Um grupo de 16 alunos da Escola Municipal Maria Antônia da Costa, mantida pela Prefeitura no bairro Santa Mônica, que no decorrer do ano se dedicou às atividades de educação ambiental, foi premiado com uma viagem à Praia do Forte, em Mata de São João, Litoral Norte da Bahia, onde vão conhecer o Projeto Tamar e o Eco Parque Sauipe. A ida dos estudantes está marcada para a próxima terça-feira, 26.
A iniciativa da escola em premiar os alunos do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental II tem a parceria da Semmam (Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Naturais), por meio do Departamento de Educação Ambiental. Atividades que desenvolvem consciência ambiental, através da educação, são incentivadas pelo Governo do prefeito Colbert Martins Filho.
“O reconhecimento é um estímulo para esses alunos e serve como um incentivo para que outros também participem das nossas ações ”, afirma a vice-diretora Ilnara Brandão. Segundo ela, há nove anos a escola desenvolve projetos ligados ao meio-ambiente com um tema diferente. Tudo começou com uma caminhada no bairro Lagoa Subaé.
Em 2019 o tema proposto foi “Bioconstrução: Um novo olhar para a reciclagem”. No decorrer do ano, os estudantes construíram uma casa com paletes para ser a sede da horta, que já existe há dois anos, aprenderam a reutilizar garrafas vidro e outros materiais recicláveis, como pneu e canos de PVC, e a captar água da chuva.
“Da construção a manutenção da horta, eles sempre se mostraram interessados, aproveitando os horários vagos e o contraturno para se dedicarem ao plantio, as regas e a limpeza do espaço”, explica a vice-diretora destacando que o funcionário da escola, Washington dos Santos, que lidera o grupo nas investidas de manutenção e plantio, também participará do passeio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário