Submarino

AQUI TEM TRABALHO

quarta-feira, 31 de julho de 2024

Após reforma, Prefeitura entrega escola na zona rural ampliada e modernizada

 

Após passar por uma ampla reforma, foi inaugurada e entregue para a comunidade do distrito de Jaíba na manhã desta quarta-feira (31), a Escola Municipal Sônia Vieira Ramos Lima. A escola localizada na Fazenda Tapera, zona rural do distrito, atende 49 crianças. 

Estiveram presentes na inauguração da unidade escolar, o prefeito Colbert Martins Filho, acompanhado da secretária de Educação, Anaci Paim, de demais secretários do governo, da comunidade e da imprensa. 

Antes da reforma, a escola contava apenas com 2 salas, e agora a estrutura mais que dobrou em relação ao espaço anterior, com novos ambientes para refeições, sanitários e administração, levando educação de qualidade para a população rural, assim como nas escolas urbanas. Os estudantes matriculados na unidade escolar receberam kits com fardamento, material escolar e chromebooks.

Durante o período em que a escola esteve fechada para reforma, os estudantes foram acolhidos pela Escola Municipal Maria Amália Daltro Coelho, também localizada na zona rural. 

De acordo com o prefeito Colbert Martins Filho, foram investidos mais de R$ 600 mil reais na reforma da Escola Municipal Sonia Vieira Ramos Lima. Colbert destaca que a escola tem a mesma qualidade das escolas da sede, com computadores, excelente cozinha para a merenda e estrutura adequada para receber crianças especiais. 

O objetivo, segundo Colbert Filho, é investir no conhecimento das crianças para que, no futuro, elas estejam preparadas para ingressar no mercado de trabalho.

“Mais de 650 mil reais foram investidos na reforma e ampliação desta escola, que tem a mesma qualidade de uma escola da zona urbana. Tem computador, tem uma cozinha com qualidade para a merenda das crianças, uma estrutura muito boa para crianças especiais. Atualmente nós temos 49 crianças matriculadas, cabe mais 80, então temos a capacidade de receber 120 crianças no total. O nosso grande investimento aqui é no conhecimento. Portanto, temos que preparar essas crianças para serem advogados, médicos, administradores, contadores, engenheiros, o que quiserem ser”, destaca.

Segundo a secretária de Educação, Anaci Paim, a escola localizada na zona rural facilita o acesso dos alunos que moram nas proximidades, evitando longos deslocamentos. Atualmente atende alunos do maternal ao 5° ano, divididos em 2 turnos, e em 4 salas de aula. A gestão da escola é independente.

“A existência dessa escola aqui na zona rural leva a oportunidade de educação próximo da residência, evitando grandes deslocamentos e não comprometendo a segurança das crianças. Aqui no distrito de Jaíba nós temos quase 3 mil matrículas efetivadas, compreendendo todas as unidades localizadas aqui na região. Essa escola conta com gestão independente para viabilizar o desenvolvimento de suas ações. Quanto à estrutura, mais do que dobrou, porque só em número de salas nós duplicamos, podendo atender crianças de 3, 4, 5 anos, do primeiro ao quinto ano. Nós temos demanda de todas essas etapas porque a comunidade está localizada bem próxima da escola”, pontua a secretária. 

O nome da escola é uma homenagem à professora Sônia Vieira Brito Ramos Lima, que nasceu em Feira de Santana no dia 22 de junho de 1939, e se formou em História Natural na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Durante a sua trajetória profissional, Sônia atuou como diretora do Colégio Municipal Joselito Amorim, e, na década de 70, foi nomeada secretária extraordinária do governo de Colbert Martins da Silva, pai do atual prefeito. 

Obras da segunda etapa da revitalização no Campo do Gado avançam

 

O Complexo Matadouro Campo do Gado Novo, um dos mais importantes locais para a economia e tradição de Feira de Santana, continua recebendo melhorias significativas. Após a inauguração da primeira etapa da revitalização no dia 8 de julho, as obras da segunda fase seguem a todo vapor, transformando completamente o espaço.

A segunda etapa da revitalização está focada na recuperação total dos currais de caprinos, suínos e equinos, com a reforma de telhados, pintura e limpeza. Além disso, está sendo construída uma nova praça e a pista de vaquejada está recebendo melhorias, incluindo a construção de arquibancadas.

Segundo Gilberto dos Santos, diretor do entreposto, essa reforma é de extrema importância, já que não era realizada há 37 anos. “Com a revitalização completa, o Campo do Gado Novo se tornará um espaço ainda mais agradável e funcional para criadores, comerciantes e visitantes”, ressaltou Gilberto.

O secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, Alexandre Monteiro, destacou que essa é a maior reforma já realizada no Campo do Gado em seus 37 anos de funcionamento. “Este complexo é de suma importância para nós, pois a nossa cidade foi fundada através de uma feira de gado. E aqui, todas as segundas-feiras, acontecem as feiras onde são comercializados bovinos, equinos, caprinos e diversos produtos nas selarias”, afirmou Monteiro.

Barriguinha cheia: escolas municipais estimulam o aluno a comer saudável

 

Projeto introduz legumes, frutas e verduras na alimentação dos pequenos

Reportagem: Renata Leite

Edição: Ordachson Gonçalves

No Centro Municipal de Educação Infantil Antônio Carlos Machado, localizado no conjunto Feira VII, o ensino é também em tempo integral. Na unidade estão matriculadas 120 crianças, de dois e três anos, distribuídas em oito turmas no total. 

Nesta escola, assim como nas outras sete unidades que funcionam 100% com a Educação Integral há uma rotina de atividades diárias entre o aprendizado, recreação, o momento da alimentação e a hora do soninho.

E por falar em barriguinha cheia, a unidade passou a desenvolver o projeto Alimentação Saudável, no início do ano letivo, diante da dificuldade de algumas crianças aceitarem certos alimentos, principalmente verduras, frutas e legumes. São ofertadas três alimentações – às 9h, 11h e às 15h.

“Propomos vivências com receitas saudáveis, de acordo com a idade deles, em que os mesmos manipulam os ingredientes. Percebemos que isso melhorou muito, mas ainda existe um pouco de resistência, principalmente em ingerir batata-doce e o aipim, por exemplo”, afirma a diretora da unidade escolar, Mônica Santa Rosa.

Outra iniciativa interessante no CMEI Antônio Carlos Machado, em que as crianças são estimuladas a aprender brincando e desenvolver a prática do cuidado e a ter civilidade, é o projeto Bicho. A unidade montou um galinheiro na área externa em meio a um pequeno pomar com cajueiro, abacateiro, pés de jambo, pitanga e graviola.

“Aqui os professores desenvolvem atividades ao ar livre, em contato com a natureza. Esses pequenos animais são a diversão deles, eles amam”, comenta a diretora. Além de galinhas, há preás e patos.

COMIDA BOA E SAUDÁVEL

Mesmo nas unidades que não têm a proposta da Educação em Tempo Integral, as refeições dos estudantes são garantidas pela administração municipal. É o caso da Escola Municipal José Raimundo Pereira de Azevedo, a maior da rede municipal, localizada no conjunto Feira VII, onde estão matriculados 1.080 alunos [1° ao 5° ano Ensino Fundamental].

Para dar conta do preparo da alimentação, a cozinheira Adélia Daltro da Silva chega na escola às 6h30 e conta com a ajuda de mais 5 auxiliares, além da nutricionista que faz o acompanhamento do cardápio. A depender do prato que será servido no primeiro horário, ela antecipa o preparo no dia anterior. “Se for mugunzá, por exemplo, eu adianto o cozimento do milho para finalizar no outro dia acrescentando os demais ingredientes”, explica a irreverente e carismática cozinheira.

CUIDADOS QUANTO A ALÉRGIAS E INTOLERÂNCIAS

Adélia atua na escola há três anos e já conhece o perfil dos alunos e aqueles que apresentam alergia ou intolerância a algum alimento. Ainda assim, há uma relação afixada à parede do refeitório com os nomes. “Quando isso acontece, o alimento é substituído por outro”, afirma a gestora da escola, Adriana Bulos.

Segundo a gestora, a alimentação ofertada na escola é a única opção para alguns cuja família vive em situação de vulnerabilidade. “Há criança que repete o prato duas a três vezes, porque vem de casa sem se alimentar. Estudar de barriga vazia dificulta o desenvolvimento e o aprendizado”, observa Bulos.

Os alunos se dirigem ao refeitório em horários distintos, conforme a série [isso devido à grande quantidade deles]. O cheiro de comida boa e saudável é convidativo e de dar água na boca. Quem atesta é a estudante do 5º ano, Ana Paula Almeida (12). "A comida é uma delícia, muito gostosa mesmo. Minha escola é incrível e meus professores são ótimos”.

ESTRUTURA LOGÍSTICA

De acordo com a secretária municipal de Educação, Anaci Paim, os investimentos na alimentação dos estudantes são oriundos do PNAE e também do Tesouro Municipal, através de contratação de empresa terceirizada responsável desde a compra dos alimentos, o transporte até a escola e pelas merendeiras. 

“A alimentação ofertada nas escolas é composta por proteínas, cereais, hortifruti e carboidratos – feijão, arroz e macarrão, entre outros itens. É um cardápio elaborado por nutricionistas, tanto da empresa quanto da Seduc, que também fazem o acompanhamento na própria escola”, pontua a gestora da Educação.

Cardápio variado e nutritivo garante alimentação o dia inteiro nas escolas municipais

 

Alunos seguem rotina de cuidados, disciplina e aprendizado

Reportagem: Renata Leite
Edição: Ordachson Gonçalves

 Às 8h20 é servido o desjejum. Os pequeninos, entre 2 e 3 anos, chegam em fila e sentam-se à mesa onde são servidos os pratos individuais com a alimentação. O cardápio sempre variado e rico em nutrientes vai desde frutas, a uma porção de raiz (batata-doce ou aipim) acompanhada por proteína, como carne ou ovos mexidos, e canjiquinha [a cada dia da semana é uma destas opções acompanhada por suco ou leite].

Logo em seguida chegam no refeitório as turminhas dos grupos 4 e 5. Assim começa a rotina na Escola Municipal Carlos Marinho Falcão, localizada no Papagaio, onde a educação é em tempo integral. Na unidade estão matriculadas 128 crianças.

"A cada mês é fornecido um novo cardápio para a alimentação dos nossos alunos. No entanto, a nutricionista vai à escola entre duas a três vezes na semana para alinhar a necessidade de alguma mudança ou adaptação na alimentação ofertada às nossas crianças", afirma a diretora da unidade escolar, Lídia Almeida.

De acordo com a gestora, os alunos são estimulados a conhecer novos alimentos, mas obedecendo à capacidade de aceitação de cada um.

"Há aqueles que não gostam da textura do mingau. Nós adaptamos para um cuscuz de tapioca, por exemplo. Alguns não aceitam os flocos de aveia misturado às frutas, outros só comem a batata-doce cozida ou aipim se tiver carne. O hábito alimentar vai sendo construído aos poucos e a diversidade no cardápio estimula a conhecer novos sabores", explica.

Na cozinha equipada com fogão industrial, freezer, geladeira, entre outros utensílios necessários para o preparo das refeições dos estudantes - além do desjejum, tem o almoço e lanche - quem prepara tudo com dedicação e cuidados são as cozinheiras Mônica Pereira e Eliete Oliveira. São elas também as responsáveis por colocar o alimento no prato antes de servir. As profissionais são da empresa Lemos Passos, contratada pela Prefeitura de Feira de Santana por meio de licitação pública.

"Somos uma escola para todos e atendemos perfis muito diferentes. Aqui temos crianças que vivem em situação de vulnerabilidade e a alimentação que consomem é a que é ofertada na escola. Assim como temos crianças cuja família é mais estruturada e ela já vem alimentada e não quer o desjejum. E tem aquelas que têm o alimento em casa, mas comem na escola porque saem muito cedo", explica a diretora Lídia Almeida.

As crianças chegam às 7h45. O desjejum é ofertado às 8h20, após a acolhida. Alimentadas, têm um momento livre para, na sequência, serem levadas à sala de aula para a atividade direcionada. Finalizada essa etapa, é hora do banho em preparação para o almoço: às 10h50 (grupos 2 e 3) e 11h20 (grupos 4 e 5). Nesta refeição consomem proteína (frango, carne bovina ou fígado), arroz, feijão, macarrão e legumes cozidos.

CONSTRUÇÃO DE HÁBITOS

Aos 3 anos, Maria Helena Souza já sabe utilizar o talher para se alimentar. Diz que o almoço está uma delícia e pede para repetir saboreando o alimento. Enquanto isso, Gael Galdino (2), de barriguinha cheia, levanta e vai até uma bacia plástica retirar os resíduos de alimentos que ficaram no prato e o coloca em outro recipiente para ser lavado.

"O ato de comer envolve uma rotina, desde lavar as mãos, sentar-se à mesa e recolher o prato. Através de um trabalho desenvolvido pela equipe pedagógica, estimulamos a autonomia e esse processo de aprendizagem é, na verdade, a construção de uma cultura. São hábitos que vão sendo construídos no cotidiano da escola", ressalta a diretora.

Dos 128 alunos matriculados na escola, 18 são autistas, dois têm paralisia cerebral e três apresentam comprometimento cognitivo. "As crianças autistas, por exemplo, quando ficam sem se alimentar, desestabilizam com muita facilidade e são muito seletivas na alimentação", completa Lídia.

HORA DO SONINHO

Após o almoço, é hora de relaxar. A sala de aula foi transformada em um ambiente confortável e climatizado, propício para o soninho. Com as cortinas fechadas e a TV sintonizada numa programação musical infantil, Heitor Pinheiro (2) escova os dentes e vai direto para o colchonete. Todo auxílio é prestado pela cuidadora Anaci Bispo - todas as sete turmas possuem um cuidador.

"Enquanto eles saem para almoçar, eu fico na sala organizando o espaço para quando as crianças retornarem. Elas chegam e vão direto para o banheiro, que é adaptado, para fazer a higienização bucal. Depois seguem direto para seu colchonete - cada aluno tem o seu com as roupas de cama individuais que trazem de casa".

EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL

Já à tarde, despertam do cochilo com um momento de brincadeira e cumprem a proposta pedagógica que tem a ver com as atividades da manhã. Feito isso, é hora do lanche. E lá vão as crianças para a última refeição ofertada na escola antes de retornarem para casa, a partir das 16h45. Sopa, sanduíche de frango desfiado, farofa de cuscuz e suco estão entre as opções a depender do cardápio do dia.

"Prestamos quase 10h de atendimento a esse estudante de segunda a sexta-feira. Por sermos uma escola em tempo integral, os ensinamentos ultrapassam as atividades pedagógicas. Temos uma atenção direcionada à convivência, ao bem-estar e à aprendizagem”, pontua a diretora Lídia Almeida. Vale destacar que a escola possui a sala de recursos multifuncionais onde é prestado atendimento individual ao aluno conforme a sua necessidade.

Além da Escola Municipal Carlos Marinho Falcão, a Prefeitura de Feira de Santana dispõe de 32 unidades que funcionam em tempo integral, sendo algumas exclusivas(100% integral) e outras com turmas nesse sistema educacional, a exemplo da Escola M. de Educação Infantil Alda Marques (Santa Mônica), Hugo Navarro Silva (Muchila), a Mãe dos Humildes (distrito de Humildes), Cívico Militar (em Jaíba) e o Centro de Educação Monteiro Lobato (Capuchinhos).

A secretária municipal de Educação, Anaci Paim, destaca que a concepção da Educação em Tempo Integral foi idealizada com as contribuições de Anísio Teixeira, considerando que quanto maior o tempo escolar, melhor a aprendizagem do aluno. 

“É um tempo em que ele está disponível para uma jornada de atividades com currículo integrado, viabilizando o atendimento necessário para todas as faixas etárias. São escolas que possuem metodologia e avaliações diferenciadas, assim como espaço adequado para a permanência do aluno”, conclui.

Com baixa procura, Prefeitura intensifica vacinação antirrábica em seis bairros neste sábado

 

Com a baixa procura pela vacinação contra a raiva em Feira de Santana, a Prefeitura, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), intensifica a Campanha de Vacinação Antirrábica neste sábado (3) em seis bairros. Até o momento, 13.363 cães e gatos foram imunizados contra a doença.

A vacinação ocorrerá das 9h às 16h nos bairros Parque Ipê, Campo Limpo, Cidade Nova, Novo Horizonte, Feira VI e George Américo. A  imunização dos animais também pode ser realizada na sede do CCZ, localizada na Avenida Eduardo Fróes da Mota, S/N. O atendimento aos sábados é das 9h às 16h. A campanha é direcionada a cães e gatos a partir de três meses de idade.

A médica veterinária e coordenadora do CCZ, Mirza Cordeiro, reforça a importância de que todos os cães e gatos sejam imunizados. 

“Tivemos um aumento de casos de raiva animal em morcegos, porém, cães e gatos também podem se infectar. A vacina é gratuita e é a única forma de prevenção contra a doença, que pode ser transmitida para humanos. Protegendo o seu animal, você também se protege", destacou Mirza.

Para qualquer dúvida, a população pode entrar em contato com o CCZ pelos números (75) 3614-3613 ou pelo WhatsApp (75) 9 8511-8583.

RECOMENDAÇÃO

Algumas orientações já estão sendo passadas aos donos de cães e gatos. Serão imunizados os animais a partir dos três meses; levar o cartão de vacinação; os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas enquanto os cães em coleiras ou correntes.

O CCZ informa ainda que os animais doentes ou debilitados, que tomam corticoide ou antibiótico, não poderão tomar a vacina.

CONFIRA OS LOCAIS DE VACINAÇÃO: 

  • Parque Ipê:  Posto de Saúde 1, 2 e 3; Posto de Saúde 4 e 5; Pontos de vacinação próximos ao Bar Encontro e Bar do Baixinho.
  • Campo Limpo: Posto de Saúde 1, 5 e 6; Posto de Saúde 2; Posto de Saúde 3; Posto de Saúde Campo Limpo 4, George Américo 3 e 4 
  • Cidade Nova: UBS CSU
  • Novo Horizonte: Praça Principal
  • Feira VI: Posto de Saúde
  • George Américo: Praça Principal e Praça próxima a policlínica

terça-feira, 30 de julho de 2024

Publicado edital para concurso público da Prefeitura de Feira de Santana

 

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana publicou nesta terça-feira (30) o edital para realização de um concurso público visando o preenchimento de 592 vagas em diversos setores da administração pública. A iniciativa visa suprir as necessidades da gestão municipal e garantir o pleno funcionamento dos serviços públicos.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela Internet, através do site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - www.ibfc.org.br. O período de inscrição começa às 10h do dia 31 de julho e vai até às 23h do dia 2 de setembro de 2024. Para se inscrever, os candidatos devem preencher o formulário eletrônico, transmitir os dados pela internet e efetuar o pagamento da taxa de inscrição. Os valores variam de R$ 65,00 para cargos de Nível Médio e Técnico, R$ 75,00 para Nível Superior e R$ 103,00 para o cargo de Procurador.

O concurso público será regido pelo Edital Nº 01, de 30 de julho de 2024, e suas respectivas disposições e anexos (CLIQUE AQUI E CONFIRA O EDITAL COMPLETO). A execução do certame será de responsabilidade do IBFC, que também conduzirá todas as etapas do processo seletivo, incluindo a prova objetiva e discursiva, prevista para o dia 20 de outubro de 2024.

O concurso oferece vagas para diversos níveis de escolaridade, desde o ensino médio até o superior. As oportunidades abrangem funções como agentes comunitários de saúde, agentes de combate a endemias, assistentes administrativos, técnicos em diversas áreas e cargos de nível superior, como médicos, engenheiros, advogados e professores.

A distribuição das vagas segue critérios de ampla concorrência, com reservas específicas para pessoas com deficiência, afrodescendentes e indígenas, e alunos oriundos de escolas públicas ou bolsistas de escolas particulares, conforme as legislações municipais e federais vigentes.

Confira abaixo o cronograma previsto para o concurso:

 Publicação do Edital: 30/07/2024
  • Período de solicitação de isenção do valor de inscrição e upload da documentação de isenção: Das 10h do dia 31/07 até às 23h do dia 02/08/2024
  • Divulgação do resultado preliminar dos pedidos de isenção do valor de inscrição: 19/08/2024
  • Período para apresentação de recursos contra o indeferimento dos pedidos de isenção do valor de inscrição: Das 10h do dia 20/08 até às 17h do dia 21/08/2024
  • Divulgação do resultado dos recursos contra o indeferimento dos pedidos de isenção do valor de inscrição: 27/08/2024
  • Divulgação do resultado definitivo dos pedidos de isenção do valor de inscrição: 27/08/2024
  • Período das inscrições: Das 10h do dia 31/07 até às 23h do dia 02/09/2024
  • Período para upload dos documentos para a Função de Jurado, Nome Social, Atendimento Especial, Atestado/Laudo Médico (Pessoas com Deficiência-PCD), Alunos oriundos da escola pública ou bolsistas da escola particular e Procedimento de Heteroidentificação - Indígenas: Das 10h do dia 31/07 até às 23h do dia 02/09/2024
  • Período para upload dos documentos, fotos e vídeo do Procedimento de Heteroidentificação - Afrodescendentes para concorrer a reserva de vagas: Das 10h do dia 31/07 até às 23h do dia 02/09/2024
  • Data limite de pagamento das inscrições: 03/09/2024
  • Período para correção de dados cadastrais no site do IBFC: Das 10h do dia 04/09 até às 17h do dia 06/09/2024
  • Divulgação das inscrições efetivadas: 23/09/2024
  • Período para apresentação de recursos contra indeferimento das inscrições: Das 10h do dia 24/09 até as 17h do dia 25/09/2024
  • Divulgação do resultado dos recursos contra indeferimento das inscrições: 07/10/2024
  • Convocação para Prova Objetiva e Discursiva: 11/10/2024
  • Divulgação dos locais de provas no site do IBFC: 14/10/2024
  • Realização da Prova Objetiva e Discursiva: 20/10/2024
  • Período para correção de dados cadastrais no site do IBFC: Das 10h do dia 21/10 até às 17h do dia 23/10/2024

As datas e os períodos estabelecidos no cronograma estão sujeitos a alterações conforme a necessidade e conveniência da Prefeitura Municipal de Feira de Santana e do IBFC. Os candidatos devem acompanhar todas as publicações de atos, editais, retificações, convocações e comunicados no site do IBFC.

Hospital da Mulher avança na oferta de especialidades e bate metas no atendimento do primeiro semestre de 2024

 

O Hospital Municipal Inácia Pinto dos Santos (HIPS), o Hospital da Mulher, se consolidou como referência em atendimento pediátrico em Feira de Santana e região. Com uma estrutura ampla e equipe especializada, a unidade hospitalar realizou mais de 20 mil atendimentos pediátricos somente no primeiro semestre de 2024, oferecendo consultas, exames e tratamentos nas mais diversas especialidades.

Localizado na Rua da Barra, 705, o ambulatório de especialidades funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e oferece atendimento em diversas áreas como gastroenterologia, pneumologia, cardiologia, nefrologia, infectologia, cirurgia, neurologia e ortopedia. Além disso, conta com serviços de fonoaudiologia, psicologia e fisioterapia.

A ampliação da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional (UCINCO II), em maio de 2023, foi um marco importante para o hospital, que passou a oferecer 15 leitos para o cuidado de bebês prematuros. Segundo Juliana Brasil, coordenadora do setor, 161 crianças já foram beneficiadas pelos cuidados especializados da UCINCO II.

"O tratamento especializado aqui, para os bebês prematuros de baixo risco, tem alcançado resultados extraordinários", afirma Juliana. "A manutenção do vínculo com a amamentação e a diminuição da necessidade de atendimento de alta complexidade são alguns dos benefícios desse cuidado", completa.


A diarista Alda Silva Guimarães, mãe de Melissa, de 4 anos, destaca a importância do atendimento gratuito e especializado oferecido pelo hospital. "Minha filha está em tratamento para uma alergia e está melhorando muito", afirma Alda.

Já Kauane Ferreira dos Santos, de 16 anos, mãe de um recém-nascido, ressalta o acolhimento e o cuidado recebidos no hospital. "A experiência de ser mãe aqui tem sido muito tranquila", diz Kauane.

A presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas, expressa otimismo com os resultados alcançados e destaca a importância de expandir os serviços pediátricos. "Nosso objetivo é que o Hospital da Mulher continue sendo referência em atendimento infantil, oferecendo cada vez mais qualidade e humanização aos nossos pacientes", afirma Gilberte.


Mais de 15 mil feirenses estão aptos para receber a 2ª dose da vacina contra a dengue

 

Em Feira de Santana, 15.259 crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos e outros públicos que tomaram a vacina contra a dengue no final do mês de abril já estão aptos para receber a segunda dose. Contudo, desse total, apenas 4.515 garantiram a proteção contra a doença. 

A dose de reforço, que auxilia a prevenir formas graves da dengue, é destinado às pessoas que receberam o imunizante há 90 dias. Ele está disponível em todas as Equipes de Atenção Primária- conhecidas também como Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas Unidades de Saúde da Família (USFs), de segunda a sexta-feira.

Em menores de 18 anos, a aplicação da dose é feita somente com a presença dos pais ou responsável. É necessário ainda apresentar documento de identidade, cartão SUS e caderneta de vacinação.

Vale lembrar que as USFs vinculadas ao programa "Saúde na Hora" oferecem horário ampliado das 7h às 20h30, possibilitando que as pessoas sejam vacinadas no período noturno. Entre as unidades participantes estão Campo Limpo I, V e VI; Liberdade I, II e III; Queimadinha I, II e III; George Américo III e IV e Campo Limpo IV; Parque Ipê I, II e III; Videiras I, II e III; Rua Nova II, III e Barroquinha.

segunda-feira, 29 de julho de 2024

Hanseníase tem cura e tratamento é fornecido pela Prefeitura

 

A hanseníase, também conhecida como lepra, é uma doença crônica e milenar, capaz de afetar qualquer pessoa. Os sintomas iniciais incluem manchas na pele de coloração clara ou avermelhada, que podem apresentar sensação de formigamento nas extremidades, além de caroços e placas em qualquer parte do corpo e diminuição da força muscular.

Para combater essa enfermidade, a Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tem intensificado a busca ativa para rastrear casos suspeitos. A iniciativa visa garantir o diagnóstico precoce e o tratamento adequado aos pacientes.

A coordenadora do Programa de Hanseníase, Fabiane Soares, destaca a importância de combater o preconceito e a desinformação sobre a doença.

"A hanseníase pode acometer qualquer pessoa. Estamos sempre trabalhando para que essa estigmatização social seja mudada e os pacientes não sofram com preconceitos. Muitas pessoas evitam o contato físico com pacientes diagnosticados, mas o contágio ocorre apenas por gotículas respiratórias e não pelo toque”, explicou. 

Ao sentir os sintomas, é preciso procurar uma unidade de saúde. Caso o paciente não tenha cadastro no SUS, ele precisa ir até o Centro de Saúde Especializada (CSE) com o encaminhamento solicitado pelo médico particular. O diagnóstico precoce é a melhor maneira para evitar a ocorrência de sequelas graves.

O tratamento da hanseníase é realizado no ambulatório de Hanseníase, localizado no CSE, localizado na rua Geminiano Costa, com funcionamento de segunda a sexta-feira, de 7h às 17h.

Após o diagnóstico, o tratamento é iniciado de imediato, à base de comprimidos, com duração de seis a doze meses, dependendo da manifestação clínica de cada indivíduo. Os pacientes recebem atendimento de uma equipe multidisciplinar, composta por enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionista, dermatologistas e assistente social.

Transporte urbano volta a circular no Residencial Parque Brasil, na Conceição

 

Prefeitura de Feira garantiu retorno da operação às 11h após segurança normalizada

Os ônibus BRT que atendem a comunidade do Residencial Parque Brasil, na Conceição, voltaram a circular hoje (29), às 11h, após ser normalizada as condições de segurança pública na comunidade. 

O Governo Municipal aguardava o restabelecimento da ordem e ações ostensivas de proteção a centenas de passageiros e rodoviários (motoristas e cobradores) que utilizam o serviço essencial prestado na linha 66-Conceição via Parque Brasil.

Com isso, o transporte público urbano retornou à normalidade com todas as linhas atendendo a população na área norte do município. Diariamente a Prefeitura de Feira oferta 30 viagens através da linha 066 - Conceição via Parque Brasil.

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) ainda informa que as linhas 67 - Conceição via Santa Bárbara e 68 - Conceição II via Caseb continuam reforçando o atendimento no bairro da Conceição. 

ENTENDA O CASO

Lamentavelmente, na última sexta-feira (26), a população foi afetada com a suspensão do serviço de transporte urbano na cidade depois de um ônibus BRT ser incendiado na localidade, após um suspeito morto em confronto com policiais militares. 

O motorista do ônibus (número de ordem 14501) e o cobrador, que é cadeirante, saíram ilesos e os passageiros sem ferimentos.

Prefeito empossa titulares de três pastas

 

O prefeito Colbert Martins Filho empossou nesta segunda-feira (29) o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Sérgio Carneiro, o superintendente de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Maurício Carvalho, e o diretor-presidente da Agência Reguladora de Feira de Santana, Carlos Alberto Moura Pinho. 

Eles retornam à titularidade das respectivas pastas após um período de afastamento. O ato foi realizado no Gabinete do Prefeito, no Paço Municipal Maria Quitéria. "Será a continuidade nos projetos e ações que já vinham sendo desenvolvidas nas respectivas áreas", informou o prefeito. 



Prefeitura moderniza atendimento às demandas da população com aplicativo Feira Conectada

 

Plataforma também promete facilitar o agendamento de consultas e exames pelo SUS

A Prefeitura de Feira de Santana lançou nesta segunda-feira (29) o aplicativo Feira Conectada, uma plataforma digital inovadora que visa facilitar a interação entre os cidadãos e os serviços públicos. A ferramenta pretende integrar os demais apps do Governo Municipal e visa substituir o Fala Feira 156.  

O Feira Conectada é um canal de comunicação que permite o envio de solicitações, sugestões e reclamações da população. Entre as funcionalidades, os usuários podem solicitar serviços de manutenção de ruas - a exemplo de tapa-buracos e patrolamento de estradas - e outros como poda de árvores, troca de lâmpadas queimadas, limpeza urbana e recolhimento de animais mortos.   

O sistema promete ainda revolucionar o agendamento de consultas e exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além de facilitar a emissão e segunda via do Cartão SUS. Matrículas em escolas da rede municipal, castração de animais, alertas da Defesa Civil, IPTU e Procon são alguns dos recursos a serem disponibilizados.  
O prefeito Colbert Martins Filho destacou que o investimento em tecnologia visa desburocratizar os serviços para a população e solucionar problemas de maneira ágil.  

"Pretendemos agilizar o trabalho sem filas e com redução do uso de papel. É um sistema altamente direcionado, onde o servidor terá acesso individualizado para atender as demandas em cada setor. Os secretários poderão acompanhar por um painel geral o andamento das solicitações da pasta", explicou o prefeito.
De acordo com o desenvolvedor do aplicativo, o diretor de operações da empresa Cubo, Jonathan Veras, o diferencial do Feira Conectada é que o cidadão pode acompanhar cada passo da tramitação da solicitação e avaliar o resultado. Ainda, o sistema possui inteligência artificial para apontar problemas recorrentes com base nas demandas da população.  
"Com o uso deste recurso, o aplicativo vai apontar os problemas recorrentes com base no histórico de solicitações, a exemplo de um buraco na rua que mesmo após manutenção volta a abrir no mesmo local. Isso serve como indicador para os técnicos avaliarem a necessidade de uma intervenção maior", explica Jonathan Veras.
A secretária de Comunicação Social, Renata Maia, citou que a expectativa é trazer resolutividade e facilitar a vida do cidadão. "Para isso, os servidores serão preparados para utilizar o sistema. A plataforma também dispõe de um painel geral onde o prefeito acompanha o andamento dos serviços em cada pasta", explicou.  
Para utilizar a plataforma, basta baixar o aplicativo que está disponível nas plataformas Android e iOS e criar um cadastro com as informações pessoais e endereço. Vale destacar que algumas solicitações podem ser feitas de maneira anônima. O aplicativo será gerenciado pela Secretaria de Comunicação Social (Secom).  

domingo, 28 de julho de 2024

Moradores da zona rural celebram Senhora Santana e São Cristóvão

 

Missa e procissão marcaram as homenagens no Galhardo (Ipuaçu) e em Humildes

A zona rural de Feira de Santana esteve em festa neste domingo (28) em homenagem a dois santos de grande devoção na comunidade católica. Os tradicionais eventos aconteceram em Galhardo, distrito Governador João Durval Carneiro (Ipuaçu) e em Humildes.
 
No povoado do Galhardo os devotos de Senhora Santana iniciaram o dia com uma procissão motorizada, saindo da Fazenda Capim levando a imagem da santa. Em seguida participaram da missa solene celebrada pelo padre Hipólito. 

"Essa festa é uma tradição mantida por tantas famílias que moram na localidade do Galhardo. É um dia de festa para homenagear Senhora Santana, que é a nossa padroeira, e também o agricultor, cuja data é comemorada hoje (28)", disse o gestor municipal, Colbert Martins Filho.
 
O gestor municipal lembrou que o seu pai, o ex-prefeito Colbert Martins, sempre esteve presente na localidade do Galhardo onde construiu a Escola Municipal Armando Ramos Morais. 


PADROEIRO DOS MOTORISTAS
 
Em Humildes, a missa dedicada a São Cristóvão, padroeiro dos motoristas,  contou com expressiva participação da comunidade. O prefeito Colbert Filho também esteve presente. 
 
Motorista há 17 anos, Edilson Bastos dos Santos pediu proteção e bênção para sua jornada nas estradas. "Vim pedir a proteção e intercessão de São Cristóvão para minha vida e todos os meus colegas de profissão para que nos livre de todo o perigo".