Há 54 anos a Paróquia Senhor dos Passos realiza a programação festiva
Uma das santas mais populares da Igreja Católica, Santa Bárbara é festejada nesta segunda-feira (4). Uma missa na Paróquia Senhor dos Passos abriu a programação atraindo os fiéis que foram reforçar a sua devoção e agradecer por graças alcançadas. O prefeito Colbert Filho e secretários municipais participaram do ato litúrgico celebrado pelo padre Júlio Santa Bárbara.
Considerada pelos católicos como a padroeira dos bombeiros e feirantes, a santa que no sincretismo religioso é a divindade dos ventos, raios e tempestades teve uma vida marcada pela coragem e ousadia.
“Bárbara deu testemunho de Jesus com palavras e atitudes. Viveu no tempo que ser cristão era considerado crime”, disse o religioso destacando que há 54 anos a Paróquia Senhor dos Passos realiza a programação festiva que se estenderá para o Centro de Abastecimento, onde será servido o tradicional caruru. “Essa é uma festa bonita, religiosa e popular”, acrescentou o padre.
Moradora do distrito de Humildes, Maria Bárbara dos Santos, 67 anos, participou da missa onde comemorou por mais um ano de vida. “É uma grande bênção para mim nascer no dia de Santa Bárbara. Agradeço a intercessão dela em minha vida”.
Devota desde a adolescência, Maria Raimunda de Jesus, 68, contou que já teve muitos pedidos alcançados pela intercessão de Santa Bárbara. “É uma santa milagrosa. Tudo que eu peço eu consigo. Agora, rogo a ela para que reestabeleça a minha saúde”.
O prefeito Colbert Filho ressaltou a popularidade de Santa Bárbara e que pela fé está ao lado do povo a todo tempo. “Pedimos a ela que interceda para que nos dê chuva nesse momento importante de seca. E que no dia de hoje abençoe os feirantes e consumidores do Centro de Abastecimento e das feiras livres”.
Depois da cerimônia religiosa, o cortejo levando a imagem de Santa Bárbara seguiu para o Centro de Abastecimento, onde também haverá a apresentação de samba de roda com a Quixabeira da Matinha.
“Esse é um evento importante de testemunho de fé e valorização da cultura popular. A Prefeitura de Feira de Santana prestigia e incentiva essa festa”, pontuou o secretário municipal de Agricultura, Alexandre Monteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário