa cultura, portanto é um momento importantíssimo para avaliar os objetivos”, explicou o secretário.
 
'Desenvolvimento Rural'
As mesas programáticas serão realizadas até 18 de junho, sempre discutindo os planejamentos estratégicos organizacionais e a integração dos compromissos pactuados. Nesta segunda-feira (03), a partir das 9h, será a vez do tema 'Desenvolvimento Rural', que será realizada no Instituto Anísio Teixeira (IAT). 
 
As próximas mesas vão discutir, ‘Desenvolvimento Produtivo’ (10/06), ‘Meio Ambiente e Sustentabilidade’ (11/06), ‘Assistência Social e Garantia de Direitos’ (12/06), ‘Gestão Governamental’ (13/06), ‘Inclusão Socioprodutiva e Mundo do Trabalho’ (17/06) e ‘Educação’ (18/06).
 
Assessoria de Comunicação
Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia

Governo do Estado promoverá Semana do Meio Ambiente com adesão à campanha Respira Vida da ONU

Reunião
 Para marcar o Dia Nacional da Educação Ambiental, celebrado no dia 3 de junho, e o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, o Governo do Estado, por meio das Secretarias Estaduais da Educação (SEC) e do Meio Ambiente (SEMA), promoverá uma extensa programação entre os dias 3 e 7 de junho na chamada Semana do Meio Ambiente. O assunto foi pauta do encontro, nesta quinta-feira (30), entre os secretários Jerônimo Rodrigues, da Educação, e João Carlos Oliveira, do Meio Ambiente.

Durante a reunião, os secretários apresentaram as ações que serão desenvolvidas. A Semana do Meio Ambiente será aberta no dia 3, às 8h30, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), órgão vinculado à estrutura organizacional da SEC, localizado na Avenida Paralela, em Salvador. Durante a cerimônia de abertura, o Governo da Bahia vai aderir à campanha Respire Vida. A Bahia é o primeiro Estado a participar dessa ação global por ar limpo, promovida pelas Nações Unidas, que busca mobilizar as comunidades para reduzir o impacto da poluição do ar na saúde e no clima. Também será lançado pela ONU Meio Ambiente o desafio “O mar não está para plástico”, que visa conscientizar a população para o impacto do lixo nos ambientes costeiro e marinho. As inscrições para esta atividade podem ser feitas no link: http://bit.ly/30PtUeV.
 
A programação envolverá, ainda, oficinas, mesas redondas, palestras e rodas de conversas. Além de comissários da ONU Meio Ambiente, as atividades contarão com a participação de professores de diferentes Instituições de Ensino Superior, especialistas na área e estudantes.
 
Paralelamente, as escolas da rede estadual também vão promover uma extensa programação com atividades ligadas ao projeto Juventude em Ação (JA), desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado. O objetivo do projeto é promover a formação de Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA) e a elaboração da Agenda 21 escolar durante todo o ano letivo nas escolas, tendo o protagonismo estudantil como a essência do projeto.
 
 
Foto: Ascom/SEMA

TVE estreia série infantil contra violência sexual de crianças e adolescentes

Serie
 A TVE começa a exibir na próxima segunda-feira (3/6) a série “Que Corpo é Esse?” para prevenir violência sexual contra crianças. Os episódios vão ao ar durante a Hora da Criança, das 7h30 às 12h, e das 13h às 17h, e às terças, quartas e quintas-feiras, após o TVE Notícias.
 A série é uma produção do Canal Futura em parceira com o UNICEF e Childhood Brasil e aborda temas como autoproteção contra abuso, direitos sexuais, homofobia e perigos na internet.
 
 São 12 episódios divididos em três faixas etárias, mostrando a família Vila Cesar em situações rotineiras que os levam a refletir sobre assuntos importantes para o desenvolvimento sexual dos seus cinco filhos e suas diferentes etapas de vida.
 
 "A violência sexual contra meninas e meninos acontece em todas as classes sociais e, muitas vezes, no contexto familiar. Informar diretamente é uma maneira muito eficaz para enfrentar o problema”, explica Helena Oliveira, coordenadora do UNICEF na Bahia. A série foi produzida com apoio de uma rede de especialistas em proteção a crianças e adolescentes.
 
 Em 2016, o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) registrou na Bahia 3.211 casos de estupro ou tentativas de estupro (2.845 e 366, respectivamente), número que saltou para 3.686 (3.270 e 416) em 2017.
 
 Sobre a TVE – A TVE é a emissora pública da Bahia comprometida com a diversidade e a garantia do direito à informação e à  comunicação dos baianos, produzindo e exibindo conteúdos que valorizam o Estado, suas tradições e suas diversas realidades.
 
Sobre o UNICEF – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) promove os direitos e o bem-estar de cada criança em tudo o que faz. Com seus parceiros, trabalha em 190 países e territórios para transformar esse compromisso em ações.

quinta-feira, 30 de maio de 2019

Mães elogiam bons resultados conseguidos por filhos no InterEduc


Há cerca de dois anos e meio, a dona de casa Maria da Glória Conceição encontrou no Centro Interprofissional de Atendimento Educacional Marliete Santana Bastos as respostas que procurou por anos sobre o baixo rendimento da filha em sala de aula.
A filha, hoje adolescente, não mais progrediu, enquanto estudante, quando chegou ao terceiro ano do ensino fundamental. “Ouvi muitas histórias e reclamações, mas não desisti, mesmo que algumas vezes senti que não tinha muita força. Queria saber por que ela não passava de ano”.
A situação começou a clarear para ela quando foi orientada a procurar o InterEduc. “Quando minha filha começou a ser acompanhada as coisas começaram a mudar. As orientações das professoras (psicopedagogas) daqui mudaram tudo. Ela aprendeu a escrever bem e a ler tudo. Está cursando a 5ª e 6ª séries”, vibra.
Comenta que o atendimento oferecido pelo órgão atende as necessidades tanto dos alunos como dos pais. “O pessoal conversa com a gente. Isso é muito bom para todos, porque eles ficam sabendo o que a gente passa e orienta, não critica, o que a gente deve fazer para ajudar os nossos filhos na escola”.
Dona Laís Anjos dos Santos também disse estar muito satisfeita com os resultados apresentados pela filha, que apresenta problemas escolares devido a falta de atenção na sala de aula. “Ela se distraía muito. Agora estamos vendo evolução, porque fica mais ligada nas explicações dos professores. Está muito melhor”
Iniciativa da Prefeitura de Feira de Santana, o InterEduc atende crianças matriculada na rede municipal que apresentem dificuldades de aprendizado, mais deficientes visuais e auditivos. Psicopedagogas, pedagogas, músico, interprete de Libras fazem o trabalham com as crianças. Também é prestado atendimento domiciliar especializado.
No ano passado, 306 estudantes foram atendidos pelos profissionais do InterEduc. Neste ano já são 130 os que participam das atividades – da educação infantil ao nono ano do ensino fundamental. Devem apresentar relatório médico e o tempo de frequência ao equipamento depende da resposta de cada um deles às atividades.
Os Núcleos de Deficiência Visual e Surdez do equipamento começaram a funcionar neste ano. A coordenadora do InterEduc, Isabela Carvalho, ressalta a importância das gestoras das escolas encaminharem os alunos com essas deficiências ao órgão para que possam receber atendimento especializado.
De forma geral, ela destaca os avanços obtidos com os alunos em diversos aspectos. “São nítidos os desenvolvimentos deles: motores, linguísticos, cognitivos, de memória e atenção, entre outros. Há uma melhora de postura no ambiente escolar e familiar também; maior motivação, elevação da autoestima e segurança diante dos desafios propostos”.
A coordenadora do InterEduc, Betânia Rosa, afirmou que os resultados são os melhores possíveis. Destacou o envolvimento das famílias e o comprometimento dos profissionais. Considera ambos fundamentais para que as metas propostas pelo Governo do prefeito Colbert Martins Filho sejam alcançadas.


Mais de 200 espécies de flores e frutíferas estão à venda na Feira de Holambra


O colorido nas bancas enchem os olhos de quem passa nos passeios do estacionamento da Prefeitura e mais ainda de quem entra para ver as flores de perto. São espécies conhecidas, como várias orquídeas, e outras nem tanto, como peporonias e gloxienas.
São mais de 200 as espécies de flores e frutíferas no primeiro lote que estão sendo vendidas a VII Feira em Flores de Holambra, que acontece até o dia 9 de junho. Os preços variam de R$ 5m um cacto, a R$ 750, uma palmeira Bismark azul grande – as menores custam R$ 150. 
O coordenador da feira, Patrício Nunes Barreiros, disse que outros três lotes chegarão nos próximos dias, de Holambra, cidade paulista referência na produção de flores em todo o país. “Estamos oferecendo o que há de melhor e a preços justos”.
Raquel Pires Ramalho disse que gosta de ver as plantas e o colorido das flores. “Aqui é uma verdadeira festa para os olhos de quem gosta de plantas”. Ela considerou que os preços estão acessíveis. “O difícil é escolher, visto que a variedade é grande”.
A rosa do deserto é uma das variedades mais procuradas pelos consumidores. “Ela não da trabalho no seu manejo e as flores são lindas”, afirmou a enfermeira Mainara Conceição, que disse ser ‘viciada’ na espécie.
A Feira é um evento beneficente e tem como objetivo arrecadar fundos para o Espírita União do Vegetal e conta com o apoio da Prefeitura de Feira de Santana. 


Alunas do CEU Cidade Nova são orientadas quanto a prática de exercícios físicos alternativos


Passar muito tempo no celular, fazer movimentos repetitivos ou pegar peso são atividades do dia a dia que podem causar vários problemas na saúde e danos irreversíveis ao corpo, principalmente acarretando em problemas na coluna. Com o objetivo de orientar as pessoas quanto aos cuidados neste sentido, e estimulá-las a realizar simples exercícios alternativos em casa, uma palestra foi ministrada pelos fisioterapeutas Fabiana Barreto e Caio Sérgio no Centro de Artes e Esportes Unificados - CEU Cidade Nova - nesta quarta-feira, 29. 
As alunas assistidas pelo equipamento iniciaram o dia com atividades funcionais, sob a orientação do fisioterapeuta e educador físico Caio Sérgio. A maioria são donas de casa e/ou aposentadas. Fabiana Barreto destacou o aspecto positivo de a atividade física ser uma realidade na vida delas. Mas alertou que essa prática tem que ser disseminada para além do CEU. 
“É interessante, como profissional da saúde, trazer um assunto que hoje em dia é tão importante, que é o movimento do corpo. Eu vejo que os usuários daqui já fazendo atividade, mas é importante que essa atividade seja disseminada para além da praça. Então a gente orienta exercícios que podem ser realizados em casa com materiais alternativos”, ressalta Fabiana.   
A promoção de palestras é uma prática comum no CEU Cidade Nova. Os temas são variados, ligados a saúde, esporte e a arte, sempre em interação com as atividades ofertadas. Neste primeiro semestre a média foi de duas palestras por mês, sempre com profissionais da área que são convidados para bater um papo e transmitir informações importantes que agregam no dia a dia dos alunos.
“É uma forma de mostrar ao público que assistimos o qual o objetivo deste trabalho e o valor que representa essas atividades gratuitas. As palestras servem como um complemento das atividades ofertadas aqui na praça. É uma forma de entender o porquê estamos aqui”, explica a coordenadora do CEU, Lay Ribeiro.   
O CEU Cidade Nova é um dos três equipamentos deste tipo administrados pelo Governo do prefeito Colbert Martins Filho, através da Fundação Cultural Egberto Costa. Os outros dois ficam situados nos bairros Aviário e Jardim Acácia. 


Estudantes de Nutrição promovem curso no MAP


Profissionais e permissionários de lanchonetes e restaurantes do Mercado de Arte Popular (MAP) estão convidados a participarem nesta quinta-feira, 30, às 17h, no auditório, do curso Boas Práticas, Técnicas e Manipulação de Alimentos, que será ministrado por alunos de Nutrição da Faculdade Estácio.
A iniciativa tem o apoio da Prefeitura de Feira de Santana, por meio do Departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Settdec). O curso terá a supervisão da professora Thalita San Martin. 

SMT recebe grupo de pessoas com deficiência para debater acessibilidade


Um grupo de representantes do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Feira de Santana foi recebido na tarde desta terça-feira 28, na Superintendente Municipal de Trânsito - SMT para debater questões relacionadas à acessibilidade das pessoas com deficiência e a mobilidade urbana na cidade. Na oportunidade foram abordadas diversas questões enfrentadas pelas pessoas com deficiência em seu cotidiano na cidade. Entre as reivindicações, foi destacada a ocupação indevida dos passeios, promovendo insegurança e desrespeito ao direito de ir e vir das pessoas. 
Segundo último censo realizado pelo IBGE, somente em Feira de Santana existem mais de 180 mil pessoas com algum tipo de deficiência. Para o superintendente municipal Maurício Carvalho, a reunião foi importante para conhecer as principais demandas deste público e receber sugestões. “Ouvimos bastante a todos e sugerimos que preparem um documento contendo sugestões e reivindicações. Vamos também sugerir que dentro deste novo plano de mobilidade urbana do município tenha a participação efetiva do Conselho Municipal do Deficiente, para promover a inclusão e garantir acessibilidade das pessoas com deficiência”, afirma.
O Plano de Mobilidade Urbana de Feira de Santana, que estabelece os princípios e diretrizes para integração entre os transportes e para a melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas no Município, obedecendo as diretrizes da Política Nacional da
Mobilidade, está sendo desenvolvido pelo Governo do Prefeito Colbert Martins Filho e vai investir mais de 100 milhões de reais em  obras estruturais e de requalificação da cidade.


Dispensário Santana: 36 anos transformando vidas

Inaugurado em 29 de maio de 1983, o Dispensário Santana, entidade sem fins lucrativos, completou 36 anos de funcionamento nesta quarta-feira (29). Instalado no bairro Chácara São Cosme, a entidade presta vários serviços à comunidade.
O Dispensário mantém cursos para a comunidade como corte e costura, manicure e pedicure, artesanato, iniciação musical e dança. Além disso, a escola e creche.
Patrícia chegou ao Dispensário ainda criança; hoje é professora de dança
Muitas pessoas que trabalham na instituição têm história bonita para contar. É o caso da professora de dança Patrícia Santana. Ela está no dispensário desde criança. "Eu apendi muito aqui e hoje sou professora de dança e estou passando esse conhecimento para outras pessoas", afirmou.
Antônio Carlos se tornou músico
O músico Antônio Carlos tem uma história semelhante a de Patrícia. Ele chegou ainda jovem e aprendeu a tocar em instrumentos de bandas e atualmente treina jovens. "Nós temos aqui instrumentos como trombone, trompete, clarinetes entre outros", disse.
Creche mantida em parceria com Prefeitura
Há mais de 30 anos trabalhando no dispensário, a assistente social Jusciete Nascimento informou que a entidade tem uma boa estrutura com capacidade para manter 20 idosos, um projeto para 500 crianças e suas famílias, a escola com 330 alunos do ensino fundamental e 90 crianças na creche. Ela informou que no caso da creche existe uma parceria com a Prefeitura de Feira de Santana. "É uma parceria muito boa e grande", disse Jusciete.
Além disso, ela destaca um grupo com 120 mulheres chefes de família e em situação de vulnerabilidade social. Elas fazem atividades artesanais e cursos profissionalizantes para amenizar a pobreza.
Segundo Jusciete, além do apoio da Prefeitura, o dispensário Santana recebe ajuda de empresas particulares para manter essas múltiplas atividades. "Nosso sonho de futuro é ter nessa instituição cursos profissionalizantes, mas que isso vai depender de convênios com instituições como o governo do estado ou até a Prefeitura Municipal”.


Bahia foi o estado mais gerou empregos de carteira assinada nos quatro primeiros meses do ano no Nordeste

Busca de vaga
 A Bahia foi o estado do Nordeste que mais gerou empregos de carteira assinada nos primeiros quatro meses de 2019, segundo informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). No total, foram mais de 22 mil vagas.

No Nordeste, apenas a Bahia e o Maranhão (+3.470 postos) totalizaram saldos positivos. Em contrapartida, sete estados nordestinos totalizaram acumulados negativos. Pernambuco (-25.698 postos) foi seguido por Alagoas (-21.796 postos), Paraíba (-7.629 postos), Rio Grande do Norte (-5.927 postos), Ceará (-5.624 postos), Sergipe (-4.031 postos) e Piauí (-2.803 postos).
 
No acumulado, sete setores de atividade registraram saldos positivos: Serviços (+7.797 postos), Construção Civil (+7.113 postos), Indústria de Transformação (+4.492 postos), Agropecuária (+3.942 postos), Administração Pública (+468 postos), Extrativa Mineral (+342 postos) e Serviços Industriais de Utilidade Pública (+302 postos). Em contrapartida, Comércio (-2.323 postos) apresentou saldo negativo
A Bahia também foi líder em relação a abril, quando mais de 10 mil empregos de carteira assinada foram gerados. O número é o melhor para o mês desde 2014.
Ainda de acordo com os dados, o resultado superou, também, o saldo do mês de março, apenas pouco mais de 2 mil postos de trabalho foram criados, sem as declarações fora do prazo.
 
Setorialmente, conforme o Caged, todos os segmentos contabilizaram saldos positivos: Agropecuária (+2.461 postos), Indústria de Transformação (+2.438 postos), Serviços (+2.328 postos), Construção Civil (+1.575 postos), Comércio (+772 postos), Serviços Industriais de Utilidade Pública (+212 postos), Administração Pública (+194 postos) e Extrativa Mineral (+113 postos).
 
Informações do G1

Bahia é o estado com o maior número de casos do HTLV no país; vírus é da família do HIV e pode provocar leucemia

HTLV
 A Bahia é o estado com o maior número de casos do vírus HTLV no país. A infecção afeta cerca de 135 mil pessoas no estado e pode provocar dificuldade de locomoção e até leucemia.

As cidades baianas com maior incidência são Barreiras, Salvador, Itabuna e Ilhéus. O HTLV é o vírus linfotrópico da célula T humana e não tem cura, mas há tratamento. Ele é da mesma família do vírus HIV, e possui as mesmas formas de contágio: relações sexuais sem proteção, uso de agulhas e seringas contaminadas, além do aleitamento materno.
 
A grande incidência no estado foi descoberta a partir de uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que analisou testes realizados no Laboratório Cetral de Saúde Público (Lacen).
 
Os dados foram colhidos em 379 municípios, de 2003 a 2014. A pesquisa mostra que, a cada 100 mil habitantes, 14 estão infectados. Esse número corresponde a quase 1% da população baiana, que é cerca de 130 mil pessoas.
Barreiras lidera o número de infectados: quase 25 pessoas a cada 100 mil examinadas. Em seguida está Salvador, com quase 23 e a região de Itabuna e Ilhéus, com 22,6.
 
Reunidos na Associação HTLVida, os portadores do vírus fazem encontros e buscam apoio um no outro para enfrentar a doença.
 
Presidente da associação, o aposentado Francisco Daltro também é portador do vírus. Ele só recebeu o diagnóstico 18 anos depois de uma doação de sangue. Hoje, ele tem dificuldade de andar e precisa do apoio de muletas.
 
"Tive vários diagnósticos, inclusive de esclerose lateral primária, e fiquei com esse diagnóstico durante muito tempo. Só através da doação de sangue que eu fiquei sabendo que tinha HTLV.
 
A pesquisadora Fernanda Grassi pondera que há casos em que famílias inteiras estão contaminadas pelos vírus, porque as pessoas não sabem que estão infectadas com a doença.
"O HTLV ele tem uma característica importante que é a agregação familiar. Existem famílias inteiras contaminadas pelo vírus, porque as pessoas desconheciam o seu estado sorológico. Então são avós que passaram para as mães, mães que passaram para seus filhos. E isso, se a gente não testa, não pode romper essa cadeia de transmissão", pontuou.
 
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) começou a registrar os casos de HTLV em 2012. Até o ano passado, foram notificados quase 2500 casos de infecção do vírus.
 
Desse total, 75% dos registros foi em mulheres, porque a pesquisa para o vírus faz parte do pré-natal. As gestantes infectadas recebem orientação médica para não amamentar os bebês, por conta da transmissão, como explica a coordenadora do programa de agravos da Sesab, Maria Aparecida Rodrigues.
 
"No parto e pós parto, essa mulher não deve amamentar esse bebê e ela deve ser orientada para isso já durante o pré-natal. Essa mulher recebe para esse bebê a fórmula láctea. Enquanto estado, nós adquirimos a fórmula láctea para atender os bebês, tanto filhos de mães com HTLV, como aquelas que são filhos de mães com HIV", disse.
 
Apesar de ser parecido com o vírus HIV, o HTLV não destrói o sistema imunológico. Apesar disso, ele pode causar leucemia e problemas urinários e neurológicos. Em geral, antes da doença aparecer, a pessoa não tem sintomas.
 
A dona de casa Nivânia Pereira é a terceira geração da família que tem HTLV. Quando engravidou do filho, ela tomou todos os cuidados e não amamentou. O filho dela não foi infectado com o vírus. "É muito importante uma pessoa que tem o vírus do HTLV não amamentar", alertou ela.
 
Informações do G1

Bahia é o estado do Nordeste com maior número de inscritos no Enem 2019 e o terceiro do país

Prova Enem
 A Bahia é o estado do Nordeste com maior número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 e o terceiro do país, segundo informações divulgadas nesta quarta-feira (29) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

De acordo com um levantamento do órgão, o estado teve 395.438 mil estudantes inscritos, ficando atrás apenas de São Paulo, com 816.015 mil participantes, e Minas Gerais, que teve 534.645 mil interessados no exame.
 
Entre as regiões do Brasil, a maior parte dos inscritos está no Sudeste (35,2%), seguido por Nordeste (34,2%), Norte (11,7%), Sul (10,6%) e Centro-Oeste (8,3%).
 
Em todo o país, foram 5,09 milhões de inscrições confirmadas, a menor taxa desde 2010.
Conforme o Inep, a maioria dos participantes deste ano é do gênero feminino (59,5%), tem de 21 a 30 anos (26,7%), é parda (46,4%) e já concluiu o ensino médio (58,7%).
 
As provas do Enem 2019 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.
 
No primeiro dia, serão realizados os exames de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias, com duração de 5h30.
 
Já no segundo, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias, com 5h de duração. No dia 13 serão divulgados os gabaritos e os cadernos de questões.
 
