
Maior oferta de vagas nas escolas de tempo integral, reforço escolar, fortalecimento da educação infantil, alfabetização no período regular, a oferta da matrícula na idade razoável da criança e finalmente o cumprimento de metas do Plano Municipal de Educação. Estes são algumas das principais metas da Prefeitura de Feira de Santana para o ano letivo de 2022, que terá início em 21 de março.
Nos últimos dois anos, a pandemia da Covid-19 exigiu uma série de mudanças na Educação em todo o mundo. No cenário nacional e também em Feira de Santana não foi diferente. Neste contexto, a alfabetização tornou-se uma das etapas mais afetadas, segundo o estudo realizado pela ONG Todos pela Educação. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do IBGE, mostrou que mais de 41% das crianças entre 6 e 7 anos não aprenderam a ler e escrever.
Por essa razão, a Secretaria de Educação aprimorou o planejamento e vai investir em ações que busquem minimizar as consequências desse período atípico e priorizar o desenvolvimento da aprendizagem.
A secretária municipal de Educação, professora Anaci Paim, definiu as prioridades. Os alunos que não conseguiram desenvolver habilidades e competências compatíveis com o ano escolar serão inseridos em atividades de complementação escolar.
As atividades serão oferecidas no turno oposto às aulas, em ciclos presenciais, orientados por professores e estagiários, contando também com a mediação de recursos multimidiáticos disponibilizados pela Seduc. A nova estratégia será implementada de forma gradual nas escolas.
MAIS 800 VAGAS EM CRECHES
Em breve, a Secretaria de Educação entregará mais quatro novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), permitindo o incremento de mais 800 novas para crianças de 2 a 5 anos em quatro bairros populosos da cidade.
As crianças de 2 e 3 anos serão assistidas em tempo integral na maioria dos Centros de Educação Infantil. Os CMEIS atendem à primeira etapa da educação básica, segmento que contribui para o fortalecimento do processo de alfabetização. É uma etapa imprescindível para a aprendizagem.
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Um investimento mais incisivo neste período da Educação Básica permite que os alunos cheguem ao Ensino Fundamental com mais autonomia, conhecimento, experiências e com objetivos de aprendizagem necessários para o desenvolvimento integral.
Outro avanço importante é que a definição destas medidas prioritárias sintoniza o município também com as metas do Plano Municipal de Educação (PME). Dentre as principais metas estão: a universalização da educação infantil/pré-escola para crianças de quatro a cinco anos de idade; a ampliação de vagas em creches para crianças de dois e três anos; e a alfabetização de todas as crianças, no máximo, até o 3º ano do Ensino Fundamental.
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