A iniciativa busca aprimorar a eficiência e a qualidade dos serviços de saúde
Implantado há seis meses no Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, o Projeto Lean Healthcare resultou em importantes avanços. Os resultados foram apresentados pela coordenação do projeto à diretora-presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas. A iniciativa busca aprimorar a eficiência e a qualidade dos serviços de saúde. A etapa inicial do projeto foi direcionada a Farmácia, central e satélite.
Originado de princípios industriais, o projeto visa eliminar desperdícios e promover melhorias contínuas em todo o atendimento, criando um ambiente adequado para pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde.
Cristiane Pimentel, coordenadora de bolsistas e estagiários da UFRB e incentivadora do projeto, destacou o propósito da reunião. "Nosso objetivo foi apresentar os resultados alcançados com as melhorias implementadas na farmácia desde junho, quando iniciamos o diagnóstico e estabelecemos a área como piloto para aplicação do Lean Healthcare".
Durante esses seis meses, foram realizadas diversas ações a exemplo da elaboração de Procedimentos Operacionais Padrão (POP's) e o lançamento do Lean Inspira, um formulário onde as equipes podem sugerir melhorias para os setores. As mudanças incluíram a reorganização e padronização dos processos na gestão de estoque, otimizando o armazenamento de medicamentos e materiais.
"Realizamos treinamentos, mudanças de layout, padronização de atividades e capacitação do pessoal nas duas farmácias, obtendo resultados notáveis. Agora, estamos planejando estender o projeto para o laboratório", acrescentou Pimentel.
Gilberte Lucas ressaltou a importância do projeto para a gestão hospitalar. "O Lean Healthcare tem nos proporcionado resultados significativos, possibilitando aprimoramentos na organização dos processos de forma mais eficiente".
Andrea Soares, farmacêutica e coordenadora interina da Farmácia Central, compartilhou suas percepções. "As mudanças foram organizacionais e trouxeram uma reestruturação notável no nosso trabalho diário. Estabelecemos planilhas para melhor controle das demandas e isso facilitou o nosso fluxo de trabalho. É um projeto que agregou muito à nossa rotina e a adesão e as sugestões de melhorias por parte da equipe foram fundamentais para o sucesso até agora".
A reunião contou com a participação de membros do projeto, gestores das farmácias e do setor de TI, demonstrando o envolvimento de diversas áreas no projeto-piloto inicial. As atividades continuam em andamento, e o próximo passo será a expansão do projeto para outras áreas hospitalares, mantendo o foco na implementação dos processos estabelecidos e garantindo sua aderência e eficácia ao longo do tempo.
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