Informações do G1

Workshop discute o cenário do Turismo em Feira de Santana


Acontece nesta quinta-feira, 30, o Workshop de Capacitação do Trade Turístico de Feira de Santana, Fortalecendo Negócios no Interior, promovido pela Fecomércio, através da Câmara Empresarial do Turismo (CET) e do Sindicato do Comércio de Feira de Santana (Simcomfs).
O evento tem apoio da Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico e será realizado na Unidade Senac da Rua são domingos de Araújo, na  Kalilândia, nº 48. O evento será aberto às 15h30 e encerrado ás 19h com a realização de sorteios. 
Quatro palestras abordarão temas relacionados ao turismo em Feira de Santana, como a oferta das agências de viagem, a realização de eventos corporativos na cidade e a profissionalização dos equipamentos de alimentos e bebidas. Dentre os palestrantes estarão representantes do segmento como Antônio Carlos Borges, secretário do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico e Marcelo Alexandrino, hoteleiro e presidente da Associação  Comercial. Confira a programação abaixo:
15h30 - Abertura do evento
15h50 - Início das palestras
16h45 - Coquetel
17h15 – Apresentação de Parceiros
18h15 – Abertura de Mesas Expositoras
19h00 – Encerramento

Prefeito se reúne com dirigentes para discutir Micareta 2020


O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho, se reúne às 16h30 desta quarta-feira (29), com dirigentes classistas, representantes de blocos e camarotes micaretescos, para tratar da folia momesca do próximo ano.
Essa é a primeira reunião para falar da festa e, entre os pontos que serão discutidos, está a data da Micareta, se permanecerá entre os dias 22 e 26 de abril de 2020, ou se outra data será destinada para a festa.

quarta-feira, 29 de maio de 2019

Campanha Maio Amarelo é celebrada em dia especial no Shopping Boulevard


O Maio Amarelo recebeu um grande reforço com a ação especial promovida pelo Shopping Boulevard em Feira de Santana durante todo o dia desta terça feira, 28. Cerca de 30 mil pessoas frequentam diariamente o estabelecimento comercial, proporcionando uma grande visibilidade à campanha que tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o Brasil.
A iniciativa pioneira recebeu o apoio da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Superintendência Municipal de Trânsito - SMT, para chamar atenção para os altos índices de acidentes e promover a conscientização da população das suas responsabilidades para um trânsito mais seguro.  
Quem passou pelos corredores do Shopping encontrou sinalizações de trânsito e mensagens de alerta sobre acidentes e suas consequências para a sociedade, provocando reflexões sobre sua conduta no trânsito. Uma grande faixa de pedestre foi colocada na entrada da praça de alimentação, alertando sobre a travessia com segurança e o respeito ao pedestre. 
Várias lojas do segmento de moda colocaram peças amarelas nas vitrines, aderindo ao movimento e despertando a atenção dos clientes para a ação.
A SMT se fez presente com um balcão onde Agentes do Núcleo de Educação para o Trânsito realizaram a distribuição de panfletos informativos, fitas amarelas e broches da campanha. 
Atores vestidos de amarelo interagiram com o público, alertando sobre ter atenção às placas, aos sinais do semáforo, às faixas de pedestres, o uso do cinto de segurança, convidado a todos a colaborarem para um trânsito mais seguro. Uma blitz educativa também foi realizada na Avenida João Durval, em uma faixa de pedestres defronte ao Shopping, para chamar atenção para o Maio Amarelo.
Para o Superintendente Municipal de Trânsito, Mauricio Carvalho, a ação foi mais uma oportunidade para dar visibilidade e reforço à mensagem da Campanha. “Seguramente este é o maior centro comercial da cidade, onde centenas de pessoas passam por aqui e com certeza serão sensibilizados pela mensagem. Para nós é uma satisfação muito grande receber o apoio do Shopping Boulevard, por perceber que a campanha teve um envolvimento muito grande da população atingindo a vários segmentos da cidade. Um grande Shopping como o Boulevard abraçar esta causa fortalece muito a campanha”, avalia. 

Casamento Coletivo une 40 casais em Humildes


Em sua segunda edição, o programa Família Cidadão une oficialmente 40 casais no distrito de Humildes. A cerimônia será realizada nesta quinta-feira, 30, às 14h, no Espaço de Eventos Jadla, na rua principal do Distrito, em frente ao Mercado Municipal.
A iniciativa é uma parceria do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Humildes, coordenado por Tereza Macedo, com o Cartório local e a Justiça.
Tereza Macedo ressalta que o Casamento Coletivo contempla casais em situação vulnerável, muitos dos quais já convivem juntos, proporcionando a união conjugal estável sem nenhuma custa.
Já a oficial do Cartório de Humildes, Adriana de Souza Barbosa, observa a importância da oficialização  dia casamentos perante a Justiça visando a garantia de direitos. "É uma ação que visa regularizar a situação principalmente de quem vive nos povoados de Humildes, alguns já tem até filhos, e com o Casamento passam a garantir direitos, a exemplo de hereditários", observou.

Bolsa Móvel da Sedeso vai ao Irmã Dulce


Moradores do bairro Irmã Dulce vão ter acesso aos serviços do programa Bolsa Família na própria comunidade, nesta quinta-feira, 30. O Governo do prefeito Colbert Martins Filho vai disponibilizar técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso) para atender os demandatários através do ônibus do Bolsa Móvel, das 8 às 13hs.
O veículo do Bolsa Móvel vai ficar estacionado na porta da unidade de saúde do bairro Irmã Dulce, onde os técnicos vão tirar dúvidas, fazer novos cadastros, atualização cadastral ou até mesmo exclusões.
A iniciativa, conforme a gestora do serviço, Danusa Rodrigues, visa facilitar o acesso dos demandatátios ao serviço, evitando deslocamento à Central do programa Bolsa Família, no Centro da cidade. "Proporciona tanto economia de tempo quanto de recursos para quem busca pelos serviços, evitando gastos com deslixamento", enfatizou.
A iniciativa segue programação estabelecida pela Sedeso para atendimento do programa Bolsa Família Móvel em localidades onde ainda não existe atendimento fixo. Na próxima segunda-feira, 3, o atendimento será realizado no bairro Novo Horizonte.

Troféu Oscar Folia premia os melhores da Micareta


Último evento relacionado à Micareta deste ano, o Troféu Oscar Folia premiou 24 categorias, entre músicas, cantores locais e estaduais, bandas e diversas plataformas da mídia que participaram da cobertura jornalística da festa realizada de 25 a 28 de abril.
O Troféu Oscar Folia, que aconteceu pela 14ª vez, é promovido pela Revista Alternativa, com apoio da Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. O eleitos foram escolhidos pelo público e a votação realizada pela internet.
Durante o evento realizado na noite desta terça-feira, 28, no Teatro Margarida Ribeiro, personalidades foram homenageadas, como Dinho, solista do Trio Patury, primeiro de Feira de Santana e o segundo da Bahia.
Também tiveram suas importâncias reconhecidas o Trio Fantasy, com o DJ Nega Lu, mais o Projeto Prata da Casa, que tem à frente Zé Honório, Janete, Djalma Oliveira e Marquinho, que cantam antigas músicas do axé.
Para o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Edson Borges, que representou o prefeito Colbert Filho, o troféu é um reconhecimento às estrelas da festa. Mas pontuou que as estrelas da Micareta é o folião, que dá brilho ao evento.
Os presentes ficaram em silêncio durante um minuto em respeito às memórias do ex-secretário de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira, e do cantor Gabriel Diniz. A Banda Clã foi a atração da noite. Deram canja o cantor Zé Honório e a Banda Chiclete com Banana.
Para o publisher da Revista Alternativa e criador do Troféu, Girlanio Guirra, a entrega dos prêmios é um reconhecimento do público ao talento dos cantores e bandas. “A gente aqui é apenas o canal entre estes dois setores que fazem a Micareta”. Raquel Guirra, esposa de Girlanio, também apresentou os nomes dos vencedores.
Os internautas escolheram “Abaixa que é tiro”, da Parangolé, como a melhor música, mais Bell Marques como melhor cantor, Aline Rosa como a melhor cantora e a Chiclete com Banana a melhor banda. Foram premiadas a banda Pagode de Segredo, como a melhor de Feira e a cantora Cristiane, ficou o troféu de melhor feirense na Micareta.

Condema nega recurso da Embasa por provocar poluição ambiental e aplicação de multa está mantida


Na última reunião do Condema (Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente), realizada na quarta-feira, 22, foi apreciado o recurso administrativo referente ao auto de infração e a aplicação de multa emitidos pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam) contra a Embasa, em virtude dos danos ambientais causados no Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho. Após análise, os conselheiros julgaram por manter a multa.
O problema se arrasta desde 2018, quando a Semmam emitiu a primeira notificação a Embasa, após constatar o lançamento de esgoto in natura em área do Parque da Cidade, bem como no Loteamento Parque da Cidade devido às obras inacabadas das construções de uma Estação Elevatória de Esgoto (EEE).
Naquela época foi solicitado que o órgão promovesse a manutenção do equipamento, de modo a evitar a persistência dos danos causados ao meio-ambiente. A Embasa admitiu o problema, por meio de documento, com a justificativa de que os moradores daquela região fizeram ligações clandestinas antes da conclusão dos serviços.  
Contudo, a Semmam encaminhou o caso ao Setor Jurídico que avaliou pertinente a aplicação de multa no valor de R$ 5 milhões, por considerar infração gravíssima. Após aplicação da penalidade, mais uma vez, a defesa foi indeferida por estar fora do prazo. Diante disso, a Embasa recorreu ao Condema, que considerou manter a penalidade.  
O secretário de Meio Ambiente, Arcênio Oliveira, e presidente do Condema, afirma que agora será aplicada multa diária a Embasa até que os níveis de poluição sejam sanados, bem como a recuperação de toda a área degradada do equipamento público municipal. A decisão será oficializada pelo Condema à Embasa.


O brincar que abraça a diferença: a experiência do Dia B


O direito ao brincar é garantido por lei a todas as crianças. E justamente para reforçar a importância da inclusão no Dia Mundial do Brincar, celebrado esta terça-feira, 28, a Secretaria Municipal de Educação abordou o tema “O brincar que abraça a diferença” na quarta edição do Dia B em Feira de Santana. A iniciativa envolveu crianças, adolescentes, professores e outros profissionais de escolas públicas municipais e instituições privadas.
De acordo com o artigo 16 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), “o direito à liberdade compreende os seguintes aspectos: [...]brincar, praticar esportes e divertir-se”. Na Escola Municipal João Paulo II, da Associação Nacional de Instrução, do bairro Queimadinha, o objetivo do Dia B foi incentivar entre as crianças brincadeiras inclusivas, como o “futebol às cegas”.
As crianças foram vendadas para simular a experiência vivida pelas pessoas com deficiência visual; uma bola com guizo – que sinaliza através do som seu deslocamento – permitiu aos alunos o exercício no “futebol às cegas”.
“Já tivemos alunos deficientes visuais na escola e achamos importante mostrar a todos como funciona uma proposta de educação inclusiva. Desta forma, eles vivenciam o que o outro sente. Sempre promovemos brincadeiras sem separação de grupos e os alunos se incluem muito bem”, destaca a diretora da escola, a professora Ana Célia Dantas Tanure.
“A gente tem que prestar muita atenção, usar a audição ao máximo e ficar atento para encontrarmos a bola, acabamos usando mais os outros sentidos quando não podemos usar a visão”, relata Kaue Walace Dias Albuquerque, de 10 anos. “Foi o meu primeiro Dia B e achei muito bom”.
A inclusão dos pais e responsáveis
Um dos pontos abordados pela Divisão de Educação Infantil foi a importância do brincar para todas as idades. Pensando nisso, a Creche Escola Municipal Professora Dalva Suzart Gomes, do bairro Papagaio, promoveu um Dia B com a presença de pais e responsáveis. Desde o dia 20 de maio, a unidade de ensino propõe atividades com a participação das crianças e adultos da comunidade.
“O brincar é essencial na vida das pessoas. Quando reunimos os pais, responsáveis e os alunos, reforçamos laços afetivos entre eles e incentivamos para que esses adultos não esqueçam da importância da diversão na vida das suas crianças”, defende a diretora  da creche, a professora Marina Guimarães dos Santos.
As crianças ficaram satisfeitas com a participação. “Na semana passada, meu pai esteve aqui e brincou de peteca comigo, eu achei muito legal poder brincar com meus coleguinhas e com ele”, conta José Miguel Marques Vieira, de quatro anos. 


Prefeitura adquire três novos veículos para dinamizar atendimento do Hospital da Mulher


Uma nova ambulância para o transporte de pacientes e mais dois novos veículos Fiat Mobi (modelo Like) foram adquiridos pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana para atender as demandas do Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher.
O investimento, totalmente com recursos próprios do município, foi da ordem de R$ 167 mil. A partir de agora, a Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS) passará a atender as demandas internas e da comunidade feirense através de suas unidades de saúde gerenciadas com um conjunto de nove veículos, cumprindo a meta de renovação e ampliação de frota.
O Banco de Leite Humano (BLH) é um dos setores do Hospital da Mulher que será diretamente beneficiado com a renovação do veículo que realiza o serviço móvel domiciliar de coleta de leite humano junto às mães doadoras cadastradas.
“As demandas do hospital têm crescido muito. Com isso, Prefeitura é sensível à necessidade de investimento constante na infraestrutura da saúde municipal visando a melhoria do atendimento à população e nas condições de trabalho da equipe técnica”, enfatiza Gilberte Lucas, diretora-presidente da FHFS.
Os novos veículos, que serão entregues oficialmente em ato solene pelo Prefeito Colbert Martins Filho, otimizarão a logística de material de uso hospitalar, de expediente e de documentos administrativos às repartições municipais interligadas ao hospital, bem como material esterilizado que servem à outras unidades da FHFS, como o  Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez (CMPC) e o Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI) Dr. Eugênio Laurine.
Já a nova ambulância segue normatização do Ministério da Saúde (portaria GM/MS nº 2.048/2002) e possui capacidade de carga acima de 600 kg no compartimento traseiro e janela de comunicação entre a cabine do motorista e o local onde acomoda-se a maca.
A cabine de transporte de pacientes é dotada de suporte para soro e plasma, maca retrátil de 1,80m de comprimento confeccionada em duralumínio, com sistema escamoteável e pés dobráveis, além de rodízios confeccionados em materiais resistentes à oxidação.
As características do compartimento permite a rápida retirada e inserção do paciente/vítima ao interior da ambulância, podendo, inclusive, ser facilmente manuseada somente por uma pessoa.
O compartimento de transporte é composta por dois cilindros de oxigênio em alumínio com capacidade de 1m cúbico, dois fluxômetros com umidificador, chicote e máscara, régua tripla completa com aspirador, conjunto sinalizador acústico visual em led, entre outros itens.
Cada veículo foi entregue pela concessionária, conforme contrato firmado com a vencedora do processo licitatório nº 009/2019 (pregão presencial n° 008/2019) com sinalização da logomarca padrão “ambulância” no capô e na porta traseira, além da logo da Prefeitura Municipal de Feira e do Hospital da Mulher nas portas laterais.


terça-feira, 28 de maio de 2019

Pai de piloto nega que Gabriel Diniz pegou carona e diz que voo fretado custou R$ 4 mil

Pai de piloto
 O pai do piloto Gabriel Abraão Farias disse em entrevista à TV Gazeta nesta terça-feira (28/05) que o cantor Gabriel Diniz não pegou carona no avião, como havia sido informado pelo Aeroclube de Alagoas. De acordo com Erivaldo Farias, o voo fretado para viagens de ida e volta entre Maceió e Salvador custou R$ 4 mil.

O piloto, o músico e o copiloto Linaldo Xavier Rodrigues morreram após a queda da aeronave em Estância (SE), na segunda (27). Os corpos dos pilotos estão em Alagoas para velório e sepultamento. O corpo de Gabriel Diniz está sendo velado em João Pessoa, na Paraíba, onde será sepultado.
 
Gabriel Diniz fez show em Feira de Santana (BA) no último domingo (26). O músico retornava da Bahia para a capital alagoana, onde iria comemorar o aniversário da namorada, Karoline Calheiros.
"Ele saiu daqui [Maceió] do aeroclube pra Salvador. Lá, ele arrumou um hotel para meu filho e o copiloto ficarem. Quando terminou o show, eles iam retornar pra cá. Mas não foi nada de carona. Voo foi fretado, o aeroclube era consciente e liberou a aeronave", afirma.
 
"Foi fretamento. Ele [Gabriel Diniz] chamou Abraão pra fazer a viagem e eles dois fizeram o acerto da viagem e ficou acertado por R$ 4 mil. Tinha que abastecer e, quando foi voar, o Abraão pagou o abastecimento do próprio bolso e o cantor ficou de, quando terminar o show, acertar", disse o pai do piloto.
A reportagem do G1 entrou em contato com a assessoria do aeroclube, que disse desconhecer essa informação. Na segunda-feira, o diretor financeiro do aeroclube, Abinadab Silva, havia informado tratar-se de uma carona.
 
"Essa aeronave foi para Salvador porque os pilotos são amigos e são membros do Aeroclube de Alagoas, e também são diretores daqui. Então, eles locaram o avião aqui no aeroclube, pegaram o avião e foram para Salvador passar o fim de semana", disse Silva.
 
