Aula
|
As técnicas da compostagem e adubação foram assuntos do II módulo do curso "Horticultura: Sistemas Sustentáveis" realizado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam), por meio da Unamacs (Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cidadania Sustentável), para representantes de dezoito associações e alunos do Sesc, na nesta terça-feira, 10.
O reaproveitamento de material orgânico, como cascas de frutas e legumes, bem como o uso de minhocas para o processo de compostagem, foi destacado pelo facilitador do curso, Heber Moraes. Com a participação dos alunos preparou o solo onde serão plantadas as mudas de coentro, salsa, pimentão, cebolinha e alface.
"A mistura de calcário - ajuda a estabilizar o PH - e o pó de brita - fornece minerais - deve ser levada à terra para o preparado inicial do solo", informou o facilitador. Depois dessa etapa, as mudas serão plantadas nas dez leiras. Cada turma ficará responsável por cada uma delas e acompanhará o desenvolvimento das mudas - estas foram geradas a partir da sementeira.
A nutricionista do programa Mesa Brasil, Marion Cerqueira, ressaltou a importância da parceria com a Unamacs. "Desde 2009 desenvolvemos ações de educação voltadas para a construção de hortas. Buscamos a parceria da Unamacs para fortalecer esse trabalho por meio do conhecimento teórico e prático". De acordo com Elisângela Lucena, educadora do Departamento de Educação Ambiental da Semmam, o curso considera os aspectos de sustentabilidade. Ainda está previsto a realização de mais quatro módulos.
Foto: Jorge Magalhães
Nenhum comentário:
Postar um comentário