Informações do G1 

Corpo de Gabriel Diniz é velado em João Pessoa

Velório
 O corpo do cantor Gabriel Diniz chegou por volta de 5h desta terça-feira (28) ao ginásio de esportes Ronaldão, no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa, para ser velado. Conhecido pelo hit “Jenifer”, Gabriel morreu na queda de um avião de pequeno porte junto com outras duas pessoas na tarde desta segunda.

O velório foi, inicialmente, fechado para familiares e amigos. O cantor Matheus, da dupla Matheus e Kauan, a youtuber e humorista Gkay e Renan da Resenha, também humorista, estavam entre os presentes. A cerimônia foi aberta ao público, que fazia fila desde a madrugada, às 8h.
Artistas paraibanos como Aldair Playboy, Yegor Gomez, Gil Bala e Ramon Schnayder também passaram pelo velório. À tarde, Wesley Safadão, Xand Avião e o cantor Matheus (Matheus e Kauan) compareceram ao local para se despedir do amigo. O sepultamento deverá ser realizado nesta tarde.
 
GD, como Gabriel Diniz era conhecido, estava no avião acompanhado de Linaldo Xavier e Abraão Farias, pilotos e diretores do Aeroclube de Alagoas. Eles faziam o trajeto entre Salvador e Maceió, para onde Diniz viajava para comemorar o aniversário da namorada, Karoline Calheiros. Nesta manhã, Karoline se juntou a familiares e fãs e se agachou ao lado do caixão.
A queda da aeronave foi na tarde de segunda no povoado Porto do Mato, em Estância, sul de Sergipe. O corpo foi liberado às 21h do Instituto Médico Legal de Sergipe (IML), em Aracaju, e chegou por volta de 3h30 ao aeroporto Castro Pinto, na região da Grande João Pessoa.
 
Informações do G1 e foto: Diogo Almeida/G1

Luiz Gonzaga para Crianças no próximo dia 8 de junho, com entrada franca

Peça
 O Circuito Cultural Belgo Bekaert apresenta o espetáculo  “Luiz e Nazinha  - Luiz Gonzaga para Crianças”, no próximo dia 8 de junho, às 16 horas, no Centro de Esportes e Artes Unificados (CEU), no bairro Cidade Nova, em Feira de Santana. Fábula baseada na vida do Rei do Baião, o musical infantil conta passagens da infância de Luiz Gonzaga no interior do Nordeste, com destaque para a descoberta do amor, quando o jovem Luizinho se apaixona por Nazarena, filha de um coronel que não permite o namoro deles.

O resultado é uma fábula de amor inocente, voltada para toda a família, embalada por grandes sucessos do músico, como “Asa Branca”, “Que Nem Jiló”, “Baião”, “O Xote das Meninas”, “Olha Pro Céu”, entre outros. O espetáculo foi indicado em 8 categorias nos principais prêmios de teatro infantil do Rio de Janeiro. A peça tem duração de 55 minutos. Recomendação etária: a partir de 4 anos. Apresentação aberta ao público, com entrada gratuita.
 
Sobre o Circuito Cultural de Feira de Santana
Promovido pela Belgo Bekaert Arames, o Circuito Cultural é um programa de formação de público infantil para teatro, realizado em seis municípios nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Bahia. Com atrações direcionadas ao público infantil, o Circuito Cultural de Feira de Santana  já levou mais de 73 mil espectadores às 326 apresentações realizadas em teatros, praças e escolas da cidade.
“A experiência de assistir os espetáculos teatrais proporcionados pelo projeto é um momento único para as crianças e toda a família. O Circuito Cultural está há nove anos em Feira de Santana, onde tem ampliado o acesso à cultura através de uma programação teatral de qualidade, leve, divertida e com conteúdo educativo”, afirma Tamylla Rosa,  Assistente de Comunicação da Belgo Bekaert Arames.
 
Em sua nona edição, o Circuito segue até o fim de novembro em Feira de Santana. Todas as apresentações são gratuitas, sempre no segundo e no quarto sábado de cada mês, às 16h, no CEU Cidade Nova. A programação é formada por peças de grupos teatrais locais e nacionais de referência, espetáculos premiados em festivais, adaptações de clássicos do universo infantil, montagens com conteúdo educativo e musicais que agradam ao público de todas as idades mesmo sendo voltados para crianças.
 
O objetivo do Circuito Cultural é democratizar o acesso à cultura, oferecendo uma programação teatral regular às comunidades, com espetáculos infantis gratuitos. Desde sua criação em 2011, foram apresentados 456 espetáculos, beneficiando mais de 106 mil espectadores. 
 
A iniciativa é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio da Belgo Bekaert Arames, apoio da Fundação Egberto Costa, Prefeitura Municipal de Feira de Santana e produção da Lima Produções Culturais.
 
A programação e mais informações sobre o Circuito Cultural podem ser conferidas na página www.facebook.com/programacircuitocultural   
 
Sobre a Belgo Bekaert Arames
Com a visão de ser a principal empresa global em soluções de arame, nasceu em 1º de março de 1997 a Belgo Bekaert Arames, resultado de uma joint venture entre o maior grupo siderúrgico do mundo, a ArcelorMittal S.A., e o maior produtor mundial de arames, a N.V. Bekaert.
 
Referência global na fabricação de aço, a ArcelorMittal está presente em 61 países, atendendo ao mercado siderúrgico com produtos de alta qualidade.
 
Líder no mercado de arames, a N.V. Bekaert Arames possui mais de 130 anos de atuação, com presença em mais de 120 países, sempre aliando sua tradição ao avanço tecnológico constante.
 
Unindo a força desses acionistas, a Belgo Bekaert Arames é líder no mercado brasileiro de arames. Atualmente a Belgo Bekaert Arames possui unidades em Contagem e Sabará, em Minas Gerais; Osasco e Hortolândia, em São Paulo e Feira de Santana, na Bahia.